Sign in to follow this  
Henry Chinasky

O maravilhoso footwork de Max Holloway

Recommended Posts

Neste final de semana no UFC 236, Max Holloway lutará contra Dustin Poirier pela segunda vez. Sua primeira reunião foi de sete anos e, para Holloway, 18 lutas atrás. Na verdade, foi apenas a quinta luta profissional de Holloway, e sua primeira disputa no UFC, que tem muitos questionando seu poder preditivo, considerando que Holloway já se tornou campeão peso pena e, nesse meio tempo, evoluiu para o melhor lutador do planeta, libra por libra.

A programação de Holloway é tão inquestionavelmente sólida quanto seu conjunto de habilidades. Antes de sua vitória dominante sobre o invicto Brian Ortega em dezembro passado, Holloway nocauteou duas vezes Jose Aldo, o maior peso pena de todos os tempos. Esses são apenas dois dos nomes em uma série de vitórias de 13 lutas que se estendem por seis anos. E quanto ao conjunto de habilidades, bem ... basta dizer que Holloway é um dos lutadores mais criativos, flexíveis e adaptativos do esporte atualmente. A única coisa que Max não faz (e que Dustin Poirier faz) é derrubar pessoas com socos únicos. No entanto, ele compensa jogando 13 golpes por minuto, com tremenda precisão, construindo lentamente , e chegando a um ritmo vertiginoso que, desde 2013, apenas três oponentes conseguiram sobreviver. Claro, seu poder é mediano, na melhor das hipóteses; mas em cinco lutas de 25 minutos, nenhum adversário do Holloway chegou ao round final.

Seu "Footwork"  é a base de tudo isso. Holloway tem um dos melhores jogo de pernas  do MMA. Seus pés são tão inteligentes quanto são ágeis. E, embora às vezes o trabalho de pés seja entediante, o Holloway é tudo menos isso. Não há nada como a visão dele batendo e arrastando-se de um ângulo para outro, fluindo da defesa para o ataque sem qualquer costura ou excitação, sempre gracioso e muito, muito violento.

Antes de Holloway testar os pés contra Dustin Poirier no UFC 236, vamos dar uma olhada rápida em alguns de seus melhores movimentos.

Baby Steps

Antes de falarmos sobre alguns dos movimentos mais chamativos de Holloway, vamos entender o quão bom ele é no básico. Há todos os tipos de maneiras que você poderia tentar quantificar o que equivale a “bom trabalho de pés”, mas nada é mais importante do que a regra cardeal: mantenha os pés sob você, o tempo todo.

Os fãs de MMA terão visto essa regra quebrada mais vezes do que podem contar. Mais vezes do que Cody Garbrandt perdeu uma troca de mãos certas. Mais do que Dana White ligou para sua esposa para informá-la de que ele estaria trabalhando até tarde. No MMA, praticamente ninguém mantém os pés abaixo de, digamos, 50% do tempo.

Max Holloway é uma forte exceção. Enquanto joga mais ataques do que praticamente qualquer outro lutador no esporte, ele também cobre mais distância do que a maioria. E ainda assim ele quase nunca deixa seus pés para trás.

Para referência, aqui estão nove das 307 batidas que ele fez ao longo de vinte minutos contra Brian Ortega. Veja como ele mantém a pressão sobre seu adversário sem nunca perder o equilíbrio.

2.png

1. Holloway avança em Brian Ortega do centro do octógono

2. Sondando com o jab, ele dá um passo à frente com o pé da frente.

3. Assim que o pé de trás alcança, Max está apontando e avançando novamente. Ele se aproxima desta vez, mas certifica-se de se afastar para a direita.

4. Então, quando Ortega lança um gancho recuado, Holloway tem o ângulo de deslocar sua mão esquerda para dentro de seu arco.

5. Holloway segue com um gancho para o corpo. Note como seus pés e quadris giram enquanto ele joga seu peso no tiro.

6. Enquanto o corpo dispara força Ortega a voltar para a direita, Holloway novamente ajusta seu pé-de-ataque, alinhando-se com seu oponente.

7. Esta ampla mão esquerda colide com o queixo de Ortega quando ele momentaneamente perde sua posição.

8. Ortega recuou quase todo o caminho até a cerca, em uma linha mais ou menos reta.

9. Ele finalmente joga um jab, tentando recuperar algum espaço e momento.

10. Mas Holloway sabe onde Ortega está indo. Absorvendo o jab, ele mais uma vez abre sua postura, saindo para a esquerda de Ortega.

11. Então, quando Ortega tenta golpear novamente, Max não tem dificuldade em deslizá-lo quando ele pousa uma cruz no intestino.

Distância é a melhor forma de defesa, porque é o menos propenso a erros. Se o adversário está muito longe para bater em você, então ele terá que avançar. Sempre que ele faz, você pode dar um passo para trás. Manter essa lacuna, e nenhum homem sem uma arma de longo alcance terá sucesso em bater em você.

Armas de longo alcance não são permitidas no MMA, mas há muitas outras ameaças com as quais se preocupar. Quer se trate de um soco, pontapé, joelho, cotovelo, queda, ou alguma variação de rotação de qualquer um destes, a quantidade certa de distância sempre funcionará. Como tal, um recuo direto é de longe a defesa standup mais comum vista neste esporte. E, na maioria das vezes, funciona muito bem.

Em seu sentido mais básico, esse é o tipo de defesa oferecida por Brian Ortega, que começa no centro da jaula na seqüência acima e termina de costas perto da cerca. Cada vez que ele é ameaçado, ele dá um passo para trás sem sequer pensar. Ainda Holloway terras limpas socos em todo o intercâmbio, nunca permitindo Ortega para sair do intervalo, uma vez que ele tem lá, nem sair da linha de fogo. E ele faz isso sem se expor a algo mais ameaçador do que uma leve pancada.

O truque está em seu trabalho sutil. Preste atenção especial aos pés de Holloway em cada um dos alambiques acima, e você verá que o campeão está constantemente ajustando sua posição, respondendo por cada movimento que Ortega faz, mesmo torcendo para jogar peso em seus golpes enquanto se move, sem nunca fazer mais trabalho do que o necessário. Quando Ortega se move para a esquerda, Holloway abre sua postura para manter a mira sobre ele. Quando Ortega se move para a direita, Holloway gira sem pensar e continua o ataque. Quando Ortega recua, Holloway segue em frente, mantendo a distância perfeita em todos os momentos, geralmente enquanto perfura.

Assim como Israel Adesanya, que também luta no UFC 236, os movimentos chamativos de Holloway tendem a ofuscar o footwork simples e sutil que compõe a base de seu jogo

Shifts

Mas que tal as coisas mais chamativas, hein? Holloway é um célebre comutador de postura, igualmente confortável tanto no lado ortodoxo quanto no canhoto, e também não é muito ruim de uma postura quadrada. Embora seja uma prática mais comum no MMA do que no boxe, há poucos que o fazem tão naturalmente ou tão inteligentemente quanto Max. Como já vimos, o footwork de Holloway é essencial para sua incrível saída. Este é um lutador que constantemente frustra os esforços de seus oponentes para acertá-lo, enquanto passa mais e mais tempo dentro do alcance enquanto a luta continua.

Esta é uma maneira que Max mantém um oponente defensivo, volúvel em sua mira.

3.png

1. Holloway entra atrás de um gancho de esquerda. Pettis imediatamente começa a recuar.

2. Max segue seus três com dois, mas ele pode ver a guarda levantada de Pettis. Ele não coloca nenhum esforço no soco, jogando fora ...

3. ... para mudar para uma posição de canhoto. Quando Holloway entra, ele coloca a mão esquerda no rosto de Pettis para mantê-lo na defensiva.

4. Outro ajuste de pés é necessário, como Pettis continua a recuar. Holloway hop-passos para a frente, ainda no canhoto, desta vez distraindo Pettis com um gancho de chumbo direito.

5. Pettis ainda está tentando sair do alcance, mas Holloway passa por ele. Um longo e final passo à frente de sua nova posição canhoto ...

6. ... e Max pega Pettis com uma esquerda direto para a barriga antes que ele possa fugir.

Quando um lutador avança ou recua, passando de ortodoxo (pé esquerdo para frente) para canhoto (pé direito para frente) a cada passo, isso é chamado de mudança. Há uma série de aplicações para tal técnica, mas em sua essência, uma mudança permite que o lutador em questão cubra a distância mais rápida e fluida do que ele poderia ter se ele tivesse mantido sua postura original o tempo todo.

Embora os passos pequenos e com nuances tenham sido mais suficientes para o recuo lento de Brian Ortega, nesse exemplo, Anthony Pettis quase pula para fora do alcance assim que Max inicia seu ataque. Ele cobre a mesma distância que Ortega em um quarto do tempo. Como tal, Holloway tem que fazer alguns movimentos mais dramáticos para alcançá-lo. Ele não muda apenas sua postura, no entanto. Não completamente. Ao contrário do footwork de livros didáticos que vimos na primeira sequência, uma mudança é uma manobra inerentemente arriscada. As pernas de Holloway só são capazes de absorver o impacto de um golpe quando seus pés estão cambaleantes, mas cada mudança o força a se encaixar no seu oponente, mesmo que apenas por um momento. Mesmo contra um inimigo tão patologicamente incapaz de contra-atacar como Anthony Pettis, Holloway é capaz de se expor completamente.

Assim, ele se certifica de ocupar os olhos de Pettis - e, portanto, sua defesa - em todos os momentos enquanto ele avança. Anthony não tem tempo para aproveitar a postura escorregadia de Holloway, pois ele é constantemente cutucado e cutucado por uma mão ou outra. Quando os adversários se tornam cautelosos e defensivos, Holloway usa a constante ameaça de seu jab para mantê-los assim.
Brian Ortega demonstrou um verdadeiro valor contra nosso herói havaiano, mas, olhando para trás, é fácil argumentar que ele sempre acabaria no centro de um círculo de Max Holloways. Ortega é um grappler maravilhoso e, obviamente, um estudo rápido quando se trata de boxe, mas esse lado do seu jogo ainda está em desenvolvimento. O punho de Jose Aldo, por outro lado, está muito além de seu estágio fetal. Quando se trata de defesa impressionante, especificamente, nenhum artista de artes marciais mistas fez isso melhor. Na verdade, quando ele e Holloway se conheceram pela primeira vez no UFC 212, Aldo superou o jovem desafiante em ambas as duas primeiras rodadas, conseguindo mais da metade de seus próprios ataques, enquanto manteve Holloway bem abaixo da marca de 40%.

E, no entanto, como ele faz, Holloway se ajustou. Seu ritmo aumentou, e ele começou a atrair o lutador veterano em uma troca imprudente após o outro. Por fim, o estilo do campeão mostrou-se incapaz de resistir ao teste da Bênção. Ele simplesmente não conseguia acompanhar os ângulos e a agressividade que se tornaram as marcas registradas de Holloway - e não há vergonha nisso. Afinal de contas, nenhum homem é imbatível, e Max Holloway foi literalmente o primeiro lutador que conseguiu correr círculos ao redor de José Aldo.

Confira esses movimentos.

1.png

1. Holloway evita a mão direita de Aldo se afastando dela.

2. Quando Aldo ajusta seus próprios pés, Max de repente muda de direção.

3. Ele entra em uma posição ortodoxa, pousando uma mão direita de chumbo.

4. Como Aldo começa a contornar, Holloway deixa sua perna direita cair em uma posição de canhoto.

5. De repente, Max é perfeitamente apontado enquanto Aldo é quadrado e aberto.

6. Mas Aldo se apoiará no poder e na ferocidade sempre que a técnica falhar, e Holloway sabe disso. Ele trava de volta ao invés de andar no gancho esquerdo de Aldo, e volta para a ortodoxia enquanto isso.

7. Saindo para a esquerda, Holloway alinha sua mão direita. Ele ocupa Aldo com a mão esquerda, primeiro.

8. Então ele solta o gancho direito, mas Aldo sai do alcance antes que ele possa pousar.

9. Holloway mantém a pressão. Ainda ortodoxo, ele entra com um soco.

10. Aldo joga um joelho em resposta, mas os pés de Max são espertos demais. Ele evita a esquerda ...

11. ... então enfrenta Aldo à sua direita, de repente, em pé canhoto.

Aqui, vemos como o trabalho de pés de Holloway pode ser sedutor. O deslocamento pode ser uma ótima maneira de avançar em velocidade, mas estar igualmente confortável em ambas as situações abre um mundo de ângulos que a maioria dos outros lutadores simplesmente não pode acessar. Cada vez que Holloway lança um golpe - mantendo os pés sob ele, ao fazê-lo - ele dá uma olhada em seu oponente. Na fração de segundo após o impacto, ele parece analisar Aldo com um olhar, decidindo então e ali (ou, talvez, simplesmente sentindo) para onde ir em seguida. Às vezes, ele atravessa sua greve, fechando a distância de forma agressiva, enquanto ele se volta para a posição oposta. Em outras ocasiões, quando Aldo parece esperar tal movimento, Holloway fica para trás, deixando seu homem errar antes de continuar o ataque.

Oi, pessoal. Tópico de texto extenso, mas muito interessante . Usei o google tradutor. Aos poucos irei tentando aparar a coisa apesar do meu inglês bem limitado. Algumas expressões não ousarei trazer para o português, senao pela ajuda de alguem que domine a lingua. Tenham paciência que estou trabalhando nele. Abraços. 

Não diria maravilhoso, mas há um tempo revi toda a as lutas dele e realmente ele tem um jogo de pés muito bons, forma que troca de base, base sai e roda. Mas acho que o ímpeto porradeiro dele acho que o faz tomar muita pancada atoa. Mas não tem jeito tbm, ele é muito ofensivo, ser muito ofensivo faz com que se exponha muito. ainda se vc confia no queixo.

Excelente tópico, obrigado pro compartilhar.

Excelente tópico. Realmente Holloway tem uma movimentação muito boa ofensivamente falando. Como o colega Mendoza falou, a defesa dele ainda é muito baseada no queixo. Ainda acho que para ele ter longa durabilidade no esporte, tem que trabalhar mais a defesa, seja se movimentando, seja lutando com a guarda mais alta.

Footwork é muito importante. O meu primeiro pra de boxe deixava os alunos iniciantes algumas semanas aprendendo somente movimentação, com as mãos pra trás sem desferir nenhum golpe. Após os alunos aprenderem os passos iniciais da movimentação, o professor aí sim começava a ensinar os fundamentos básicos de defesa e ataque.

Ou seja, em qualquer luta em pé o principal é saber como caminhar.

Excelente tópico Chinasky.

Mas ainda acho que o footwork tô Holloway não é sua principal virtude. É eficiente e bem adaptável, vide que o próprio holloway emulou um pouco do MC prego na luta contra o Ortega, atacando de angulos diferentes e ficou muito interessante.

Mas as grandes virtudes do Holloway são esse queixo de titânio, volume e a vantagem física enorme que ele tem nos penas. 

Holloway ainda defende muitos golpes com o nariz, mesmo tendo esse tronco e pernas super longas e  pra mim, isso mostra uma falha de movimentação defensiva até grave. Contra o Ortega, ele tomou vários golpes pesadíssimos. Não caiu porque realmente tem muita resistência.

Eu não sou um crítico muito sagaz de trocação, ainda estou aprendendo nos treinos de boxe, mas quando eu comparo Cruz com O holloway, acaba que vejo que existe ainda muita diferença técnica no que tange a movimentação entre os dois.

Meus parabéns pelo tópico, linda explanação, ainda mais eu que sou muito suspeito para falar porque sou um exímio admirador da nobre arte, e no caso deste menino, está muito bem Max, esta muito bem representada.

Lindo footwork, consegue angulacões maravilhosas para seus ataques com variações perfeitas.

Meus parabéns novamente pelo excelente tópico.

22 minutos atrás, Pride Event disse:

ofensivamente ele é otimo. mas defensivamente ainda falta. toma mta pancada limpa.

Concordo. Acho que quase todos percebem isso. É que a capacidade de absorção dele é muito acima do normal. Mas um dia isso cobrará o preço. Tem que melhorar para se deixar atingir menos. 

Ele é rápido, oportunista, trabalha bem os ângulos. No entanto, vejo que usa muito mal o quadril na execução do golpe, o que faz dele um cara sem punch. 
Inclusive, há uma semelhança muito clara entre ele e o Bisping na forma de executar golpes, porém o Holloway cresce com facilidade pra cima dos adversários
ao saber se utilizar da altura e envergadura. 

Outra coisa. O Max caminha nas pontas dos pés. Quem manja de boxe sabe que isso faz toda diferença.

Ajuda no controle da distância, velocidade e ate absorção dos golpes.

A desvantagem e unicamente cansar mais as pernas, se.comparado com pé plantado.

2 horas atrás, Henry Chinasky disse:

Concordo. Acho que quase todos percebem isso. É que a capacidade de absorção dele é muito acima do normal. Mas um dia isso cobrará o preço. Tem que melhorar para se deixar atingir menos. 

Mano sei nao, acho que esse dia será hoje viu, pois ai e briga de dois caras que querem e amam nocautes, entao eles nao vão desistir ate um cair, por isso acho que o Justin vai ganhar, bate mais pesado, enquanto o Max e um jogo de volume excessivo de golpes.

59 minutos atrás, Paulo wand disse:

Mano sei nao, acho que esse dia será hoje viu, pois ai e briga de dois caras que querem e amam nocautes, entao eles nao vão desistir ate um cair, por isso acho que o Justin vai ganhar, bate mais pesado, enquanto o Max e um jogo de volume excessivo de golpes.

Aldo tb bate mais pesado e aguenta mais que o Poirier. Pra mim e TKO round 3.