MV8

Evolução do Muay Thai e kickboxing no Brasil - influência e infusão de outras artes. A partir da Resenha do Rudimar Fedrigo

Recommended Posts

Agora, Ominöser disse:

Bom dia @MV8 !

Não sei se seria isso. 

É que a CB teve seus tempos áureos nos ringues, mas acho que o principal eram as regras, isso que fez a diferença. No PRIDE a maioria dos lutadores ia pra dentro, buscavam fazer lutas empolgantes, agressivas.

Hoje em dia não, as regras ajudam muito os lutadores que amarram, que só capitalizam pontos.

Sim esqueci de falar nas regras 

Joelho e tiro de meta no chão dificulta a vida de wrestler

Quando a gente analisa tudo Pride e UFC são esportes diferentes

Acho que tem razão o principal são as regras msm

 

Editado por MV8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

37 minutos atrás, MV8 disse:

@Gurkha @masterblaster @NEGO DÁGUA @Conta outra @Ominöser e outros

Vcs tb acha que o estilo mais brawler da CB é melhor pra ringue do que pra octagon? Isto parece meio lógico pq o brawler encurrala o lutador mais técnico com mais facilidade mas daí a gnt ver um CroCop que movimentava mto bem no ringue e não se criou no octagon

Este estilo do Noguchi pode ser herança do Tarde Kwon Do?

Vi agora Noguchi tem três faixas pretas a primeira dada pelo Nélio e depois o Rubens e por último Rudimar ou seja chegou formado já.

Ele foi mestre do Osmar Dias que foi sparring de campeão mundial de boxe a escola do Noguchi sempre teve um estilo mais vistoso podemos assim dizer.

Pq Anderson foi de lá e Rafael era exceção a regra na chute boxe.

Tinha Luiz Azeredo que era mais técnico também.

Noguchi é pouco falado mais Anderson e Katel(esse quando jovem pra mim deve nada ao Anderson) tem uma  linha técnica demais.

Falamos muito do Rafael como auto didata mas o Noguchi foi algo semelhante porém sem pompa.

@Gurkha fale mais do Fábio Noguchi que eu vi que foi o primeiro professor do Pelé

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, MV8 disse:

@Gurkha @masterblaster @NEGO DÁGUA @Conta outra @Ominöser e outros

Vcs tb acha que o estilo mais brawler da CB é melhor pra ringue do que pra octagon? Isto parece meio lógico pq o brawler encurrala o lutador mais técnico com mais facilidade mas daí a gnt ver um CroCop que movimentava mto bem no ringue e não se criou no octagon

Este estilo do Noguchi pode ser herança do Tarde Kwon Do?

O Ominoser respondeu por mim. Nao acredito, o estilo do Noguchi foi algo que o Naja desenvolveu mesmo com toda a pesquisa que ele fez. Infelizmente o Melantonio (o sucessor e estilo Naja raiz) e o Naja não estão mais entre nos e nunca tiveram a fama da CB, por isso muito desta historia se perdeu, mas com certeza valeria um documentário. Eu analisei muito do que o Naja ensinava ( fui aluno) , o cara era genio mesmo. Pena que nao estou podendo ir ao Brasil agora ( to louco pra ir ) e vou atras da informação.  Tenho acesso livre ao Mestre Noguchi ( he he ).  Gostaria de saber onde anda o Iroques , se alguem tiver noticia dele me passe.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, NEGO DÁGUA disse:

 

 

Vi agora Noguchi tem três faixas pretas a primeira dada pelo Nélio e depois o Rubens e por último Rudimar ou seja chegou formado já.

Ele foi mestre do Osmar Dias que foi sparring de campeão mundial de boxe a escola do Noguchi sempre teve um estilo mais vistoso podemos assim dizer.

Pq Anderson foi de lá e Rafael era exceção a regra na chute boxe.

Tinha Luiz Azeredo que era mais técnico também.

Noguchi é pouco falado mais Anderson e Katel(esse quando jovem pra mim deve nada ao Anderson) tem uma  linha técnica demais.

Falamos muito do Rafael como auto didata mas o Noguchi foi algo semelhante porém sem pompa.

@Gurkha fale mais do Fábio Noguchi que eu vi que foi o primeiro professor do Pelé

Verdade. Noguchi formou o Katel, que é excelente treinador. 

Noguchi formou Anderson (que se não me engano já era graduado em TKD pelo mestre Kang). Rafael Cordeiro também era graduado em TKD antes de ir pra CB.

Noguchi é um treinador fantástico, com excelente conhecimento do MT e muito gente boa. Quem tiver a oportunidade de participar de um treino no CT dele, aproveite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

 

 

Vi agora Noguchi tem três faixas pretas a primeira dada pelo Nélio e depois o Rubens e por último Rudimar ou seja chegou formado já.

Ele foi mestre do Osmar Dias que foi sparring de campeão mundial de boxe a escola do Noguchi sempre teve um estilo mais vistoso podemos assim dizer.

Pq Anderson foi de lá e Rafael era exceção a regra na chute boxe.

Tinha Luiz Azeredo que era mais técnico também.

Noguchi é pouco falado mais Anderson e Katel(esse quando jovem pra mim deve nada ao Anderson) tem uma  linha técnica demais.

Falamos muito do Rafael como auto didata mas o Noguchi foi algo semelhante porém sem pompa.

@Gurkha fale mais do Fábio Noguchi que eu vi que foi o primeiro professor do Pelé

Amigo, eu tive algum contato com ele no passado e agora planejo conversar com ele depois de anos. Eu deixei uns links em outro post se quiser posto aqui. Aguarde que assim que puder retorno a informação, sinto não poder ajudar por enquanto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/1/2019 at 2:44 PM, Aymoré disse:

Pelé e arona são os maiores campeões sem cinturão da história...

Pelé foi campeão do WEF, grande evento da época.

Atropelou o Pat Miletich pra conquistar o cinturão do referido evento, teve uma grande fase.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Ominöser disse:

Verdade. Noguchi formou o Katel, que é excelente treinador. 

Noguchi formou Anderson (que se não me engano já era graduado em TKD pelo mestre Kang). Rafael Cordeiro também era graduado em TKD antes de ir pra CB.

Noguchi é um treinador fantástico, com excelente conhecimento do MT e muito gente boa. Quem tiver a oportunidade de participar de um treino no CT dele, aproveite.

Com certeza, nao perder esta chance de treinar e colocar a conversa em dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Raphael Rezende disse:

Pelé foi campeão do WEF, grande evento da época.

Atropelou o Pat Miletich pra conquistar o cinturão do referido evento, teve uma grande fase.

Também nocauteou Matt Hughes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, Raphael Rezende disse:

Pelé foi campeão do WEF, grande evento da época.

Atropelou o Pat Miletich pra conquistar o cinturão do referido evento, teve uma grande fase.

O Pele e' realmente muito bom, mas tem um lado ruim que todos sabem. Me lembro da luta dele (kickboxing) com um "gringo" acho que era o lutador Fernandes de Portugal, onde ele perdeu por pontos e em vez de cumprimentar o vencedor lhe deu um chute que acabou na verdade pegando em cheio no arbitro. Talvez atitudes assim mais a fama que carrega em Curitiba o atrapalharam na carreira. Ate hoje não entendi completamente porque não foi mais longe, a historia toda. 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, Gurkha disse:

O Pele e' realmente muito bom, mas tem um lado ruim que todos sabem. Me lembro da luta dele (kickboxing) com um "gringo" acho que era o lutador Fernandes de Portugal, onde ele perdeu por pontos e em vez de cumprimentar o vencedor lhe deu um chute que acabou na verdade pegando em cheio no arbitro. Talvez esta atitude e a fama que carrega em Curitiba  foram algumas das coisas que o atrapalharam na carreira. 

Pô marginal viu.

Cara na boa ele deu sorte está vivo.

Esse Fernando já que ganhou uma luta de kickboxing do Rafael Cordeiro uma luta dura essa invencibilidade do Rafael deve ser valendo cotovelo.

Ele venceu por pontos.

Porém luta editada e Cordeiro na edição pra mim venceu.

Tava pra ver técnica diferente.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

MMA é um esporte muito novo principalmente em relação a adaptação da trocação antes existia o termo trocação pra MMA.

Antes lutadores tinham erros grosseiros e eram vencedores a evolução do esporte hj permita que se use chutes técnicos, rodados etc, antes chutar dava brecha, vc saltar toma queda etc.

Trocação no MMA nunca esteve tão boa e difundida.

 

Lembra quando se dizia que não se devia treinar boxe e galera tinha certo preconceito até do MMA era Thai+jiu, veio o minotauro com o professor Luís Dórea e mostrou o poder do boxe aí veio russos e americanos com sua escola forte!!

Mas respondendo o Jones é um o cara mais se aproxima disso e DJ no 57 melhor ainda .

Sobre trocação nessa estilo quem mescla bem o kickboxing+boxe e Thai é o TJ umqur mescla bem o Thai+boxe é Max veja mão a mão cotovelo sai fácil.

Douglas do bellator já t kickboxing com Thai bonito e solto também.

 

Sem sombra de dúvidas todos estes lutadores citados apresentam uma trocação muito refinada e adaptada para o MMA, sempre que eles lutam paro para assistir e no final das contas quem ganha somos nós os fãs! Só espero poder ver mais lutadores brasileiros mostrando esta evolução.

10 horas atrás, Gurkha disse:

Been there done that ! Um dos melhores comentários que já vi. Perfeito !

_____________________x_______________________

Obrigado, isto me incentiva a participar mais. Escrevo pouco aqui no forum mas sempre que escrevo procuro falar sobre o que eu tenho mais conhecimento e vivenciei uma parte boa da história do Muay Thai no Brasil no Rio e em Curitiba e sempre quando o assunto é este procuro contribuir.

Quanto ao Pelé temos que lembrar que o auge dele foi no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000 (IVCs, Pat Miletich, Matt Hughes, etc), talvez até pelo estilo sangrento dele, do seu treinamento o auge dele foi antes em termos de idade do que os demais lutadores e quando o esporte estava dando mais $$$ na era Pride ele já estava fora deste auge...foi um grande guerreiro e merece nossos aplausos, o Marcelo Alonso que é um cara sensato e que conhece muito da história sempre deu espaço pra ele..lembro até de uma Tatame com ele na capa, falando que ele era o melhor do mundo, muitos dizem que até o melhor P4P naquela época, e isto o Rudimar não valorizou tanto na entrevista, portanto achei justa a resposta dele.

Quanto ao Noguchi, como já foi citado ele pegou a preta de 3 pessoas diferentes, sempre foi um estudioso de luta e quem quiser absorver um pouco deste conhecimento ele dá aula todo dia na aula de 19h30 às 21h em seu CT no Centro de Curitiba. Se der sorte pega um dia dele treinando com a garotada depois do treino...rsrsrsrs

Melhor tópico dos últimos tempos: resgatando a história do Muay Thai, valorizando quem fez a história além da alta discussão técnica sobre a atualidade mas a pergunta que não quer calar é se o Anderson vai se pronunciar ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

MMA é um esporte muito novo principalmente em relação a adaptação da trocação antes existia o termo trocação pra MMA.

Antes lutadores tinham erros grosseiros e eram vencedores a evolução do esporte hj permita que se use chutes técnicos, rodados etc, antes chutar dava brecha, vc saltar toma queda etc.

Trocação no MMA nunca esteve tão boa e difundida.

 

Lembra quando se dizia que não se devia treinar boxe e galera tinha certo preconceito até do MMA era Thai+jiu, veio o minotauro com o professor Luís Dórea e mostrou o poder do boxe aí veio russos e americanos com sua escola forte!!

Mas respondendo o Jones é um o cara mais se aproxima disso e DJ no 57 melhor ainda .

Sobre trocação nessa estilo quem mescla bem o kickboxing+boxe e Thai é o TJ umqur mescla bem o Thai+boxe é Max veja mão a mão cotovelo sai fácil.

Douglas do bellator já t kickboxing com Thai bonito e solto também.

 

Um cara que eu acho que coloca bem cotovelo nas sequencias de mão é o Ferguson

Não a em toda luta abre a cara do adversário

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 minutos atrás, João P disse:

Sem sombra de dúvidas todos estes lutadores citados apresentam uma trocação muito refinada e adaptada para o MMA, sempre que eles lutam paro para assistir e no final das contas quem ganha somos nós os fãs! Só espero poder ver mais lutadores brasileiros mostrando esta evolução.

Obrigado, isto me incentiva a participar mais. Escrevo pouco aqui no forum mas sempre que escrevo procuro falar sobre o que eu tenho mais conhecimento e vivenciei uma parte boa da história do Muay Thai no Brasil no Rio e em Curitiba e sempre quando o assunto é este procuro contribuir.

Quanto ao Pelé temos que lembrar que o auge dele foi no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000 (IVCs, Pat Miletich, Matt Hughes, etc), talvez até pelo estilo sangrento dele, do seu treinamento o auge dele foi antes em termos de idade do que os demais lutadores e quando o esporte estava dando mais $$$ na era Pride ele já estava fora deste auge...foi um grande guerreiro e merece nossos aplausos, o Marcelo Alonso que é um cara sensato e que conhece muito da história sempre deu espaço pra ele..lembro até de uma Tatame com ele na capa, falando que ele era o melhor do mundo, muitos dizem que até o melhor P4P naquela época, e isto o Rudimar não valorizou tanto na entrevista, portanto achei justa a resposta dele.

Quanto ao Noguchi, como já foi citado ele pegou a preta de 3 pessoas diferentes, sempre foi um estudioso de luta e quem quiser absorver um pouco deste conhecimento ele dá aula todo dia na aula de 19h30 às 21h em seu CT no Centro de Curitiba. Se der sorte pega um dia dele treinando com a garotada depois do treino...rsrsrsrs

Melhor tópico dos últimos tempos: resgatando a história do Muay Thai, valorizando quem fez a história além da alta discussão técnica sobre a atualidade mas a pergunta que não quer calar é se o Anderson vai se pronunciar ou não.

Sem dúvidas

É muito bom saber mais da história desta arte que podia muito bem ser chamada de Brazilian Muay Thai (assim como existe o Brazilian Jiu-jitsu) 

Obrigado a todos que estão participando

Vc sabe dizer como era a relação de Noguchi com Mestre Naja?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico mesmo. Parabéns aos envolvidos. Espero que renda mais páginas com mais pessoas envolvidas. 

Claro que as escolas que mais se destacaram nos primórdios foram e talvez ainda sejam Rio/Curitiba, e o objetivo do tópico é discutir o de Curitiba, o que é muito legal. Mas estava pensando seria legal um livro falando sobre a história do Muay Thai em todo o Brasil. Se já tem eu não sei. Aqui em Minas temos um grande mestre chamado Carlos Silva, hoje represente oficial da Chakuriki no Brasil, tem - obviamente - uma pegada muito grande de kickboxing holandês. Foi presidente da federação mineira se muay thai muito tempo, não sei se ainda é.  Um dos pioneiros do thai por aqui, se não me engano, formou o Bruno Carvalho e era o seu treinador quando venceu os Storm.

Tenho bastante curiosidade sobre o thai e kickboxing em Minas. Não tem como comparar quanto ao valor histórico e nem quero desviar o foco do tópico, mas é mais compartilhando uma curiosidade.

 

Agora, MV8 disse:

É muito bom saber mais da história desta arte que podia muito bem ser chamada de Brazilian Muay Thai (assim como existe o Brazilian Jiu-jitsu) 

Já vi analistas gringos chamando o muay thai de Curitiba de Brazilian kickboxing. Digo isso pq se baseavam em lutadores da chute boxe. Em um modo de lutar com muito uso de sequências de cruzados, mais brawler mesmo, com muito chute baixo isolados e clinch thai + joelhos. E excesso de cruzados e chutes baixos isolados é algo comum no Brasil inteiro mesmo pelo que vejo doa lutadores de thai no Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, MV8 disse:

Sem dúvidas

É muito bom saber mais da história desta arte que podia muito bem ser chamada de Brazilian Muay Thai (assim como existe o Brazilian Jiu-jitsu) 

Obrigado a todos que estão participando

Vc sabe dizer como era a relação de Noguchi com Mestre Naja?

até onde eu sei era uma relação de respeito pelo mestre dele que foi o Naja, acho que a foto abaixo que foi repostada na página da academia já diz tudo:

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora