Entre para seguir isso  
SgtBlackStar

Estreante no UFC, Rodolfo Vieira admite que não está totalmente adaptado ao MMA

Recommended Posts

1 hora atrás, Daniel Mendoza disse:

Rodolfo demonstrou em algumas luta um bom mix de trocação e queda, queda no contra golpe, o caminho é esse, espero que ele insista nisso. Tem que esquecer essa ideia do jacaré de trocar a luta inteira pq é "completo". É saber fazer o feijão arroz com feijão em pé muito bem pra não apanhar, sobreviver e mesclar as quedas sempre. Espero que ele não tenha muito punch, jiujiteiro com punch depois que nocauteia um cisma que pode trocar...

Concordo com a jiujiteiro tem que parar com isso de querer trocar em pé mesmo que não seja uma boa estratégia e que seja a área do oponente. Mas não dá pra reclamar também de um bom punch, Jacaré mesmo com uma trocação até um pouco rústica, tinha um poder de nocaute razoável. Ter uma mão pesada te garante o famoso benefício da dúvida, o oponente tem mais uma frente de preocupação, sabe que se entrar uma mão não será uma mão de travesseiro, vai ter que ficar com a guarda mais alta, não vai só se preocupar 100% em defender quedas. Mas concordo em gênero, número e grau no quesito estratégico que estamos cansados de ver, de jiujiteiros acharem que são trocadores. Resumindo, tomara que ele tenha a mão pesada do Jacaré e a adaptação do jiu-jitsu do Demian rs... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, hvalentim disse:

Concordo com a jiujiteiro tem que parar com isso de querer trocar em pé mesmo que não seja uma boa estratégia e que seja a área do oponente. Mas não dá pra reclamar também de um bom punch, Jacaré mesmo com uma trocação até um pouco rústica, tinha um poder de nocaute razoável. Ter uma mão pesada te garante o famoso benefício da dúvida, o oponente tem mais uma frente de preocupação, sabe que se entrar uma mão não será uma mão de travesseiro, vai ter que ficar com a guarda mais alta, não vai só se preocupar 100% em defender quedas. Mas concordo em gênero, número e grau no quesito estratégico que estamos cansados de ver, de jiujiteiros acharem que são trocadores. Resumindo, tomara que ele tenha a mão pesada do Jacaré e a adaptação do jiu-jitsu do Demian rs... 

É aquilo não tem treino de wrestling de qualidade, tem boxe, kickboxing de primeira aí complicado, regras favorecem o wrestling prejudicam o jiu jitsu, demian extra classe que conseguiu colocar seu jiu jitsu em prática

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Trindade disse:

Pra mim a explicação, além do aspecto fisico, (pois wrestlers em sua maioria são melhores atletas do que qualquer outra modalidade de luta, onde aprendem a competir, fazer dieta e perder peso desde novos) se da pq no Wrestling a luta começa em pé, como em qualquer luta de striking, isso facilita na questão da distancia 

Caras do Jiu sempre começam lutando sentados e ja agarrados, isso faz com que, eles demorem mais a pegar a noção da distancia, para aplicar em uma luta de MMA, o que é essencial 

Como o Wrestler precisa aprender a marcar a distancia antes da queda, assim como o boxer o faz com jabs, isso ja encurta o caminho na hora de aprender a trocação

Talvez isso explique o porque wrestlers tende a ficar melhores trocadores do que os caras oriundos do Jiu-Jitsu 

Perfeita análise. É isso mesmo..

Se pelo menos fosse aquele jiu-jitsu dos anos 90/2000 onde se tinha muito jogo de quedas (Carlson, por exemplo, levava os alunos pra treinar com o Mehdi), os caras poderiam ter uma técnica mais aprimorada de distância em pé, mas não, hoje as lutas começam com ambos fazendo guarda e ficando naquela 50/50 eternamente 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu assisti alguns programas da transição do Rodolfo pro MMA, mostrou tbm do Malfacine. Uma coisa bacana que vi no Rodolfo é que ele nunca tá satisfeito com o desempenho, tá sempre se cobrando e buscando aprimorar mais e mais. Sobre o jogo dele, é o ideal pro MMA. Passador bruto e técnico, extremamente forte, tem o corpo troncudo com braços curtos e fortes pra utilizar bem o gnp e pegar pescoço. O jogo de quedas dele tá fluindo bem, tem bons singles e doubles 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Eu assisti alguns programas da transição do Rodolfo pro MMA, mostrou tbm do Malfacine. Uma coisa bacana que vi no Rodolfo é que ele nunca tá satisfeito com o desempenho, tá sempre se cobrando e buscando aprimorar mais e mais. Sobre o jogo dele, é o ideal pro MMA. Passador bruto e técnico, extremamente forte, tem o corpo troncudo com braços curtos e fortes pra utilizar bem o gnp e pegar pescoço. O jogo de quedas dele tá fluindo bem, tem bons singles e doubles 

Cara, é mais que notório que ele tá muito cru ainda, que tem um longo caminho a percorrer, e ele próprio mostra a cada dia que tem plena noção disso. Mas todos são unânimes em falar que o Rodolfo Vieira é um trabalhador nato, não dá pra cravar sucesso de ninguém, obviamente, mas não será por falta de esforço, falta de foco ou disciplina como vemos as vezes com alguns lutadores. A história de superação e dedicação dele são surreais, sem contar a humildade que transparece sempre mesmo com tudo que já conquistou. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, hvalentim disse:

Concordo com a jiujiteiro tem que parar com isso de querer trocar em pé mesmo que não seja uma boa estratégia e que seja a área do oponente. Mas não dá pra reclamar também de um bom punch, Jacaré mesmo com uma trocação até um pouco rústica, tinha um poder de nocaute razoável. Ter uma mão pesada te garante o famoso benefício da dúvida, o oponente tem mais uma frente de preocupação, sabe que se entrar uma mão não será uma mão de travesseiro, vai ter que ficar com a guarda mais alta, não vai só se preocupar 100% em defender quedas. Mas concordo em gênero, número e grau no quesito estratégico que estamos cansados de ver, de jiujiteiros acharem que são trocadores. Resumindo, tomara que ele tenha a mão pesada do Jacaré e a adaptação do jiu-jitsu do Demian rs... 

Haha verdade, vc tem razão. Eu tenho trauma de jiujiteiro que perde o foco por ter punch e acho a coisa de "lutador completo" um mito danoso para muitos oriundos do bjj. Espero que suas últimas palavras se concretizem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Haha verdade, vc tem razão. Eu tenho trauma de jiujiteiro que perde o foco por ter punch e acho a coisa de "lutador completo" um mito danoso para muitos oriundos do bjj. Espero que suas últimas palavras se concretizem!

Um exemplo recente é o Durinho. Andou evoluindo em pé, tem mão pesada, daí achou que era striker, resultado: tomou uma sova do Hooker 

Editado por Lucas Timbó

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa as análises! É uma grande esperança do Jiu Jitsu e se mostra bem humilde de evoluir sempre. Ele ainda tá treinando com o Liborio e com o Cunha? Carlson e Chute Boxe...combinação boa hein...se tiver treinando bastante Wrestling tbm não tem como não evoluir. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Lucas Timbó disse:

Um exemplo recente é o Durinho. Andou evoluindo em pé, tem mão pesada, daí achou que era striker, resultado: tomou uma sova do Hooker 

Pois é, muitos se perderam nessa. Eles têm que dar um jeito de aperfeiçoar e inovar nas quedas e transição para o chão para fazer o que sabem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai ter que ter mais maldade para tentar caçar uma finalização no ground and pound, coisa que o demian nao faz. vai ter que ter sangue nos olhos. nao é jiu jitsu. ele tem que sair da zona de conforto. tem que ir a lugares sombrios. tem que treinar como animal e não ficar nas incertezas. tem um talento para melhorar no wrestler. axo que deve focar no wrestling. aí vai ficar melhor. mas será que ele consegue?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, JUnior Box disse:

vai ter que ter mais maldade para tentar caçar uma finalização no ground and pound, coisa que o demian nao faz. vai ter que ter sangue nos olhos. nao é jiu jitsu. ele tem que sair da zona de conforto. tem que ir a lugares sombrios. tem que treinar como animal e não ficar nas incertezas. tem um talento para melhorar no wrestler. axo que deve focar no wrestling. aí vai ficar melhor. mas será que ele consegue?

O Demian tem um ideal de mostrar mais o jiu-jitsu, acho que por isso usa pouco GnP. Pelas lutas que já vi do Rodolfo ele desce a mamona hahaha isso é sem dúvida muito importante mesmo no MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 8/7/2019 at 5:12 PM, NEGO DÁGUA disse:

Fico pasmo como wrestling se adaptam muito melhor e rápido ao MMA esses caras chegam ao cinturão com 3 ou 4 anos de carreira.

E ficam bons em trocação, vide vários exemplos TJ,Cejudo,Edgar,Chad, Fergusson, etc..

 

Acredito que alguns dos fatores a seguir fazem isso:

1- Normalmente possuem uma cultura de metodologia de treino repetitivo, fazer a mesma técnica varias vezes, vejo vários lutadores que vem do chão que não parecem fazer ou se dedicar a " escolinha" de trocação, por exemplo no jiu as vezes em uma mesma aula você em 1 hora aprende 3/4 técnicas ( mesmo que sejam uma continuação uma da outra etc) e ainda faz um rola, pelo menos para mim não parece ser o mais efetivo para captação de informação mesmo porque mesmo sendo uma sequencia cada posição dessa tem uma avalanche de informações sobre posição corporal ideal etc, eu prefiro aprender por exemplo os conceitos das posição e detalhes de cada uma delas, a curto prazo parece mais lento, mas vai chegar la na frente você vai se desenvolver de forma mais rápida. 

2- Então fazendo um paralelo com luta em pé eu por exemplo foco absurdo nas minhas aulas base com meus alunos iniciantes principalmente a questão da posição de luta, se seu pé estiver paralelo por exemplo você não vai ter quadril, então não adianta eu falar para chutar forte equilibrado, porque o corpo vai se " virar" para equilibrar da forma que ele no momento vai achar o ideal, vai fazer cansar mais, abrir mais a guarda , ficar mais previsível etc etc. O que acontece é que os lutadores que vem do jiiu jitsu fazem uma base que colocando em um contexto geral de MMA não é a ideal (minha opinião), o wrestling é mais similar e mais fácil de "adaptar" os detalhes se o lutador de jiu jitsu não tiver algo empírico e não tiver familiarizado com metodologia de repetição ele simplesmente vai " travar" no nível de trocação em algum momento por mais rápido, forte e atlético que ele seja, o jab/direto/chute vai ter deficiência técnica ou até mesmo a defesa de queda durante a trocação ( o que acontece por exemplo na mesma linha de pensamento com trocadores que não se adaptam tão bem ao MMA) 

3-Ainda na mesma linha para aqueles atletas de começo de transição a preparação física do wrestling acredito que possuem características melhores para adaptar o mma, musculatura trabalhada para clinche etc

Tem outros motivos como mindset etc envolvidos, mas acredito que no geral essas 3 são as questões mais " fáceis" de se apontar referente ao porque temos essa impressão em ALTO NÍVEL, que atletas de wrestling se adaptam melhor que a galera do jiu jitsu.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora falando sobre o Rodolfo em si, acho que talento e falta de trabalho/ consciência disso é o que não falta para ele, parece ser um cara muito gente boa também, que consiga buscar o caminho da adaptação para o MMA e o sucesso venha. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só ver as lutas dele e ver que ainda não está totalmente adaptado mesmo... Mas pelo que vi a primeira luta não será com um cara tão pedreira,então se quedar rápido já domina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso