Daniel Mendoza

[UFC 236] Kelvin Gastelum x Israel Adesanya - Luta Completa

Recommended Posts

que luta da porra

pqp!!

E a casa fechou de vez pro Jacaré..

Pra mim não vence o Gastelum, Adesanya, Romero, nem o campeão...

e agora?

Lutão da porra!

Kelvin poderia ter capitalizado depois do high kick, mas deu mole e foi tentar agarrar ao invés de continuar a luta em pé, o negão tava visivelmente grogue. 

Na minha contagem tava 2x2 em round e o último foi decisivo.

Adesanya com muita vantagem na envergadura (tipo Jones VS Cormier) e soube  aproveitar no decorrer da luta, em special nos 3 minutos finais. 

Agora o negão tá longe de ser imbatível, o Robert é carateca e controla bem a distância, além de punch pra caramba também acho que teremos outra guerra. 

Sobre o corner do Gastelum, acho que o Rafael Cordeiro deveria ter pedido para o Kelvin variar o jogo ao invés de mandar o cara continuar indo pra porradaria, exemplo de corner coincidente foi o do Poirier, que quando tomou um baculejo do Holloway, mandou logo fazer jogo de grappling.

Ao me ver faltou isso ao Gastelum: variação.

Adesanya lutou como sempre.

12 horas atrás, MV8 disse:

Foram pelo menos dois erros um foi este o outro foi no quinto foi displicente acabou dentro do triângulo e perdeu o round e a luta quando voltou em pé

Ali se ele controla o negão no chão tinha ganhado a luta

Adesanya é bom mas é muita finta pra pouca efetividade Gastelum castigou ele legal com um jogo bem básico se tivesse combinado mais usado mais chutes inclusive no corpo talvez tivesse vencido

Anderson no auge foi melhor striker pra MMA que Adesanya foi até hoje

Se a luta ontem fosse com Jones perdia em pé inclusive

É bom tem potencial mas não é este monstro sagrado que geral acha

Excelente análise MV8. Realmente Gastelum ficou com um jogo muito simples e previsível (tanto que a mão de trás foi mapeada), e mesmo assim fez muito estrago. E tinha mesmo que ter segurado o Adesanya no chão. Perdeu duas oportunidades de levar o cinturão para casa e, no patamar em que estão, um erro tático custa uma luta.

E concordo com sua definição do Israel, muita plasticidade para pouca efetividade. No que me lembra o Jones, é no carro chefe de joelhos, cotovelos e chutes e falta de punch.

Mas vencendo o Gastelum derrotou o adversário mais forte que teve até agora, e bem ranqueado, deu um up na reputação. Só que agora é title shot com o Whittaker, e o buraco é muito, mas muito mais embaixo. Não creio que Adesanya vença o australiano. Esse é tático demais, e não comete esses erros.

13 horas atrás, Alexandre1973 disse:

Acho que a única explicação plausível para esse "erro" do Gastelum seria o cansaço. Se aquele chute tivesse entrado no início da luta, acredito que a blitz seria intensa e o resultado da luta seria outro.

Pois é, pode ser. Mas e muito cansativo levar para o chão, exige muita isometria. A não ser que ele tivesse agarrado para descansar. Mas acho que nem estava tão desgastado assim, ou não teria força para mandar aquele chute logo antes. E o chute foi forte, foi o golpe que mais abalou o Adesanya na luta.

19 minutos atrás, masterblaster disse:

Excelente análise MV8. Realmente Gastelum ficou com um jogo muito simples e previsível (tanto que a mão de trás foi mapeada), e mesmo assim fez muito estrago. E tinha mesmo que ter segurado o Adesanya no chão. Perdeu duas oportunidades de levar o cinturão para casa e, no patamar em que estão, um erro tático custa uma luta.

E concordo com sua definição do Israel, muita plasticidade para pouca efetividade. No que me lembra o Jones, é no carro chefe de joelhos, cotovelos e chutes e falta de punch.

Mas vencendo o Gastelum derrotou o adversário mais forte que teve até agora, e bem ranqueado, deu um up na reputação. Só que agora é title shot com o Whittaker, e o buraco é muito, mas muito mais embaixo. Não creio que Adesanya vença o australiano. Esse é tático demais, e não comete esses erros.

Perfeito eu noto uma falta de punch no Adensanya e isso contra lutadores de categoria mais pesada como ele está isso dificulta ainda mais ele que só tem stricker de arma fechou um triângulo ali muito feio.

Contra Robert o bicho pega pra ele que tem uma coisa que faltou ao Gastelum leitura de luta em alguns sentidos e ele viu que dar pra trocar tranquilo com o Nigéria.

Anderson jovem deitava o Adensanya fácil

1 minuto atrás, NEGO DÁGUA disse:

Perfeito eu noto uma falta de punch no Adensanya e isso contra lutadores de categoria mais pesada como ele está isso dificulta ainda mais ele que só tem stricker de arma fechou um triângulo ali muito feio.

Contra Robert o bicho pega pra ele que tem uma coisa que faltou ao Gastelum leitura de luta em alguns sentidos e ele viu que dar pra trocar tranquilo com o Nigéria.

Anderson jovem deitava o Adensanya fácil

Anderson no estado em que se encontra venceu um round de três e perdeu outro porque deu a cara para bater. Mesmo ali, para quem o conhece, pareceu que estava mais se divertindo do que se esforçando para vencer. Ele já não quer, nem precisa, provar nada para ninguém. No auge trucidava o nigeriano.

24 minutos atrás, masterblaster disse:

Anderson no estado em que se encontra venceu um round de três e perdeu outro porque deu a cara para bater. Mesmo ali, para quem o conhece, pareceu que estava mais se divertindo do que se esforçando para vencer. Ele já não quer, nem precisa, provar nada para ninguém. No auge trucidava o nigeriano.

Excelente... também tive essa mesma impressão na luta do Anderson contra o Adesanya. 

33 minutos atrás, masterblaster disse:

engraçado tive a mesma impressão da forma como o Adesanya lutou, deixou o Anderson fazer o que quis nem acelerou a luta para vencer rapido... acho que os 2 lutaram para se testar aproveitando as qualidades do oponente, foi um combate atipico

13 horas atrás, MV8 disse:

Foram pelo menos dois erros um foi este o outro foi no quinto foi displicente acabou dentro do triângulo e perdeu o round e a luta quando voltou em pé

Ali se ele controla o negão no chão tinha ganhado a luta

Adesanya é bom mas é muita finta pra pouca efetividade Gastelum castigou ele legal com um jogo bem básico se tivesse combinado mais usado mais chutes inclusive no corpo talvez tivesse vencido

Anderson no auge foi melhor striker pra MMA que Adesanya foi até hoje

Se a luta ontem fosse com Jones perdia em pé inclusive

É bom tem potencial mas não é este monstro sagrado que geral acha

Pergunta sincera maveco.

Esse "geral" que acha o Adesanya diferenciado na luta em pé não é do PVT, certo?  A esmagadora maioria que se manifesta aqui no fórum em relação a ele vai contra isso. Aliás ele é um dos lutadores que mais tem hater atualmente no PVT.

Aparentemente eu sou um dos poucos do Fórum que acha o Israel realmente diferenciado na luta em pé.  Inclusive me surpreendi com a atuação do Gastelum, afinal achei que seria um enorme passeio do nigeriano.

12 minutos atrás, bigby disse:

engraçado tive a mesma impressão da forma como o Adesanya lutou, deixou o Anderson fazer o que quis nem acelerou a luta para vencer rapido... acho que os 2 lutaram para se testar aproveitando as qualidades do oponente, foi um combate atipico

Também tem isso, o Israel pareceu respeitar demais o AS. Mas depois dessa luta com o Gastelum, a gente pensa se ele poderia apresentar algo tão mais perigoso assim contra o Anderson, né?

2 minutos atrás, masterblaster disse:

Também tem isso, o Israel pareceu respeitar demais o AS. Mas depois dessa luta com o Gastelum, a gente pensa se ele poderia apresentar algo tão mais perigoso assim contra o Anderson, né?

estilos fazem lutas né, o estilo do Anderson é melhor para o Adesanya que se sente confortável quando o adversário espera por ele ou joga na longa, o problema ali contra o Kelvin é que o boxe do Kelvin estava melhor e ele pôs muita pressão na curta, fora o perigo das quedas que sempre faz bons strikers falharem na defesa como o próprio Anderson falhou com o weidman durante as 2 lutas e c o sonnen na primeira

9 horas atrás, masterblaster disse:

Acho que ele é pouco efetivo devido à falta de punch mesmo. N é algo mutável e dependente de técnica ou ajuste-  em partes até que é. 

É um cara  bem esguio - até demais pra categoria -  por isso carente de força/ punch - embora compense com um puta encaixe: mesmo sem força aparente,  todos os socos no Gastelum entraram secos demais  e o baixinho sentiu bastante, coisa que o Jacaré que é muito forte - e que acertou inúmeras bombas - n consegiu fazer.

O vejo mais técnico que o Aranha. Mais polido e ajustado em tudo: melhor timing  e maior destreza com as mãos, mais ativo socando, maior variação, os combos interessantes- coisas do Karatê inclusive, defesa - a evasão ,  os contragolpes. Execuções mais limpas e ,no geral, vejo que ele traz coisas mais complexas.

O Aranha tinha o fator X. Mas sou cauteloso quanto a isso. As vezes pode dar a falsa impressão de perícia.  Em alguns casos , notei mais como senso de oportunidade e feeling do q algo que aparecia  regularmente.

N acho q o Anderson n tinha essa precisão socando. Nem que era fenomenal nos contragolpes. Em várias situações o conter punch entraia e ele n usou. Coisa q Adesanya e Thompson fazem direto...e o Conor então. Cheguei nessa conclusão revendo as lutas dos citados.

E acho que podemos  contextualizar melhor a tal " baixa efetividade ". Vejo duas coisas: o queixo do adversário em questão é  muito foda - Gastelum é dos caras que mais aguentam porrada do MMA moderno. A baixa efetividade tbm n diz respeito à comedimento ou excesso de prudência. Ele lança muitos golpes, até. N é um cara que espera demais - ao contrário do Anderson que, se fosse o caso, passava um round sem tentar um soco. 

E o segundo ponto é que - perdoe-me  o anacronismo - o nível  dos strikers aumentou absurdamente, sobretudo em postura.  Os caras, além de bem mais técnicos- pelo menos a  nata - e mais fortes que antes - Gastelum é exceção no quesito força - são ariscos e desrespeitosos num nível jamais visto.  É 0 receptividade ao jogo do outro. 

Um grappler de origem, baixinho e gordinho, com um 1.75 de altura e .181 de e vergadura, caindo pra cima sem pudor de um striker de excelcência e se propondo a lutar em pé sem nenhuma cerimônia ou temor. N temos paralelo no passado. 

O outro - Whitaker - sobe de categoria e enfrenta um monstro que desceu - cara de punch monstruoso, wrestler olímpico - e n se intimida com as quedas, contrapartidas, nada: cai pra dentro o tempo todo e é o ofensor.  Anderson nunca lidou com esse tipo de cenário. A premissa dos adversários sempre foi de muita cautela beirando a inação.

Hoje, n vemos ngm se acovardando se intimidando ou perdendo antes mesmo de lutar...  a coisa ta bem mais nivelada, por isso a dificuldade.  Ngm é receptivo ao jogo de ngm. Tanto é q os caras perdem entre eles.  Pra mim, isso revela o nível  altíssimo em q a divisão  chegou, e n ausência de qualidade de quem está no topo ou inferioridade 3m relação ao passado . Obs: sei q o senhor n deixou isso expresso.  

O q sintetiza e expressa tudo que falei: Anderson vs Lee Murray, Anderson vs Franklon 1 e  2. Gastelum vs Adesanya, Whitaker vs Romero 1 e 2. Anderson vs Weidmab 1 e 2. Notem a mudança brutal de postura e ímpeto dos lutadores. 

Edited by Luiz Melo

4 minutos atrás, bigby disse:

estilos fazem lutas né, o estilo do Anderson é melhor para o Adesanya que se sente confortável quando o adversário espera por ele ou joga na longa, o problema ali contra o Kelvin é que o boxe do Kelvin estava melhor e ele pôs muita pressão na curta, fora o perigo das quedas que sempre faz bons strikers falharem na defesa como o próprio Anderson falhou com o weidman durante as 2 lutas e c o sonnen na primeira

Mas a falta de punch iria prejudicá-lo da mesma forma, principalmente levando em conta o couro de crocodilo do Spider. E o nigeriano nem de longe tem  precisão deste. A impressão que me passou foi que, se o AS jogasse com seriedade, poderia ter vencido. Mas não creio que o Adesanya pudesse fazer muito melhor (que seria nocautear), mesmo fazendo mais.

1 minuto atrás, masterblaster disse:

Mas a falta de punch iria prejudicá-lo da mesma forma, principalmente levando em conta o couro de crocodilo do Spider. E o nigeriano nem de longe tem  precisão deste. A impressão que me passou foi que, se o AS jogasse com seriedade, poderia ter vencido. Mas não creio que o Adesanya pudesse fazer muito melhor (que seria nocautear), mesmo fazendo mais.

Não tem como saber na verdade, a falta de punch do adesany foi suficiente para dar vários knockdowns no Kelvin, Que tem um queixo foda, o Anderson já levou knockdown de dois mãos de pantufa bisping e sonnen.

como falei estilos fazem lutas, talvez o adesanya n conseguisse nocautear o Anderson pois ficaria temeroso com os contra golpes, mas talvez conseguisse minar o Anderson ao ponto de conseguir terminar a luta devido ao acúmulo de dano sofrido pelo Anderson, lembre que no último round o Anderson já sentia os lowkicks que a propósito machucam mesmo pois o Kelvin também sentiu muito. Eu acredito de verdade que o Adesanya lutou com freio de mão puxado ali contra o Anderson, foi uma luta bem técnica onde o maior volume foi evidente e o Anderson teve que sair do jogo dele p ser efetivo

13 minutos atrás, Luiz Melo disse:

Acho que ele é pouco efetivo devido à falta de punch mesmo. N é algo mutável e dependente de técnica ou ajuste-  em partes até que é. 

É um cara  bem esguio - até demais pra categoria -  por isso carente de força/ punch - embora compense com um puta encaixe: mesmo sem força aparente,  todos os socos no Gastelum entraram secos demais  e o baixinho sentiu bastante, coisa que o Jacaré que é muito forte - e que acertou inúmeras bombas - n consegiu fazer.

O vejo mais técnico que o Aranha. Mais polido e ajustado em tudo: melhor timing  e maior destreza com as mãos, mais ativo socando, maior variação, os combos interessantes- coisas do Karatê inclusive, defesa - a evasão ,  os contragolpes. Execuções mais limpas e ,no geral, vejo que ele traz coisas mais complexas. O Aranha tina o fator X. Mas sou cauteloso quanto a isso. As vezes pode dar a falsa impressão de perícia.  Vejo mais como senso de oportunidade e feeling do q algo que aparecia  regularmente.

N acho q o Anderson n tinha essa precisão socando. Nem nos contragolpes. Em várias situações o conter punch entraia e ele n usou.  Coisa q Adesanya e Thompson fazem direto...e o Conor então. Nesse caso, acho q o tal fator X pode enganar. 

E acho que podemos  contextualizar melhor a tal " baixa efetividade ". Vejo duas coisas: o queixo do adversário em questão é  muito foda - Gastelum é dos caras que mais aguentam porrada do MMA moderno. A baixa efetividade tbm n diz respeito à comedimento ou excesso de prudência. Ele lança muitos golpes, até. N é um cara que espera demais - ao contrário do Anderson que, se fosse o caso, passava um round sem tentar um soco. 

E o segundo ponto é que - perdoe-me  o anacronismo - o nível  dos strikers aumentou absurdamente, sobretudo em postura.  Os caras, além de bem mais técnicos- pelo menos a  nata - e mais fortes que antes - Gastelum é exceção no quesito força - são ariscos e desrespeitosos num nível jamais visto.  É 0 receptividade ao jogo do outro. 

Um grappler de origem, baixinho e gordinho, com um 1.75 de altura e .181 de e vergadura, caindo pra cima sem pudor de um striker de excelcência e se propondo a lutar em pé sem nenhuma cerimônia ou temor. N temos paralelo no passado. 

O outro - Whitaker - sobe de categoria e enfrenta um monstro que desceu - cara de punch monstruoso, wrestler olímpico - e n se intimida com as quedas, contrapartidas, nada: cai pra dentro o tempo todo e é o ofensor.  Anderson nunca lidou com esse tipo de cenário. A premissa dos adversários sempre foi de muita cautela beirando a inação.

Hoje, n vemos ngm se acovardando se intimidando ou perdendo antes mesmo de lutar...  a coisa ta bem mais nivelada, por isso a dificuldade.  Ngm é receptivo ao jogo de ngm. Tanto é q os caras perdem entre eles.  Pra mim, isso revela o nível  altíssimo em q a divisão  chegou, e n ausência de qualidade de quem está no topo ou inferioridade 3m relação ao passado . Obs: sei q o senhor n deixou isso expresso.  

O q sintetiza e expressa tudo que falei: Anderson vs Lee Murray, Anderson vs Franklon 1 e  2. Gastelum vs Adesanya, Whitaker vs Romero 1 e 2. Anderson vs Weidmab 1 e 2. Notem a mudança brutal de postura e ímpeto dos lutadores. 

Você é hater do Anderson e ponto final!!!

falar que o cara nçao tinha precisão é totalmente fora do contexto, ou nçao tinha essa precisão toda...