Michel Santos MMA

Ausência de campeões brasileiros no UFC incomoda

Recommended Posts

Pessoalmente, não me incomoda. Mas como observaram bem no tópico, isso acaba afetando o desenvolvimento do MMA no país

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Moicano79 disse:

Incomoda sim. O mercado nacional, como o grande público e os empresários, acabam deixando de se interessar pelo MMA. isso prejudica o desenvolvimentô do esporte no Brasil. 

Veja o exemplo do automobilismo, vínhamos de grandes campeões como o fitipaldi, piquet, senna. Com a morte deste último a falta de grandes ídolos, o automobilismo no Brasil decaiu.  

O tênis é a mesma coisa. Com a era Guga. , vimos um crescimento do esporte, que desapareceu logo em seguida, pois não souberam criar novos campeões. 

Enfim, não tenham dúvida que a falta de grandes nomes no MMA nacional pode afetar este esporte no Brasil. Quem agradece é o futebol. 

 

3 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

Complementando o que você e o Moicano disseram, ainda existem dois fatores importantes:

1 - Os EUA são a grande potência econômica e isso se reflete claramente na infra-estrutura das academias.

2 - Os americanos treinam wrestling desde a infância, e hoje, muitos treinam de olho em uma chance no UFC. Sem mencionar que eles também são mais dedicados aos treinos e não costumam faltar, como alguns já disseram aqui.

Não é de admirar que os EUA ostentem mais títulos que o Brasil.

 

Assino embaixo no q o Moicano falou.

Sobre a segunda postagem, ainda acho q com o esporte se difundindo mundialmente, a tendência é os EUA tb diminuirem o número de títulos, com o surgimento de outras nações na disputa. Se falassem a 5 anos atrás q a Nigéria teria 2 cintas de UFC ao mesmo tempo, podendo pegar a terceira com o NGanoou pessoal iria rir, e não é pq ta com 2 cintas q eles tem um MMA melhor e mais estruturado q o nosso, acredito q tem mt a ver com momento tb, n só estrutura e poder economico. Acho q os EUA sempre vão mandar no UFC como o Japão manda no Judô mas a tendência é diminuir o número de cintas q tendem a se espalharem entre países futuramente com mais frequencia e nisso, vejo o Brasil sendo campeao algumas vezes no futuro e em outras deixando de ser.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Ralf Logan disse:

que ausência de campeões pô? a gente pode terminar o ano com 9 cintas

Da matemática o jacare já papocou kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, Roizman disse:

A tendência é os EUA tb diminuirem o número de títulos, com o surgimento de outras nações na disputa

Sim, é uma consequência natural da globalização.

20 minutos atrás, Roizman disse:

Se falassem a 5 anos atrás q a Nigéria teria 2 cintas de UFC ao mesmo tempo, podendo pegar a terceira com o NGanoou pessoal iria rir

Na verdade, ele é camaronês, mas entendi o que você quis dizer com momento.

20 minutos atrás, Roizman disse:

Acho q os EUA sempre vão mandar no UFC como o Japão manda no Judô mas a tendência é diminuir o número de cintas q tendem a se espalharem entre países futuramente com mais frequencia e nisso, vejo o Brasil sendo campeao algumas vezes no futuro e em outras deixando de ser.

Temos o Conor (Irlanda), Khabib (Rússia), Usman/Adesanya (Nigéria), Whitaker (Austrália), Michael Bisping (Inglaterra), GSP (Canadá), e Valentina Shevchenko (Quirguistão/Peru) como exemplo da globalização do MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Lucas Timbó disse:

Rússia também, embora não sejam uma potência econômica, mas bélica. É tanto que hoje ultrapassou os EUA em relação ao wrestling e no judô sempre fica atrás somente do Japão

Quanto a medalhas nas olimpíadas e mundiai, por quadros de medalhas que vi, a Rússia não está tão bem assim no judô não. Mas no wrestling ela está realmente no topo mundial. Acho que é resultado do investimento nos esportes olímpicos que houve por muitas décadas devido a guerra fria. Isso acaba ajudando muito, sem dúvida. O número de bolsa atletas no Brasil aumentou demais nos últimos anos, mas a infraestrutura ainda peca muito. Nunca tivemos um programa olímpico descente, ainda mais nas lutas.

no caso da Rússia sim, e vc junta uma cultura forte de boxe olímpico, de wrestling, sambo... O Brasil tem cultura de Jiu jitsu, o nosso "muay thai"  que começou outro dia aqui sem qualquer ajuda do governo. Diante disso acho o brasileiro bem superior ainda. Russo é top nos campeonatos russos e leste europeu, brasileiro também é nos do Brasil, e tem em evento do mundo inteiro. Não acho que Rússia passou o Brasil ainda.

Comparado a esses países e ao contexto de desenvolvimento de cada, chega a ser impressionante o desempenho brasileiro. O Jiu jitsu brasileiro realmente é uma arte impressionante. O nosso "thai" adaptado ao vale tudo também, mas é inegável que o carro forte histórico brasileiro foi o BJJ. 

A merda é agora todo mundo sabe bjj. E ainda assim temos muitos tops considerando masculino e feminino, isso é algo louvável. Sempre seremos celeiro, mesmo sem artes marciais no nosso sistema de ensino e sem um programa olímpico histórico descente. 

Mas acho que tendência é, no futuro, ser essa trinca dominando o mma mundial de forma mais clara. EUA, Rússia e Brasil.

Isso se os chineses não começarem a migrar também. A longo prazo acho que vai rolar.

Tomara que a longo prazo judô ou bjj entre no nosso sistema de ensino também. Não custa sonhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Quanto a medalhas nas olimpíadas e mundiai, por quadros de medalhas que vi, a Rússia não está tão bem assim no judô não. Mas no wrestling ela está realmente no topo mundial. Acho que é resultado do investimento nos esportes olímpicos que houve por muitas décadas devido a guerra fria. Isso acaba ajudando muito, sem dúvida. O número de bolsa atletas no Brasil aumentou demais nos últimos anos, mas a infraestrutura ainda peca muito. Nunca tivemos um programa olímpico descente, ainda mais nas lutas.

no caso da Rússia sim, e vc junta uma cultura forte de boxe olímpico, de wrestling, sambo... O Brasil tem cultura de Jiu jitsu, o nosso "muay thai"  que começou outro dia aqui sem qualquer ajuda do governo. Diante disso acho o brasileiro bem superior ainda. Russo é top nos campeonatos russos e leste europeu, brasileiro também é nos do Brasil, e tem em evento do mundo inteiro. Não acho que Rússia passou o Brasil ainda.

Comparado a esses países e ao contexto de desenvolvimento de cada, chega a ser impressionante o desempenho brasileiro. O Jiu jitsu brasileiro realmente é uma arte impressionante. O nosso "thai" adaptado ao vale tudo também, mas é inegável que o carro forte histórico brasileiro foi o BJJ. 

A merda é agora todo mundo sabe bjj. E ainda assim temos muitos tops considerando masculino e feminino, isso é algo louvável. Sempre seremos celeiro, mesmo sem artes marciais no nosso sistema de ensino e sem um programa olímpico histórico descente. 

Mas acho que tendência é, no futuro, ser essa trinca dominando o mma mundial de forma mais clara. EUA, Rússia e Brasil.

Isso se os chineses não começarem a migrar também. A longo prazo acho que vai rolar.

Tomara que a longo prazo judô ou bjj entre no nosso sistema de ensino também. Não custa sonhar.

Em 2016 ficou em terceiro lugar com 3 medalhas, 2 de ouro e 1 de bronze, ficou atrás apenas de Japão e França, nos jogos de 2012 ficou em primeiro lugar no quadro, fez 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze, desbancando até o Japão 

Editado por Lucas Timbó

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

Complementando o que você e o Moicano disseram, ainda existem dois fatores importantes:

1 - Os EUA são a grande potência econômica e isso se reflete claramente na infra-estrutura das academias.

2 - Os americanos treinam wrestling desde a infância, e hoje, muitos treinam de olho em uma chance no UFC. Sem mencionar que eles também são mais dedicados aos treinos e não costumam faltar, como alguns já disseram aqui.

Não é de admirar que os EUA ostentem mais títulos que o Brasil.

Mano na moral já dava pra nós ter corrido atrás deste prejuízo no Wrestling

Não digo superar os USA mas pelo menos deixar de ser zero a esquerda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Em 2016 ficou em terceiro lugar com 3 medalhas, 2 de ouro e 1 de bronze, ficou atrás apenas de Japão e França, nos jogos de 2012 ficou em primeiro lugar no quadro, fez 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze, desbancando até o Japão 

Nas olimpíadas em 2016 a Rússia ficou em 3º, em 2012 a Rússia em 1º, em 2008 ela não aparece, em 2004 em 8º, em 2000 em 11º...

No quadro de medalha histórico a Rússia está em 7 º e o Brasil em 9º.

Mas quando vai olhar os Mundiais da modalidade:

No mundial  de 2018 a Rússia ficou em 9º, de 2017 em 10º, de 2015 em 8º, de 2014 em 11º, de 2013 em 14º, de 2011 em 4º, de 2010 em 14º... 

Pelo quadro de medalhas histórico dos mundiais de Judô a Rússia está em 10º e o Brasil em 11º.

Mas pelo que andei vendo a Japão, França, Rússia, e Brasil são países tops mundiais de forma geral que ficam revezando ali. Mas não é bem a coisa de "sempre só fica atrás do Japão"

 

Mas enfim, deixando o Judô de lado, quanto ao MMA, na coisa do Brasil x Rússia, a insônia me fez parar para olhar alguns dados que eu etinha curiosidade há um tempo:

Nas categorias masculinhas, atualmente, temos:

Brasil: 72 atletas. 27 estão nos top 15. Isso dá 37.5% do total.

Rússia: 29 atletas. 8 estão nos top 15, contanto o khabib. Isso dá 27,5% do total.

Nos confrontos diretos DENTRO DO UFC o Brasil perde, mas não sei quais são os dados 'mundiais'. Confrontos diretos dentro do UF acho muito relativo para se discutir sobre 'hegemonia' no cenário mundial, pq tem que ver o contexto de cada luta. Acredito que a proporcionalidade do ranking diga mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, MV8 disse:

Mano na moral já dava pra nós ter corrido atrás deste prejuízo no Wrestling

Não digo superar os USA mas pelo menos deixar de ser zero a esquerda

Eu sinceramente acho que os lutadores de BJJ tinham que investir é no Judô. O caminho pra quedar melhor no MMA para o brasileiro é o judô. Nada me tira isso da cabeça.

Somos uns dos tops mundiais na modalidade, no wrestling não adianta, precisaríamos de muitas academias investirem muita grana pra trazerem diversos treinadores tops à nível mundial Brasil a fora para depois de muitos anos termos treinadores formados por eles e uma mínima cultura na modalidade. Isso é totalmente inviável, uma ou outra academia que tem capacidade de trazer um treinador "somente" bom por um curto período, e estamos falando das academias mais tops do Brasil. 

De forma pragmática é se debruçar sobre o Judô e o adaptar ao MMA, pegar as manhas de mesclar striking e judô, aproximar para grampear batendo e usar o judô do clinch. Ao meu ver é o único caminho viável. Isso a nível coletivo. Individualmente é ir para os EUA treinar wrestling mesmo. Ou aperfeiçoar as defesas de queda só, mas mesmo assim é um ou outro que faz isso, acredito que mais por aptidão física mesmo, como o Aldo e Cigano. E mesmo que muitos conseguissem, acho que isso limita muito o lutador brasileiro, principalmente devido ao fato de a maioria dos lutadores brasileiros terem o BJJ como um fator que desequilibra a balança, se não forem striker de alto nível só saber defender queda não os ajuda tanto.

edit: O caminho seria o judô se aproximar do MMA e começarem a treinar mais sem quimono, com quedas mais adaptadas, estava vendo aqui um vídeo de treino de judô sem quimono...  Acho que se o BJJ e o Judô se aproximassem essa seria a tendência. Acredito que talvez isso ocorre a médio e longo prazo. O BJJ cada vez mais está perdendo a coisa da "arte marginal" que sempre teve, a meu ver. E a arte vai continuar mudando e se tornando mais esportiva, seja para o bem ou para o mal, essa é a tendência. Com isso talvez haja esse maior contato entre as artes e esse encaminhamento para o MMA, não sei. Acho que vai ser como o Boxe, uma arte que vai resistir muito pela tradição e caminhos internos a ela, mas que o MMA pode atrair aqueles que não tem tanto sucesso e mais aberto a um estilo híbrido de luta. Mas enfim, só divagando...  mas o fato é que, ao falar de maior ou menor sucesso de brasileiros a questão da dificuldade de quedar sempre vem a tona. Mas o problema é que o estilo de thai, popular entre os atletas braileiros que vão para o MMA ou que começam a treinar MMA també, não ajuda, pq cada vez menos usamos o clinch, o ideal para a aproximação seria um jogo de pernas do karatê ou do boxe. Ou essa aproximação clinchando do thai, mas infelizmente a maioria dos nossos atletas de MMA que treinam thai tem um jogo de pernas muito fraco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Tenho que confessar que me incomoda tão pouco que eu nem lembrava disso. Talvez os titulos de Amanda tenham trapaceado a minha já enfraquecida memória. E, sendo sincero, apesar de geralmente  torcer para os brasileiros (como em quase todos os esportes), eu  acompanho MMA sem emblema no peito. Se os brasileiros conseguirem as 8 cintas, ta lindo, se não, "segue o barco, campeão". MMA é homem conttra homem. Eu geralmente escolho apoiar o estilo e a tecnica  que mais me agradam. Por falar nisso o próximo brasileirO a ter a cinta ( com torcida) será o Marlon - lutador do qual gosto muito. Porém dever vir outro antes, que é o da Jéssica.  O mais importante mrsmo é que enquanto tiver uma gaiola de 8 lados, nos estaremos la dentro tentando ser os melhores. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Moicano79 disse:

Incomoda sim. O mercado nacional, como o grande público e os empresários, acabam deixando de se interessar pelo MMA. isso prejudica o desenvolvimentô do esporte no Brasil. 

Veja o exemplo do automobilismo, vínhamos de grandes campeões como o fitipaldi, piquet, senna. Com a morte deste último a falta de grandes ídolos, o automobilismo no Brasil decaiu.  

O tênis é a mesma coisa. Com a era Guga. , vimos um crescimento do esporte, que desapareceu logo em seguida, pois não souberam criar novos campeões. 

Enfim, não tenham dúvida que a falta de grandes nomes no MMA nacional pode afetar este esporte no Brasil. Quem agradece é o futebol. 

Na verdade o que mais prejudica os esportes do Brasil, é o ufanismo brasileiro de só se importar com um esporte se esse tiver um campeão brasileiro. 

E o jeito como fazem as coisas aqui no Brasil tbm, nem quando tivemos vários campeões no UFC o MMA cresceu como deveria por causa disso.

Enquanto o Brasil não se ajeitar moralmente e eticamente, pode ser o que for, não vai pra frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Eu sinceramente acho que os lutadores de BJJ tinham que investir é no Judô. O caminho pra quedar melhor no MMA para o brasileiro é o judô. Nada me tira isso da cabeça.

Somos uns dos tops mundiais na modalidade, no wrestling não adianta, precisaríamos de muitas academias investirem muita grana pra trazerem diversos treinadores tops à nível mundial Brasil a fora para depois de muitos anos termos treinadores formados por eles e uma mínima cultura na modalidade. Isso é totalmente inviável, uma ou outra academia que tem capacidade de trazer um treinador "somente" bom por um curto período, e estamos falando das academias mais tops do Brasil. 

De forma pragmática é se debruçar sobre o Judô e o adaptar ao MMA, pegar as manhas de mesclar striking e judô, aproximar para grampear batendo e usar o judô do clinch. Ao meu ver é o único caminho viável. Isso a nível coletivo. Individualmente é ir para os EUA treinar wrestling mesmo. Ou aperfeiçoar as defesas de queda só, mas mesmo assim é um ou outro que faz isso, acredito que mais por aptidão física mesmo, como o Aldo e Cigano. E mesmo que muitos conseguissem, acho que isso limita muito o lutador brasileiro, principalmente devido ao fato de a maioria dos lutadores brasileiros terem o BJJ como um fator que desequilibra a balança, se não forem striker de alto nível só saber defender queda não os ajuda tanto.

edit: O caminho seria o judô se aproximar do MMA e começarem a treinar mais sem quimono, com quedas mais adaptadas, estava vendo aqui um vídeo de treino de judô sem quimono...  Acho que se o BJJ e o Judô se aproximassem essa seria a tendência. Acredito que talvez isso ocorre a médio e longo prazo. O BJJ cada vez mais está perdendo a coisa da "arte marginal" que sempre teve, a meu ver. E a arte vai continuar mudando e se tornando mais esportiva, seja para o bem ou para o mal, essa é a tendência. Com isso talvez haja esse maior contato entre as artes e esse encaminhamento para o MMA, não sei. Acho que vai ser como o Boxe, uma arte que vai resistir muito pela tradição e caminhos internos a ela, mas que o MMA pode atrair aqueles que não tem tanto sucesso e mais aberto a um estilo híbrido de luta. Mas enfim, só divagando...  mas o fato é que, ao falar de maior ou menor sucesso de brasileiros a questão da dificuldade de quedar sempre vem a tona. Mas o problema é que o estilo de thai, popular entre os atletas braileiros que vão para o MMA ou que começam a treinar MMA també, não ajuda, pq cada vez menos usamos o clinch, o ideal para a aproximação seria um jogo de pernas do karatê ou do boxe. Ou essa aproximação clinchando do thai, mas infelizmente a maioria dos nossos atletas de MMA que treinam thai tem um jogo de pernas muito fraco.

Sempre tive uma curiosidade, numa luta entre um wrestler top e um judoca top, quem tem mais chances de quedar quem? Os golpes de pernas q se tornaram proibidos em competições de judô e q sao mt similares a quedas de wrestler eu n sei se ainda são ensinados em tatames por aí. A base pra formar a queda em ambos os esportes assim como a defesa deles é diferente uma da outra, então n sei quem se sobressai. Lembro do Akyama quedando vários wrestler.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Moicano79 disse:

Incomoda sim. O mercado nacional, como o grande público e os empresários, acabam deixando de se interessar pelo MMA. isso prejudica o desenvolvimentô do esporte no Brasil. 

Veja o exemplo do automobilismo, vínhamos de grandes campeões como o fitipaldi, piquet, senna. Com a morte deste último a falta de grandes ídolos, o automobilismo no Brasil decaiu.  

O tênis é a mesma coisa. Com a era Guga. , vimos um crescimento do esporte, que desapareceu logo em seguida, pois não souberam criar novos campeões. 

Enfim, não tenham dúvida que a falta de grandes nomes no MMA nacional pode afetar este esporte no Brasil. Quem agradece é o futebol. 

Concordo em partes ,no automobilismo tivemos Barrichello e Massa ambos com chances e capacidade de serem campeões, o primeiro herdou uma carga pesadíssima de continuar no topo após a morte de um fora de série como Senna e virou chacota nacional pó causa dos palhaços do Casseta e Planeta ,fora o boicote escancarado que sofreu na Ferrari, algo que o Massa também sofreu e com certeza não fariam com Senna ou Piquet!

Antes do Guga tivemos um monstro sagrado chamado Maria Ester Bueno ,passaram décadas até Guga aparecer e sabe lá quando teremos outro!

Futebol brasileiro se resumiu ao eixo Rio/São Paulo, pelo menos no brasileirão, qualquer outro clube fora dessas praças vai ter que fazer uma  campanha a lá Cruzeiro se quiser levar a taça! 

Resumindo, na minha opinião nos esportes individuais sempre teremos alguém sobressaindo por talento acima da média aliado à disciplina garra e muito esforço, não temos cultura esportiva, somente iniciativas esporádicas !

Ninguém divulga, Henrique Avancinni era vigésimo terceiro no ranking mundial UCI e hoje é o segundo, só perdendo para Nino Schuter ,um fora de série, ano passado faturou o mundial de maratona no mtb ,feito inédito e nunca imaginado em um passado  recente! 

O esporte é o retrato do país como um todo, somos bons em fazer planos ,quando o correto seriam projetos! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, MV8 disse:

Mano na moral já dava pra nós ter corrido atrás deste prejuízo no Wrestling

Não digo superar os USA mas pelo menos deixar de ser zero a esquerda

Concordo, os brasileiros deveriam ter buscado aprender wrestling desde o início. Todos nós já vimos brasileiros perderem lutas por não saberem se defender de wrestlers, vide Glover vs Phil Davis. Se o Brasil chegou aonde chegou sem wrestling, imagine se os brazucas treinassem wrestling também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora