Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Lembra dela? Primeira algoz de Amanda Nunes dá aula de jiu-jítsu na filial de Dubai da UFC Gym

Recommended Posts

Lembra dela? Primeira algoz de Amanda Nunes dá aula de jiu-jítsu na filial de Dubai da UFC Gym

Ana Maria Índia, que finalizou em 35 segundos a atual campeã de duas categorias do Ultimate, em 2008, na estreia da Leoa no MMA, recorda duelo: "Foi aquela coisa de só o jiu-jítsu salva"

Por Marcelo Barone 

india.jpeg

A chegada de Amanda Nunes ao Strikeforce, em setembro de 2011, se deu após cinco vitórias por nocaute técnico em sequência. A potência nas mãos, capaz de enfileirar adversárias, tornou a "Leoa dos Ringues" uma das promessas brasileiras no exterior. O que pouca gente lembra, no entanto, é que o primeiro passo da baiana nas artes marciais mistas se deu com derrota por finalização para Ana Maria Índia, no Prime - MMA Championship 2, em março de 2008, em Salvador (BA), com apenas 35 segundos de confronto.

Ana Maria Índia fazia seu terceiro duelo na carreira - havia vencido Maria Naja e perdido para Vanessa Porto -, quando foi escalada para enfrentar a então estreante Amanda Nunes. Em entrevista exclusiva ao Combate.com, Índia conta que a conterrânea demonstrou ímpeto ofensivo, mas se afobou e caiu em sua chave de braço.

- Eu tinha cinco meses que havia feito uma cirurgia no joelho, estava ansiosa para lutar. (...) Eu lembro que planejei tudo. Ela vai chutar minha perna por dentro, vou bloquear com a perna da frente, entrar com um direto... Deu tudo errado (risos). Ela chutou muito forte, abri a base, fiquei com as pernas paralelas. Ela soltou o direto e o jab. Ela veio ansiosa, ela era muito ansiosa, nadando para arrancar minha cabeça. Ela tem a mão muito dura, perdi o equilíbrio para trás. Eu pulei nas pernas dela para derrubar, mas ela fez o sprawl. Quando escalei a chave de braço, ela ia me dar um bate-estaca. Girei por dentro e entrei na chave de braço invertida. Foi aquela coisa de só o jiu-jítsu salva. A Amanda sempre foi muito forte.

Integrante da academia de Edson Carvalho, seu primeiro mestre, Amanda Nunes viria a treinar na Champion, liderada por Luiz Dórea e onde Ana Maria Índia treinava. Por divergências, perderam o contato e não se falam mais, entretanto, na época, treinaram juntas depois de se enfrentarem. A faixa-preta não esquece do lado determinado da atual campeã dos galos e dos penas do UFC.

whatsapp_image_2017-01-09_at_23.42.26.jp

Ana Maria Índia estica o braço de Amanda Nunes — Foto: Arquivo Pessoal

- Amanda tem uma pegada diferente, um poder de nocaute muito grande. A primeira mão que entra dela é diferente de qualquer sparring que eu já tenha feito. Amanda era muito determinada. Ela falava: "Ana, porque você não vai para fora do país?". Eu falava: "Gosto de treinar no Brasil". Ela falava: "O dia que eu for para fora, só volto com o cinturão para o Brasil". Sempre foi muito focada no que queria, sempre falou que seria dona do cinturão.

Ana Maria Índia acredita que Amanda Nunes pode manter o cinturão do peso-galo, neste sábado, no UFC 239, em Las Vegas (EUA), quando colocará o título em jogo contra Holly Holm. Mas, caso a Leoa decida investir na trocação contra a multicampeã do boxe, Índia aposta que a vantagem mudará de lado.

 
image.jpeg.af5723178e57b799d73a1f88f39063a2.jpegFaixa-preta soma cinco vitórias e cinco derrotas no MMA — Foto: Arquivo Pessoal

Faixa-preta soma cinco vitórias e cinco derrotas no MMA — Foto: Arquivo Pessoal

- Se Amanda usar a estratégia certa... Amanda é boa de chão. Se ao invés de trocar, botar para baixo para fazer uma luta de grappling, ela ganha. Se fizer como a Ronda Rousey, do tipo "sou boa de boxe, em pé" e quiser se testar... A Holm não tem seis título mundiais no boxe à toa. A movimentação dela é diferenciada. Se a Amanda usar a estratégia certa, ela leva. Se entrar numa de "sou muito boa em pé e vou nocautear", ela perde. Lutar com canhoto é diferente.

Enquanto a carreira de Amanda rumou em direção ao exterior, onde se destacou no Strikeforce e, especialmente, no UFC, Ana Maria Índia seguiu no circuito nacional do MMA. Em sua última atuação, contra Vanessa Porto, perdeu, desta vez, por pontos, em 2014. Ela até acredita que poderá reencontrar o cage, mas sem grandes pretensões.

- Cumpri meu papel no MMA. Tudo que acontece hoje eu falava dez anos atrás. Sempre me senti uma transportadora do esporte, luto por amor. Não sei se, aos 40 anos, me vejo lutando MMA. Não tive ponto de referência nenhum. Comecei a lutar porque tive vontade, não vi ninguém. As pessoas perguntavam por que eu treinava. Lutei em todas as categorias, 57kg, 61kg, 66kg. Hoje, por uma proposta boa, evento legal, eu voltaria. Mas não tenho mais sonhos no MMA - declarou a baiana, que soma cinco vitórias e cinco derrotas no cartel.

Há quatro meses a vida de Ana Maria Índia apontou para uma nova direção: Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Uma proposta para se tornar professora de jiu-jítsu na UFC Gym e a possibilidade de proporcionar uma vida melhor à filha seduziram a baiana, que mergulhou na oportunidade.

- Um amigo falou que estavam precisando de uma faixa-preta, e eu estava querendo sair do Brasil. A proposta era boa, me dava chance de crescer. No Brasil quem vive do esporte não tem muita perspectiva. Foi uma oportunidade que eu agarrei. As academias daqui tem, por obrigação, ter uma mulher faixa-preta. A UFC Gym tem três anos, fui convidada para esse projeto feminino. Dei minha vida ao esporte, agora o esporte devolve o que eu entreguei a ele. Quero estabilizar minha vida, dar conforto à minha filha. O plano é mostrar meu trabalho e crescer aqui dentro. Aprender sem deixar de competir no jiu-jítsu, que eu tanto amo.

O Combate transmite o UFC 239 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir de 20h15 (horário de Brasília). O Combate.com exibe as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo, e acompanha o evento em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC 239
6 de julho de 2019, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Thiago Marreta
Peso-galo: Amanda Nunes x Holly Holm
Peso-meio-médio: Jorge Masvidal x Ben Askren
Peso-meio-pesado: Jan Blachowicz x Luke Rockhold
Peso-meio-médio: Diego Sanchez x Michael Chiesa
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-pena: Gilbert Melendez x Arnold Allen
Peso-galo: Marlon Vera x Nohelin Hernandez
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Randa Markos
Peso-galo: Alejandro Perez x Song Yadong
Peso-médio: Edmen Shahbazyan x Jack Marshman
Peso-meio-médio: Ismail Naurdiev x Chance Rencountre
Peso-galo: Julia Avila x Pannie Kianzad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Diego Zottis disse:

Sempre bom ver a Amanda perder.

galera geral contra a amanda ta muito marrenta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca fui com a cara dela sempre foi arrogante.

Mas deve levar até em pé Holm não conseguiu por em prática sua trocação no MMA.

Amanda é completa , muito forte , força nível Cyborg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal a entrevista, Amanda já tinha mentalidade de campeã desde o início, bom saber que Ana está tendo uma vida melhor, viver de luta no Brasil é foda!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso