Henry Chinasky

UFC flertou com a tragédia em nocaute que deu título a Jessica

Recommended Posts

UFC flertou com a tragédia em nocaute que deu título a Jessica

12/05/2019 

GettyImages-1143153192-1024x695.jpg

Jessica aplica o golpe em Rose (Photo by Buda Mendes/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

Os detratores do MMA enchem a boca para falar sobre a contundência dos golpes que podem gerar consequências irreversíveis aos atletas. E ano após ano, o esporte vem adequando suas regras, visando à integridade dos lutadores.

Mas no último sábado, na luta principal do UFC 237, no Rio de Janeiro, o esporte flertou com uma tragédia. Jessica Bate-Estaca aplicou o golpe que lhe dá o apelido na americana Rose Namajumas e conseguiu o nocaute que lhe deu o cinturão peso palha do Ultimate.

O que é um bate-estaca? A brasileira agarrou a rival pela perna, a levantou sobre a cabeça e a arremessou com a nuca no chão, provocando uma torção assustadora em Rose, que ficou desacordada na hora, assustando a todos. Até mesmo Jessica, como podemos ver na fala abaixo:

"A gente treina para chegar ali, fazer uma boa luta e todo mundo sair bem. No momento não tinha visto o que tinha acontecido. Eu vi que ela tinha caído e desmaiado, mas não tinha entendido a proporção do que tinha feito. Porém, logo em seguida quando percebi, fiquei preocupada, mas depois ela acordou, vi que não matei ela e ela estava viva (risos). Mas no começo fiquei bem preocupada"

Com quase 10 anos acompanhando MMA, admito que esse foi um dos golpes mais assustadores e brutais que já vi. Temi pelo pior ao ver a forma como Namajunas caiu e ficou desmaiada. Em frações de segundo passou pela minha cabeça desde uma tetraplegia até a morte da americana. Mas poucos minutos depois ela estava em pé, para alívio de todos.

O golpe de Jessica não é ilegal, mas deveria ser coibido. Se não se pode dar socos na nuca do adversário, não faz sentido ser liberado que alguém seja arremessado dessa forma. Talvez o nocaute da brasileira possa ser usado como ponto de partida para mais essa adequação da regra para que algo irreversível não aconteça dentro do octógono no futuro.

https://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/uol_amp/

Achei que Namajumas, ao se ver erguida, apostou demais na kimura. Antes da lutas uma das recomendações é "protejam-se o tempo todo." Foi preocupante.

Eu no primeiro momento, vibrei pra caramba. Estava torcendo muito pela Jessica. Após 1 minuto já bateu uma preocupação. Realmente, se olharmos para a proibição de soco na nuca, este tipo de slam também deveria ser, dado que do ponto de vista da física, o peso do corpo x o estímulo da força ao arremessar, podem causar danos infinitamente maiores.

Bom dia a todos. Concordo com o texto. Golpe perigosíssimo. Infelizmente as pessoas só tomam decisões após tragédias, esse acontecimento precisa ser encarado como um aviso e esse tipo de golpe precisa ser revisto nas regras. Não precisamos de alguém tetraplégico ou morto no 8 para decisões serem tomadas. Mas como ainda é um golpe legal, vitória dentro das regras por parte da brasileira.

Eu não comemorei a Vitória da jessica , acho que o que podia ter acontecido , iria bagunçar o esporte por muito tempo ...ainda mais quando vi a rose caida com as pernas paralelas tremendo ... Fiquei com um medo da porra daquela menina mega humilde ter se machucado de verdade  

Tem que banir esse golpe. Porque? Por que pode dar merda. Como já comentaram acima, pessoal só toma providências protetivas quando acontece uma tragédia.

Sobre a luta - Rose controlando bem a distância e acertando os melhores golpes, inclusive aplicando um knock down. Jessica não abriu mão do seue stilo e venceu na brutalidade. Feliz demais pela Jessica, mas tbm fã demais da Rose!

5 minutos atrás, paunogato disse:

Eu não comemorei a Vitória da jessica , acho que o que podia ter acontecido , iria bagunçar o esporte por muito tempo ...ainda mais quando vi a rose caida com as pernas paralelas tremendo ... Fiquei com um medo da porra daquela menina mega humilde ter se machucado de verdade  

Acho que todos nos ficamos preocupados. Mas a menina meiga e humilde tava estragando um bocado a cara da Jessica até ali. Nesse confronto eu  já imaginava uma vitoria da força sobre a técnica. E comemorei, sim, o momento incrível dessa moça batalhadora  que é a Bate Estaca

Fiquei preocupadíssimo, nem cheguei a comemorar a vitória da brasileira não. Infelizmente esse tipo de queda/golpe só vão proibir depois da primeira morte ou trágica consequencia como tetraplegia. 

8 minutos atrás, Jui Jitsu disse:

Randleman no Goat foi pior.

a diferença que do outro lado tinha um semi deus, que se recuperou e venceu a luta

"Se não se pode dar socos na nuca do adversário, não faz sentido ser liberado que alguém seja arremessado dessa forma."

Concordo 100%!

Além do que, @Filipovic postou um gif que mostra a Jéssica batendo para a kimura. 

O que sempre achei estranho é que o piledriving já é proibido, mas os bates estacas de outra posição não são. Se o intuito é proteger a cabeça e a espinha dorsal, não faz sentido deixar um e proibir o outro.

Edited by MMS

Lembro que Minotauro tomou uma nesse estilo e ficou com o pescoço ruim até.... Ele apagou e acordou,foi até o final contra o Sapp mas segundo ele o pescoço nunca foi o mesmo... Quando Fedor tomou um suple do Randleman foi perigoso...Frank Shamrock  ganhou por TKO com uma queda (acho que contra Igor Zenoviev... Na época meio que ninguém reclamou, complicado a possibilidade de lesão grave

Agora, sem dúvida a Rose foi mal treinada nessa posição. A tentativa dele de ir para o braço é ótima, mas nesses casos o risco da pancada é grande e você tem ou que soltar um dos braços para aliviar a queda ou mudar de posição antes do slam.

Mas se proíbe vai fazer o quê? Dá uma queda dessa e perde por desclassificação? Não tenho informações precisas mas até onde eu sei nos esportes de quedas (Judô,Sambo,Shuai shiao,que é um tipo de judô chinês) acho que vale... Nesse judô chinês eu já vi vencerem com uma queda dessas,o cara desmaiou e ao foi falta... Foi totalmente de cima pra baixo de cabeça...