Entre para seguir isso  
Moicano79

Campeão duplo do Bellator, Pitbull opina sobre hegemonia do UFC: ‘As outras franquias não precisam tomar o espaço’

Recommended Posts

Por: Mateus Machadi

https://tatame.com.br/2019/08/campeao-duplo-do-bellator-pitbull-opina-sobre-hegemonia-do-ufc-as-outras-franquias-nao-precisam-tomar-o-espaco/

Atual campeão das categorias pena e leve do Bellator, Patrício Pitbull partirá para mais um desafio dentro da organização. No dia 28 de setembro, pelo Bellator 228, o brasileiro terá pela frente Juan Archuleta em sua primeira luta no GP dos Penas, formato de torneio eliminatório que a organização já vem desenvolvendo em outras divisões, como no peso-pesado e no meio-médio, por exemplo.

Grande nome da história do Bellator, sendo campeão de duas categorias de forma simultânea, o potiguar, em entrevista exclusiva à TATAME, foi questionado sobre diversos assuntos. Um deles, sobre a hegemonia do UFC nos últimos anos, chamou a atenção por sua resposta. Bem sincero, Patrício afirmou que o domínio do Ultimate deve permanecer, mesmo com o surgimento e evolução de outras organizações. No entanto, procurou explorar a competição entre as franquias de uma maneira curiosa: comparando com as ligas de futebol.

“Vai demorar para que isso seja revertido (hegemonia do UFC), isso se for um dia. Mas ao mesmo tempo, as outras organizações não precisam tomar o espaço do UFC. Elas só precisam existir, conseguir pagar igual ou melhor do que o UFC faz, como eles já vem fazendo, e proporcionando boas lutas. Alguns veem esse cenário como primeira divisão, segunda divisão do MMA, mas se você quiser tratar como futebol, seria mais lógico ver como campeonatos de países diferentes. O UFC seria o Campeonato Inglês, por exemplo, o Bellator o Campeonato Espanhol e por aí vai”, analisou.

Confira a entrevista completa com Patrício Pitbull:

-GP organizado pelo Bellator no peso-pena

Recebi bem a notícia da realização de GP na categoria peso-pena. Já há mais de um ano eu sabia que esse torneio seria criado e já tinha dito que queria fazer parte dele. Acho que torneios são parte importante do MMA, foi assim que tudo começou, e seria bom se todas as organizações fizessem esse modelo eliminatório em GPs.

-Análise do adversário

Ele (Juan Archuleta) é um cara que possui um jogo bem completo. Um lutador que vem do Wrestling, mas troca, tem mão pesada, se move bem. As brechas que ele pode oferecer para mim na hora da luta são segredos, ainda tem muito tempo daqui para o dia luta e não quero dar a dica a ele do que melhorar (risos).

-Planos dentro do Bellator

Eu quero o cinturão do peso-galo também, já não é segredo para ninguém. Ser campeão de três categorias simultaneamente é um desejo meu. Mas tem muito caminho pela frente ainda, o torneio dos pesos pena vai durar um ano, eu tenho que defender o cinturão dos leves e meu irmão (Patricky Pitbull) está ali como candidato ao cinturão. Tem muita coisa para ser analisada ainda nesse sentido.

-Lutadores do UFC que gostaria de enfrentar

Ah, são muitos os que eu gostaria de já ter enfrentado em algum momento. Todos os caras que já tiveram no topo da minha categoria, todos os que já disseram que eram melhores que eu. José Aldo, Conor McGregor, Frankie Edgar, Max Holloway, Chad Mendes. Se apareceu no ranking na minha frente, pode ter certeza que eu queria colocar as mãos neles.

-Hegemonia do UFC no MMA

Não acho que (a hegemonia do UFC) esteja (em risco). Eles têm um contrato de centenas de milhões por ano com a ESPN. Não tem outros eventos que possam competir com isso. Eles também tem mais de 600 atletas e a maioria dos tops de cada categoria. Tem lutadores tops fora do UFC e que poderiam vencer os que estão lá, mas a percepção do público é sempre de que os que estão lá tem mais valor. Vai demorar para que isso seja revertido, isso se for um dia. Mas ao mesmo tempo, as outras organizações não precisam tomar o espaço do UFC. Elas só precisam existir, conseguir pagar igual ou melhor do que o UFC faz, como eles já vem fazendo, e proporcionando boas lutas. Alguns veem esse cenário como primeira divisão, segunda divisão do MMA, mas se você quiser tratar como futebol, seria mais lógico ver como campeonatos de países diferentes. O UFC seria o Campeonato Inglês, por exemplo, o Bellator o Campeonato Espanhol e por aí vai.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de vê-lo se testar na primeira divisão, Askrem saiu do conforto mesmo com derrota mostrou que pode fazer parte do topo, agora Patrício Pitbull devia fazer o mesmo, tá mais que provado que bellator é a segunda divisão do esporte, o UFC poderia fazer uma proposta pro Pitbull e o mesmo mostrar que realmente é o melhor da categoria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Patrício é super bem articulado, além de casca grossa de primeira!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa comparação de campeonato inglês e espanhol não representa certo...

Eu diria que tipo  UFC = Libertadores da América     Bellator = Copa Sul-Americana  ..

mais ou menos por aí... os dos campeonatos são muito interessantes e importantes, mas a gente sabe que a libertadores está com as melhores equipes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lutadores fazem lutas... nao eventos.

ou seja 2 lutadores tops lutando é o que importa. o evento é de menos.

esse negocio de 1 e 2 segunda divisao é uma balela absurda 

ou douglas lima vs rory nao é uma puta de uma luta top??? seria top em qualquer evento. 

galera tem que deixar de ser fa de ufc e se tornar fa de mma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Peludo_SAS disse:

Essa comparação de campeonato inglês e espanhol não representa certo...

Eu diria que tipo  UFC = Libertadores da América     Bellator = Copa Sul-Americana  ..

mais ou menos por aí... os dos campeonatos são muito interessantes e importantes, mas a gente sabe que a libertadores está com as melhores equipes.

Seria, se não ocorresse o fato de outros lutadores de outros eventos grandes que, quando vão para o UFC,  se saem bem tbm igual. Isso ocorre com uma frequência alta inclusive.

O problema maior é que parte dos "fãs" de MMA só percebem a existência desses caras quando estes vão para o UFC, e tendem a apagar a carreira dos lutadores antes.

Justin Gaethje é o exemplo mais recente. Era um lutador desapercebido pela enorme maioria. Veio do PFL e agora que está no UFC todo mundo presta atenção. Qq mudou? Nada. A enorme maioria dos outros lutadores de outros eventos tbm treinam nas grandes academias em que treinam os campeões do UFC, mas infelizmente esses só terão respeito se forem ao UFC, mesmo não mudando absolutamente nada em relação a qualidade técnica deste lutador em relação à época em que ele lutava num bellator, PFL e outras siglas.

As pessoas hoje compram mais marca e nome de evento do que qualidade do lutador, mesmo sendo um esporte individual. É isso é particularmente ruim pro MMA como um todo (mas ótimo só para o UFC).

A verdade é essa,  em tempos de vale tudo isso não acontecia, o cara que era analisado e não o evento que ele lutava, mesmo pq ele poderia lutar em qlqr evento. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Pride Event disse:

lutadores fazem lutas... nao eventos.

ou seja 2 lutadores tops lutando é o que importa. o evento é de menos.

esse negocio de 1 e 2 segunda divisao é uma balela absurda 

ou douglas lima vs rory nao é uma puta de uma luta top??? seria top em qualquer evento. 

galera tem que deixar de ser fa de ufc e se tornar fa de mma.

Tem gente que só levaria em conta essa luta se fosse no UFC rsrs. O dia que acordarem para essa enorme besteira de UFC ser a primeira divisão, aí quem sabe o MMA volta a ter graça, pq muito da desgraça que é o MMA hj em dia se deve a essa superestimação em relação ao UFC, que dá poderes demais para quem tem competência de menos.

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, rivvithead disse:

Tem gente que só levaria em conta essa luta se fosse no UFC rsrs. O dia que acordarem para essa enorme besteira de UFC ser a primeira divisão, aí quem sabe o MMA volta a ter graça, pq muito da desgraça que é o MMA hj em dia se deve a essa superestimação em relação ao UFC, que dá poderes demais para quem tem competência de menos.

Quando se comenta que UFC é primeira divisão, refere-se aos lutadores, os melhores estão lá, vide Bader que era porteiro no UFC hj tornou-se campeão simultâneo de duas divisões do Bellator.

1 hora atrás, Pride Event disse:

lutadores fazem lutas... nao eventos.

ou seja 2 lutadores tops lutando é o que importa. o evento é de menos.

esse negocio de 1 e 2 segunda divisao é uma balela absurda 

ou douglas lima vs rory nao é uma puta de uma luta top??? seria top em qualquer evento. 

galera tem que deixar de ser fa de ufc e se tornar fa de mma.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Humberto gym disse:

Quando se comenta que UFC é primeira divisão, refere-se aos lutadores, os melhores estão lá, vide Bader que era porteiro no UFC hj tornou-se campeão simultâneo de duas divisões do Bellator.

 

Essa conta ainda não fecha, pois falavam que,por exemplo que, entre outros:

Tim Kennedy

Werdum

Jacaré

Rockhold
Cormier

Justin Gaehtje

Alvarez

 Nunca iam ser nada no UFC... O que mudou destes lutadores da época de Strikeforce/Bellator/PFL para agora, a não ser o fato de que lutam ou lutaram no UFC? nada, mantiveram o mesmo jogo de sempre e, se não foram campeões, foram nomes fortes em suas respectivas categorias.

Se o público tivesse dado valor a estes lutadores e estes eventos, antes destes entrarem no UFC veriam que tem mta "primeira divisão" em "outras divisões", e que lutar no UFC não valida a habilidade de ngm.

Como  o @Pride Event falou,  quem faz luta é lutador e não evento, cabe cada um saber até onde o assunto interessa.

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, rivvithead disse:

Essa conta ainda não fecha, pois falavam que,por exemplo que, entre outros:

Tim Kennedy

Werdum

Jacaré

Rockhold
Cormier

Justin Gaehtje

Alvarez

 Nunca iam ser nada no UFC... O que mudou destes lutadores da época de Strikeforce/Bellator/PFL para agora, a não ser o fato de que lutam ou lutaram no UFC? nada, mantiveram o mesmo jogo de sempre e, se não foram campeões, foram nomes fortes em suas respectivas categorias.

Se o público tivesse dado valor a estes lutadores e estes eventos, antes destes entrarem no UFC veriam que tem mta "primeira divisão" em "outras divisões", e que lutar no UFC não valida a habilidade de ngm.

Como  o @Pride Event falou,  quem faz luta é lutador e não evento, cabe cada um saber até onde o assunto interessa.

Assino embaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
58 minutos atrás, rivvithead disse:

Essa conta ainda não fecha, pois falavam que,por exemplo que, entre outros:

Tim Kennedy

Werdum

Jacaré

Rockhold
Cormier

Justin Gaehtje

Alvarez

 Nunca iam ser nada no UFC... O que mudou destes lutadores da época de Strikeforce/Bellator/PFL para agora, a não ser o fato de que lutam ou lutaram no UFC? nada, mantiveram o mesmo jogo de sempre e, se não foram campeões, foram nomes fortes em suas respectivas categorias.

Se o público tivesse dado valor a estes lutadores e estes eventos, antes destes entrarem no UFC veriam que tem mta "primeira divisão" em "outras divisões", e que lutar no UFC não valida a habilidade de ngm.

Como  o @Pride Event falou,  quem faz luta é lutador e não evento, cabe cada um saber até onde o assunto interessa.

Eu concordo em grande parte com o que você falou. Mas fazendo um contraponto, as vezes fica difícil é calibrar o real potencial do lutador nesses eventos, por não termos certeza do nível competitivo que ele está atuando, no UFC mal ou bem temos certeza que ao enfrentar os tops da categoria, ele está enfrentando a nata mundial. Assim como já vimos esses nomes virem pro UFC e continuarem sendo tops, já vimos muitos outros que não se mostraram tão bons quanto pareciam, assim como vemos medianos do UFC se destacando muito mais fora. 

Mas enfim, concordo com você que existem muitos talentos fora que tem que ser valorizados mesmo assim, temos que prestar mais atenção e dar mais mérito, mas na minha visão a falta de uma régua dificulta essa análise. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, hvalentim disse:

Eu concordo em grande parte com o que você falou. Mas fazendo um contraponto, as vezes fica difícil é calibrar o real potencial do lutador nesses eventos, por não termos certeza do nível competitivo que ele está atuando, no UFC mal ou bem temos certeza que ao enfrentar os tops da categoria, ele está enfrentando a nata mundial. Assim como já vimos esses nomes virem pro UFC e continuarem sendo tops, já vimos muitos outros que não se mostraram tão bons quanto pareciam, assim como vemos medianos do UFC se destacando muito mais fora. 

Mas enfim, concordo com você que existem muitos talentos fora que tem que ser valorizados mesmo assim, temos que prestar mais atenção e dar mais mérito, mas na minha visão a falta de uma régua dificulta essa análise. 

O problema é declarar o UFC como o calibrador do potencial, nessas grandes organizações  que conhecemos mais, eu observo que tem mais lutador desconhecido do que lutador ruim de fato.

Lutadores ruins e bons existem até no UFC, e é injusto essa competição se a mentalidade das pessoas é que o lutador só vai ser bom se vencer um punhado de lutas no UFC, pois a impressão que sempre dará ao cenário do MMA é que o filtro é o UFC, sendo que não precisava ser assim, pq em um determinado momento da história não foi assim.

Igor Vovchanchyn é um dos melhores de todos os tempos mesmo sem ter lutado no UFC, ao mesmo passo que Tito Ortiz também é considerado um dos melhores mesmo que ele não tenha lutado no Pride. Ta aí a diferença.

Claro que não vou falar tipo "o campeão do evento de academia aqui da esquina bateria o Nurmagomedov facilmente...." Mas me espanta as pessoas falarem por ex, que o Justin Gaethje tem chances contra o russo, mas se ele estivesse no PFL ainda, nem cogitariam isso, mesmo com ele não mudando nada o estilo dele ao entrar no UFC.

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, rivvithead disse:

Essa conta ainda não fecha, pois falavam que,por exemplo que, entre outros:

Tim Kennedy

Werdum

Jacaré

Rockhold
Cormier

Justin Gaehtje

Alvarez

 Nunca iam ser nada no UFC... O que mudou destes lutadores da época de Strikeforce/Bellator/PFL para agora, a não ser o fato de que lutam ou lutaram no UFC? nada, mantiveram o mesmo jogo de sempre e, se não foram campeões, foram nomes fortes em suas respectivas categorias.

Se o público tivesse dado valor a estes lutadores e estes eventos, antes destes entrarem no UFC veriam que tem mta "primeira divisão" em "outras divisões", e que lutar no UFC não valida a habilidade de ngm.

Como  o @Pride Event falou,  quem faz luta é lutador e não evento, cabe cada um saber até onde o assunto interessa.

perfeito.

inclusive tem ex lutadores do ufc tomando sufoco no ONE. Sufoco no ACA e outros eventos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Pride Event disse:

lutadores fazem lutas... nao eventos.

ou seja 2 lutadores tops lutando é o que importa. o evento é de menos.

esse negocio de 1 e 2 segunda divisao é uma balela absurda 

ou douglas lima vs rory nao é uma puta de uma luta top??? seria top em qualquer evento. 

galera tem que deixar de ser fa de ufc e se tornar fa de mma.

concordo

é só ver outro exemplo no One... as lutas do DJ tão sendo muito foda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, pipo disse:

concordo

é só ver outro exemplo no One... as lutas do DJ tão sendo muito foda

Me parece que o DJ está lutando com caras acima dos 57kg. Parece que os caras são todos maiores que ele, como acontecia quando DJ lutava nos galos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso