Michel Santos MMA

Artes marciais usadas no MMA

Recommended Posts

10 horas atrás, Rucci disse:

O fato do cara vir do Taekwondo não significa necessariamente que ele vai ajustar o seu jogo da melhor maneira, aí entram outros fatores, QI, experiência e a própria forma com que o atleta se movimenta a partir da base que a arte marcial o possibilita. Aliás, isso é algo que vale para qualquer arte marcial.

Para quem joga numa postura mais de contra golpes, por exemplo a explosão é muito comum para  interceptar ataques. Um movimento muito comum no Taekwondo para defender chute laterais, independente do alvo, é avançar socando cabeça ou o corpo e isso pode ser feito se movendo para frente ou em diagonal (Thompson usa muito esse tipo de movimentação para atacar de ângulos inesperados). Chutes laterais também são uma possibilidade, mas em todo caso é uma questão de timing. Como eu disse, a possibilidade existe, já se o atleta é apto a aplicá-la são outros quinhentos.

A base frontal não me agrada porque deixa muitas aberturas para ganchos e golpes no corpo e também não te protege dos low kicks, se você enfrenta um cara preciso essas aberturas podem ser fatais. outro problema que vejo é que ela limita a suas opções de movimentação, fazendo com que você fique mais plantado, o que te torna um alvo mais fácil.

Essa luta que você citou também se desenrolou em um contexto de regras do kickboxing, né? O contexto é um pouco parecido com a crítica que eu fiz ao Taekwondo esportivo moderno, muitas limitações de movimentos por conta das regras. Te confesso que sempre detestei esse aspecto em relação aos torneios de kickboxing, acaba fugindo muito da realidade de uma luta sem regras.

A luta só não valia clinch e cotovelada, ou seja o tailandês foi mais prejudicado kkkkkkk.

A base frontal eu nunca vi essa limitação de movimentação não, é fato que o corpo fica mais exposto, mas isso se ajusta colocando o corpo mais lateralmente, mas limitar a movimentação? Toda vez que eu vi um desafio de sei lá, tkd vs thai ou karatê vs thai, a maioria das vezes o muay thai levou, ainda mais valendo joelhadas e clinches, mas a maioria levava só castigando as pernas e limitando a mobilidade mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Citaram aí o fato do Whittaker não ser quedado facilmente e o Hapkido, mas às vezes o cara tem essa habilidade natural pra coisa, além de muito treino, obviamente. Whittaker já foi convidado pra ser membro do time de wrestling australiano 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, rivvithead disse:

Ótimo post.

A postura lateral facilita pegar lugares que são vitais pra andar, parte de dentro de joelho e panturrilha.

Pra defender como conhecemos, canela com canela, a postura mais frontal  (mas não totalmente) exige menos movimento também, é só vc levantar a perna com a ponta do pé para fora, já lateralmente além de levantar, você tem que fazer mais movimentos como jogar o joelho para fora e movimentar o quadril para que a perna fique na posição de defesa do low kick.

O problema da postura frontal é que se vc ficar muito de frente, seu corpo vira alvo mais fácil, a melhor postura que ja me passaram foi a parte de cima meio lateral igual um boxer, e as pernas um pouco frontais. 

Em uma luta se eu visse a pessoa bem lateralizada, eu não pensaria duas vezes em acertar principalmente a panturrilha.

 

Não sei se deu pra entender algumas coisas com meu post, se a gente estivesse ao vivo seria mto fácil demonstrar rs, algumas coisas são difíceis se expressar com palavras apenas.

Opa. Boa tarde.

 

Deu pra acompanhar sim.

 

Quanto a defesa dos low kicks, eu teria que assistir algumas lutas de novo mas, pelo que me lembro, não se usava tanto o bloqueio como se usa no Thai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

 

Então se o estilo do Thompson é Shotokan, a diferença dele para o Lyoto é apenas que o primeiro é mais agressivo, e o segundo espera demais para atacar?

Creio que é por aí mesmo, um ataca mais, outro fica mais no contra ataque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
41 minutos atrás, Loucus disse:

Creio que é por aí mesmo, um ataca mais, outro fica mais no contra ataque.

Sem falar que o Thompson também é kickboxer. Será que isso influenciou no estilo agressivo dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que todas as artes marciais são utilizadas no MMA, algumas com mais representatividade e outras menos mas se formos partir do princípio que muitas delas já são misturas de outras artes, como por exemplo o Sambo, o nosso Muay Thai, etc. todas são utilizadas e tem algo a contribuir, o que diz se ela é menos ou mais usada é a forma como a história dela evoluiu em termos de competição, apoio financeiro e de uma arte marcial mais efetiva para uma situação real ou mais para o lado esportivo ou para o lado mais filosófico e acabou perdendo a efetividade...

Estava comentando agora a pouco em outro tópico e acho que a maior prova disto é a ATT que hoje talvez seja a melhor academia do mundo e mescla no mesmo ambiente de treino representantes do Jiu Jitsu, Wrestling, Sambo, Judo, Boxe, Muay Thai, Kickboxing, etc.

Imagina poder colocar no mesmo teto a parte de quedas do Wrestling + Sambo + Judo Old School com a parte de chão da Luta Livre e do Jiu Jitsu misturado com a parte em pé do Boxe + Kick Boxing Holandês + Karate Kyokushin / Shotokan + Muay Thai Tailandês + Muay Thai Brasileiro...impossível ficar bom em tudo mas uma mistura disto talvez seja a busca da perfeição, o lutador ideal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente post, João P. De fato, ATT é uma fábrica de atletas de ponta. O Cigano ainda está lá ou voltou a treinar só com o Dórea? Se ele ainda estiver lá, deveria fazer um estágio com o Romero, que em off é impossível pesar menos de 100 kg. Com tanto material assim, ele deveria acrescentar mais armas ao seu jogo. Ele só não evolui se não quiser.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

Excelente post, João P. De fato, ATT é uma fábrica de atletas de ponta. O Cigano ainda está lá ou voltou a treinar só com o Dórea? Se ele ainda estiver lá, deveria fazer um estágio com o Romero, que em off é impossível pesar menos de 100 kg. Com tanto material assim, ele deveria acrescentar mais armas ao seu jogo. Ele só não evolui se não quiser.

Obrigado!

Até onde eu sei o Cigano tá lá sim, porque o Dórea citou isto na entrevista desta semana do Confraria da Porrada, inclusive já fazem 5 anos que ele está lá mas teve o período do gancho do Cigano e isto atrapalhou bastante ele e a sua possível evolução. Aliás o Dórea criticou o tempo que o Cigano ficou na Nova União pois segundo ele tiraram o foco do Boxe que ele sempre teve como maior arma mas ressaltou o trabalho da ATT que soube segundo ele, fazer ele evoluir nas outras artes, melhorando os chutes e a defesa de quedas sem tirar o foco no Boxe mas ele mesmo só vai pra lá faltando um mês, um mês e meio para as lutas. Fez o papel de treinador, ressaltou o trabalho que está sendo feito com o Cigano mas vamos ver agora com o Ngannou se ele ainda tem calibre pra disputar título novamente - gostei das duas últimas lutas dele contra o Blagoy Ivanov, Tai Tuivasa e Derrick Lewis mas o camaronês vai ser o teste de fogo pra ele e se ele ganhar bem acho que mrece uma chance contra o vencedor de DC (caso não se aposente antes) e Miocic 2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
33 minutos atrás, João P disse:

Obrigado!

Até onde eu sei o Cigano tá lá sim, porque o Dórea citou isto na entrevista desta semana do Confraria da Porrada, inclusive já fazem 5 anos que ele está lá mas teve o período do gancho do Cigano e isto atrapalhou bastante ele e a sua possível evolução. Aliás o Dórea criticou o tempo que o Cigano ficou na Nova União pois segundo ele tiraram o foco do Boxe que ele sempre teve como maior arma mas ressaltou o trabalho da ATT que soube segundo ele, fazer ele evoluir nas outras artes, melhorando os chutes e a defesa de quedas sem tirar o foco no Boxe mas ele mesmo só vai pra lá faltando um mês, um mês e meio para as lutas. Fez o papel de treinador, ressaltou o trabalho que está sendo feito com o Cigano mas vamos ver agora com o Ngannou se ele ainda tem calibre pra disputar título novamente - gostei das duas últimas lutas dele contra o Blagoy Ivanov, Tai Tuivasa e Derrick Lewis mas o camaronês vai ser o teste de fogo pra ele e se ele ganhar bem acho que mrece uma chance contra o vencedor de DC (caso não se aposente antes) e Miocic 2.

Bom saber. Espero que ele use mais armas: contra o Miocic, ele abusou dos chutes, mas esqueceu o boxe; contra o Roy Nelson, até joelhada ele usou; destruiu o Cro Cop nas joelhadas; derrubou o Shane Carwin e o Mark Hunt, até tentou finalizar o Cain Velasquez. Olhando assim, pode-se ver que ele tem o boxe como arma principal, mas possui outras, as vitórias sobre Cro Cop e Hunt mostram isso. Particularmente, acharia interessante o Cigano combinar o boxe com Sambo, já que ele pode aprender isso na ATT. Se ele fizesse isso, que estratégias você acha que ele deveria adotar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

Bom saber. Espero que ele use mais armas: contra o Miocic, ele abusou dos chutes, mas esqueceu o boxe; contra o Roy Nelson, até joelhada ele usou; destruiu o Cro Cop nas joelhadas; derrubou o Shane Carwin e o Mark Hunt, até tentou finalizar o Cain Velasquez. Olhando assim, pode-se ver que ele tem o boxe como arma principal, mas possui outras, as vitórias sobre Cro Cop e Hunt mostram isso. Particularmente, acharia interessante o Cigano combinar o boxe com Sambo, já que ele pode aprender isso na ATT. Se ele fizesse isso, que estratégias você acha que ele deveria adotar?

A estratégia do Miocic com o Ngannou foi perfeita, acho que o Cigano deve usar a mesma, trocacao com muita velocidade para não se expor ao punch mais forte do camaronês e se sentir que não tá dando em cima entra em queda e mete o ground and pound, como voce colocou Boxe + Sambo (ou Wrestling).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, João P disse:

A estratégia do Miocic com o Ngannou foi perfeita, acho que o Cigano deve usar a mesma, trocacao com muita velocidade para não se expor ao punch mais forte do camaronês e se sentir que não tá dando em cima entra em queda e mete o ground and pound, como voce colocou Boxe + Sambo (ou Wrestling).

Esqueça cigano vai movimentar, usar velocidade, bater no corpo , usar seus chutes pra manter a distância , cansar e 2 round tentar o nocaute.

Não existe queda , grappling etc .

É dele é boxeador que luta MMA que saber lutar contra chute, queda e submissão.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

Bom saber. Espero que ele use mais armas: contra o Miocic, ele abusou dos chutes, mas esqueceu o boxe; contra o Roy Nelson, até joelhada ele usou; destruiu o Cro Cop nas joelhadas; derrubou o Shane Carwin e o Mark Hunt, até tentou finalizar o Cain Velasquez. Olhando assim, pode-se ver que ele tem o boxe como arma principal, mas possui outras, as vitórias sobre Cro Cop e Hunt mostram isso. Particularmente, acharia interessante o Cigano combinar o boxe com Sambo, já que ele pode aprender isso na ATT. Se ele fizesse isso, que estratégias você acha que ele deveria adotar?

Aquele cigano era mágico né, pra mim foi mais fase do que outra coisa , Cigano não tinha essa estrutura de treino toda.

Treinava com gente muito mais leve , mas sua inteligência de luta que era anormal.

Cain arrebentou alguma coisa nele na cabeça a inteligência não mais a mesma.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Aquele cigano era mágico né , pra mim foi mais fase do que outra coisa , Mas Cigano não tinha essa estrutura de treino toda.

?????

Mas agora ele tem estrutura na ATT e poderia ser mais estratégico, como o Miocic foi. Se ele combinar o grappling com o boxe, velocidade e golpes no corpo, deve vencer.

6 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Cain arrebentou alguma coisa nele na cabeça a inteligência não mais a mesma.

Sim, nunca mais foi o mesmo. Mas esperemos para ver como ele se vai se apresentar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
50 minutos atrás, Michel Santos MMA disse:

?????

Mas agora ele tem estrutura na ATT e poderia ser mais estratégico, como o Miocic foi. Se ele combinar o grappling com o boxe, velocidade e golpes no corpo, deve vencer.

Sim, nunca mais foi o mesmo. Mas esperemos para ver como ele se vai se apresentar.

Esquece já foi!!

Mágico que eu digo o cara chegou com uns 22 anos lá e fez frente a qualquer um pra mim peso pesado de boxe no Brasil na época dele, melhor tecnicamente ate.

Conseguiu vencer kickboxing de nível mundial treinando com boxers mais leves que leve.

Defendia queda treinando isso na Bahia hj na att tentaram mais ele não consegue ser completo.

Só o Katel conseguiu introduzir chutes neles!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Mágico que eu digo o cara chegou com uns 22 anos lá e fez frente a qualquer um pra mim peso pesado de boxe no Brasil na época dele, melhor tecnicamente ate

Eu sei que foi uma metáfora, Nego. Sim, muito técnico, habilidoso, e com um estilo muito empolgante.

 

40 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

 o Katel conseguiu introduzir chutes neles!!

Há pouco, falaram sobre low kicks. No caso da postura do Ngannou, por onde ele se torna mais aberto a low kicks? Foi assim que o Forrest Griffin minou o boxe do Rampage Jackson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora