Henry Chinasky

UFC flertou com a tragédia em nocaute que deu título a Jessica

Recommended Posts

1 hora atrás, Sawamu disse:

E aquela vez que o Wanderlei Silva lançou o Sakuraba de cabeça pra baixo, no Pride? O japonês não caiu de cabeça, mas quebrou a clavícula, se não me engano.

Quebrou mesmo ou deslocou,dava aflição de ver o osso foda do lugar... Mas que foi feito, foi

Olha vou ser sincero.... o politicamente correto está acabando com o mundo.

no futebol americano não pode mais dar tackle (aquele encontrão) quando o outro jogador não está vendo.

MMA já nao pode um monte de coisa, agora não vai mais poder derrubar....

serio, passou do limite. O mundo chato esse.

12 minutos atrás, Toolbox disse:

Se fosse aimda a F! não teria reformulado TODAS as regras de segurança depois da morte do Senna. Carros, pistas, barricadas, sinais de segurança, tudo foi mudado. Como vc falou, o esporte tem que evoluir. Esperar o aviso virar realidade é que não pode. Ai, pode ser o fim do esporte de luta como vemos hoje. 

Há um tempo atrás o Hamilton dirigiu o carro que o Senna ganhou um dos títulos lá no Japão.

ele grita a volta toda e ao sair do carro fala: inacreditável o que eles conseguiam fazer nesses carros.

naquela época não tinha ajuda eletrônica nenhuma. Hoje....

eh a mesma coisa do mma raiz e o que temos hoje. Daqui a pouco só vai valer tapa na cara

2 minutos atrás, tiagoluz disse:

no futebol americano não pode mais dar tackle (aquele encontrão) quando o outro jogador não está vendo.

Cara, tu tem noção que esse tipo de golpe pode matar ou deixar uma pessoa tetraplegica? 

A comoção está um pouco maior que o razoável. O golpe foi perigoso sim, e eu confesso que  muito preocupado, e suspirei aliviado quando a vi depois sentada, e aparentemente normal.

Existe uma infinidade de situações nesse esporte que são perigosas. Algumas mais até do que essa da queda. Posso citar o que o Henderson sempre costumava fazer contra adversários caídos nocauteados no chão, e que ele nem pensava duas vezes antes de cravar com tudo em suas cabeças pulando com o peso todo do seu corpo em suas mãos. E isso nunca foi proibido. O fato é que a natureza desse esporte é perigosa. Se eliminarmos cada coisa potencialmente letal, proibiríamos até os socos. Transformaríamos isso em algo parecido qque já existiu, que foi o pancrase, onde não valia nem soco de mão fechada.

Bate estaca é perigoso? Sim. E eu vi algumas pessoas exaltarem o Lawler por fazer parecido com o Ben Askren. Mas no caso da Rose ela ainda corroborou com o perigo, e desprezou esse risco todas as vezes em que pode se defender, e preferiu não fazer. Ela tomou DOIS bate-estacas antes do terceiro e mais impactante. E em nenhuma das oportunidades se defendeu. Fiquei preocupado, e graças a Deus ela está bem.

Edited by O Predestinado

25 minutos atrás, tiagoluz disse:

Não é questão de poder derrubar ou não. E sim de jogar alguém num bate estaca de pescoço no chão, com toda a força e peso de 2 corpos em sobre o pescoço de quem está caindo. A Jéssica mesmo aplicou uma queda no qual a Rose caiu de costas no chão. Perfeito. Mas o golpe que acabou a luta poderia ter deixado a Rose tetraplégica. Dá aflição só de ver. Caiu desacordada e acordou com os socos que tomou depois. Não faz sentido proibir socos, cotoveladas e chutes na nuca e permitir esse tipo de golpe. A queda deve existir, mas jogar alguém de cabeça no chão deveria ser proibido.

Tu já sofreu algum tipo de golpe assim? É bizarro. Sofri algo similar em um treino de Jiu. Estava lutando com um preta de mais de 100 kgs com ele no meu cadeado e consegui pegar uma kimura. Ele para não ser finalizado, levantou me puxando, me deixando apoiado só pela cabeça e depois desceu, com todo a peso no pescoço. Estralou tudo na hora e fiquei estirado no chão. A chance de você fraturar alguma coisa ali é altíssima. Até hoje quando lembro dá aflição.

Agora imagina se acontece o pior ali? Luta ao vivo para o mundo todo e a menina fica tretraplégica por um golpe desses? MMA ia ser proibido em um monte de lugar. Tudo o que batalharam para construir o esporte iria pelo ralo. Graças a Deus não aconteceu nada. Mas que usem isso como forma de melhorar o esporte. 

Edited by M.A.D

Agora, M.A.D disse:

Tu já sofreu algum tipo de golpe assim? É bizarro. Sofri algo similar nu treino de Jiu. Estava com um preta de mais de 100 kgs no cadeado e consegui pegar uma kimura. Ele para não ser finalizado, levantou me puxando, me deixando apoiado só pela cabeça e depois desceu, com todo a peso no pescoço. Estralou tudo na hora e fiquei estirado no chão. A chance de você fraturar alguma coisa ali é altíssima.

MAD, se os faixas pretas de sua academia fazem isso quando são pegos em finalização encaixada por alunos não graduados, acho que seria bacana você visitar outras academias. Existe algo meio errado aí, e em mais de um nível...

4 minutos atrás, O Predestinado disse:

MAD, se os faixas pretas de sua academia fazem isso quando são pegos em finalização encaixada por alunos não graduados, acho que seria bacana você visitar outras academias. Existe algo meio errado aí, e em mais de um nível...

Sou faixa roxa, e o preta em questão fazia muito tempo que não treinava. O cara fez mais no ímpeto de não ser finalizado por um roxa, mesmo estando há muito tempo parado. Só que num ato impensado e por orgulho, ele quase machucou um companheiro de treino. O mestre deu um esporro forte no cara. Este tipo de coisa não costuma acontecer na academia não. Aconteceu comigo, mas poderia ter acontecido com qualquer um e em qualquer academia. Ou vai me dizer que um graduado nunca machucou um menos graduado porque estaca sendo pego numa chave ou estrangulamento em outras academias? Mesmo que num ato impensado? Não presuma algo sem conhecimento de causa.

Edited by M.A.D

1 minuto atrás, M.A.D disse:

Sou faixa roxa, e o preta em questão fazia muito tempo que não treinava. O cara fez mais no ímpeto de não ser finalizado por um roxa, mesmo estando há muito tempo parado. Só que num ato impensado e por orgulho, ele quase machucou um companheiro de treino. O mestre deu um esporro forte no cara. este tipo de coisa não costuma acontecer na academia não. Aconteceu comigo, mas poderia ter acontecido com qualquer um e em qualquer academia. 

Ok. Entendi. De toda forma, todo mundo sabe que não pode bate-estaca em treino de jiu-jitsu. O que o seu colega fez foi mais errado e traiçoeiro do que o que a Jessica fez, porque no MMA vale, no jiu-jitsu não. E foram 3 até a Rose efetivamente se machucar, e ela teve tempo para se defender em todas as oportunidades, e preferiu não fazê-lo.

Agora, O Predestinado disse:

Ok. Entendi. De toda forma, todo mundo sabe que não pode bate-estaca em treino de jiu-jitsu. O que o seu colega fez foi mais errado e traiçoeiro do que o que a Jessica fez, porque no MMA vale, no jiu-jitsu não. E foram 3 até a Rose efetivamente se machucar, e ela teve tempo para se defender em todas as oportunidades, e preferiu não fazê-lo.

Com certeza. Tanto que o cara pediu desculpas, tomou esporro e não me recordo de um caso parecido. Mas como sabemos, tem muito cara sem noção por aí que adora machucar colega de treino.

No caso da Jessica, por mais perigoso que tenha sido, ela não fez nada ilegal, que desmereça a vitória dela.

pelo que falaram no canal porrada já existe uma série de determinações sobre aplicar bate estaca.

não sou a favor de proibir esse tipo de queda completamente, já existe restrição quanto a fazer isso intencionalmente, e sem oferecer possibilidade de defesa.

claro que é estranho falar que pode ocorrer uma "fatalidade" ou "acidente" quando se envolve a vida de outra pessoa então dificulta um pouco o debate. mas temos vários exemplos de belos slams aplicados em que não temos quedas tão feias como a da rose. 
link:

Edited by siso_
postar link

Video esclarecedor, e, pelo visto, as regras já levam em consideração uma porrada de coisas, inclusive o fato (que se aplicaria a esta luta da Jessica vs. Rose) de que a vítima tinha a possibilidade de se defender e não quis

2 horas atrás, afterforever disse:

Lembro que Minotauro tomou uma nesse estilo e ficou com o pescoço ruim até.... Ele apagou e acordou,foi até o final contra o Sapp mas segundo ele o pescoço nunca foi o mesmo... Quando Fedor tomou um suple do Randleman foi perigoso...Frank Shamrock  ganhou por TKO com uma queda (acho que contra Igor Zenoviev... Na época meio que ninguém reclamou, complicado a possibilidade de lesão grave

Ele acabou com a carreira do Igor

Lesão séria na coluna foi proibido de lutar

O UFC 237 foi palco de um nocaute raríssimo no MMA moderno: um bate-estaca. Jéssica aplicou o movimento com perfeição, e a então campeã Rose Namajunas caiu com a cabeça no octógono, ficando desorientada na hora. A raridade do golpe tem a ver com o risco de ele ser considerado ilegal – o que não aconteceu no caso da brasileira, que se sagrou campeão dos pesos palha.

Mas qual é a regra que deixou o movimento dela legal?

A ESPN conversou com Rob Hinds, um treinador certificado por uma comissão atlética para entender. Na visão dele, o golpe aplicado por Jéssica foi “perfeitamente legal” porque teve curvatura – a brasileira fez um ‘arco’ e não jogou a adversária no chão de cima para baixo.

O Bigi John macCarthy também falou que como a Rose estava aplicando a Kimura o golpe é legal.

Quem mais joga os adversários assim é o Daniel Corrier como a Jessica centro de gravidade baixo ajuda esse tipo de queda.

image.jpeg.5ba297fcc10943b9825738e4478110bf.jpeg