Sign in to follow this  
Henry Chinasky

ONE: Chatri Sityodtong mira EUA com a idéia de 'não vender lutas', mas 'construir heróis

Recommended Posts

O ONE Championhip continua a expansão nos EUA com a idéia de 'não vender lutas', mas 'construir heróis

A visão do CEO do ONE Championship, Chatri Sityodtong, para a expansão mundial da sua organização é simples. Ao mesmo tempo, é uma abordagem suficientemente ambiciosa para tornar tudo menos isso.

Quando se trata de atrair a atenção dos fãs de MMA nos Estados Unidos, enquanto oferece aos lutadores de livre-mercado uma razão para deixar seus concorrentes, Sityodtong é sistematicamente contra as práticas tradicionais dos promotores ocidentais. É um sistema de crenças melhor explicado no próprio lema da empresa: "não vendemos lutas, construímos heróis".

"Quando você vende uma luta, cria polêmica, ódio, raiva e não se concentra nas histórias, vidas e valores dos atletas", disse Sityodtong ao podcast "State of Combat", da CBS Sports, na terça-feira. "Você se concentra naquele momento, seja pegando uma carrocinha e quebrando um ônibus ou xingando a mãe deles, e é uma conexão muito superficial que chama a atenção rapidamente, mas os fãs não acabam investindo seus corações, mentes e espíritos nos atletas ".
Se as palavras de Sityodtong, que fundou a promoção com sede em Cingapura em 2011, soarem como se ele estivesse tendo como objeto o líder do setor, o UFC - especialmente com referência à sua disputa de 2018 Khabib Nurmagomedov-Conor McGregor que quebrou o pay-per. -view records no UFC 229, ele é rápido em lembrar que não é o caso.

Sityodtong dirá de antemão que ele respeita muito o UFC e, por causa do tamanho do mercado e do quão diferentes são os produtos, as duas promoções não estão em competição direta entre si. A realidade, é claro, dirá o contrário. Assim como as grandes manchetes de ONE feitas no ano passado em uma negociação histórica com o UFC  ao adquirir da promoção o antigo rei peso-mosca Demetrious Johnson, junto com as contratações dos ex-astros do UFC Eddie Alvarez e Sage Northcutt.

Tentar comparar as diferenças entre ONE e UFC como sendo o mesmo que "Toyota versus GM, Apple versus Samsung ou mesmo Coca-Cola versus Pepsi", como Sityodtong gosta de fazer, está bem. No entanto, cada uma dessas marcas está em competição umas com as outras, assim como qualquer promoção de MMA que compartilhe os mesmos objetivos de dominação global.
No entanto, se há uma grande diferença que diferencia os dois, certamente são suas respectivas abordagens.

"O UFC tem a abordagem de criar controvérsia, ódio e raiva em suas lutas e nós adotamos a abordagem exatamente oposta em termos de construir heróis positivos que afetem o mundo com sonhos e inspirações", disse Sityodtong. "Definitivamente, queremos causar um grande impacto nos EUA e acreditamos que temos o produto certo, a marca certa e os valores certos com os heróis e as histórias certos para fazer isso.

"Eu acho que os fãs americanos estão procurando por algo diferente e nosso produto e nossa abordagem são 180 graus oposto ao do UFC."

Junto com o trio de ex-estrelas do UFC, o elenco do ONE é uma mistura de lutadores familiares aos fãs dos EUA (de Brandon Vera e Yushin Okami a Vitor Belfort e Yoshihiro Akiyama) e muitas das principais estrelas asiáticas. Enquanto a ONE certamente tem um controle firme sobre a cena do MMA na Ásia que o UFC está tentando invadir com a construção de um Instituto de Performance de última geração na China, os movimentos que a ONE fez desse lado do globo foram lentos e incrementais. .

Em dezembro, a ONE assinou um contrato de três anos com a Turner Sports que trará 24 eventos para a TNT (mensal, mas não ao vivo) e o aplicativo Bleacher Report Live. Neste verão, a ONE está abrindo escritórios em Nova York e Los Angeles, ao mesmo tempo em que entra em discussões iniciais, mediante solicitação da Turner, para um evento de estréia nos EUA que está programado para o quarto trimestre de 2020.

Até que a ONE possa fazer seu próximo grande sucesso com a sua estréia em solo americano - onde a reputação da ONE de ter o melhor produto da arena no esporte pode realmente ser testada - o trabalho imediato é o recrutamento dobrado. Educar novos fãs será a chave, com a ideia de manter seu primeiro card de luta (e transmiti-la ao vivo com a TNT se sentirem como uma necessidade do momento) e recrutar novos lutadores é tão importante quanto.
Johnson, Alvarez e Northcutt conseguiram assinar contratos da ONE devido, em grande parte, ao descontentamento que tinham pelo seu tratamento no UFC. Este é o tópico em que Sityodtong, apesar de alegar não estar competindo com o UFC, certamente é inteligente o suficiente para mostrar os benefícios que sua rival oferece, incluindo o presidente do UFC Dana White, que desenvolveu uma reputação duvidosa de perpetuar o oposto disso.

"Eu acho que Eddie, DJ e Sage vieram pelas razões certas", disse Sityodtong. "Eles vieram porque queriam participar de uma promoção global que trata os atletas com amor e respeito, uma promoção global que trata atletas como atletas, uma promoção global que paga muito e uma promoção global que tem a maior base de visualizações por evento. todas essas coisas juntas, por que você não gostaria de se juntar ao maior palco de artes marciais globais e ser pago por uma promoção que só fala bem de você e não fala mal de você e está lá para fazer coisas boas pelo mundo?"

Perguntado se sua visão de respeito e bushido pode realmente ser vendida em um mercado norte-americano no qual os fãs são programados para trash talk, Sityodtong acredita que os fãs de qualquer nação irão responder melhor a um investimento nos na história de vida dos lutadores,no caráter e em suas famílias, incluindo um foco em desenterrar histórias em torno das adversidades que eles superaram.

"Se você olhar para a fórmula, é muito semelhante aos Jogos Olímpicos. Eles tentam celebrar o melhor da humanidade", disse Sityodtong. "Meu barômetro para o sucesso quando realizo as reuniões mensais da empresa é quando uma criança coloca um pôster de um de nossos heróis em seu quarto, quero que os pais saibam que estão em boas mãos com nossos heróis porque seus filhos estão procurando até pessoas que geralmente são grandes modelos na sociedade, que têm não apenas valores incríveis de caráter, mas que superaram muito e que essas crianças podem ser inspiradas por eles a serem grandes versões de si mesmas. "
De muitas maneiras, a história pessoal de Sityodtong alimenta muito o tipo de cultura que ele criou dentro de ONE. O nativo da Tailândia, de 48 anos, que tem orgulho de representar suas etnias japonesa e tailandesa, superou a pobreza extrema quando criança para obter um MBA em Harvard antes de uma carreira de sucesso em Wall Street como empreendedor e gestor de fundos de hedge.

Tudo junto, o treinamento das artes marciais era uma parte diária de criar a pessoa e o CEO que é hoje. Mais importante que o sucesso financeiro, Sityodtong cobiça as relações pessoais que mantém com seus combatentes.

"Eu acho que há uma autenticidade para [minha história]", disse Sityodtong. "Eu sou o único CEO ou líder global de uma promoção de artes marciais que treina todos os dias nos últimos 35 anos. Eu tenho sido um estudante, um lutador, um treinador, um professor e agora um CEO. Nossos atletas, eles são meus irmãos e irmãs.Eles não trabalham para mim, eu trabalho para eles e é apenas uma abordagem muito diferente de tudo o que fazemos.

"Há muitas semelhanças entre mim e os atletas e acho que é por isso que há uma forte conexão e um amor e admiração mútuos. Eu diria que temos o melhor relacionamento com nossos atletas em qualquer promoção global do mundo."

Sityodtong gosta de dizer que o OME não é tanto no gênero das artes marciais quanto na plataforma da humanidade. É a base do orgulho que ele tem em trazer um produto para o solo americano que é, em muitos aspectos, completamente oposto de seus equivalentes. Enquanto todos os outros, incluindo o UFC, continuam a vender lutas, o ONE está focado em construir heróis.

Essa utopia da jaula está lutando contra algo que pode se sustentar em solo americano? O júri continua de fora. No entanto, a nobre busca de Sityodtong continua com um produto que é novo, diferente e em busca de apaziguar os corações e princípios tanto dos fãs americanos quanto dos lutadores de agentes livres, tanto quanto abrindo espaço nas carteiras dos consumidores.

https://www.cbssports.com/mma/news/one-championship-continues-u-s-expansion-with-idea-of-not-selling-fights-but-building-heroes/

Sensacional. Sem mais.

p.s - é nisso que o Vitor Belfort está de olho quando chama uma referência do MMA no geral  e da midia especializada em particular para seu corner. 

"Quando você vende uma luta, cria polêmica, ódio, raiva e não se concentra nas histórias, vidas e valores dos atletas"

Puta merda, se por em prática esse pensamento, fará pelo esporte o que ninguém fez!

"Dar o valor que o atleta merece"

Cansei de ver evento nacional para R$5.000,00 ou mais para paniquet desfilar e pagar R$ 500,00 para o lutador sair na porrada.

6 horas atrás, Felipe Fernandes Medeiros disse:

pq seus posts sao sempre nesse formato? rs

Oi Felipe, td bem? Cara eu não sei bem ao certo. Talcez seja algo relacionado aos sites gringos ou ao google traditor, mas, pra ser sincero me importo mais com o conteúdo. 🙂  Um abraço, meu velho! 

4 horas atrás, Dr. Sapateiro disse:

"Quando você vende uma luta, cria polêmica, ódio, raiva e não se concentra nas histórias, vidas e valores dos atletas"

Puta merda, se por em prática esse pensamento, fará pelo esporte o que ninguém fez!

"Dar o valor que o atleta merece"

Cansei de ver evento nacional para R$5.000,00 ou mais para paniquet desfilar e pagar R$ 500,00 para o lutador sair na porrada.

Bonito esse discurso, né? E creio que Chatri vá mesmo continuar fazendo muito pelos seus atletas. Esses guerreiros merecem. A conta no fim da carreira é alta. 

Muito bacana essa postura do Chatri, trazer o que de bom o indivíduo te e repudiar baixaria e agressão. Está muito mais para o código de conduta das artes marciais que respeitamos tanto. Vi muito caráter nas declarações do dirigente, e quando você vê as produções do One, percebe que não são apenas palavras.

Parabens ao Chatri e sucesso e vida longa ao evento.

23 minutos atrás, masterblaster disse:

Muito bacana essa postura do Chatri, trazer o que de bom o indivíduo te e repudiar baixaria e agressão. Está muito mais para o código de conduta das artes marciais que respeitamos tanto. Vi muito caráter nas declarações do dirigente, e quando você vê as produções do One, percebe que não são apenas palavras.

Parabens ao Chatri e sucesso e vida longa ao evento.

Exato. Discurso muito bonito e, eu reputo, muito verdadeiro. Ja estou ansioso pra ver o resultado disso na América. Torcendo desde já para que dê certo. 

Bonito, mas não condiz com o ocidente. Tanto a cultura quanto a origem do mma são diametralmente opostas. Doa a quem doer, mas o mma aqui vem de briga de rua, "invasão" de academia e uma espécie de quase brigas de gangues. Acredito que a história de vida do cara do "just bleed" mostra bem que tipo de "massa" começou a popularizar esse negócio. A questão de vaias ao menor sinal tédio (leia-se técnica) ou da alegria quando os lutadores ligam o pirocóptero não deixa mentir. Assim que é, apesar que poderia não ser. Na ásia tanto no Japão havia uma mistura do bushido com marmelo (e que influenciou o oriente) quanto na asia em geral há uma cultura de artes marciais que se confunde com a própria história do povo. Se o Chatri começa a falar algo desse tipo no octógono é capaz de levar um banho de cerveja na cabeça.

Agora podemos ir para a parte da indústria de consumo. Não dá pra deixar de notar que, no espírito americano de venda e consumo, o UFC expõe EXCESSIVAMENTE seus lutadores e, obviamente, quanto mais eles aparecem e falam mais as pessoas vão gostar de alguns e desgostar de outros e hoje, na era dos juízes de internet, acaba virando uma obsessão ver tal lutador X que você não gosta bufando igual peixe fora d´água. É incrível como as pessoas tomam como pessoal algumas palavras dos lutadores. Acho os compromissos de marketing que os lutadores têm ridículos hoje em dia.

Bonito o discurso. Mas nos EUA o que vende é treta. Mas espero sucesso para o One em outras áreas do mundo. E desejo sucesso a eles, eles têm melhorado bem a sua promoção. Vamos ver até onde vão... 

1 hora atrás, MMS disse:

Bonito, mas não condiz com o ocidente. Tanto a cultura quanto a origem do mma são diametralmente opostas. Doa a quem doer, mas o mma aqui vem de briga de rua, "invasão" de academia e uma espécie de quase brigas de gangues. Acredito que a história de vida do cara do "just bleed" mostra bem que tipo de "massa" começou a popularizar esse negócio. A questão de vaias ao menor sinal tédio (leia-se técnica) ou da alegria quando os lutadores ligam o pirocóptero não deixa mentir. Assim que é, apesar que poderia não ser. Na ásia tanto no Japão havia uma mistura do bushido com marmelo (e que influenciou o oriente) quanto na asia em geral há uma cultura de artes marciais que se confunde com a própria história do povo. Se o Chatri começa a falar algo desse tipo no octógono é capaz de levar um banho de cerveja na cabeça.

Agora podemos ir para a parte da indústria de consumo. Não dá pra deixar de notar que, no espírito americano de venda e consumo, o UFC expõe EXCESSIVAMENTE seus lutadores e, obviamente, quanto mais eles aparecem e falam mais as pessoas vão gostar de alguns e desgostar de outros e hoje, na era dos juízes de internet, acaba virando uma obsessão ver tal lutador X que você não gosta bufando igual peixe fora d´água. É incrível como as pessoas tomam como pessoal algumas palavras dos lutadores. Acho os compromissos de marketing que os lutadores têm ridículos hoje em dia.

1 hora atrás, Daniel Mendoza disse:

Bonito o discurso. Mas nos EUA o que vende é treta. Mas espero sucesso para o One em outras áreas do mundo. E desejo sucesso a eles, eles têm melhorado bem a sua promoção. Vamos ver até onde vão... 

Tenho que admitir que a empreitada será dificil e a possibilidade de ser exitosa não é lá muito grande. De toda forma esperar pelo melhor não custa muito. Até lá ficarei torcendo e continuarei a assistindo a todos os eventos do ONE que eu puder. 

Venho falando a algum tempo que o One tem eventos melhores em termos técnicos do que muitos UFCs nos pesos mais leves, torço muito pelo sucesso deles, apesar de concordar que no mercado americano o caminho é bem mais difícil. De forma curiosa temos hoje uma nova "Guerra Fria" entre China e EUA e esta competicao entre Asia e EUA no UFC x One, para nós comos fãs e para os lutadores só vejo coisas positivas pela frente

2 horas atrás, Henry Chinasky disse:

Tenho que admitir que a empreitada será dificil e a possibilidade de ser exitosa não é lá muito grande. De toda forma esperar pelo melhor não custa muito. Até lá ficarei torcendo e continuarei a assistindo a todos os eventos do ONE que eu puder. 

2. Ultimamente tenho assistido muitos mais eventos do One do que do UFC.

11 horas atrás, João P disse:

Venho falando a algum tempo que o One tem eventos melhores em termos técnicos do que muitos UFCs nos pesos mais leves, torço muito pelo sucesso deles, apesar de concordar que no mercado americano o caminho é bem mais difícil. De forma curiosa temos hoje uma nova "Guerra Fria" entre China e EUA e esta competicao entre Asia e EUA no UFC x One, para nós comos fãs e para os lutadores só vejo coisas positivas pela frente

Perfeito não sei se estou certo me parece que o americano é um povo que tem esportes de combate em vez de arte marcial.

Cultura do wrestling, boxe, o kickboxing é diferente tanto que nosso domina lá.

No oriente é arte marcial, disciplina , respeito etc..

Aqui no Brasil ocorre uma mistura ,na verdade o nosso Thai antes e até hoje pq nossos professores vierem de escolas de TKD tem disciplina maior , porém o jiu jitsu sempre pregou um anti ocidente.

EUA é complicado porém torço pro One demais melhor evento em termos técnicos pra mim atende ao que gosta do grappling ao que ver um stricker de alto nível, fora o MMA que está muito bom