Michel Santos MMA

Artes marciais usadas no MMA

Recommended Posts

Pensei em criar um debate sobre artes marciais até hoje utilizadas no mundo do MMA em geral, excluindo-se as modalidades básicas: Boxe, Muay Thai/Kickboxing, Wrestling Greco-romano/Freestyle e Jiu-Jitsu. Falo de qualquer outra arte marcial em geral; e gostaria de saber a opinião de vocês sobre quais modalidades vocês acreditam ser eficaz, quem usou melhor e como o fez, coisas assim. Cada um fala de acordo com seu ponto de vista e experiência.

Por exemplo, eu pessoalmente acho o Karatê eficiente. O Lyoto, por exemplo, modificou o estilo Shotokan, e o adaptou bem ao MMA, embora ele enfatizasse demais os contra-ataques. Um amigo comentou que ele usa demais uma técnica chamada deai, em que você espera uma brecha para atacar. Também tem o Stephen Thompson, que pratica o estilo Kyokushin, se não me engano. Ele lutava de forma mais agressiva que o Lyoto, e foi o último a vencer o RW. Os nocautes dele são espetaculares. Também tem o estilo Shorin Ryu, que mescla luta em pé com grappling. Tem um vídeo interessante que mostra que várias técnicas e movimentos usados no MMA já estavam nos katas desse estilo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico

Uma coisa que eu observo na Valentina são as quedas no clinch do thai que ela utiliza bem pra caramba. Poucos lutadores oriundos da modalidade se utilizam desse artifício 

Um arte que pode vir a ser mais utilizada dentro do MMA é o Sanda. Cung Lee era representante, tinha chutes plásticos e potentes, mas entrou tarde no MMA. Zabit já foi campeão europeu da modalidade, é um que utiliza bem demais os fundamentos, principalmente as quedas de varrida e os chutes 

 

Editado por Lucas Timbó

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejo que o tópico já começou a ficar interessante.

8 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Uma coisa que eu observo na Valentina são as quedas no clinch do thai que ela utiliza bem pra caramba. Poucos lutadores oriundos da modalidade se utilizam desse artifício 

A Amanda também fez isso quando enfrentou a Rocky: clinchou, deu algumas joelhadas e deu uma queda de judô.

 

11 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Um arte que pode vir a ser mais utilizada dentro do MMA é o Sanda. Cung Lee era representante, tinha chutes plásticos e potentes, mas entrou tarde no MMA

Sim, e foi campeão dos médios do Strikeforce, mas largou o cinturão para participar de filmes. Lembro que na época da estréia dele contra o Wand, alguma matéria postada aqui dizia que os chutes deles eram os melhores do MMA. Mas pensei que ele praticasse Taekondo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Ótimo tópico

Uma coisa que eu observo na Valentina são as quedas no clinch do thai que ela utiliza bem pra caramba. Poucos lutadores oriundos da modalidade se utilizam desse artifício 

Um arte que pode vir a ser mais utilizada dentro do MMA é o Sanda. Cung Lee era representante, tinha chutes plásticos e potentes, mas entrou tarde no MMA. Zabit já foi campeão europeu da modalidade, é um que utiliza bem demais os fundamentos, principalmente as quedas de varrida e os chutes 

 

É que poucos são oriundos do muay thai mesmo. Fiz seminário uma vez com o Adailton Freitas, e ele ensinou uma queda simples, que se aplica quando o oponente dá um chute frontal. Eficiente, simples por não precisar de muitos movimentos e surpreendente. Nunca vimos e nem veremos a longo prazo quedas do muay thai no UFC. O muay thai tradicional ele tem mta ferramenta, é uma parada diferente mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Taekwondo, Hapkido e Karatê são lutas que tem uma origem comum (as duas primeiras surgiram da interação de coreanos com japoneses praticantes de Karatê e que adicionaram elementos tradicionais da cultura Coreana no mix, enfatizando e aperfeiçoando os chutes) e que, quando bem utilizadas, são fundamentais para um bom controle da distância na luta em pé, ao contrário do Muay Thai que se vale muito da potência dos golpes, nessas três se privilegia mais a precisão, e infligir dano sem ser acertado. Particularmente eu prefiro a base em pé mais lateral destas do que a posição mais frontal do Boxe ou do Thai, além de te deixar um leque maior opções de ataque também possibilita movimentos evasivos mais fluidos. Nada mais enfático nesse sentido do que o chute do Anderson que demoliu o Belfort.
 

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Rucci disse:

Particularmente eu prefiro a base em pé mais lateral destas do que a posição mais frontal do Boxe ou do Thai, além de te deixar um leque maior opções de ataque também possibilita movimentos evasivos mais fluidos

Além de controlar a distância, também pode-se confundir o oponente, como o Lyoto fazia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Michel Santos MMA disse:

Além de controlar a distância, também pode-se confundir o oponente, como o Lyoto fazia.

Sim, as fintas combinadas com as bases que se alternam costumam deixar a galera que não tem esse background meio perdidos. Thompson, Whitaker, Anderson, Lyoto e até mesmo o Conor são bons exemplos do bom uso dessas lutas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, Rucci disse:

Sim, as fintas combinadas com as bases que se alternam costumam deixar a galera que não tem esse background meio perdidos. Thompson, Whitaker, Anderson, Lyoto e até mesmo o Conor são bons exemplos do bom uso dessas lutas.

O Thompson ainda é um atleta de alto nível, estava vencendo o Pettis (que também tem um estilo empolgante de se ver). Perdi a conta de quantas vezes eu vi os nocautes dele. O estilo dele é Kyokushin mesmo? É dito que o RW pratica Hapkido, mas tudo o que sei sobre a modalidade é que ela inclui chaves e torções, e o Steven Seagal também é praticante, fora o Aikido e supostamente Wing Chun. Mas eu já vi vídeos do Tony Ferguson treinando Wing Chun no famoso boneco de madeira e até usou uma de suas técnicas na luta contra o Pettis, e até o Joe Rogan percebeu e ficou surpreso; Rory Mcdonald usou outra técnica de Wing Chun para se defender dos socos do Woodley. Até alguns dos chutes do Jon Jones também se encontram nessa modalidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrei do kempo também... Chuck Liddel dominou o UFC com ele....

 

A questão das artes marciais não é a eficiência, mas sim a aplicação e a adaptação das mesmas ao MMA.

 

Uma que se conseguissem adaptar seria de uma utilidade ímpar é a capoeira

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
46 minutos atrás, Jighit disse:

Lembrei do kempo

Acho que o Frank Mir também pratica. Interessante observar que os atletas de MMA com background no Karatê são canhotos: Lyoto, Belfort, Maia, Mir, Thompson só para citar alguns

 

49 minutos atrás, Jighit disse:

A questão das artes marciais não é a eficiência, mas sim a aplicação e a adaptação das mesmas ao MMA.

Exatamente, sendo que um dos principais fatores são as regras. Veja o Karatê, por exemplo: é mais que óbvio que nem tudo o que o atleta aprende na academia ele poderá usar quando ele for lutar MMA, onde ele compete de livre e espontânea vontade e existe um conjunto de regras a serem seguidas. E é aí que entra a questão da adaptação: como MMA abrange modalidades básicas a qualquer um, ele as treina, faz sessões de sparring para saber desde já o que ele pode ou não fazer, pois certas técnicas servem apenas para situações críticas, quando não é possível evitar um confronto direto.

49 minutos atrás, Jighit disse:

Uma que se conseguissem adaptar seria de uma utilidade ímpar é a capoeira

Poderia dar mais detalhes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, rivvithead disse:

Nunca vimos e nem veremos a longo prazo quedas do muay thai no UFC.

O Lucas Timbó falo de quedas que a Valentina aplica do clinch. Você teria outro exemplo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Rucci disse:

Taekwondo, Hapkido e Karatê são lutas que tem uma origem comum (as duas primeiras surgiram da interação de coreanos com japoneses praticantes de Karatê e que adicionaram elementos tradicionais da cultura Coreana no mix, enfatizando e aperfeiçoando os chutes) e que, quando bem utilizadas, são fundamentais para um bom controle da distância na luta em pé, ao contrário do Muay Thai que se vale muito da potência dos golpes, nessas três se privilegia mais a precisão, e infligir dano sem ser acertado. Particularmente eu prefiro a base em pé mais lateral destas do que a posição mais frontal do Boxe ou do Thai, além de te deixar um leque maior opções de ataque também possibilita movimentos evasivos mais fluidos. Nada mais enfático nesse sentido do que o chute do Anderson que demoliu o Belfort.
 

A base do muay thai ela não é totalmente frontal, ela é mais frontal que as de TKD e Karate sim, mas não é totalmente frontal, o boxe menos ainda.

O problema da base lateral é ao meu entender, um prato cheio pra levar low kicks e isso simplesmente minar a sua movimentação. Só ver a luta do rick roufus vs changpuek, aonde roufus simplesmente teve toda a sua movimentação comprometida quando changpuek passou a acertar os low kicks.

A partir do momento que ele achou a distância, dominou a luta até com facilidade vencendo por nocaute com chutes nas pernas. Essa foi inclusive a mesma estratégia que o Shogun usou contra o Lyoto na primeira luta a qual, para muitos, ele ganhou.

 

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Ótimo tópico

Uma coisa que eu observo na Valentina são as quedas no clinch do thai que ela utiliza bem pra caramba. Poucos lutadores oriundos da modalidade se utilizam desse artifício 

Um arte que pode vir a ser mais utilizada dentro do MMA é o Sanda. Cung Lee era representante, tinha chutes plásticos e potentes, mas entrou tarde no MMA. Zabit já foi campeão europeu da modalidade, é um que utiliza bem demais os fundamentos, principalmente as quedas de varrida e os chutes 

 

aqueles chutes do Cung Lee era pra matar.. alem de muito bonito de se ver

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, Michel Santos MMA disse:

O Lucas Timbó falo de quedas que a Valentina aplica do clinch. Você teria outro exemplo?

Sim!

https://www.youtube.com/watch?v=--y3lMrJG7c

https://www.youtube.com/watch?v=ynmQIXECGck

 

Nessa segunda foi a que eu aprendi, mas o Adailton não segurou a queda igual esse cara fez, pro azar do cara que levou a queda.

 

O muay thai tem uma série de quedas e rasteiras que seriam bem vindas no MMA, por serem movimentos simples e em geral bem escondidos.

 

Tinha um cara aqui, o @Sawadee Krap (ou o @sawadee-krap não me lembro bem qual dos dois), que manja muito de muay thai. Faz tempo que eu não o vejo comentar, mas ele seria um cara que saberia mto mais outras coisas referentes a quedas e rasteiras de muay thai.

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o Thompson não é do Kyokushin não, se ele é, definitivamente não luta como um lutador de Kyokushin. Acho que é mais Kempo, full contact americano. 

Do Judô nos tivemos alguns representantes 'clássicos': Parisyan, Yoshida,  Lombard, Ronda, Leo Leite, tem essa moça que está começando, entre tantos outros.

 

Apesar de eu ter cada vez mais tido vontade de aprender sobre a arte, conheço quase nada das artes de queda. Nesse vídeo mostra muitas técnicas, muitas praticadas por wrestler, acredito que muitas quedas das duas artes tem a mesma mecânica, né. Mas vale a visão da aplicação.

Algumas coisas do Karate Shotokan que gsoto muito é a ênfase na movimentação e manutenção da distância, a espera do momento para atacar, o chute frontal com golpes retos sem seguida, e banda depois de sequência que o Lyoto usava muito. O bloqueio com braços tirando os golpes retos da trajetórias, que são bem úteis também. 

A capoeira eu acho que poderia contribuir muito com alguns chutes e dinâmica diferenciada de movimentação. Mas é raro ver um representante, tinhao Lelo há uns anos, mas nem sei o que foi feito dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora