Sign in to follow this  
Henry Chinasky

(Opinião) Gaethje poderá ser a lâmina à encerrar o reinado de Khabib

Recommended Posts

Justin Gaethje poderia ser a lâmina à encerrar o reinado de Khabib Nurmagomedov

Justin-Gaethje-5.png

- April 24, 2019

Não há nada de brilhante no estilo de luta de Justin Gaethje - nenhum footwork sofisticado ou técnicas de golpes apuradas. O ex-campeão dos leves da World Series of Fighting é o tipo de lutador que  põe a 'faca nos dentes", marcha para frente implacavelmente e enfia os punhos no oponente. Junte isso com um jogo de chão severamente subestimado e você tem a receita para servir grandes problemas  ao atual campeão dos leves do UFC, Khabib Nurmagomedov.

Durante uma aparição no The MMA Hour, Gaethje deu a entender que ele seria  “mais difícil” para Nurmagomedov que todos os outros candidatos ao título, incluindo Conor McGregor, Dustin Poirier e Tony Ferguson.

"Acho que minhas credenciais de wrestling me beneficiariam muito nessa luta, minha capacidade de parar a queda", disse Gaethje. “… Você não pode falhar ou prosperar sem sair por aí e ter essa chance, então eu tenho que me colocar em uma posição, e eu acho que ao contrário de qualquer outra pessoa no topo desta divisão, eu seria o mais difícil para [Nurmagomedov]. Sem dúvida."

Os 'guerreiros" da mídia social logo após o show invadiram a rede e ridicularizaram os comentários de Gaethje, considerando que ele já sofreu duas derrotas em seu currículo para Poirier e o ex-campeão do UFC Eddie Alvarez. Aliás, essa é uma postura comum tomada por aqueles que flanam no mundo inútil da matemática no MMA.

Há uma grande consciência da relativa insignificância do lutador A  +  lutador B = lutador C entre os fãs hardcore de luta. Aquele mantra antigo, e ainda  bastante utilizado, que os estilos fazem lutas permanece verdadeiro até hoje.

Gaethje pode não  oferecer a Nurmagomedov uma  luta campeão contra a campeão como Poirier, ou o sucesso de bilheteria como McGregor ou a recompensa de uma tão esperada  luta como o Ferguson. O que ele pode oferecer, no entanto, é um lembrete de que os nomes são irrelevantes quando as luvas de quatro onças são postas e a porta da gaiola se fecha. Deixe as pessoas falarem e os lutadores lutarem.

E rapaz, uma briga entre Justin Gaethje e Khabib Nurmagomedov seria esplendidamente violenta.

Nurmagomedov não vence apenas os adversários. Ele os afoga. Tornou-se muito comum ver lutadores de classe mundial ofegando por ar com um olhar incompreensível de esgotamento desenhado em seus rostos, tudo enquanto Nurmagomedov está posicionado em cima deles, fazendo chover socos, cotovelos e alguns insultos no meio. Como a luta contra McGregor provou, não há como sobreviver a um confronto com o rei dos leves sem um forte jogo de wrestling.

Apesar das melhorias óbvias de McGregor em sua defesa de queda, sua falha em controlar a cabeça ao tentar se afastar do perigo é indicativa da curva de aprendizado íngreme que deve-se ter  para encarar um grappler tão implacável. É uma técnica sutil, mas integral, que um ex-lutador da NCAA Division All American, como Gaethje, não sentiria falta.

O simples fato de Gaethje ter um histórico de wrestling tão forte pode ser um choque para aqueles que se acostumaram com seu agressivo estilo de luta de homem das cavernas. No entanto, esse estilo só funciona porque ele pode andar constantemente para a frente sem o medo de ser derrubado. Se Nurmagomedov fosse incapaz de garantir constantemente quedas contra Gaethje, isso mudaria a dinâmica de toda a luta colocando o campeão em um slugfest com o  maior porradeiro da divisão.

Nurmagomedov também acerta seus socos,  e qualquer passo em falso pode levar rapidamente o oponente a um "estado de coma". No entanto, seu striking não é tão refinado e efetivo  quanto o do Poirier e Alvarez. Um lutador como Gaethje preferiria arriscar-se a trocar ganchos e overhands do que ser pego em uma teia perigosa de técnicas de sambo.

Em pé, Justin Gaethje teria uma chance real de ser o primeiro homem a derrotar Nurmagomedov.

Ele tem o queixo para suportar uma grande quantia de golpes, e ele seria capaz de avançar e sair de sua ofensiva sem ser completamente forçado a entrar em um modo de defesa. Raramente nós já vimos Nurmagomedov ter que lutar contra seus calcanhares, mas Gaethje poderia ser o único oponente capaz de nos dar esses momentos.

Para os que ainda permanecem céticos, é bom olhar um pouco atras e enxergar os acontecimentos nos últimos quatro meses: Henry Cejudo batendo o T.J. Dillashaw por TKO; Poirier detendo Max Holloway e Kamaru Usman dominando Tyron Woodley no chão por 25 minutos numa  decisão avassaladora. Cada uma dessas lutas , para muitos, caberia na categoria do impossível antes que a realidade contasse uma história completamente diferente.

Qualquer lutador que tenha como objetivo derrubar Nurmagomedov (27-0) do topo da sua montanha pode ter uma chance muito remota, mas essa chance é reail para Gaethje, que geralmente usa seus punhos para reescrever cada narrativa.

Para o lutador certo nas circunstâncias certas, às vezes a menor chance é tudo que é necessário.

Dos atuais pretendentes ao título, concordo que o Gaethje seja quem mais oferece perigo ao campeão, mas ainda acredito que o daguestão vai se manter invicto.

Não acho que o americano vai conseguir manter a luta em pé não.

Acho que Justin poderia dar uns dois rounds duros pro Khabib e começaria a morrer no gás no terceiro em diante... Aí seria cada vez mais atingido em pé e poderia ser levado pro chão com mais facilidade... Se não nocautear em dois rounds a coisa complica

Depende, Gaethje é luta dura pra qlqr um, mas pode perder de qlqr um tbm.

Contra Conor eu aposto nele mas apenas se a luta se estender bastante, a todo momento por se expor mto, ele pode ir a lona,.

se falarem pra mim que eles lutaram, e eu não soubesse o resultado, mas me falassem que  essa luta foi até o terceiro ou quarto round eu apostaria no Gaethje, se falassem que acabou no primeiro eu apostaria no Conor.

Ele é agressivo, usa golpes na curta distância em ângulos diferentes (é o cara que tira uns lowkicks muito fortes e eficientes, com muita facilidade, não importa aonde esteja), tem um punch muito grande e simplesmente sempre vai pra cima... Mas se expõe, e apesar de ter um queixo fora do comum (não é normal levar porrada e continuar indo pra cima do jeito que ele faz), ele acusa golpes tbm, o queixo dele é bom mas não é igual a alguns lutadores que vc pode dar uma marretada nele que ele nem se abala.

O wrestling dele é tão bruto quanto a trocação, ja vi luta que ele nocauteou o cara com um slam, mas ele não tem usado mto ultimamente.

Edited by rivvithead

Não adianta nada ter um wrestling top, se não usa!

Se andar para frente caçando o Kabib, vai ser quedado de boa. Se não mudar a estratégia pode ser ALL AMERICAN ONE DIVISION que vai dar no mesmo. Justin não tem jogo de pressão na grade para cansar o russo. As chances estão em ser cauteloso, usar o wrestlin para não ser quedado e apostar na porradaria na explosão.

E o que muita gente não percebe é que o Kabib e sua equipe vão sempre com estratégia e a cumprem a risca. O Kabib vai sabendo o que deve fazer e não vai mudar o plano que foi colocado para essa luta (se rolar). Kabib favorito.

2 horas atrás, rivvithead disse:

Contra Conor eu aposto nele mas apenas se a luta se estender bastante, a todo momento por se expor mto, ele pode ir a lona,.

se falarem pra mim que eles lutaram, e eu não soubesse o resultado, mas me falassem que  essa luta foi até o terceiro ou quarto round eu apostaria no Gaethje, se falassem que acabou no primeiro eu apostaria no Conor.

Ele é agressivo, usa golpes na curta distância em ângulos diferentes (é o cara que tira uns lowkicks muito fortes e eficientes, com muita facilidade, não importa aonde esteja), tem um punch muito grande e simplesmente sempre vai pra cima... Mas se expõe, e apesar de ter um queixo fora do comum (não é normal levar porrada e continuar indo pra cima do jeito que ele faz), ele acusa golpes tbm, o queixo dele é bom mas não é igual a alguns lutadores que vc pode dar uma marretada nele que ele nem se abala.

O wrestling dele é tão bruto quanto a trocação, ja vi luta que ele nocauteou o cara com um slam, mas ele não tem usado mto ultimamente.

Excelente análise.

Mas a questão proposta é contra o Habib's.

Faz a análise desses dois, por favor.

Penso que Habib's coloca o Justin no chão sim.

2 minutos atrás, Rody Stark disse:

Não adianta nada ter um wrestling top, se não usa!

Se andar para frente caçando o Kabib, vai ser quedado de boa. Se não mudar a estratégia pode ser ALL AMERICAN ONE DIVISION que vai dar no mesmo. Justin não tem jogo de pressão na grade para cansar o russo. As chances estão em ser cauteloso, usar o wrestlin para não ser quedado e apostar na porradaria na explosão.

E o que muita gente não percebe é que o Kabib e sua equipe vão sempre com estratégia e a cumprem a risca. O Kabib vai sabendo o que deve fazer e não vai mudar o plano que foi colocado para essa luta (se rolar). Kabib favorito.

Penso assim também.

2 horas atrás, rivvithead disse:

Muito bom! Bem lembrado o lance dos lowkicks, são lapadas das mais sinistras. 

Edited by Rody Stark
ortografia

Muito bom @chinasky

Excelente tópico.

Vou de Habib's, sem subestimar o Justin, porque o bicho é bruto.

Habib's tira os oponentes da área de conforto sempre, causando danos em cada investida. Não se mostrou vaidoso para querer apenas trocar com strikers mais gabaritados ou porradeiros com queixo de aço como o Justin, por sua dedicação à estratégia, qualidade no que faz e ânimo inabalável se tornou o lutador que vemos hoje.

Achei meio desrespeitoso com o Poirier esse artigo, q é quem vai disputar o cinturão unificado em setembro com o russo, ele pode muito bem vencer o Khabib sim, estão subestimando ele de novo, inclusive este mesmo derrotou o Justin.