Eder Jofre55

Glover analisa nova geração no UFC: "A galera vê minha idade e pensa que vai passar por cima

Recommended Posts

Glover analisa nova geração no UFC: "A galera vê minha idade e pensa que vai passar por cima"

Aos 39 anos, peso-meio-pesado celebra sequência de vitórias em 2019 e revela torcida por Thiago Marreta na disputa de cinturão contra Jon Jones: "Ali é uma marretada só. Se pegar, já era"

Por Evelyn Rodrigues

lrg-dsc08340.jpg

O ano de 2019 tem sido positivo para Glover Teixeira. Décimo colocado no ranking do peso-meio pesado do UFC, ele venceu por finalização as duas lutas que fez no primeiro quadrimestre - e contra lutadores bem mais novos. A diferença de idade para o inglês Karl Robertson, derrotado em janeiro com um katagatame, era de 11 anos. Já o moldávio Ion Cutelaba, 14 anos mais jovem, foi derrotado pelo mineiro de Sobrália principalmente no quesito preparo físico:

- Ah, agora nessa idade aí, com 39 anos, todo mundo vai fazer isso (todo mundo vai achar que sirvo de escada). Mas é isso, o treino não para. (...) Eu tenho ganhado, sou top 10 e tenho mostrado que estou aqui desde que eu entrei no UFC. A galera quer fazer o nome, vê essa idade aí e pensa que vai passar por cima, mas não é assim, não. O buraco é um pouco mais em baixo, né? - declarou o lutador, que tem 27 vitórias e sete derrotas na carreira.

De passagem por Las Vegas, onde participou das gravações da série "A Evolução do Combate", que vai mostrar como funciona o Instituto de Performance do UFC, Glover analisou a categoria, falou sobre os próximos passos na carreira, e revelou sua torcida para Thiago Marreta e Johnny Walker, representantes da nova geração do MMA brasileiro, chegarem ao topo. O lutador, que já enfrentou Jon Jones, em 2014, deu até uma dica para Marreta em sua disputa de cinturão:

- O Marreta cai pra dentro, cai pra matar, então o Jones vai ter que ser mais esperto, talvez entre com mais agressividade. Eu não sei, mas acho que o Jones não vai ficar cozinhando a luta, até porque não pode cozinhar a luta com o Marreta, né? Ali é uma marretada só. Se pegar, já era! (...) Eu acho que o Marreta tem que ser inteligente, fazer o jogo dele, mas a chance está ali. O Marreta pega duro, é um lutador bom, faixa-preta de jiu-jítsu, tem grandes chances. Claro, Jon Jones é Jon Jones, é difícil lutar com ele, é complicado aquele jeitinho. Agora, Marreta: cuidado com o olho hein! Essa dedada no olho dele, cuidado! (risos)

Confira a entrevista na íntegra:

 

Como foi sua passagem por Las Vegas?

Eu vim refazer uns testes que eu fiz no ano passado. (No ano passado) eu vim conhecer o Instituto de Performance do UFC e eles fizeram alguns testes metabólicos, pra falar de alimentação, e aí fizeram uns testes físicos também, pra ver o que eu posso melhorar na minha força, explosão, essas coisas. Eu fiz isso no ano passado e esse ano eu voltei aqui pra refazer esses testes. Estou fazendo acompanhamento com eles porque eu estava em "overtraining". Moro em Connecticut, não moro aqui, mas eu peguei a minha preparação toda no aplicativo e vim fazer os testes de novo. Até agora teve um que eu não consegui (bater), que ficou bem pertinho do outro, mas não consegui. O resto dos testes todos eu passei, e teve um até que passei bem. O cara falou: “Poxa, você passou bem nesse teste aqui”. Os pontos que eles falam, é até difícil da gente saber, mas foi impressionante o desempenho. Como teve um só que eu não passei, vou ter que treinar, fazer tudo de novo, voltar daqui a uns seis meses e arrebentar, ganhar de todos de novo!

dsc-9272.jpg

Glover Teixeira castigou Ion Cutelaba no UFC Fort Lauderdale — Foto: Getty Images

Foi uma ótima performance. Acho que eu fiz a estratégia que eu quis fazer, porque sabia que ele ia vir explosivo, então eu sabia que tinha que movimentar a cabeça. Teve até um momento ali que eu tomei um golpe - foi um rodado, que eu já estava preparado. Ele sempre dá aquele na luta, só que pegou até de encontro. Eu estava dando um direto, vi o golpe várias vezes e pensei: “Não acredito que tomei esse golpe!” Treinei tanto defesa, saída e tudo! Mas foi na hora que eu dei o direto, pegou o golpe, e aquele foi o único momento que eu senti que poderia estar em perigo. O resto, apesar de os golpes parecerem que estavam pegando, que ele estava sendo agressivo, eu estava saindo e não estava pegando nada. Eu estava vendo ele e sentindo o cansaço dele vindo. Cada vez que eu entrava na perna dele, eu sentia o Cutelaba um pouco mais fraco, com menos explosão. A primeira vez que entrei, ele veio com aquela grosseria, depois eu já pensei que ele estava cedendo. Pensei: "no segundo ou no terceiro round eu vou finalizar esse cara".

Você era o azarão naquela luta, que foi um choque de gerações. Parece que você tem sido um alvo de atletas mais novos nessa divisão. Acha que podem estar te enxergando como um atalho para chegar mais perto do título?

Ah, agora nessa idade aí, com 39 anos, todo mundo vai fazer isso (todo mundo vai achar que sirvo de escada). Mas é isso, o treino não para. Estou sempre treinando, adoro isso, vou me dedicando e procurando melhorar cada vez mais e fazer o possível pra que eu consiga fazer uma performance melhor a cada luta. Eu faço o que eu gosto, mas é uma questão de respeito mesmo com as pessoas que estão em volta de mim, os meus fãs. Eu não vou chegar ali e lutar por lutar. Vou fazer o possível pra chegar 100%. Eu tenho ganhado e sou top 10, e tenho mostrado que estou aqui desde que eu entrei no UFC. A galera quer fazer o nome, vê essa idade aí e pensa que vai passar por cima, mas não é assim não. O buraco é um pouco mais em baixo, né?

img-1570.jpg

Johnny Walker e Glover Teixeira se conheceram nas gravações do "A Evolução do Combate", ainda sem data de estreia no Combate — Foto: Evelyn Rodrigues

Você e o Johnny Walker se conheceram no Instituto de Performance do UFC. Como foi esse encontro?

Não conhecia o Johnny. Tenho visto as lutas dele, principalmente no UFC, e ele é realmente impressionante. Vi o Johnny fazer os testes, e é um rapaz humilde e trabalhador também, que está aí trabalhando. Eu torço muito por ele, pelo (Thiago) Marreta, por essa galera da nova geração que é da minha categoria. E, independente disso, eu quero ver os caras bem-sucedidos, mas contra mim, não! Contra mim eles não vão (risos).

E se o UFC tentar casar no futuro uma luta contra esses caras da nova geração como o Johnny Walker, ou o próprio Thiago Marreta?

Não tem problema nenhum. É o esporte. E é por isso que eu tenho isso como esporte, eu ensino isso na minha academia. A gente tem que respeitar. Eu luto com qualquer um sem rancor. Nunca tive isso, e faço amarradão.

lrg-dsc08313.jpg

Glover treina com o peso-pesado Todd Duffee durante sua passagem por Las Vegas — Foto: Evelyn Rodrigues

Quando pretende voltar a lutar?

Não sei. Estou tirando um tempinho de folga, de aprendizado, até para recuperar o corpo de algumas coisinhas do camp, que foi muito pesado. Foram dois camps, um atrás do outro, e eu não tenho 25 anos, né? (risos). Então estou dando um tempinho pra dar uma descansada, uma curtida no verão.

Neste fim de semana a gente tem uma luta importante pra sua categoria: Alexander Gustafsson contra Anthony Smith. Quem vence, na sua opinião?

Poxa, é difícil… acho que o Gustafsson tem como ganhar do Anthony Smith, sim. Acho que ele consegue ganhar. Mas o Gustafsson é esquisito, né? Na luta com o Jon Jones parece que ele caiu ali e não fez nada no chão, mas eu acredito que o Gustafsson vai ganhar.

O que achou da performance do Anthony Smith contra o Jon Jones?

Pra te dizer a verdade, eu achei que o Jon Jones quis fazer aquela luta. Ele estava ganhando, não precisou se precipitar, e o Jon Jones é um lutador experiente, inteligente, gosta de fazer os cinco rounds sem arriscar, sem correr nenhum risco. Acho que ele quis fazer assim, mas acho que o Jon Jones poderia ter finalizado a luta a qualquer momento depois do terceiro round.

Acha que o Jon Jones vai vir com essa mesma estratégia contra o Thiago Marreta?

Contra o Marreta eu acho que não, porque o Marreta tem um estilo diferente. E o Marreta cai pra dentro, cai pra matar, então o Jones vai ter que ser mais esperto, talvez entre com mais agressividade. Eu não sei, mas acho que o Jones não vai ficar cozinhando a luta, até porque não pode cozinhar a luta com o Marreta, né? Ali é uma marretada só. Se pegar, já era! Mas eu sou realista, acho que o Marreta tem grandes chances de ganhar do Jon Jones. Claro que ele é o azarão, vou ser falso se falar que não é porque o Jon Jones é o número um por muitos e muitos anos. Na minha opinião, Jones é o melhor peso-por-peso na atualidade. Eu acho que o Marreta tem que ser inteligente, fazer o jogo dele, mas a chance está ali. O Marreta pega duro, é um lutador bom, faixa-preta de jiu-jítsu, tem grandes chances. Claro, Jon Jones é Jon Jones, é difícil lutar com ele, é complicado aquele jeitinho. Agora, Marreta: cuidado com o olho hein! Essa dedada no olho dele, cuidado! (risos).

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Glover é um grande lutador e uma grande persona.... Ainda tem lenha pra queimar, mas a idade está pesando sim, pra ele. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele sempre foi um top 5 mas agora com a idade pesando deverá escolher bem as lutas pra não sair do top 15.... Glover deveria subir pra HW! Na LHW ele por ser lento não tem chances com lutadores rápidos e com bom footwork! Deveria pegar uns caras mais velhos e lentos somente! O Gusta que tem bom footwork e que se pegar um lutador mais rapido e com mais preparo perde, ganhou muito bem do Glover! 

Com o Cutelada ele reverteu, porém a o jogo dele é ruim demais contra um cara rápido e a nova geração que vem por aí!

Editado por Mucado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Alexandre1973 disse:

Esse cara merece TODO O RESPEITO.

Luta muito e tem um comportamento exemplar.

 

X_____________

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, Alexandre1973 disse:

Esse cara merece TODO O RESPEITO.

Luta muito e tem um comportamento exemplar.

 

fato!! 

 

e é luta dura pra qualquer um da categoria..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu último ídolo do UFC. Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora