Daniel Mendoza

[UFC 236] Kelvin Gastelum x Israel Adesanya - Luta Completa

Recommended Posts

17 minutos atrás, Bunito disse:

Falaê PVT!

Sobre a luta - Gastelum muito guerreiro, mas pra mim só colocou o Adesanya em risco naquele chutaço, poderia ter tentado uma blitz ali dps, mas tirando isso o Nigeriano dominou a luta, muito mais efetivo e excelente esquiva, apresentou uma defesa de quedas eficiente contra o Gastelum, mas pra mim precisaria ser melhor testado nesse quesito (contra um wrestler mais forte), não mostrou um jj eficiente na chance que teve, tem que trabalhar mais por aí tb. Mas no striking, pra mim já mostrou que é o melhor da categoria. Pode ser batido pelo campeão, sim, mas acho que o Robert tem que vir com uma estratégia mais completa do que se basear na trocação.

Sobre comparativos com o AS - AS foi o melhor stricker da sua época, Israel é o melhor stricker hoje. Tb acho que o Spider tinha mais precisão e melhor jj, mas uma defesa de quedas pior.

Témas!!

Salve Bunito! 

Muito bom post, so não concordo quanto ao Whittaker, pois o vejo como favorito. E acho que o @MV8  lembrou bem também, o Gastelum poderia ter vencido mantendo o Israel no chão quando teve chance. De resto concordo e acho que foi um lutao.

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, masterblaster disse:

Aí tanto eu quanto você estamos na zona de especulação! Do meu ponto de vista AS brincou ali, tanto que deixou bater na cara.  Nem tentou esquivar, deixou mesmo. E não foi por causa dos low kicks, porque não o impediriam de mexer a cabeça. E numa luta de 3 rounds te que ser low kicks devastadores e em grande quantidade para fazer efeito. Acho que o Adesanya lutou mais contido realmente, mas por receio dos contragolpes imprevisíveis do Spider. Mas estamos na área da suposição, então é mais interpretação mesmo.

Pois é o fato do Anderson brincar poderia ter sido tb p ver se o Adesanya daria alguma abertura,  é complicado especular quando os 2 são gênios haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, bigby disse:

Pois é o fato do Anderson brincar poderia ter sido tb p ver se o Adesanya daria alguma abertura,  é complicado especular quando os 2 são gênios haha

Falou tudo! E muito obrigado pelo debate!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 minutos atrás, bigby disse:

Aí você está sendo fanático nego,  o Anderson sentiu um golpe do Israel que dobrou as pernas, sentiu muito os lowkicks e sentiu o gás também.

sobre o Anderson das antigas nos dias de hoje, não tem como saber. O jogo mudou os lutadores da época do Anderson a grande maioria hoje são obsoletos e o Anderson tem uma  deficiência Clara no wrestling, pode ter certeza que todos tirando o Adesanya iriam explorar essa deficiência.

Cara não estou, realmente eu exagero em alguns elogios ficam muito enfáticos.

Mas vejo só anderson é um cara de 44 anos, lutou e sentiu golpes do Adesanya , e gás pela idade pegou um cara no auge o cara com maior currículo de stricker da categoria , jovem , nivel world no seu prime e Anderson deu show!!

Com essa luta, Derek que defendeu bem as quedas se o cara velho fez isso imagine jovem e não vejo ele com wrestlig pior que o Nigéria que campeão interino.

então não fanatismo é realidade de fatos e dentro de minha opinião que ele faria frente sim, com desempenho já velho ele ainda é top , imagine jovem que na verdade o Anderson sempre foi velho no Ufc ele evoluiu junto cm esporte , adaptação que só gênios fazem, como o Rafael Cordeiro fez no seu método de treinamento 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, masterblaster disse:

Excelente análise MV8. Realmente Gastelum ficou com um jogo muito simples e previsível (tanto que a mão de trás foi mapeada), e mesmo assim fez muito estrago. E tinha mesmo que ter segurado o Adesanya no chão. Perdeu duas oportunidades de levar o cinturão para casa e, no patamar em que estão, um erro tático custa uma luta.

E concordo com sua definição do Israel, muita plasticidade para pouca efetividade. No que me lembra o Jones, é no carro chefe de joelhos, cotovelos e chutes e falta de punch.

Mas vencendo o Gastelum derrotou o adversário mais forte que teve até agora, e bem ranqueado, deu um up na reputação. Só que agora é title shot com o Whittaker, e o buraco é muito, mas muito mais embaixo. Não creio que Adesanya vença o australiano. Esse é tático demais, e não comete esses erros.

Talvez ele melhore Mestre. Pode ainda não ae sentir totalmente confiante pra soltar o jogo no MMA contra adversários do topo da categoria

Mas se Whitaker voltar tão bom como era a cinta continuar com ele.

Só é complicado pq hérnia demora a recuperar a barriga fica fraca fica difícil fazer mtos exercícios no começo e ainda tem chance dela voltar

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, TNT disse:

Pergunta sincera maveco.

 

Esse "geral" que acha o Adesanya diferenciado na luta em pé não é do PVT, certo?  A esmagadora maioria que se manifesta aqui no fórum em relação a ele vai contra isso. Aliás ele é um dos lutadores que mais tem hater atualmente no PVT.

 

Aparentemente eu sou um dos poucos do Fórum que acha o Israel realmente diferenciado na luta em pé.  Inclusive me surpreendi com a atuação do Gastelum, afinal achei que seria um enorme passeio do nigeriano.

Eu vejo gente aqui e mtos amigos meus falando que ele é excepcional que vai ser campeão etc.

Ele é muito bom mas não é este fenómeno

Pelo menos não ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Luiz Melo disse:

Acho que ele é pouco efetivo devido à falta de punch mesmo. N é algo mutável e dependente de técnica ou ajuste-  em partes até que é. 

É um cara  bem esguio - até demais pra categoria -  por isso carente de força/ punch - embora compense com um puta encaixe: mesmo sem força aparente,  todos os socos no Gastelum entraram secos demais  e o baixinho sentiu bastante, coisa que o Jacaré que é muito forte - e que acertou inúmeras bombas - n consegiu fazer.

O vejo mais técnico que o Aranha. Mais polido e ajustado em tudo: melhor timing  e maior destreza com as mãos, mais ativo socando, maior variação, os combos interessantes- coisas do Karatê inclusive, defesa - a evasão ,  os contragolpes. Execuções mais limpas e ,no geral, vejo que ele traz coisas mais complexas.

O Aranha tinha o fator X. Mas sou cauteloso quanto a isso. As vezes pode dar a falsa impressão de perícia.  Em alguns casos , notei mais como senso de oportunidade e feeling do q algo que aparecia  regularmente.

N acho q o Anderson n tinha essa precisão socando. Nem que era fenomenal nos contragolpes. Em várias situações o conter punch entraia e ele n usou. Coisa q Adesanya e Thompson fazem direto...e o Conor então. Cheguei nessa conclusão revendo as lutas dos citados.

E acho que podemos  contextualizar melhor a tal " baixa efetividade ". Vejo duas coisas: o queixo do adversário em questão é  muito foda - Gastelum é dos caras que mais aguentam porrada do MMA moderno. A baixa efetividade tbm n diz respeito à comedimento ou excesso de prudência. Ele lança muitos golpes, até. N é um cara que espera demais - ao contrário do Anderson que, se fosse o caso, passava um round sem tentar um soco. 

E o segundo ponto é que - perdoe-me  o anacronismo - o nível  dos strikers aumentou absurdamente, sobretudo em postura.  Os caras, além de bem mais técnicos- pelo menos a  nata - e mais fortes que antes - Gastelum é exceção no quesito força - são ariscos e desrespeitosos num nível jamais visto.  É 0 receptividade ao jogo do outro. 

Um grappler de origem, baixinho e gordinho, com um 1.75 de altura e .181 de e vergadura, caindo pra cima sem pudor de um striker de excelcência e se propondo a lutar em pé sem nenhuma cerimônia ou temor. N temos paralelo no passado. 

O outro - Whitaker - sobe de categoria e enfrenta um monstro que desceu - cara de punch monstruoso, wrestler olímpico - e n se intimida com as quedas, contrapartidas, nada: cai pra dentro o tempo todo e é o ofensor.  Anderson nunca lidou com esse tipo de cenário. A premissa dos adversários sempre foi de muita cautela beirando a inação.

 Hoje, n vemos ngm se acovardando se intimidando ou perdendo antes mesmo de lutar...  a coisa ta bem mais nivelada, por isso a dificuldade.  Ngm é receptivo ao jogo de ngm. Tanto é q os caras perdem entre eles.  Pra mim, isso revela o nível  altíssimo em q a divisão  chegou, e n ausência de qualidade de quem está no topo ou inferioridade 3m relação ao passado . Obs: sei q o senhor n deixou isso expresso.  

O q sintetiza e expressa tudo que falei: Anderson vs Lee Murray, Anderson vs Franklon 1 e  2. Gastelum vs Adesanya, Whitaker vs Romero 1 e 2. Anderson vs Weidmab 1 e 2. Notem a mudança brutal de postura e ímpeto dos lutadores. 

 

 

Sim Anderson exitava em atacar muitas vezes mas quando atacava geralmente era com precisão

Olhe a quantidade de golpes que Adesanya errou na luta também

Quanto a enfrentar caras que não respeitam Anderson enfrentou Leben (péssimo mas cai pra dentro), Hendo no começo da carreira e Sonnen e Weidman no final.

Ainda teve Demian que foi pra cima na trocação e ganhou um round.

Griffin e Bombar tb caíram pra dentro como puderam resultado: caíram babando

Eu concordo com vc Anderson tem falhas não tem um boxe de Mayweather nem a pau etc etc mas mantenho que pelo que mostraram até agora Anderson é um melhor striker pra MMA

Esta versatilidade toda que vc ver no Adesanya e ele não foi capaz nem de variar os ataques na perna de Gastelum que é um cara que não sabe lutar com a base invertida

Isto Anderson teria feito com certeza

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

respeitou pq viu que se fosse pra dentro poderia levar contra golpe que poderia levar o mesmo a lona.

Realmente o Anderson se divertiu na luta deu a cara pra bater sentiu que adversário não tinha punch pra ocorrer um nocaute, uma hora pareceu não se preocupar com o resultado,.

Essa história que nivel subiu absurdamente e blabla, pra mim o Anderson de 35 anos deitava todo mundo dessa categoria Gastelum não veria a cor da bola.

Anderson de linhagem de muay thai de Curitiba que faz frente a qualquer stricker de nível mundial

Todo mundo não Romero msm tem um jogo que é um pesadelo pra ele

Weidman tb é jogo ruim independente da idade

Jacaré se levasse pro chão o negão só saía batucando capaz de ser a msm coisa com Rockhold no auge

E Whitaker tem jogo pra vencer tb

A categoria realmente subiu de nível

Agora no resto eu concordo

Aquele chute alto msm se AS acerta Adesanya tava usando cadeira de roda e babador então ele não soltou totalmente o jogo pq sabia o perigo do outro lado

O problema é que pra quem tem um entendimento mais superficial de trocação quando o cara faz muita firula parece que ele tá tirando o outro pra nada não nocauteia pq não quer

E nós sabemos que não é assim mtas vezes o cara faz firula pq não tá achando abertura no adversário

PS. Ninguém é obrigado a entender de trocação pra gostar ou comentar MMA 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Cara não estou, realmente eu exagero em alguns elogios ficam muito enfáticos.

Mas vejo só anderson é um cara de 44 anos, lutou e sentiu golpes do Adesanya , e gás pela idade pegou um cara no auge o cara com maior currículo de stricker da categoria , jovem , nivel world no seu prime e Anderson deu show!!

Com essa luta, Derek que defendeu bem as quedas se o cara velho fez isso imagine jovem e não vejo ele com wrestlig pior que o Nigéria que campeão interino.

então não fanatismo é realidade de fatos e dentro de minha opinião que ele faria frente sim, com desempenho já velho ele ainda é top , imagine jovem que na verdade o Anderson sempre foi velho no Ufc ele evoluiu junto cm esporte , adaptação que só gênios fazem, como o Rafael Cordeiro fez no seu método de treinamento 

O que determina a evolução tb é o nível dos adversários

Se tivesse começado numa categoria cheia de wrestlers talvez AS nunca tivesse sido campeão? Sim talvez

Mas talvez também tivesse evoluído movimentação e defesa de quedas strikers de origem como Machida e Thompson que também são geniais evoluíram no sentido de contornar wrestler pq AS não?

Eu sempre disse que se vc pegar aquele AS da época e botar pra lutar hoje ele perderia como perdeu pra Weidman, vários rounds pra Sonnen etc

Mas outro raciocínio diferente é se AS fosse 10 anos mais novo pq aí ele tinha sido formado com outras ferramentas tb! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a técnica na trocação do hendo com o kelvin é uma diferença colossal o hendo era disposição mão pesada e queixo, apenas

Editado por bigby

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, bigby disse:

a técnica na trocação do hendo com o kelvin é uma diferença colossal o hendo era disposição mão pesada e queixo, apenas

Não comparei os dois o que eu falei foi que Hendo tv não respeitava adversário

E Hendo não era só isto quando treinava com o Daniel ele tava escondendo bem a H bomb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
39 minutos atrás, MV8 disse:

Não comparei os dois o que eu falei foi que Hendo tv não respeitava adversário

E Hendo não era só isto quando treinava com o Daniel ele tava escondendo bem a H bomb

quotei errado, até editei, foi para outro forista que escreveu depois de você, o que eu falei no meu post foi mais na questão de ter um arsenal apenas ofensivo kkk hendo era defesa nula

Editado por bigby

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fato do kelvim ser canhoto é o israel lutar melhor de destro atrapalhou bem os jabs e chutes baixos do Israel, na minha opinião. Israel na base de canhoto sabe se mover e soltar um ou outro golpe, não é ambidestro, na minha opinião. E o chute alto surpresa do kelvin, uma surpresa tática de tirar o chapéu, deu a impressão da luta na trocação ter sido muito mais equilibrada. Ao meu ver esses fatores fizeram aumentar o equilíbrio, mas antes do chute o israel já tinha pego a distância e timing e estava já começando a sobrar. O chute foi uma diferencial ali, é no 5R Israel voltou. Israel luta de forma segura, sentiu a mão no começo, temor de ser quedado, não acho ir foi tanta de versatilidade, ele tem bastante. Mais que a maioria dos lutadores de mma em pé. O que é esperado de um kickboxer de nível mundial, claro...

E se contar, o israel deu uns 4 ou 5 knockdown no Gastelum, que aguenta muita pancada.

Pra mim é meio absurdo achar que o AS brincou ou nao tentou de todo vencer. Israel foi excessivamente seguro e claramente superior. É mais fácil ver o israel respeitando que o AS não se esforçando para vencer. AS fez o que pôde diante das ferramentas que tinha e tentou bastante, no auge nunca saberemos. Mas o AS foi muito melhor que imaginávamos, ofuscou a performance do Israel, que mesmo levando em conta a idade foi muito boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, masterblaster disse:

Salve Bunito! 

Muito bom post, so não concordo quanto ao Whittaker, pois o vejo como favorito. E acho que o @MV8  lembrou bem também, o Gastelum poderia ter vencido mantendo o Israel no chão quando teve chance. De resto concordo e acho que foi um lutao.

Grande abraço!

Blz Master!

Mas eu não disse que o Israel é o favorito contra o australiano, apenas se entrar pra trocação pura, pois o acho melhor stricker, sendo que sabemos que o MMA é bem mais completo que isso. O melhor é que a próxima luta deve ser entre eles, espero que o australiano volte 100%. 

Sobre o Gastelum, como não conseguiu manter o Adesanya no chão, não consigo saber o que aconteceria, só acho que no que aconteceu na luta só vi risco no chute mesmo. Mas é isso aí, sempre agradável o bom debate, grande abraço!!! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, Bunito disse:

Blz Master!

Mas eu não disse que o Israel é o favorito contra o australiano, apenas se entrar pra trocação pura, pois o acho melhor stricker, sendo que sabemos que o MMA é bem mais completo que isso. O melhor é que a próxima luta deve ser entre eles, espero que o australiano volte 100%. 

Sobre o Gastelum, como não conseguiu manter o Adesanya no chão, não consigo saber o que aconteceria, só acho que no que aconteceu na luta só vi risco no chute mesmo. Mas é isso aí, sempre agradável o bom debate, grande abraço!!! 

Sempre um prazer debater contigo, meu amigo, e concordo com seus pontos sim.

Muito obrigado pela resposta, grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora