Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Ronaldo ‘Jacaré’ revela que ajuda de psicólogo o fez retomar prazer de lutar

Recommended Posts

Ronaldo ‘Jacaré’ revela que ajuda de psicólogo o fez retomar prazer de lutar

Diego Ribas

Por trás do glamour dos holofotes do UFC, há gente comum, que treina duro todos os dias para ter no máximo 15 ou 25 minutos – a depender da importância da luta – de exposição. Isso não é diferente nem mesmo com veteranos do esporte, como Ronaldo ‘Jacaré’, que revelou ao site ‘MMA Fighting’ que, estafado pela rotina desgastante de atleta, precisou de ajuda psicológica para retomar o controle da carreira.

Agendado para enfrentar Jan Blachowicz no UFC São Paulo, que será realizado no dia 16 de novembro, ‘Jacaré’ tentará recomeçar no octógono entre os meio-pesados (93 kg) depois de uma marcante passagem pelos médios (84 kg) do extinto Strikeforce e do próprio Ultimate. Ele contou que o convite para subir de divisão veio no momento ideal, já que, aos 40 anos, o corpo não respondia bem ao duro corte de peso. E, para piorar, em meados deste ano, a situação de desgaste mental chegou a um nível insustentável.

“Cara, eu estava pensando em parar. Eu tive um problema psicológico, estava estafado. Eu dirigia para a academia e chorava no carro, dizendo: ‘Cara, o que eu estou fazendo indo para a academia?’ Minha mulher encontrou um psicólogo para mim. Estou trabalhando nisso uma vez por semana, e está me ajudando muito. Estou superfeliz com a oportunidade de voltar a lutar. Estou feliz, empolgado, treinando como nunca. Há muitas coisas boas acontecendo em minha vida”, declarou.

“Três meses atrás, eu estava chorando no caminho da academia, lágrimas caindo dos olhos e eu não sabia o porquê. ‘O que eu estou fazendo, cara? Vou parar de lutar, não quero isso para a minha vida’. E de repente, as coisas se renovaram novamente. Tenho a oportunidade de encabeçar um card. Estou empolgado de novo. Estou treinando, sabe? Dedé Pederneiras (novo empresário de Ronaldo) tem sido fenomenal. Ele me ajudou muito também. Sem palavras para ele. Já o admirava antes, e agora que estamos trabalhando juntos, eu o admiro ainda mais”, completou o brasileiro.

Sem revelar o motivo de todo o estresse que causou o esgotamento mental, ‘Jacaré’ afirmou que a situação que passou fez com que ele mesmo mudasse o conceito que tinha sobre as pessoas que buscam acompanhamento psicológico. Ele reiterou a importância de sua família e de sua esposa no momento difícil que enfrentou.

“Todo mundo tem problemas. De onde eu vim, se alguém me dissesse que estava tendo problemas psicológicos, eu diria: ‘Esse cara é maluco. Está comendo cocô?’ Eu diria algo assim (risos). Não tenho problema em falar sobre isso, acho que é realmente bom, de forma que as pessoas também identifiquem isso. Algumas pessoas pensam que só aquelas que se matam têm problemas, e isso não é legal”, falou, antes de ressaltar que procurar um psicólogo foi “a melhor coisa” que já fez.

Ronaldo ‘Jacaré’ alterna vitórias e derrotas desde 2017. Depois de triunfar sobre Vitor Belfort e Tim Boetsch, foi nocauteado por Robert Whittaker, que viria a se tornar campeão dos médios meses depois. Ele se recuperou do revés ao nocautear Derek Brunson, mas voltou à coluna das derrotas em uma controversa decisão dividida em favor de Kelvin Gastelum. No ano passado, o capixaba derrotou Chris Weidman, ex-detentor do cinturão, mas perdeu em abril último para Jack Hermansson, encerrando sua passagem pela categoria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o Jacaré espero que ganhe, mas acho que perde.

Agora sobre esses card dos UFC no Brasil chegam a ser ridículos, sinceramente não sei como a galera vai e paga a fortuna que cobram.

Eu fui no UFC RIO, o "primeiro"  do MMA, o de SP era vale tudo. Mas falando desse UFC Rio, aquilo sim foi um Card, sabia que nunca mais teria um evento aqui com tantos top e lendas, mas de uns 20 eventos que tiveram depois desse se teve uns 3 ou 4 com card bom foi muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, Diego Zottis disse:

Sobre o Jacaré espero que ganhe, mas acho que perde.

Agora sobre esses card dos UFC no Brasil chegam a ser ridículos, sinceramente não sei como a galera vai e paga a fortuna que cobram.

Eu fui no UFC RIO, o "primeiro"  do MMA, o de SP era vale tudo. Mas falando desse UFC Rio, aquilo sim foi um Card, sabia que nunca mais teria um evento aqui com tantos top e lendas, mas de uns 20 eventos que tiveram depois desse se teve uns 3 ou 4 com card bom foi muito.

Eu fui no UFC em Barueri. O card foi bom, naquela noite que o Demian perdeu do Shields. Teve o Assunção vencendo o TJ, Eric Silva perdendo do Zumbi e o Touquinho segurando mais uma finalização. ?

Mas aquele do Rio e aquele de Curitiba foram demais. Dos melhores de todos os tempos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele lutou muito mal na última lutam longe de tudo que já foi.

Não dá pra pensar mais em cinturão ou algo do tipo. Tem que fazer o pé de meia e preparar algo pro futuro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
54 minutos atrás, junior-sjc disse:

Eu fui no UFC em Barueri. O card foi bom, naquela noite que o Demian perdeu do Shields. Teve o Assunção vencendo o TJ, Eric Silva perdendo do Zumbi e o Touquinho segurando mais uma finalização. ?

Mas aquele do Rio e aquele de Curitiba foram demais. Dos melhores de todos os tempos

Dos que eu fui, sem dúvidas, Curitiba foi o melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É interessante um atleta do nível do Jacaré se abrir com os fãs, e demonstrar que por trás daquele monte de músculos existe um coração. As aparências sempre enganam, e me parece que não é nada fácil lutar em alto rendimento e 'ostentar' o status de postulante ao cinturão por tantos anos, como tem feito o Jaca. Acho que isso pesou pra ele, como poderia ter pesado pra mim ou pra qualquer outra pessoa. 
Acho que esse momento de reflexão, que foi iniciado qdo ele pensou em parar de lutar, veio não só pra aliviar a 'carga', mas pra amadurecer mais ainda a ideia de que é possível viver sem possuir um cinturão; Lutar como um campeão, sem necessariamente ter uma cinta de ouro na estante da sala. E é isto que o Jacaré tem feito, mesmo que com alguns eventuais tropeços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso explica pq o jacaré sempre quase chegava lá.

Para muitos a força mental é besteira mas esses caras estão em um nível de capacidade física e de competição maior até que atletas olímpicos.

Pensem bem 3 meses treinando e fazendo tudo certo mas do outro lado o outro cara também treinou e fez tudo certo, então um pequeno detalhe é você perde 4 meses da carreira pode pegar uma suspensão se lesionar ir pra casa com ferimentos graves cortes profundos.

E em algumas vezes a matemática não fecha pq no papel o outro cara era pior doq você, e então você está mais para trás na sua corrida pelo sonho do título.

Simplesmente não é fácil pessoal. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, MrCampos disse:

Isso explica pq o jacaré sempre quase chegava lá.

Para muitos a força mental é besteira mas esses caras estão em um nível de capacidade física e de competição maior até que atletas olímpicos.

Pensem bem 3 meses treinando e fazendo tudo certo mas do outro lado o outro cara também treinou e fez tudo certo, então um pequeno detalhe é você perde 4 meses da carreira pode pegar uma suspensão se lesionar ir pra casa com ferimentos graves cortes profundos.

E em algumas vezes a matemática não fecha pq no papel o outro cara era pior doq você, e então você está mais para trás na sua corrida pelo sonho do título.

Simplesmente não é fácil pessoal. 

Força mental e tudo. McGregor só chegou a onde foi por ter força mental diferenciada.

Com a última luta; sem dúvidas ele se frustrou com ele mesmo. Se viu perdido. 

Cair o nível é realmente depressivo. Vc pensa, treino todo dia e do nada vou regredino. Aí logicamente desmotiva qualquer um.

Declínio hormonal e foda tb. Dos 38 pra frente da uma caída fudida nos níveis. Pode ver que o jaca tá até com um careca estranha na última luta. Uma careca no meio da cabeça... Aquelas carecas de tiozão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Diego Zottis disse:

Sobre o Jacaré espero que ganhe, mas acho que perde.

Agora sobre esses card dos UFC no Brasil chegam a ser ridículos, sinceramente não sei como a galera vai e paga a fortuna que cobram.

Eu fui no UFC RIO, o "primeiro"  do MMA, o de SP era vale tudo. Mas falando desse UFC Rio, aquilo sim foi um Card, sabia que nunca mais teria um evento aqui com tantos top e lendas, mas de uns 20 eventos que tiveram depois desse se teve uns 3 ou 4 com card bom foi muito.

 

3 horas atrás, victordomingues disse:

Dos que eu fui, sem dúvidas, Curitiba foi o melhor.

O Coritiba foi melhor que o UFC 200

Um dos melhores UFC da história

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

problema todo do Jaca é que ele cismou que é Strike e fica trocando o tempo todo,enquanto devia fazer igual o Demian,jogar uns jabs e já ir para as pernas ,pq no jiu-jitsu não tem pra ninguém ,se ele não mudar seu pensamento vai acabar nocauteado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi um monstro, mas o tempo chegou... Penso que poderia ter ido (ainda) mais longe na carreira, pois era fenomenal... Mas teve algumas lutas-chave na vida em que acabou sendo derrotado - justa ou injustamente... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso