Daniel Mendoza

[UFC 241] Yoel Romero vs. Paulo Borrachinha

Quem será o vencedor?  

66 votos

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

Acabei de ver a luta. 

Mas me surpreendeu positivamente.

Não soltou tantos golpes no vazio quanto imaginei. Mas ainda acho que ele tem que preparar mais os golpes forte. Apesar de demostrar evolução no boxe e menos afobação, algo importante pra lutador explosivo.

Defendeu bem as quedas. Ponto muito positivo para alguém que tem o striking como ponto forte.

Deu um kd mas tomou outro logo em seguida. Foi muito inocente de cair no truque de olhar pra onde o Romero apontou. Isso não é artimanha suja como foi dito por ele depois. É uma tática inteligente, o cara vindo pra cima, Vc tonto, distrai ele. Bobo foi ele de cair. Mas no replay não parece que ele olhou pro lado não, me parece que foi desculpa.

A valorizada do golpe baixo foi catimba claramente. Mas mesmo de conquilhas dói mesmo não pegando em cheio. Usou menos tempo tem que eu imaginei pelo que falaram. Mas rolou uma catimba ali sim, Romero sempre foi catimbeiro. O dedo no olho foi criminoso, deveria ter perdido ponto.

1R claramente do borrachinha. 3R do cubano 1. O 2 abre margem pra discussão, mas acho que o brasileiro venceu, ganhou no mínimo 3/5 do round claramente. Pra mim foi até mais. Não acho que dê para falar em garfo. Mas pontuei para o braileiro.

A defesa de striking do brasileiro é bem falha, ao meu ver, vira e mexe vai em linha reta atacando e esquece de mover cabeça e tronco, bloqueio deixa a desejar. Esse excesso de agressividade será um problema contra strikers melhores. E na metade do segundo round já estava morto no gás e com una queda clara de agilidade e potencia.

 Penso que o Israel vence ele, fazendo ele comer muito jab, fazendo se expor e socar o vazio morrendo no gás, se expondo a contra golpes. Mas se o Israel for encurralado na grade, borrachinha pode deitar qualquer um no começo. O trabalho de pé do Israel fará muita diferença, e acho o dele é bem melhor que o do usadinha. Acho que o brasileiro perde se não nocautear no 1R. Será um confronto clássicos de estilos em pé, ao meu ver vantagem para o Israel.

Acho que o Borrachinha ganhou antipatia de muitos pelo jeito de se promover, pelo excesso de confiança chegando a ser convencido (algo que brasileiro de forma geral não gosta muito), declarações polêmicas em temas delicados e por posicionamentos políticos dentro do octógono.

Mas independente de se simpatizar ou não com ele, sem dúvida essa luta o consolidou como realidade na divisão. Me surpreendeu positivamente. Achei que a movimentação do Romero iria pesar mais, mas aqueele belo cruzado na ponta do queixo que levou mudou tudo. E o brasileiro não deixou ele se recuperar. 

Borrachinha mais contido e nao se esquecendo de defender seria muito mais perigoso, ao meu ver. Deveria usar mais o jab e não esquecer da movimentação de cabeça e tronco mesmo quando está pressionando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Acabei de ver a luta. 

Mas me surpreendeu positivamente.

Não soltou tantos golpes no vazio quanto imaginei. Mas ainda acho que ele tem que preparar mais os golpes forte. Apesar de demostrar evolução no boxe e menos afobação, algo importante pra lutador explosivo.

Defendeu bem as quedas. Ponto muito positivo para alguém que tem o striking como ponto forte.

Deu um kd mas tomou outro logo em seguida. Foi muito inocente de cair no truque de olhar pra onde o Romero apontou. Isso não é artimanha suja como foi dito por ele depois. É uma tática inteligente, o cara vindo pra cima, Vc tonto, distrai ele. Bobo foi ele de cair. Mas no replay não parece que ele olhou pro lado não, me parece que foi desculpa.

A valorizada do golpe baixo foi catimba claramente. Mas mesmo de conquilhas dói mesmo não pegando em cheio. Usou menos tempo tem que eu imaginei pelo que falaram. Mas rolou uma catimba ali sim, Romero sempre foi catimbeiro. O dedo no olho foi criminoso, deveria ter perdido ponto.

1R claramente do borrachinha. 3R do cubano 1. O 2 abre margem pra discussão, mas acho que o brasileiro venceu, ganhou no mínimo 3/5 do round claramente. Pra mim foi até mais. Não acho que dê para falar em garfo. Mas pontuei para o braileiro.

A defesa de striking do brasileiro é bem falha, ao meu ver, vira e mexe vai em linha reta atacando e esquece de mover cabeça e tronco, bloqueio deixa a desejar. Esse excesso de agressividade será um problema contra strikers melhores. E na metade do segundo round já estava morto no gás e com una queda clara de agilidade e potencia.

 Penso que o Israel vence ele, fazendo ele comer muito jab, fazendo se expor e socar o vazio morrendo no gás, se expondo a contra golpes. Mas se o Israel for encurralado na grade, borrachinha pode deitar qualquer um no começo. O trabalho de pé do Israel fará muita diferença, e acho o dele é bem melhor que o do usadinha. Acho que o brasileiro perde se não nocautear no 1R. Será um confronto clássicos de estilos em pé, ao meu ver vantagem para o Israel.

Acho que o Borrachinha ganhou antipatia de muitos pelo jeito de se promover, pelo excesso de confiança chegando a ser convencido (algo que brasileiro de forma geral não gosta muito), declarações polêmicas em temas delicados e por posicionamentos políticos dentro do octógono.

Mas independente de se simpatizar ou não com ele, sem dúvida essa luta o consolidou como realidade na divisão. Me surpreendeu positivamente. Achei que a movimentação do Romero iria pesar mais, mas aqueele belo cruzado na ponta do queixo que levou mudou tudo. E o brasileiro não deixou ele se recuperar. 

Borrachinha mais contido e nao se esquecendo de defender seria muito mais perigoso, ao meu ver. Deveria usar mais o jab e não esquecer da movimentação de cabeça e tronco mesmo quando está pressionando.

Cara, às vezes eu acho que ele tem dificuldade em aprender e executar foot work e esquivas. Faz tempo que falamos disso por aqui e de verdade não consigo ver evolução. Quanto ao tronco, acho que ele faz muito bem os movimentos para atacar, o que potencializa muito seus golpes, mas defendendo tem muita oportunidade de melhoria, principalmente para pendular.

Editado por Dudu show

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 8/18/2019 at 2:48 PM, Moicano79 disse:

Revi a luta e ficou claro algumas coisas:

1. O golpe baixo não pegou;

2. Carlao Barreto não gosta do borrachinha; 

3. Borrachinha ganhou mas a vitoria poderia ir pra qualquer um;

4. Romero mais novo ganhava do borracha. 

1 - O golpe baixo CLARAMENTE pegou

2 - Carlão é o único que presta naquele canal, não fica de pachecagem e tenta comentar de forma imparcial. Fora que é árbitro, tem mais respaldo pra comentar sobre o assunto que o idiota do Rhodes 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Garfield disse:

Eu também não vi essa polemica nos resultados não, o Borrachinha foi melhor na primeira metade e o Romero na segunda. Mas o Borrachinha foi muito superior na primeira metade e o Romero foi um pouco melhor na segunda metade.

Os melhores golpes foram do brasileiro, andou mais pra frente, pressionaou mais, impos mais riscos.

Borrachinha surpreendeu demais

Esses critério é o quarto em avaliação dos juízes. Mesmo depois das regras novas, a queda fica em segundo na avaliação. Sendo assim, num round disputado, essa queda tem peso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Esses critério é o quarto em avaliação dos juízes. Mesmo depois das regras novas, a queda fica em segundo na avaliação. Sendo assim, num round disputado, essa queda tem peso

Na verdade a queda só está sendo avaliada quando estabilizada, em geral como no BJJ, após 3 segundos. Eles mudaram isso pois no passado recebiam muitas críticas por pontuar quedas mal feitas, principalmente no final do round.  Basicamente estão desconsiderando essas quedas no final de round para pontuar. Por isso mesmo eles solidificaram a questão "dominante". No entanto, é um fato que essas questões ainda são extremamente interpretativas do juiz e pouco transparentes. É possível observar que eles não atuam da mesma forma quando há uma queda que causa boa impressão.  Muitas vezes um tanto quanto divergente do que o público pensa. Nunca me esqueço que quando o Cecil Peoples disse que defesa de quedas pontuava  como uma queda foi uma surpresa (e muitas críticas) de todo mundo. 

No caso dessa luta claramente não contou, já que não cumpriu a finalidade, damage, e ainda levou uma cotovelada no coco. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
47 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Esses critério é o quarto em avaliação dos juízes. Mesmo depois das regras novas, a queda fica em segundo na avaliação. Sendo assim, num round disputado, essa queda tem peso

sim concordo, mas os golpes mais contundentes foram os do brasileiro. Não seria um absurdo o round ser do Romero, mas na minha opinião o round foi do borrachinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria que os amigos aqui que entendem bem as novas regras atribuidas em 2017, que citem qual trecho que diz que as regras tem menos, ou menor valor que antes?

Porque ao ler o artigo em ingles, la é explícito em dizer que o principal critério de pontuação é o efetivo striking/grappling aplicado, incluindo golpes traumaticos, tentativas de finalzações, QUEDAS e contra ataques/raspagens

Esses são o primeiro critério, agressividade em 2 e controle de area em 3

Do jeito que estão falando dominar o centro do octógono caminhando para frente tem mais valor que quedas agora!

Carlão Barreto foi preciso em desmistificar isso durante uma transmissão

"As quedas sempre vão contar para pontuação, independente como for, mas agora conta mais a amplitude da queda (suple, uchimata etc) e o domínio que o lutador exerce depois dela"

Nada a ver essa história de 3 segundos para poder valer como pontuação!

Se tiver esse tópico na unified rules 2017 por favor apontem, porque eu não vi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Dudu show disse:

Cara, às vezes eu acho que ele tem dificuldade em aprender e executar foot work e esquivas. Faz tempo que falamos disso por aqui e de verdade não consigo ver evolução. Quanto ao tronco, acho que ele faz muito bem os movimentos para atacar, o que potencializa muito seus golpes, mas defendendo tem muita oportunidade de melhoria, principalmente para pendular.

Pra um Brawler, minha opinião é de que deve esquecer o resto por enquanto (não de tudo, mas treinar pouco as falhas, pq se ele não faz o "correto" até hoje, não vai ser em 1 ano que ele vai consertar) ... então, pra um Brawler, não pode faltar é gás. Esse deve ser o foco principal dele agora: aumentar o gas e aprender a dosar o gás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
52 minutos atrás, Trindade disse:

Gostaria que os amigos aqui que entendem bem as novas regras atribuidas em 2017, que citem qual trecho que diz que as regras tem menos, ou menor valor que antes?

Porque ao ler o artigo em ingles, la é explícito em dizer que o principal critério de pontuação é o efetivo striking/grappling aplicado, incluindo golpes traumaticos, tentativas de finalzações, QUEDAS e contra ataques/raspagens

Esses são o primeiro critério, agressividade em 2 e controle de area em 3

Do jeito que estão falando dominar o centro do octógono caminhando para frente tem mais valor que quedas agora!

Carlão Barreto foi preciso em desmistificar isso durante uma transmissão

"As quedas sempre vão contar para pontuação, independente como for, mas agora conta mais a amplitude da queda (suple, uchimata etc) e o domínio que o lutador exerce depois dela"

Nada a ver essa história de 3 segundos para poder valer como pontuação!

Se tiver esse tópico na unified rules 2017 por favor apontem, porque eu não vi

https://mmareferee.com/?q=unifiedrules

Não acho nada tão definido. Mas o fato de o cara quedar nos últimos segundos só pra pontuar acho que deve ser desconsiderada a queda. Se o for, Borrachinha ganhou, pra mim. Eu vi o round tão apertado, que somente se contassem essa queda é que o Yoel ganharia.

Os 3 segundos servem pra não contar como ponto a queda que se leva uma invertida logo em seguida (não vi nada escrito, mas creio que seja um feeling dos árbitros, que possa corresponder, por aproximação, aos 3 segundos )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Acabei de ver a luta. 

Mas me surpreendeu positivamente.

Não soltou tantos golpes no vazio quanto imaginei. Mas ainda acho que ele tem que preparar mais os golpes forte. Apesar de demostrar evolução no boxe e menos afobação, algo importante pra lutador explosivo.

Defendeu bem as quedas. Ponto muito positivo para alguém que tem o striking como ponto forte.

Deu um kd mas tomou outro logo em seguida. Foi muito inocente de cair no truque de olhar pra onde o Romero apontou. Isso não é artimanha suja como foi dito por ele depois. É uma tática inteligente, o cara vindo pra cima, Vc tonto, distrai ele. Bobo foi ele de cair. Mas no replay não parece que ele olhou pro lado não, me parece que foi desculpa.

A valorizada do golpe baixo foi catimba claramente. Mas mesmo de conquilhas dói mesmo não pegando em cheio. Usou menos tempo tem que eu imaginei pelo que falaram. Mas rolou uma catimba ali sim, Romero sempre foi catimbeiro. O dedo no olho foi criminoso, deveria ter perdido ponto.

1R claramente do borrachinha. 3R do cubano 1. O 2 abre margem pra discussão, mas acho que o brasileiro venceu, ganhou no mínimo 3/5 do round claramente. Pra mim foi até mais. Não acho que dê para falar em garfo. Mas pontuei para o braileiro.

A defesa de striking do brasileiro é bem falha, ao meu ver, vira e mexe vai em linha reta atacando e esquece de mover cabeça e tronco, bloqueio deixa a desejar. Esse excesso de agressividade será um problema contra strikers melhores. E na metade do segundo round já estava morto no gás e com una queda clara de agilidade e potencia.

 Penso que o Israel vence ele, fazendo ele comer muito jab, fazendo se expor e socar o vazio morrendo no gás, se expondo a contra golpes. Mas se o Israel for encurralado na grade, borrachinha pode deitar qualquer um no começo. O trabalho de pé do Israel fará muita diferença, e acho o dele é bem melhor que o do usadinha. Acho que o brasileiro perde se não nocautear no 1R. Será um confronto clássicos de estilos em pé, ao meu ver vantagem para o Israel.

Acho que o Borrachinha ganhou antipatia de muitos pelo jeito de se promover, pelo excesso de confiança chegando a ser convencido (algo que brasileiro de forma geral não gosta muito), declarações polêmicas em temas delicados e por posicionamentos políticos dentro do octógono.

Mas independente de se simpatizar ou não com ele, sem dúvida essa luta o consolidou como realidade na divisão. Me surpreendeu positivamente. Achei que a movimentação do Romero iria pesar mais, mas aqueele belo cruzado na ponta do queixo que levou mudou tudo. E o brasileiro não deixou ele se recuperar. 

Borrachinha mais contido e nao se esquecendo de defender seria muito mais perigoso, ao meu ver. Deveria usar mais o jab e não esquecer da movimentação de cabeça e tronco mesmo quando está pressionando.

Acho que julgando pessoalmente ao vivo dá até pra marcar o 3 pra borracha ele pressionou soltou golpes desenhou dos golpes do cubano botando a mão nas costas etc

Dependendo do juiz isto impressiona

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, MV8 disse:

Acho que julgando pessoalmente ao vivo dá até pra marcar o 3 pra borracha ele pressionou soltou golpes desenhou dos golpes do cubano botando a mão nas costas etc

Dependendo do juiz isto impressiona

Não acho nenhum absurdo terceiro para o Borrachinha tbm não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, Cesar_Rasec disse:

Não acho que a queda seja desconsiderada. Nas regras não fala sobre o tempo, apenas trata da execução dos takedowns:

Successful execution of takedowns, submission attempts, reversals and the achievement of advantageous positions that produce immediate or cumulative impact with the potential to contribute to the end of the match, with the IMMEDIATE weighing more heavily than the cumulative impact” 

Mas também fala sobre produzir impacto imediato ou cumulativo que contribua para o encerramento da luta. Sendo que os golpes (ou as posições) que causem um dano imediato tem mais valor do que os que provoquem danos acumulados. Ou seja, um knockdown tem mais valor do que um monte de soco na cara que vá afundando a lataria.

Aproveitando esse tema e deixando de lado a luta do Borrachinha, gostaria de saber se já viram esse critério abaixo, sendo aplicado de forma clara? ???

Top and bottom position fighters are assessed more on the impactful/effective result of their actions, more so than their position”.

Aqui tá dizendo que mais importante do que a posição é o impacto causado pelo lutador.

Não lembro de cabeça pra exemplificar, mas já vi lutas onde o sujeito aplicava cotoveladas da guarda, causava alguns danos a mais do que o adversário, mas acabava perdendo o round. 

Eu penso que as regras ainda não estão bem definidas. Até hoje vemos eventos do UFC que dizem que não estão valendo as regras novas... parece que os próprios juízes não utilizam um critério padrão pra analisar a luta. Ainda acho meio bagunçado o peso dos pontos considerados.

Tiveram alguns casos de rounds vencidos por baixo um do fergunson eu lembro... Mas ainda é raro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Loucus disse:

Pra um Brawler, minha opinião é de que deve esquecer o resto por enquanto (não de tudo, mas treinar pouco as falhas, pq se ele não faz o "correto" até hoje, não vai ser em 1 ano que ele vai consertar) ... então, pra um Brawler, não pode faltar é gás. Esse deve ser o foco principal dele agora: aumentar o gas e aprender a dosar o gás.

Será que somente melhorar o gás é suficiente? Ele consegue melhorar o gás mantendo a estratégia que levou ele até aí? É quase unanimidade que o Borrachinha não conseguindo nocautear no começo, vai ficar ruim pra ele pelo gás. Mas qual outro caminho logístico que vocês veem? O jogo dele é esse, é inevitável cansar, ele aposta tudo no nocaute, tenho minhas dúvidas se ele conseguiria conservar energia pra explodir que nem o Romero faz, mas emular o cubano é uma opção. Acho que esperar e trocar em pé só na técnica é atraso de vida pra ele, tanto quanto o Adesanya, quanto com o Whittaker. Sinceramente acho que o mais tangível pro Borrachinha ser campeão HOJE, com o tempo que ele tem pra próxima luta é continuar apostando num nocaute no começo, nisso ele já mostrou que pode vencer qualquer um. Na minha visão seria azarão contra ambos, mas com chances reais de vencer. 

Outra coisa que muitos esquecem é que ele começou no jiu-jitsu né, dizem que tem um chão ajustado, talvez seja um caminho apesar de eu achar muito improvável... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Cesar_Rasec disse:

Não acho que a queda seja desconsiderada. Nas regras não fala sobre o tempo, apenas trata da execução dos takedowns:

Successful execution of takedowns, submission attempts, reversals and the achievement of advantageous positions that produce immediate or cumulative impact with the potential to contribute to the end of the match, with the IMMEDIATE weighing more heavily than the cumulative impact” 

Mas também fala sobre produzir impacto imediato ou cumulativo que contribua para o encerramento da luta. Sendo que os golpes (ou as posições) que causem um dano imediato tem mais valor do que os que provoquem danos acumulados. Ou seja, um knockdown tem mais valor do que um monte de soco na cara que vá afundando a lataria.

Aproveitando esse tema e deixando de lado a luta do Borrachinha, gostaria de saber se já viram esse critério abaixo, sendo aplicado de forma clara? ???

Top and bottom position fighters are assessed more on the impactful/effective result of their actions, more so than their position”.

Aqui tá dizendo que mais importante do que a posição é o impacto causado pelo lutador.

Não lembro de cabeça pra exemplificar, mas já vi lutas onde o sujeito aplicava cotoveladas da guarda, causava alguns danos a mais do que o adversário, mas acabava perdendo o round. 

Eu penso que as regras ainda não estão bem definidas. Até hoje vemos eventos do UFC que dizem que não estão valendo as regras novas... parece que os próprios juízes não utilizam um critério padrão pra analisar a luta. Ainda acho meio bagunçado o peso dos pontos considerados.

Emanuel Newton x Lian McGrath

O inglês passou a luta por baixo atacando da guarda e venceu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Cesar_Rasec disse:

 

Boa! 

Confesso que de cabeça não lembrava nenhum caso. Menos mal que tenham tido alguns. Acho justa a regra na forma como está redigida. Às vezes fico com a impressão que acaba não sendo aplicada... mas vai ver é só uma impressão errada minha. 

Na minha visão é menos aplicada do que deveria rs... Mas os juizes são do boxe, com o tempo vão aprendendo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora