Daniel Mendoza

[UFC 236] Kelvin Gastelum x Israel Adesanya - Luta Completa

Recommended Posts

21 minutos atrás, masterblaster disse:

Grande Luiz! Melhor agora falando com você! Rapaz, eu que agradeço a paciência de ler as bobagens que escrevo e a educação que é característica sua. E agradeço demais suas análises, e muito bom ver essa disposição e interesse. Eu confesso que ando um pouco desanimado com as análises, mas posts como os seus incentivam até a aprender para poder debater.

E, de fato, vejo que temos opiniões diferentes, mas que de forma alguma são contraditórias, apenas mudam de acordo com interpretações diversas.

Acredito que sua interpretação de técnica seja a mais purista, no sentido da execução correta dos golpes e sequências, posicionamentos e aplicações. Desse ponto não há como negar a perfeição do Adesanya, inclusive o cartel no kickboxing fala por si só.

Contudo, e talvez viciado por ter trabalhado com isso, sou adepto do conceito de técnica visto como o conjunto de ações que levam ao resultado pretendido, da forma individual mais eficaz, ou seja, maleável de acordo com o usuário. E agora você vai me chamar de doido, mas sempre cito como exemplo disso o famoso pirocoptero do Wand. Nunca funcionou para ninguém a não ser ele, o que denota uma adaptação técnica muito efetiva, embora nada ortodoxa ou de cartilha. Ele variava a altura e distância dos golpes durante a sequência e era raro errar todos, e nem se falava de gastar gás, porque isso nunca faltou para ele. Era uma técnica própria que, embora totalmente incomum, funcionava com ele.

E, nesse diapasão, considero o Spider, de quem não sou fã, extremamente efetivo, mais do que o Adesanya. Era oportunista, durante as fintas e palhaçadas estudava demais os adversários e quase sempre sabia colocar o golpe certo no lugar certo, na hora e com a força certos. Além de outra técnica extremamente efetiva, qual seja, a manipulação psicológica do oponente.

Gostei demais da sua afirmação de que o Spider era um mix de comedimento e ousadia e, amiúde, as duas características apareciam na mesma luta, o que tornava tão espetaculares seus desempenhos. Mas dava a impressão de estudo antes da investida.

E se for falar da parte do boxe puro, sem dúvidas o Adesanya é melhor, mas no conjunto da obra, acho que o Spider se sobressaía, até pela corrente que eu adoro.

E ainda vejo que, com toda a imperfeição técnica (no sentido puro), o Spider conseguiu se alçar ao status de forte candidato a um dos melhores do mundo peso por peso. E não conseguiria isso, não fosse uma adaptação soberba de técnicas pessoais.

Sua análise de golpes e posições está perfeita. Mas para mim, o que o indivíduo obtém com o que utiliza demonstram o quão eficiente é a técnica que emprega. E nisso também baseio minha opinião.

E te agradeço demais a paciência, Luiz. Acho seu ponto extremamente válido e, do princípio no qual você se baseia, não discordo. Espero que sempre possamos contar com sua presença enriquecendo tanto o Fórum. 

Obrigado, grande abraço!

Como um ex professor meu fala vc adapta o estilo ao biotipo do atleta se vc pega um lutador extremamente forte vc vai treina -lo como estilista?

19 horas atrás, bigby disse:

quotei errado, até editei, foi para outro forista que escreveu depois de você, o que eu falei no meu post foi mais na questão de ter um arsenal apenas ofensivo kkk hendo era defesa nula

Sim defensivamente ele dependia demais do queixo que é um dos melhores da história msm velho ele tinha um queixo excelente

Hendo era um animal

Nem sangrar o desgraçado sangrava

4 horas atrás, MV8 disse:

Sim defensivamente ele dependia demais do queixo que é um dos melhores da história msm velho ele tinha um queixo excelente

Hendo era um animal

Nem sangrar o desgraçado sangrava

Tem q estudar a espécie do mito banguela. 

Agora, Renato Boxe disse:

Tem q estudar a espécie do mito banguela. 

o Hendo ta na história como o cara que enfrentou os maiores do MMA

esse NUNCA escolheu adversário.

Um cara que venceu Alan Gois, Carlos Newton, Yvel, Minotauro, Babalú, Renzo, Murilo Ninja, Bustamante, Gono, Chonan, Kondo, Belfort, Misaki, Rich Franklin, Feijão, FEDOR, Toquinho, quase matou o Bisping, Shogum 2x, Boetch, Lombard, WAND

Ainda lutou com o Lyoto, Rashad, Comier, Mousasi, Anderson, Rampage, Arona, e algumas vezes até bem mais leve..

esse cara merecia uma estátua, isso sim

Agora, pipo disse:

o Hendo ta na história como o cara que enfrentou os maiores do MMA

esse NUNCA escolheu adversário.

Um cara que venceu Alan Gois, Carlos Newton, Yvel, Minotauro, Babalú, Renzo, Murilo Ninja, Bustamante, Gono, Chonan, Kondo, Belfort, Misaki, Rich Franklin, Feijão, FEDOR, Toquinho, quase matou o Bisping, Shogum 2x, Boetch, Lombard, WAND

Ainda lutou com o Lyoto, Rashad, Comier, Mousasi, Anderson, Rampage, Arona, e algumas vezes até bem mais leve..

esse cara merecia uma estátua, isso sim

Pode n ter sido o maior nem o melhor mas foi o mais casca grossa da história na minha opinião!

Respeito eterno!!!

25 minutos atrás, Renato Boxe disse:

Pode n ter sido o maior nem o melhor mas foi o mais casca grossa da história na minha opinião!

Respeito eterno!!!

o mais casca grossa foi sem dúvidas