Entre para seguir isso  
SgtBlackStar

Tito Ortiz acusa Dana White de distorcer documentário sobre rivalidade com Liddell

Recommended Posts

Tito Ortiz acusa Dana White de distorcer documentário sobre rivalidade com Liddell

tito-ortiz.jpg

Tito Ortiz foi campeão meio-pesado (93 kg) do UFC entre 2000 e 2003 – Diego Ribas

Na última terça-feira (15) a emissora americana ‘ESPN’ transmitiu para os Estados Unidos o primeiro ’30 for 30’ (série de documentários esportivos produzida pelo canal) focado no MMA e a história escolhida para ser contada foi a rivalidade entre Tito Ortiz e Chuck Liddell, que fez explodir a popularidade do esporte no início dos anos 2000. No entanto, nem todos os envolvidos gostaram do resultado final da homenagem. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘The Huntington Beach Bad Boy’ deixou claro sua insatisfação com a edição final – segundo ele, manipulada por seu desafeto Dana White – do documentário, apontando que o filme não foi fiel aos acontecimentos passados.

Segundo lutador a conquistar o cinturão peso-meio-pesado (93 kg) na história do UFC, Tito Ortiz demonstrava dentro e fora do octógono o potencial para liderar o projeto de popularizar o esporte pelos Estados Unidos. Carismático e com personalidade forte, além de ser um dos melhores lutadores da época, defendeu seu título em cinco ocasiões, mas nunca contra Chuck Liddell, que derrubava um adversário após o outro na mesma categoria durante este período. O imbróglio com o Ultimate para casar este combate, em especial com Dana White – presidente da organização e seu ex-empresário –, obviamente fez parte do documentário, e deixou Ortiz irritado com a forma como lhe retrataram.

“A história não foi contada (de forma correta) no 30 for 30. Eu era o campeão, tinha defendido meu título duas vezes, Chuck Liddell teve a chance de lutar contra mim pelo meu título mundial, ele enfrentou Jeremy Horn e foi estrangulado até ficar inconsciente. Então isso se soma a questão, ele teve que subir de novo a escada para conseguir uma luta pelo título, e quando ele conseguiu já era muito tarde. Eu já tinha perdido para Randy Couture. (Fiquei irritado com) Dana dizendo que eu estava com medo de enfrentar Chuck. Nunca foi um fato. Então, a história não foi contada da forma certa no 30 for 30 porque o diretor tinha as mãos amarradas muitas vezes, Dana White editou 19 vezes o filme. E isso é muito triste porque você perde a integridade do filme”, declarou o membro do Hall da Fama do UFC.

Outro fator que desagradou Tito no documentário foi a forma como Dana White o retratou como homem de negócios. De acordo com o atleta, à Ag. Fight, seus desentendimentos com o ex-patrão baseavam-se na diferença entre o que era proposto financeiramente pela companhia e o que ele gerava de lucro para eles em suas lutas. Além disso, Ortiz fez questão de mencionar suas empresas e posses para justificar sua estratégia em negociar.

“Eu apenas queria ter certeza que eu e Chuck recebêssemos muito dinheiro por cada uma das nossas lutas. Mas nós estávamos recebendo apenas 4% do total da receita e eles estavam embolsando 96% do rendimento. Isso não faz sentido para mim. Eu e Chuck íamos lutar por 150 mil dólares, enquanto eles faziam 30 milhões. O que eu estava fazendo errado que os boxeadores profissionais não faziam? Aí eu tive uma conversa com Dana, que nem entrou (no 30 for 30), dizendo: ‘Quando eu vou começar a receber o tipo de dinheiro que o Mike Tyson recebe? As dezenas de milhões’.  E ele disse: ‘Quando vocês venderem um milhão de pay-per-views. Bom, na segunda luta contra Chuck Liddell, nós vendemos 1,3 milhões de pay-per-views. E eu vi alguma coisa próxima das dezenas de milhões? Nem perto. Eu tive sorte de ver 2 milhões. E eles tiraram mais de 70 milhões por aquela luta. Eram negócios, apenas negócios”, comentou Ortiz, antes de completar.

“Eu sempre fui pouco apreciado porque eu era sincero. E Dana se certificou disso, até mesmo no 30 for 30, quando ele disse o quão burro eu era. Para um homem tão burro é estranho eu ter sido capaz de comprar as casas que eu comprei, os carros que eu comprei, e ainda ter essas coisas até hoje. E assinar com o Combate Americas um contrato de múltiplas lutas por uma grande quantia de dinheiro, eu acho que eu sou um homem bem inteligente. Construí a Punishment Athletics (linha de roupas e equipamentos), também a minha companhia de gestão (de carreiras de lutadores), eu fui capaz de diversificar meus negócios e um homem burro não conseguiria isso. Eu sou um homem inteligente, trabalhei para caramba, e um outro cara, que se sente ameaçado por mim, decide que o melhor jeito de lidar com isso é assassinando meu caráter. E é isso que Dana estava tentando fazer”, afirmou.

A briga de lutadores com o UFC por melhores recompensas financeiras continua até os dias atuais. Recentemente, Colby Covington e Kamaru Usman não conseguiram chegar a um acordo com a organização por uma disputa entre eles pelo cinturão meio-médio (77 kg) exatamente por discordância de valores oferecidos aos atletas. O duelo perdeu a ‘vaga’ de luta principal do UFC Nova York, e só foi acertado após mais uma rodada de negociações, sendo finalmente acordado para acontecer no evento do dia 14 de dezembro. Questionado sobre as mesmas reclamações serem vistas entre os competidores atuais, Tito foi direto e aconselhou os mesmos a se unirem em prol de um objetivo em comum. No entanto, ‘The Huntington Beach Bad Boy’ não se mostrou confiante nesta possibilidade.

“É claro que isso vai acontecer até os dias de hoje porque eles não querem pagar (aos lutadores). Eles querem fazer o dinheiro deles, querem encher o bolso deles. Os lutadores têm que se unir, todos eles, e conseguir uma greve, e talvez eles consigam um pouco de força. Mas eles têm tantos lutadores que aceitam receber menos, que os lutadores não vão fazer isso. Eles querem ser estrelas, querem ser famosos, não ligam para o dinheiro, eles só querem lutar. Isso é algo que eu nunca entendi, porque isso é um negócio, você tem que tratar isso como um negócio. Se você não tratar isso como um negócio, você vai ser apenas outro lutador”, aconselhou Tito, antes de completar.

“Entendi isso desde o primeiro dia, e construí um personagem: Tito Ortiz ‘The Huntington Beach Bad Boy’, com chamas nos meus shorts e cabelo descolorido. E eu dizia o que pensava, nunca guardei nada, foi o jeito como eu construí o personagem. Da mesma forma que Muhammad Ali construiu o dele, ou Hulk Hogan, da WWE, construiu o dele. Essas são as coisas que transformaram estes caras em multimilionários. Eu tentei fazer a mesma coisa e se não fosse pelos meus fãs, eu seria apenas outro lutador. Sou muito grato pelos meus fãs porque eles me apoiam, acreditam em mim, eles veem o trabalho duro que eu coloco nos treinamentos, e isso é mostrado nas minhas lutas pelo que eu faço”, apontou.

Apesar de manter o posicionamento forte contra Dana White, Tito admitiu que, se pudesse, mudaria uma atitude específica em seu passado com o desafeto: a utilização de uma camisa com dizeres provocativos ao ex-patrão. De acordo com ele, nada de bom foi retirado desta atitude. Além disso, Ortiz também lamentou a falta de um maior diálogo com Liddell, mas creditou as emoções afloradas no período para justificar esta falha.

“A única coisa que eu faria diferente seria não usar uma camisa que dizia: ‘Dana é minha v***’. Acho que foi um pouco demais, eu tiraria isso porque isso não ajudou em nada, tanto para mim quanto para ele. Mas todo o resto, como eu disse, eu fiz com integridade. Fiz o que eu acreditava ser certo. Talvez eu tivesse conversado com Chuck para atrasar a luta por mais dinheiro, mas é uma daquelas coisas, quando você está no calor do momento, as coisas acontecem por uma razão”, concluiu ‘The Huntington Beach Bad Boy’.

Ortiz e Liddell se enfrentaram duas vezes pelo UFC, com ambas as lutas terminando em vitória para ‘The Iceman’, via nocaute técnico. O terceiro encontro entre as lendas do Ultimate ocorreu em novembro de 2018, em evento promovido pela Golden Boy Promotions (capitaneada pelo ex-campeão mundial de boxe Oscar De La Hoya), que marcou o primeiro triunfo de Tito sobre o rival. O veterano, inclusive, já tem nova luta marcada para o dia sete de dezembro, contra Alberto Rodriguez, pelo Combate Americas.

https://agfight.com.br/tito-ortiz-acusa-dana-white-de-distorcer-documentario-sobre-rivalidade-com-liddell/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algo me diz que a versão do Tito tem mais sentido que a do Dana... mas são dois caras meio que dissimulados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre vou torcer para Tito Ortiz. Foi o meu primeiro lutador favorito. Era um monstro no seu auge.

Concordo com o que o @Dudu show falou. Dana não é flor que se cheire. Tito sempre lutou para os atletas receberem um montante maior.

A terceira luta entre ele e Chuck com certeza foi pra fazer muito dinheiro. Um liga para o outro e fazem todo o marketing e bora pra dentro do cage.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boto muito mais fé na versão do Tito. Ele sempre batalhava para os lutadores ganharem mais.

Pelas histórias de vários lutadores, o Dana é um anjo com uma câmera por perto, mas nos bastidores é um tremendo FDP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Dudu show disse:

Algo me diz que a versão do Tito tem mais sentido que a do Dana... mas são dois caras meio que dissimulados.

Eu já acho o inverso.

Chuck Lidell foi finalizado pelo Jeremy Horn em sua terceira luta como profissional, e neste época, Tito Ortiz nem campeão era. Não faz o menor sentido.

Eu acompanhei aquela época na íntegra, e tive a impressão que o Tito corria sim do Chuck.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses documentários da ESPN são muito legais, espero que esse passe logo no Brasil, tem 2 muito legais do Magic Johnson ' The Annoucement' e o do time  do Detroit pistons "Bad boys" um dos únicos times a parar o Michael Jordan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lutadores com a personalidade do Tito como fazem falta.
Acho que foi o primeiro e único que bateu de frente mesmo com o careca.
Foi a primeira grande "estrela" mesmo do UFC, (MMA) a vender mesmo suas lutas.
Agora entre ele e o Liddell, ele correu até onde pode, depois tomou duas surras, como lutador Liddell muito maior.

Até agora não sei pq o Liddell fez essa terceira luta com 50 anos. kkk
Que nem o Wanderlei fazer a quarta luta com o Rampage.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Raphael Rezende disse:

Eu já acho o inverso.

Chuck Lidell foi finalizado pelo Jeremy Horn em sua terceira luta como profissional, e neste época, Tito Ortiz nem campeão era. Não faz o menor sentido.

Eu acompanhei aquela época na íntegra, e tive a impressão que o Tito corria sim do Chuck.

Fala Raphael, bicho eu não me referi exatamente a a luta dos dois e mais ao contexto financeiro... porque apesar de também ter acompanhado real time essa querela, não lembro exatamente da ordem cronológica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tito Ortiz tinha um carisma absurdo realmente.  Lembro q era o sonho de consumo do Pride e por mtos anos foi qm manteve a rivalidade entre as duas organizações acesa já q havia derrotado o Wand em 5 rounds no UFC Japão antes do brasileiro virar ídolo no Pride.   Na luta do Wand x Saku II, Tito entrega um buque de flores p os dois lutadores. O flerte do Pride com a estrela do UFC foi longo e mta boataria surgia e consequentemente o UFC tinha q ir aumentando os zeros no cachê do Tito. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Raphael Rezende disse:

Eu já acho o inverso.

Chuck Lidell foi finalizado pelo Jeremy Horn em sua terceira luta como profissional, e neste época, Tito Ortiz nem campeão era. Não faz o menor sentido.

Eu acompanhei aquela época na íntegra, e tive a impressão que o Tito corria sim do Chuck.

vdd... ele deu entrevista, na epoca falando que nao queria lutar contra o liddel por ja terem sido parceiro de treinos.

ele tinha medo sim do liddel.

No resto, achei boa a entrevista. Mostra o tino para marketing que ele tem/tinha. e realmente nao faz sentido o faturamento e o pagamento daquela luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Dudu show disse:

Fala Raphael, bicho eu não me referi exatamente a a luta dos dois e mais ao contexto financeiro... porque apesar de também ter acompanhado real time essa querela, não lembro exatamente da ordem cronológica.

Sim, em relação às finanças, tô de acordo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrevista do Tito foi muito verdadeira do que qualquer fala do Sr. White, pelo simples fato dele trazer valores $$$. Agora sabemos um pocuo da dimensão de trabalho escravo é praticado pelo UFC!

“É claro que isso vai acontecer até os dias de hoje porque eles não querem pagar (aos lutadores). Eles querem fazer o dinheiro deles, querem encher o bolso deles. Os lutadores têm que se unir, todos eles, e conseguir uma greve, e talvez eles consigam um pouco de força. Mas eles têm tantos lutadores que aceitam receber menos, que os lutadores não vão fazer isso. Eles querem ser estrelas, querem ser famosos, não ligam para o dinheiro, eles só querem lutar. Isso é algo que eu nunca entendi, porque isso é um negócio, você tem que tratar isso como um negócio. Se você não tratar isso como um negócio, você vai ser apenas outro lutador”, aconselhou Tito, antes de completar.

Esse é outro problema, os caras não podem contar com o aporte financeiro dos patrocinadores, porq o UFC proíbe qualquer menção a patrocinadores pessoais dos lutadores....os caras deixam de ganhar uma grana muito boa.

Logo, o cara que quer ficar famoso, aceita qualquer porra para lutar no UFC e, a longo prazo, isso só faz desvalorizar o passe da rapaziota toda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Raphael Rezende disse:

Eu já acho o inverso.

Chuck Lidell foi finalizado pelo Jeremy Horn em sua terceira luta como profissional, e neste época, Tito Ortiz nem campeão era. Não faz o menor sentido.

Eu acompanhei aquela época na íntegra, e tive a impressão que o Tito corria sim do Chuck.

Acho difícil a ESPN ter permitido ao Dana "editar" um episódio da série 30 x 30. Esses documentários são sempre muito bons e a série possui um nome no mercado. Creio que o que estiver lá foi foi checado pela equipe da ESPN e deve corresponder o mais próximo possível da verdade (todo documentário de alto nível é assim, 100% verdade é impossível).

Agora, sempre há percepções diferentes sobre um mesmo fato. O Tito pode discordar da visão do documentário e isso, não necessariamente, quer dizer que fatos foram distorcidos. 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, (RVMS) disse:

Acho difícil a ESPN ter permitido ao Dana "editar" um episódio da série 30 x 30. Esses documentários são sempre muito bons e a série possui um nome no mercado. Creio que o que estiver lá foi foi checado pela equipe da ESPN e deve corresponder o mais próximo possível da verdade (todo documentário de alto nível é assim, 100% verdade é impossível).

Agora, sempre há percepções diferentes sobre um mesmo fato. O Tito pode discordar da visão do documentário e isso, não necessariamente, quer dizer que fatos foram distorcidos. 

Abraços

Sim.

Porém, pra haver percepções diferentes, é necessário também haver coerência. O que o Tito Ortiz falou sobre a derrota do Chuck Lidell, e consequentemente, a perda da oportunidade do mesmo lutar pelo cinturão é bizarro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso