Entre para seguir isso  
NEGO DÁGUA

Papel do Rudimar no muay thai

Recommended Posts

Bem aqui estou na última resenha do PVT com o mestre Edmar dos Anjos exaltado como o Anderson Silva de antigamente , por todos os membros antigos da lendária chute boxe, citado por Anderson Silva , Rafael Cordeiro, Pelé landy etc, como o número um do seus tempo ,deu declarações um tanto polêmicas sobre o mestre Rudimar Fedrigo e até na minha humilde opinião sobre o muay Thai na época.

Ele disse que aprendeu nada com o Rudimar, disse ainda que o clinch ele aprendeu no espírito santo , e meio que falou por alto do Nélio naja disse que ele tinha um estilo diferente , que a galera fazia TKD , e ele fazia algo diferente.

Mas citou que ele que trouxe cotovelo, joelho, canelada etc.

Rudimar várias vezes é citado como um cara que não sabia muita coisa por Anderson Silva, agora pelo Edmar e tem gente que diz que o Rudimar nem faixa preta é!!

Uma visão ou Rafael Cordeiro é um cara mais que Genial aprendeu tudo sozinho!!

Com permissão vou postar a resenha aqui momentaneamente.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha humilde opinião pelo português do mestre e sua dicção um tanto complicada a entrevista ficou um tanto pobre, meio difícil de ser direcionada eu achei como as outras.

Mas achei estranho veja ele só exaltava o mestre dele do espírito santo.

Gostaria base tiver aqui @Jaraqui, @Gurkha , @masterblaster como pessoas que acompanharam a evolução do esporte e treinaram em épocas diferentes na chute boxe, poderiam tirar conclusões sobre essa entrevista pra mim um tanto polêmica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Treinei com o Naja quando era moleque em 1982 e ja havia joelhada e cotovelada. A tecnica de cotovelo com giro era sua especialidade e outras como na espinha (clinch segurando) ou a curta distancia ele apenas demonstrava, dizendo que era muito perigoso (muitos alunos eram bem jovens e ele queria preserva-los). Ja ouvi falar de um cara que perdeu a vista com uma cotovelada dessas.

Quanto ao Rudimar...bem o Anderson (que veio cru do TKD)  aprendeu muito com o  Noguchi (que foi aluno do Naja),  e  se transformou naquilo que sabemos.

Então sera que o Rudimar  não aprendeu nada com o Naja?  difícil engolir essa.

Me lembro do Rudimar magrinho treinando e ele parecia entender bem do assunto. Quem viu (e ouviu) a luta a portas fechadas quando ele perdeu pro Naja pode confirmar isso.

Acho que o Edmar dos Anjos agora quer ganhar fama em cima dos outros com desinformação.

 ("honour dies where interest lies" . A honra morre onde estão os interesses pessoais)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 minutos atrás, Gurkha disse:

Treinei com o Naja quando era moleque em 1982 e ja havia joelhada e cotovelada. A tecnica de cotovelo com giro era sua especialidade e outras como na espinha (clinch segurando) ou a curta distancia ele apenas demonstrava, dizendo que era muito perigoso (muitos alunos eram bem jovens e ele queria preserva-los). Ja ouvi falar de um cara que perdeu a vista com uma cotovelada dessas.

Quanto ao Rudimar...bem o Anderson (que veio cru do TKD)  aprendeu muito com o  Noguchi (que foi aluno do Naja),  e  se transformou naquilo que sabemos.

Então sera que o Rudimar  não aprendeu nada com o Naja?  difícil engolir essa.

Me lembro do Rudimar magrinho treinando e ele parecia entender bem do assunto. Quem viu (e ouviu) a luta a portas fechadas quando ele perdeu pro Naja pode confirmar isso.

Acho que o Edmar dos Anjos agora quer ganhar fama em cima dos outros com desinformação.

 ("honour dies where interest lies" . A honra morre onde estão os interesses pessoais)

Ele meio deu a entender que inventou ou foi ele ou seu mestre o que diziam ser muay thai pq ele diz claramente Full contact.

Com todo respeito eu acho que o Alonso não quis conduzir a entrevista por um lado mais agressivo.

Pq ficou meio confuso ninguém o ensinou nada? Em Curitiba ?

Ficou um pouco confusa em várias partes , o Rafael que todo mundo exalta até hoje ama o Rudimar, e diz o cara desafiou o mestre pra uma sombra eu dei um cruzado ele caiu.

Mestre dizia e a gente fazia, vê o Wand no auge baixava a cabeça o Rudimar deve ter seu valor sim.

O Cordeiro claramente o superou , mas isso não diminui pô o Rudimar com 17 anos formou a escola , essa escola foi a maior do mundo no MMA durante um bom tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Palavras duras do Edmar.

Endosso todos os comentários que o Gurka mencionou. Havia joelhada, cotovelada, etc, sim.

 

Mas o que me impressiona é o número de grandes nomes que se afastaram do Rudimar. A dureza das palavras é claramente de natureza emotiva, pois, como no caso do Edmar, ele cita informações que não procedem, como essa conversa de que não havia joelhada.

Edmar, Anderson, Wanderley, Rafael, Cunha, quantos mais?

 

Se o Rudimar era alguém tão limitado assim, tão sem talento assim, por que raios o mundo, literalmente falando, conheceu a equipe Chute-Boxe? Por que o Rafael era o técnico? E com quem o Rafael aprendeu a lutar, pois quando chegou na CB veio do TKD! Eu me lembro como se fosse hoje o Rudimar, em 1998, já dono de uma grande academia, de kimoninho branco, faixa branca amarrada na cintura, tendo aula de jiu-jitsu com o Pennão na academia Guardian quando estava próxima ao Parque Barigui, como qualquer outro aluno, dedicando-se para incorporar aqueles conhecimentos em sua academia. Um cara com uma visão estratégica impressionante. O resultado, uns cinco anos depois todo mundo sabe. Quem tiver a curiosidade, busque navegar nesse forum aqui em posts de 2004, 2005 e poderá constatar o que foram todas as conquistas. Não se podia escrever uma vírgula destoada acerca da CB que havia um batalhão pra massacrar o suposto ofensor.

 

Seria o caso do Rudimar ser uma pessoa difícil? Não sei também, pois só um aluno ou ex-aluno com uma graduação no mínimo azul escura pra cima, que conviveu mais intensamente com ele é que teria competência pra comentar. Minha opinião.

 

A única explicação que eu encontrei foram contendas envolvendo dinheiro. Quando o Vale-Tudo (res)surgiu no final da década de 80 e início da década de 90, muitos lutadores entravam com a gana de lutar, brigar, defender o nome da academia, sendo que sequer ventilavam a ideia de que poderiam faturar dinheiro - como quem sabe alguém estaria faturando - com um ginásio lotado. Coisa análoga ocorreu quando a BTT surgiu a partir do Carlson Gracie Team. E a coisa foi se profissionalizando.

 

Mas no caso específico do Edmar, a coisa foi antes. Ele trabalhava para o Rudimar. Dava muitas aulas. Muitas. Foi quando ele saiu e abriu sua academia. Muito que provavelmente ação trabalhista rolou. E a coisa foi azedando. Pior ocorreu foi quando a academia do Edmar foi invadida, segundo o que o Anderson narra em seu livro.

 

Mas enfim, é uma pena uma equipe que nasceu do zero, foi a São Paulo, Rio de Janeiro, UFC, IVC, Storm Samurai, Estímulo, etc, etc, ter passado por uma evasão tão grande. Continua um time muito grande, continua com graduados que o acompanham quase que da época da fundação (da época dos kimonos pretos kkk), mas que, para o bem do MMA nacional, poderia haver uma boa alma que fosse capaz de reconciliar toda essa gente. Vai saber.

Editado por Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 3/22/2019 at 11:29 AM, Gurkha disse:

Treinei com o Naja quando era moleque em 1982 e ja havia joelhada e cotovelada. A tecnica de cotovelo com giro era sua especialidade e outras como na espinha (clinch segurando) ou a curta distancia ele apenas demonstrava, dizendo que era muito perigoso (muitos alunos eram bem jovens e ele queria preserva-los). Ja ouvi falar de um cara que perdeu a vista com uma cotovelada dessas.

Quanto ao Rudimar...bem o Anderson (que veio cru do TKD)  aprendeu muito com o  Noguchi (que foi aluno do Naja),  e  se transformou naquilo que sabemos.

Então sera que o Rudimar  não aprendeu nada com o Naja?  difícil engolir essa.

Me lembro do Rudimar magrinho treinando e ele parecia entender bem do assunto. Quem viu (e ouviu) a luta a portas fechadas quando ele perdeu pro Naja pode confirmar isso.

Acho que o Edmar dos Anjos agora quer ganhar fama em cima dos outros com desinformação.

 ("honour dies where interest lies" . A honra morre onde estão os interesses pessoais)

Como foi essa luta do Rudimar vs Nélio Naja?

Me diga uma coisa  já viu o Rudimar lutando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então @NEGO DÁGUA, nesse tópico pouco posso colaborar, já que minha passagem pela CB deu-se em 2003, e no período em que estive lá vi o Rudimar mais administrando do que treinando. Mas acompanhava os treinos sim e ajudava corrigindo posições e ensinando táticas. Também prestava bastante atenção nos treinos.

E era visível o respeito do Cordeiro, Wand, Shogun, Dida e Ninja (esses que tive mais contato) por ele. 

Na minha opinião, não tem como proceder o que o Edmar falou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Como foi essa luta do Rudimar vs Nélio Naja?

Me diga uma coisa  já viu o Rudimar lutando?

Nao vi a primeira luta, mas tem um amigo que viu, so' que esta' no Brasil mas nao tenho como o contactar. Me lembro sim que ele me disse que foi feio pro Rudimar  e o que o impressionava mais foi o som do couro comendo (rs). O Naja provocado não era pra brincadeiras, sabia controlar o adversário muito bem e conhecendo bem o Rudimar , não foi difícil para ele.

O Rudimar lutando vi uma vez, num  treino em Curitiba. Pelo que me lembro era bem agressivo tinha  técnica sim, mas era mais sangue no olhos. Penso que o Pele e principalmente o Wanderley não lutam daquela maneira por acaso. Ele também tinha dificuldade com algumas técnicas e era mais franzino, (melhorou com certeza). Talvez por isso  sempre achou que ser agressivo e tomar a iniciativa era a melhor tatica. Valente, mas so' isso nao adianta. Nao foi a toa que o Naja e o Melantonio ganharam ele.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Gurkha disse:

Nao vi a primeira luta, mas tem um amigo que viu, so' que esta' no Brasil mas nao tenho como o contactar. Me lembro sim que ele me disse que foi feio pro Rudimar  e o que o impressionava mais foi o som do couro comendo (rs). O Naja provocado não era pra brincadeiras, sabia controlar o adversário muito bem e conhecendo bem o Rudimar , não foi difícil para ele.

O Rudimar lutando vi uma vez, num  treino em Curitiba. Pelo que me lembro era bem agressivo tinha  técnica sim, mas era mais sangue no olhos. Penso que o Pele e principalmente o Wanderley não lutam daquela maneira por acaso. Ele também tinha dificuldade com algumas técnicas e era mais franzino, (melhorou com certeza). Talvez por isso  sempre achou que ser agressivo e tomar a iniciativa era a melhor tatica. Valente, mas so' isso nao adianta. Nao foi a toa que o Naja e o Melantonio ganharam ele.

Todos os meus grandes professores não foram grandes lutadores brasileiros na verdade nunca os vi lutando.

Lutaram no passado mas nada demais só um parece que era muito bom mais parou cedo.

Já fui em a academias treinar que professores eram atleta mas não aprendi tanto como que eram só professores.

Pode ser o caso do Rudimar excelente treinador e lutador limitado eu mesmo entendo de futebol mas sou uma merda jogando .

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Todos os meus grandes professores não foram grandes lutadores brasileiros na verdade nunca os vi lutando.

Lutaram no passado mas nada demais só um parece que era muito bom mais parou cedo.

Já fui em a academias treinar que professores eram atleta mas não aprendi tanto como que eram só professores.

Pode ser o caso do Rudimar excelente treinador e lutador limitado eu mesmo entendo de futebol mas sou uma merda jogando .

 

Tambem penso o mesmo que voce. Rudimar valente , mas lutar profissionalmente nao e' a dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tinha visto esse tópico, até cheguei a postar essa resenha no forum principal.

Eu acho que o Edmar não quis entrar em polêmicas, mas claramente teve algum problema com o Rudimar. Ele claramente desconversava quando o Alonso perguntava sobre o mestrão. Vou dar uma pesquisada com alguns amigos sobre o assunto. Não conhecia o Edmar em vídeo (só ouvia histórias), então não sei se ele estava tímido, por isso realmente não rendeu o tanto quanto poderia. 

Em relação à técnica do Rudimar, tb não conheço muitas histórias dele lutando, mas como já disseram aqui, um grande treinador não foi necessariamente um lutador top. É inegável a importância dele formando tantos ótimos lutadores, que até hoje respeitam a história dele, mesmo não sendo mais da academia. A questão dos caras saírem é outra história, mas o crédito dele por ter criado tanta gente boa é inquestionável. Guardadas as devidas proporções, o que ele fez em Curitiba foi quase o que o Carlson fez no Rio. Querendo ou não, saindo diretamente dele ou não, a CB foi a responsável pelo Anderson, Wand, Pelé, Shogun, Ninja, Cordeiro, Dida, Cunha, etc, sem contar os agregados que vieram depois como Macaco, Azeredo, jean Silva, Cyborg, etc.

Muita gente boa de porrada por lá!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, Scolfield disse:

Não tinha visto esse tópico, até cheguei a postar essa resenha no forum principal.

Eu acho que o Edmar não quis entrar em polêmicas, mas claramente teve algum problema com o Rudimar. Ele claramente desconversava quando o Alonso perguntava sobre o mestrão. Vou dar uma pesquisada com alguns amigos sobre o assunto. Não conhecia o Edmar em vídeo (só ouvia histórias), então não sei se ele estava tímido, por isso realmente não rendeu o tanto quanto poderia. 

Em relação à técnica do Rudimar, tb não conheço muitas histórias dele lutando, mas como já disseram aqui, um grande treinador não foi necessariamente um lutador top. É inegável a importância dele formando tantos ótimos lutadores, que até hoje respeitam a história dele, mesmo não sendo mais da academia. A questão dos caras saírem é outra história, mas o crédito dele por ter criado tanta gente boa é inquestionável. Guardadas as devidas proporções, o que ele fez em Curitiba foi quase o que o Carlson fez no Rio. Querendo ou não, saindo diretamente dele ou não, a CB foi a responsável pelo Anderson, Wand, Pelé, Shogun, Ninja, Cordeiro, Dida, Cunha, etc, sem contar os agregados que vieram depois como Macaco, Azeredo, jean Silva, Cyborg, etc.

Muita gente boa de porrada por lá!

Fora o Saulo Cavalari que foi campeão do glory com certeza saiu da linha do Rudimar.

A trocação de Curitiba filha da chute boxe fez seu papel e mostrou sua força pro mundo tanto no kickboxing quanto nno vale tudo e MMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso