Entre para seguir isso  
Lucas Timbó

Guia Técnico e Tático de Khabib Nurmagomedov vs. Dustin Poirier

Recommended Posts

Khabib Nurmagomedov é um caso a parte, um fora de série. O russo trilha um caminho que pode levá-lo a duas posições importantíssimas: o melhor peso leve de todos os tempos e o melhor grappler da história do MMA. Ainda tem muito a provar, mas se manter a consistência, a tendência é que alcance esses dois patamares.

Dustin Poirier, por outro lado, está longe de fazer história, mas representa o maior desafio da carreira de Nurmagomedov. Com um arsenal ofensivo perigoso na trocação e um volume de golpes elevado, o americano ameaça a invencibilidade do campeão de forma mais significativa que qualquer outro.

É uma luta do mais alto nível entre dois dos três melhores pesos leves do mundo. A luta lidera o UFC 242, que acontece dia 7 de setembro, a partir das 11h (horário de Brasília), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

 

Análise Técnica

Khabib Nurmagomedov

Khabib luta da média distância, o ideal para um lutador do seu estilo. Na média distância, ele tem espaço o suficiente para desferir golpes e para fintar ou entrar de fato em queda. Defensivamente, serve para ele poder manter uma movimentação mais fluída e se manter minimamente fora de perigo e do alcance do adversário.

A trocação é bem simples e se resume, no geral, em golpes longos e retos, quase sempre com a função de manter o adversário ocupado e camuflar suas entradas de queda. Além disso, Khabib utiliza o benefício da dúvida a seu favor de forma muito inteligente.

Todos os seus adversários estão esperando e preocupados com as quedas, por isso, precisam manter a guarda baixa e ter os reflexos bem rápidos para bloquear as entradas do russo, mas isso gera um problema: ficar muito aberto para os golpes do russo.

Khabib tem essa vantagem que o permite fazer o imprevisível: fintar a queda e entrar golpeando, e não o contrário. Isso já funcionou em diversas lutas, mas os melhores exemplos são os knockdowns sobre Thiago Tavares e Conor McGregor.

Defensivamente, Nurmagomedov ainda é cheio de buracos na trocação. Ele tem uma deficiência grave em defender os diretos, e não oferece nenhum perigo com contragolpes. Isso, quando feito em um alto volume, pode tornar-se um grande problema para o russo caso ele não consiga a queda. Até hoje, meu exemplo favorito foi o de Michael Johnson nos primeiros dois minutos de luta contra Khabib, onde trabalhou uma boa movimentação e conectou diversos golpes variados na guarda vazada do russo. Para sua infelicidade, isso não durou mais que dois minutos, e daí para frente (após a queda) vimos uma das maiores surras da carreira do americano.

O wrestling de Khabib é, de longe, o de mais alto nível já visto do peso leve pra baixo. Nos últimos 7 anos, o único que não foi quedado pelo russo foi Thiago Tavares, que foi ao chão por knockdown e posteriormente brutalmente nocauteado por uma das mais belas sequências de cotoveladas da história. Todos os outros, incluindo ex-campeões como Rafael dos Anjos e Conor McGregor, foram quedados sem dificuldades.

O arsenal ofensivo de Khabib no wrestling é imenso, suas variações de quedas são intermináveis e ele parece encontrar uma solução para qualquer jogada que o adversário tenta.

Khabib transforma a luta agarrada em uma partida de xadrez, onde calcula cada movimento e está jogadas a frente de seus adversários. Quando Nurmagomedov agarra seus adversários, é como se Garry Kasparov ou Magnus Carlsen enfrentassem um amador.

O campeão tem entradas muito rápidas, abaixando muito a postura do seu tronco e entrando com as mãos atrás das pernas dos adversários com uma velocidade tão alta que dificulta muito a defesa, mesmo que o adversário esteja com a guarda baixa e a postura na posição correta.

As quedas acontecem em qualquer parte da luta, no centro do octógono ou na grade, e através de entradas a partir da distância ou através do clinch. O arsenal é vasto e extremamente eficiente, assim como seus números mostram.

Nurmagomedov tem um excelente controle posicional por cima quando a luta está no chão, ele trabalha bem as passagens de guarda e tem um estilo que utiliza com mais frequência para cada situação.

Quando está no meio do octógono, com espaço sobrando e sem a grade para influenciar, ele é um bom passador e trabalha o ground n’ pound muito bem da meia guarda e da posição de 100kg, prendendo bem o adversário e conectando com um volume alto.

Quando está na grade, a variação é maior dependendo da posição.

Se o adversário está com a cabeça encostada na grade e o resto do corpo direcionado para o centro do octógono, Khabib mantém sua postura alta e permanece na guarda, aplicando seu ground n’ pound mais significativo, com velocidade e muita contundência. Esse tipo de ground n’ pound foi aplicado com maestria no segundo round de sua luta com Conor McGregor, foi um exemplo perfeito de uma sequência brutal e devastadora, apesar de ter gasto mais energia do que deveria.

Quando o adversário está de lado na grade, Khabib controla o corpo, através da pegada na cintura, e o braço que o adversário está utilizando para se apoiar e tentar levantar. Essa posição, quando bem aplicada, pode ser a mais perigosa de todas, porque, apesar de ser menos contundente, é aplicada com um volume muito alto e é muito difícil de defender. Khabib aplicou com perfeição essa técnica em Michael Johnson e Edson Barboza, que tiveram uma noite longa e aterrorizante com o russo no octógono.

A combinação do mais alto nível de wrestling, controle posicional e ground n’ pound de Nurmagomedov já é suficientemente aterrorizante e extremamente eficaz, mas não para por aí. O russo ainda tem um arsenal de finalizações interessante e aplica suas tentativas com uma força absurda, fazendo, por exemplo, Conor McGregor bater em um mata leão (ou neck crank) mesmo com o braço do russo sobre o queixo e não no pescoço. O mesmo aconteceu com Michael Johnson, mas essa finalização foi perfeitamente aplicada, além de ter o acréscimo da brutalidade do russo.

Claro que competições de nível técnico mais baixo não servem como parâmetro na hora de avaliar uma disputa de cinturão do UFC, mas as finalizações de Khabib no circuito regional russo serviram para demonstrar que ele tem um arsenal mais vasto de finalizações, ainda que não estejam no nível de seu wrestling.

 

Dustin Poirier

Dustin Poirier tem um bom jogo de distância e consegue controlar as ações na trocação sem muita dificuldade com esse fator. Sua posição padrão é na média distância, onde, com timing, consegue evadir rapidamente para a longa distância como mecanismo defensivo e avançar da média para a curta como opção ofensiva.

A ação de encurtar serve para golpes mais contundentes, mas isso não faz da média distância algo inofensivo. Poirier utiliza com muita frequência o jab da média, sem muita potência, mas de forma rápida, que o mantém sempre ciente da distância e mantém seu adversário ocupado, limitando suas investidas.

Outra ferramenta utilizada com frequência da média distância é o low kick, aplicado com o mesmo intuito do jab, mas danificando outra parte do corpo, limitando a movimentação do adversário e aumentando sua própria imprevisibilidade.

Avançando para a curta distância, Poirier tem um ótimo direto de esquerda, aplicado praticamente junto com sua passada para frente, o que gera uma velocidade impressionante no golpe e mantém sua contundência elevada. É importante frisar que toda essa movimentação dificulta a precisão no golpe e diminuiu sua eficácia, mas isso não é algo tão corriqueiro, Poirier consegue contornar bem a situação.

Apesar de ter um ótimo direto de esquerda, Poirier é bem vulnerável a contragolpes nessa situação e em tantas outras quando está avançando para atacar. Mesmo com o passar dos anos e com sua impressionante evolução, esses hábitos ainda ficaram e foram explorados por Eddie Alvarez e Justin Gaethje, mas melhor ainda por Joe Duffy e Michael Johnson, esse último resultando em um belo nocaute.

Na curta distância, em qualquer situação, Poirier torna-se muito perigoso. Seu arsenal ofensivo fica mais vasto e suas combinações com cruzados, diretos e uppercuts são extremamente significativas, além das variações com chutes e joelhadas. 

Quando está sendo atacado, Poirier tem uma defesa que é muito conhecida nos esportes de combate, mas pouco utilizada no MMA, o shoulder roll. Poirier se defende das investidas dos adversários deixando seu corpo em uma posição lateral e utilizando o ombro para proteger o queixo, além de fazer variações levando o cotovelo para fazer o parry.

Poirier não faz questão de controlar o centro do octógono, sua movimentação fluída faz disso desnecessário para a boa aplicação de seu jogo. Porém isso faz com que ele seja acuado, vez ou outra, contra a grade, o que limita sua movimentação e suas opções ofensivas, além de deixá-lo mais vulnerável às tentativas de quedas.

O sistema defensivo de Poirier no chão não é de alto nível, ele já demonstrou algumas falhas importantes que foram aproveitadas até por quem não tem um jogo de chão tão bom, como Eddie Alvarez. Quando caiu por baixo, Poirier teve dificuldades não apenas em se levantar, mas também em manter a guarda, que foi passada sem dificuldades por Alvarez, que montou em duas oportunidades diferentes.

É difícil avaliar a eficácia nas suas defesas de queda porque não temos exemplos de wrestlers do mais alto nível tentando quedá-lo. Poirier defendeu a maioria das tentativas de quedas que sofreu nos últimos anos, mas chegou a ser quedado por Eddie Alvarez, Anthony Pettis e Jim Miller. É uma boa defesa, mas não o suficiente para parar os wrestlers do mais alto nível.

 

Análise Tática

O fato de Poirier possibilitar que em algum momento ele perca totalmente o controle do centro do octógono e possa ficar perto da grade, o que aumenta as brechas para tentativas de queda e clinch, é um fator fundamental e perigosíssimo nessa luta.

A defesa de quedas de Poirier é boa, mas não o suficiente para parar um wrestler de alto nível, quem dirá o melhor da história da divisão. A questão não é se Poirier conseguirá defender as quedas de Nurmagomedov, mas sim se ele conseguirá defender uma parte das quedas para conseguir aplicar sua trocação que é significativamente superior.

A trocação de Poirier oferece um perigo maior do que qualquer outra já ofereceu à Nurmagomedov. O americano tem uma combinação de fatores em seus golpes que é o pior pesadelo para o russo: contundência e alto volume.

A estratégia para vencer Khabib é clara e objetiva: manter a luta em pé com muita movimentação e defesa de quedas, e superá-lo no boxe com contundência ou volume de golpes. Para o azar de Khabib, Poirier tem tanto contundência quanto volume, mas para sua sorte, ele não tem movimentação e defesa de quedas o suficiente para pará-lo.

A tendência é que Khabib consiga quedas em todos os rounds que a luta durar, controlando Poirier no chão e trabalhando com muito volume seus golpes e procurando oportunidades para finalizar. 

Se Poirier decidir arriscar-se um pouco mais no chão, colocando-se em posições mais desvantajosas, mas que aumentem as possibilidades de levantar, pode elevar suas chances nessa luta, apesar de correr mais riscos.

Na trocação, Poirier provavelmente adotará um estilo diferente do usual. Por ter que tomar muito cuidado com as quedas, deve entrar com a guarda mais baixa e deixar o shoulder roll em casa. Além disso, precisará ser mais cuidadoso na escolha dos golpes. Ele terá que fazer um equilíbrio perfeito de prudência e alto volume de golpes, é a única maneira de manter a luta em pé por mais tempo e conseguir superar o campeão.

Nurmagomedov deve ter mais dificuldade nessa luta, principalmente na trocação, do que em toda sua carreira (com exceção da luta contra Gleison Tibau). Poirier tem todos os elementos para atropelá-lo na trocação, mas o benefício da dúvida ao seu favor deve fazer toda a diferença e ajudá-lo a equilibrar as ações na luta em pé.

Por mais que seja a maior chance que Khabib já teve de perder, a tendência é que isso não acontece nessa luta. Poirier é um grande desafiante e as casas de apostas estão o subestimando, mas ele ainda está longe de ser o favorito.

Nurmagomedov deve controlar a maior parte do tempo da luta no chão e não deve ter dificuldades em quedar Poirier na maioria dos rounds, apesar de provavelmente encontrar alguma dificuldade na trocação. A projeção é que o russo mantenha o cinturão peso leve do UFC e dê mais um passo rumo ao posto de melhor peso leve da história do MMA.

Prognóstico: Khabib Nurmagomedov

 

https://www.patreon.com/posts/29730462?fbclid=IwAR3NBAjYadQS0BSkUKLE1bVJZvDLiNzuesJw7c2L8WEM0FUhYXpCniQ-MMQ

Editado por Lucas Timbó

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luta é luta claro, mas é como vc estar numa corrida no seu uno contra uma ferrari, é torcer pra ferrari bater ou quebrar, é assim que vejo as chances do Diamond.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem q calibrar a joelhada, se o Khabobs fintar o overhand pra entrar nas pernas joelhada na cara dele, se ele fintar uma entrada nas pernas e mandar o overhand mais joelhada na cara dele. 

No mais análise interessante, baseado nisso o Proirer tem pouquíssimas chances, e de fato é por aí mesmo.

Acredito que os dois primeiros rounds definam o restante da luta, se o Khabib conseguir causar danos consideráveis e desgastar o Proirer já nos dois primeiros rounds não vejo o americano conseguindo reverter. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Independentemente se concordamos  com a totalidade, com partes ou com nada do teor do texto, na minha opinião, é esse tipo de matéria que ajuda a elevar o nivel do debate. Obrigado @Lucas Timbó

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, Henry Chinasky disse:

Independentemente se concordamos  com a totalidade, com partes ou com nada do teor do texto, na minha opinião, é esse tipo de matéria que ajuda a elevar o nivel do debate. Obrigado @Lucas Timbó

Concordo com você. Esse tipo de análise ajuda muito a destrinchar os estilos dos lutadores e também ajuda à clarear certos aspectos para os membros do PVT.

Parabéns @Lucas Timbó, contribuindo muito pro PVT.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
10 minutos atrás, Ominöser disse:

Concordo com você. Esse tipo de análise ajuda muito a destrinchar os estilos dos lutadores e também ajuda à clarear certos aspectos para os membros do PVT.

Parabéns @Lucas Timbó, contribuindo muito pro PVT.

Exato. Entre eles, eu. Sempre fico atento às análises de alguns craques daqui do PVT. Você é um deles.

Sobre o texto eu concordo com quase tudo, mas creio que ele surpreenderá com uma defesa de quedas mais eficiente que o esperado. Na verdade essa nunca foi testada como deverá ser nesse sábado. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico. Pena que criei o tópico da luta depois desse. Hehe mas a ideia é sempre ter esse tipo de discussão quanto as lutas que vão ocorrer, ao menos as principais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Henry Chinasky disse:

Exato. Entre eles, eu. Sempre fico atento às análises de alguns craques daqui do PVT. Você é um deles.

Sobre o texto eu concordo com quase tudo, mas creio que ele surpreenderá com uma defesa de quedas mais eficiente que o esperado. Na verdade essa nunca foi testada como deverá ser nesse sábado. 

 

Orra meu nobre, fico lisonjeado com o elogio, é que engano bem hehehe. Também aprendo muito com a galera aqui, você sempre contribui também.

No mais, Porier tem mais envergadura, troca melhor, mas o Khabib faz tão bem o jogo "simples" dele que não sei se o Poirier fica muito tempo em pé.

Mas também não acharia estranho o Poirier surpreender na longa distância...se fosse eu tentaria isso hehehe, pressionar mas sempre na longa, cuidando com os low kicks pra não abusar e ter a perna agarrada.

Editado por Ominöser

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem eu vi um programa no Combate que aquele inglês que lutou no UFC faz (fugiu o nome dele a hora, tinha um cabelo espetado, vermelho, chegou a lutar até com o GSP) analisando as lutas, mostrando os vídeos e a análise dele foi neste sentido. Vai ser um lutasso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Agora, João P disse:

Ontem eu vi um programa no Combate que aquele inglês que lutou no UFC faz (fugiu o nome dele a hora, tinha um cabelo espetado, vermelho, chegou a lutar até com o GSP) analisando as lutas, mostrando os vídeos e a análise dele foi neste sentido. Vai ser um lutasso

Dan Hardy. Excelente comentarista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu, galera. É um prazer compartilhar bom conteúdo com vocês, tô sempre aprendendo por aqui também. Mas lembrando que o texto não é meu, e sim do Kauê Macedo hehe 

Editado por Lucas Timbó

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

56 minutos atrás, Cesar_Rasec disse:

To apostando no Khabib conseguindo derrubar em todos os rounds. Talvez no primeiro fique na grade cansando o americano, mas ainda assim deve derrubar em algum momento. E acho que o Poirier não vai ter fôlego pra aguentar se proteger no chão por tanto tempo. Alguma hora a sequência de mãos deve entrar no ground and pound e é capaz do juizão interromper o combate.

Proirer cansou batendo num peso pena, imagina como deve chegar no ter essa round depois de tentar segurar um tanque igual o Khabobs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Valeu, galera. É um prazer compartilhar bom conteúdo com vocês, tô sempre aprendendo por aqui também. Mas lembrando que o texto não é meu, e sim do Kauê Macedo hehe 

Parabéns Lucas.  E Kaue. Muito maneiro.  Adoro fazer parte desse fórum. ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Valeu, galera. É um prazer compartilhar bom conteúdo com vocês, tô sempre aprendendo por aqui também. Mas lembrando que o texto não é meu, e sim do Kauê Macedo hehe 

Opa, não conhecia esse cara, bela análise! Gostei muito! Vou passar a acompanha-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso