Eder Jofre55

Marlon Moraes vê “brechas” em fiscalização da USADA: “Sabemos até onde vai o atleta”

Recommended Posts

Marlon Moraes vê “brechas” em fiscalização da USADA: “Sabemos até onde vai o atleta”

Felipe Paranhos

UFCFN_F13_0263.jpg

Marlon vem de quatro vitórias consecutivas no Ultimate – Leandro Bernardes/Ag Fight

Marlon Moraes já foi testado 24 vezes pela USADA (agência antidoping americana), sempre apresentando exames limpos. Prestes a disputar o cinturão peso-galo (61 kg) do UFC neste sábado (8), o brasileiro se sentiu à vontade para questionar o que considera “brechas” no sistema de fiscalização da entidade. Embora, por motivos óbvios, não tenha citado nomes, ‘Magic’ deixou claro que há desconfianças sobre a lisura de alguns lutadores.

A declaração de Marlon vai ao encontro do que recentemente disse seu empresário, Ali Abdelaziz. Há algumas semanas, o agente afirmou que tem certeza de “pelo menos cinco atletas” que fazem uso de eritropoetina, substância encontrada no corpo de TJ Dillashaw, ex-campeão agora suspenso pela USADA. De acordo com Moraes, o método de testes feito pela agência antidopagem ainda precisa melhorar para que se tenha certeza de que o processo é eficaz.

“Eu não vou falar nome porque eu não sei, não vou falar quem faz e quem não faz. Mas o que acontece é que a gente vê muita brecha nos testes da USADA. Eu sou um cara que nunca tomei nada, nunca precisei de nada. Defendo o esporte mais limpo possível. Eu gostaria que eles viessem todo dia me testar na minha casa, porque é uma coisa que é boa para o esporte. Mas a gente vê falhas: vê falhas na forma de testar, na frequência, os lugares que eles testam, em outros países há lugares que eles não vão… Eu vejo muita falha nesse ponto. Para falar nomes tem que provar, mas a gente vê muita brecha. Tem muita coisa que deveria melhorar para defender o esporte limpo de verdade”, falou, em entrevista exclusiva à Ag. Fight.

O questionamento a respeito de supostas diferenças entre os testes feitos pela USADA foi feita também recentemente por Michelle Waterson. A peso-palha (52 kg) afirmou que, embora a fiscalização seja rigorosa dentro dos Estados Unidos, o mesmo parece não acontecer fora do país. Marlon opinou de maneira parecida. Segundo o brasileiro, para um lutador, é mais fácil perceber que colega tem um rendimento físico acima do que um atleta limpo é capaz.

“Tem muitos países que investem muito no esporte, então eles acabam investindo também nessa parte de substâncias que ainda não foram testadas ou coisas que possam trazer um ganho de performance. E há alguns atletas, pela forma que a gente vê o cara lutar. Somos lutadores, nós sabemos até onde vai o atleta. A gente vê muito vestígio, resquício, mas pra falar se o cara toma, já tomou, é muito complicado. Eu não gosto de falar, não posso apontar, agora, desconfiar, a gente sempre desconfia”, declarou.

Marlon Moraes estará em ação no UFC 238, que será realizado em Chicago, no estado americano do Illinois. Ele enfrentará Henry Cejudo pelo cinturão vago dos galos. O adversário do brasileiro é o atual campeão dos moscas (57 kg) e vai em busca do segundo título simultâneo — algo que só foi feito por Conor McGregor e Daniel Cormier na história da organização. O evento também contará com outra disputa de cinturão: a campeã Valentina Shevchenko vai medir forças contra Jessica Eye.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto muito do Marlon. Na minha opinião só falou o que todo pensa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Dudu show disse:

Gosto muito do Marlon. Na minha opinião só falou o que todo pensa.

E fez bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Eder Jofre55 disse:

Marlon Moraes vê “brechas” em fiscalização da USADA: “Sabemos até onde vai o atleta”

Felipe Paranhos

Marlon Moraes vê “brechas” em fiscalização da USADA: “Sabemos até onde vai o atleta”

5 de junho de 2019
Felipe Paranhos, em Salvador (BA)
UFCFN_F13_0263.jpg

Marlon vem de quatro vitórias consecutivas no Ultimate – Leandro Bernardes/Ag Fight

Marlon Moraes já foi testado 24 vezes pela USADA (agência antidoping americana), sempre apresentando exames limpos. Prestes a disputar o cinturão peso-galo (61 kg) do UFC neste sábado (8), o brasileiro se sentiu à vontade para questionar o que considera “brechas” no sistema de fiscalização da entidade. Embora, por motivos óbvios, não tenha citado nomes, ‘Magic’ deixou claro que há desconfianças sobre a lisura de alguns lutadores.

A declaração de Marlon vai ao encontro do que recentemente disse seu empresário, Ali Abdelaziz. Há algumas semanas, o agente afirmou que tem certeza de “pelo menos cinco atletas” que fazem uso de eritropoetina, substância encontrada no corpo de TJ Dillashaw, ex-campeão agora suspenso pela USADA. De acordo com Moraes, o método de testes feito pela agência antidopagem ainda precisa melhorar para que se tenha certeza de que o processo é eficaz.

“Eu não vou falar nome porque eu não sei, não vou falar quem faz e quem não faz. Mas o que acontece é que a gente vê muita brecha nos testes da USADA. Eu sou um cara que nunca tomei nada, nunca precisei de nada. Defendo o esporte mais limpo possível. Eu gostaria que eles viessem todo dia me testar na minha casa, porque é uma coisa que é boa para o esporte. Mas a gente vê falhas: vê falhas na forma de testar, na frequência, os lugares que eles testam, em outros países há lugares que eles não vão… Eu vejo muita falha nesse ponto. Para falar nomes tem que provar, mas a gente vê muita brecha. Tem muita coisa que deveria melhorar para defender o esporte limpo de verdade”, falou, em entrevista exclusiva à Ag. Fight.

O questionamento a respeito de supostas diferenças entre os testes feitos pela USADA foi feita também recentemente por Michelle Waterson. A peso-palha (52 kg) afirmou que, embora a fiscalização seja rigorosa dentro dos Estados Unidos, o mesmo parece não acontecer fora do país. Marlon opinou de maneira parecida. Segundo o brasileiro, para um lutador, é mais fácil perceber que colega tem um rendimento físico acima do que um atleta limpo é capaz.

Tem muitos países que investem muito no esporte, então eles acabam investindo também nessa parte de substâncias que ainda não foram testadas ou coisas que possam trazer um ganho de performance. E há alguns atletas, pela forma que a gente vê o cara lutar. Somos lutadores, nós sabemos até onde vai o atleta. A gente vê muito vestígio, resquício, mas pra falar se o cara toma, já tomou, é muito complicado. Eu não gosto de falar, não posso apontar, agora, desconfiar, a gente sempre desconfia”, declarou.

Marlon Moraes estará em ação no UFC 238, que será realizado em Chicago, no estado americano do Illinois. Ele enfrentará Henry Cejudo pelo cinturão vago dos galos. O adversário do brasileiro é o atual campeão dos moscas (57 kg) e vai em busca do segundo título simultâneo — algo que só foi feito por Conor McGregor e Daniel Cormier na história da organização. O evento também contará com outra disputa de cinturão: a campeã Valentina Shevchenko vai medir forças contra Jessica Eye.

Khabib?

Pensei logo nele

Teve aquele escândalo de doping da Rússia

Ele é truta daquele ditador sanguinário lá que investe pesado em MMA

E eu não lembro nem de já ter visto o lazarento cansar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O russo tem um gás fora da curva mesmo ,mas nas ultimas duas lutas ,contra Iaquinta e Conor ele deu algumas mostras de ser um humano ''normal'' e foi muito muito inteligente ficando na trocação para preservar o tanque!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre haverá atletas e substâncias, que melhoram a performance, em constante evolução neste esporte e em muitos outros.

Eles sempre estarão à frente das agências.

Nós vemos isso com os entorpecentes; principalmente os manipulados por químicos e empresas químicas.

É uma briga de gato e rato, sem fim - frise-se. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Rússia (e região metropolitana?) tem um longo histórico quando assunto é doping.

Chega a ser uma questão de Estado, de governo.

O Khabib é muito bom. Isso é fato. Mas considerando a sua origem e inclusive o seu envolvimento com política, coloco ele (com todo o respeito) na lista de suspeitos.

Editado por Alexandre1973

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, MV8 disse:

Khabib?

Pensei logo nele

Teve aquele escândalo de doping da Rússia

Ele é truta daquele ditador sanguinário lá que investe pesado em MMA

E eu não lembro nem de já ter visto o lazarento cansar

Khabib é um dos mais testados pela USADA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O próprio Marlon tem um shape suspeito, muito forte pra um peso galo. Todo mundo é suspeito. 

Sobre o Khabib, ele já mostrou sinais de queda de rendimento contra Iaquinta e Conor, como citaram aí, se recuperou depois que cadenciou mais a luta. Agora um que eu nunca vi cansar foi o Kamaru Usman, ali sim é um animal em termos de gás 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

O próprio Marlon tem um shape suspeito, muito forte pra um peso galo. Todo mundo é suspeito. 

Sobre o Khabib, ele já mostrou sinais de queda de rendimento contra Iaquinta e Conor, como citaram aí, se recuperou depois que cadenciou mais a luta. Agora um que eu nunca vi cansar foi o Kamaru Usman, ali sim é um animal em termos de gás 

2...aquilo e sobrenatural

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Lucas Timbó disse:

Khabib é um dos mais testados pela USADA

Woodley tb é e é estranho

E qual a data destes testes?

Aldo reclamou na época da luta com Conor pq os 2 tinham sido testados acho que 6 vezes mas Aldo era testado tipo de mês em mês e Conor foi testado várias vezes em um mês

Enfim de repente ele é limpo

Mas se tem um campeão que tem acesso a estes esquemas é ele por causa das mafias russas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, MV8 disse:

Woodley tb é e é estranho

E qual a data destes testes?

Aldo reclamou na época da luta com Conor pq os 2 tinham sido testados acho que 6 vezes mas Aldo era testado tipo de mês em mês e Conor foi testado várias vezes em um mês

Enfim de repente ele é limpo

Mas se tem um campeão que tem acesso a estes esquemas é ele por causa das mafias russas

Khabib já foi testado até em estacionamento de shopping na Rússia, mano. Aldo reclamando da USADA é algo curioso, visto que coincidentemente a USADA entrou no jogo e a Nova União caiu absurdamente de produção. Conor também é um dos mais testados, curiosamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, MV8 disse:

Woodley tb é e é estranho

E qual a data destes testes?

Aldo reclamou na época da luta com Conor pq os 2 tinham sido testados acho que 6 vezes mas Aldo era testado tipo de mês em mês e Conor foi testado várias vezes em um mês

Enfim de repente ele é limpo

Mas se tem um campeão que tem acesso a estes esquemas é ele por causa das mafias russas

Em uma semana não um mês. Aquilo foi mais vergonhoso que o caso do Jones.

Uma coisa é o cara trapacear por sua conta e risco outra com o apoio discarado da empresa contratante e da agencia anti dopping.

Mas como é o conor e o jones ngm liga. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Inegavelmente atletas que treinam no Brasil, Russia, Finlandia e etc tem uma vantagem considerável, visto que são bem menos testados

Agora o Marlon vir com esse papinho de que é limpo é foda, acho que nessas horas não tem que ter hipocrisia, melhor ficar na sua e não opinar (o empresario do Marlon é o mesmo do Cejudo e ambos estão verdadeiros monstrinhos de massa muscular)

Obs: Khabib sempre termina seu camp nos EUA, e é um dos mais testados 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora