Entre para seguir isso  
Cokim BSB

Dos Anjos aprova luta com Santiago no Brasil, e diz que voltaria aos leves para enfrentar McGregor

Recommended Posts

Dos Anjos aprova luta com Santiago no Brasil, e diz que voltaria aos leves para enfrentar McGregor

Brasileiro também revela que aceitou combate contra Darren Till no UFC Londres, mas pediu um lutador reserva caso inglês não batesse o peso: “Logo depois, eles anunciaram Till x Masvidal”

Dos Anjos-Santiago.jpg

Ex-campeão peso-leve (até 70,3kg) do UFC, Rafael dos Anjos é o atual quinto colocado no ranking dos pesos-meio-médios (até 77,1kg) da organização. Desde que subiu de categoria, o brasileiro acumula três vitórias e duas derrotas. O revés mais recente foi contra Kamaru Usman, em novembro passado, que credenciou o nigeriano para a disputa de cinturão contra Tyron Woodley, no UFC 235, dia 2 de março. Antes mesmo desse combate, Dos Anjos já vinha sendo desafiado por Santiago Ponzinibbio, que hoje ocupa a sétima posição no ranking. No mês passado, os dois chegaram a um "acordo" nas redes sociais para se enfrentarem em maio, mês em que o UFC volta ao Brasil, com evento planejado para Curitiba no dia 11.

Em entrevista ao Combate.com, o brasileiro confirmou o interesse no duelo, mas afirmou que a organização não viu com bons olhos o acordo feito com Santiago nas redes sociais.

- Eu acho que é um cara que, de repente, tem um apelo também por ter essa rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol. Pode ter a rivalidade entre Brasil e Argentina também na divisão dos meio-médios do UFC. Eu já falei com ele, já aceitei a luta, a gente fez um acordo no Twitter, mas os caras acham que eu mando no UFC, que o que eu falar acontece. O que eu fiquei sabendo é que o Sean Shelby (matchmaker do UFC) não gostou que a gente "acertou" a luta pelas redes sociais. Ele não está feliz que os lutadores ficam acertando lutas pelo Twitter e agora não quer botar para acontecer. Foi isso que chegou até a mim. Os caras ficam falando: medo, está correndo, e blá blá blá, mas não sou eu quem fecha data, quem monta card, tem pessoas que estão ali trabalhando, que cuidam de fechar o card. Por mim, eu luto com o Ponzinibbio no Brasil, luto amanhã com ele aqui, na academia, em qualquer lugar. Falar que estou fugindo por medo? É para rir, né?

Dos Anjos contou que quer voltar a lutar em abril ou maio, e que pretende fazer três lutas em 2019. Entre as muitas possibilidades, revelou especial interesse em enfrentar o ex-campeão dos penas e dos leves Conor McGregor, mesmo que para isso tenha que voltar para a divisão até 70,3kg, algo que ele não cogitava desde que subiu de categoria. O lutador também fala de uma possível revanche contra Colby Covington, e revela que o UFC chegou a oferecer a ele a luta principal do UFC Londres, contra Darren Till, em 16 de março.

Luta mais recente de Rafael dos Anjos foi contra Kamaru Usman, em novembro de 2018 � Foto: Getty Images

Confira abaixo, a íntegra do bate-papo:

Sua última luta foi em novembro, você está agora com três vitórias e duas derrotas nessa divisão. Qual sua expectativa para 2019?

Foi uma luta que eu treinei firme, estava bem preparado, mas não deu. Foram duas derrotas seguidas, mas estou aqui curtindo o momento com o bebêzinho, com o Roger, estou curtindo a família, treinando mais leve, cuidando de algumas lesões que na correria de camp não consegui cuidar antes… Acho que cheguei num nível da minha carreira que eu já conquistei cinturão e tudo, e preciso de lutas que me deem motivação. Não quero fazer luta por fazer. Não falo nem de luta do dinheiro, falo de luta que vai me dar vontade de lutar, como foi a do Kamaru Usman. Era um cara que estava invicto, é uma luta que me colocaria ali na boca pelo cinturão de novo, e que eu estava realmente empolgado. Estou em busca de lutas assim. Este ano, quero fazer pelo menos três lutas. Já estou com saudade do octógono.

Quando pretende voltar a lutar?

Eu queria lutar em abril ou maio. Seria uma boa data para mim. Eu estava até pensando em março, mas agora já está muito em cima, eu já tinha que estar apertando o meu treino... Abril ou maio seria uma boa data. Inclusive, eu recebi uma ligação do Sean Shelby me chamando para lutar contra o Darren Till em Londres, no dia 16 de março. Eu aceitei, mas pedi umas condições: se ele não batesse o peso, ele não lutaria, e pedi para eles deixarem alguém de reserva, que seria o Gunnar Nelson, que inclusive já estaria no card. A gente sabe que a vantagem do cara é o tamanho, ele vai querer vir naquele "migué" que ele fez com o Stephen Thompson, estourar em 2kg ou 3kg, vir pesadão, perder 20% da bolsa e está tudo bonito, no final da história tem uma vitória no currículo? Não, né? Eu falei: olha, eu pego a luta, mas as condições são essas: se ele não bater o peso, ele não luta e eu enfrento o Gunnar Nelson, mas pedi a bolsa cheia. O Sean Shelby falou: “Beleza, te ligo essa semana para te falar”, mas aí logo depois eles anunciaram a luta entre o Till e o Jorge Masvidal para esse card.

O Till chegou a dar a entender nas redes sociais que você negou a luta…

Ele é maluco… Devia estar bebendo muito e foi para o Twitter falar besteira. Em momento nenhum eu neguei a luta. Eu pedi essas condições e acho que eram mínimas, né? Ele tinha só que bater o peso, se não batesse não teria luta. Porque ele quer ter essa vantagem do peso e para mim não é justo. Pedi essa condição e aí não rolou…

Desde que você subiu para a divisão dos meio-médios, o Darren Till já vinha te provocando. Na época chegou a dizer para a USADA ficar de olho que você estava indo para o meio-médio…

Esses caras devem achar que eu sou luta fácil na divisão. Mas é só chegar aí, irmão. Eu já vi mulher dormindo e não batendo naquele triângulo de braço que ele bateu para o Tyron Woodley e um maluco daquele tamanho, metido a bravo batucando? Qual foi a última vez que o Tyron Woodley finalizou uma luta dele? Então o Till precisa parar de me seguir e toma conta da vida dele um pouco…

Outro que tem te desafiado - e com o qual você tem trocado algumas farpas nas redes sociais - é o Santiago Ponzinibbio. E ele tem pedido para essa luta ser no Brasil em maio. O que você acha desse combate?

Realmente rolaram esses desafios aí, incluindo o do Ponzinibbio e eu acho que é um cara que, de repente, tem um apelo também por ter essa rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol. Pode ter a rivalidade entre Brasil e Argentina também na divisão dos meio-médios do UFC. Eu já falei com ele, já aceitei a luta, a gente fez um acordo lá no Twitter, mas os caras acham que eu mando no UFC, que o que eu falar acontece. O que eu fiquei sabendo é que o Sean Shelby (matchmaker do UFC) não gostou que a gente "acertou" a luta pelas redes sociais. Ele não está feliz que os lutadores ficam acertando lutas pelo Twitter e agora não quer botar essa luta para acontecer. Foi isso que chegou até a mim. Mas olhando a categoria, essa é uma luta que pode acontecer. Os caras ficam falando: medo, está correndo, e blá blá blá, mas não sou eu quem fecha data, quem monta card, tem pessoas que estão ali trabalhando, que cuidam de fechar o card, de ver quem vai ficar de reserva e tal. Por mim, eu luto com o Ponzinibbio no Brasil, luto amanhã com ele aqui, na academia, em qualquer lugar. Falar que estou fugindo por medo? É para rir, né?

Rafael dos Anjos e Conor McGregor estiveram escalados para se enfrentarem no UFC 197, em março de 2016 � Foto: Getty Images

Depois da vitória do José Aldo em Fortaleza, o Conor McGregor voltou a dizer que gostaria de lutar no Brasil. Na mensagem, ele mencionou que chegou a fechar uma luta no Rio de Janeiro no ano passado. Essa luta seria contra você no ano passado, antes daquela confusão dele atacar o ônibus em Nova York, certo?

Essa luta minha com o McGregor já é uma coisa antiga… A luta era pra ter acontecido em 2016, eu quebrei o pé, aí acabei perdendo o cinturão na luta seguinte, subi de peso… E acabou que cada um seguiu o seu rumo. Mas teve aquela coletiva de imprensa em Nova York, que rolou aquele episódio dele atacar o ônibus com o Khabib Nurmagomedov dentro. Agora eu posso falar disso porque o próprio Conor revelou no Twitter que a luta já estava marcada, e acho que era para abril do ano passado. Eu ia lutar com o Colby e, por conta do medo de retaliação do público pelo que o Colby estava falando, o UFC não queria colocar essa luta no Brasil – eles estavam com medo que pudesse acontecer alguma coisa, porque o cara estava agredindo muito os fãs brasileiros. Então, o UFC me chamou para essa coletiva de imprensa e eu fiquei sabendo que eles fariam um grande anúncio naquele fim de semana. Foi quando eu aterrissei em Nova York e rolou toda a parada do ônibus.

Mas antes, o meu treinador, o Jason Parillo, tinha me dito que o empresário do Michael Bisping, que é o mesmo do Conor, chegou nele e falou que o UFC estava querendo casar eu contra o Conor no Rio, naquele card que foi Amanda Nunes e Raquel Pennington. A gente ia fazer a luta principal, mas rolou todo o problema do ônibus e acabou que não aconteceu. O UFC acabou remarcando minha luta com o Colby, mas essa coisa do empresário do Conor ter falado com o Parillo é uma coisa que, por ele ter falado como amigo, eu não tinha falado com ninguém. Mas ele me deu permissão para falar agora porque o Conor tornou isso público. Eu nunca cheguei a receber nenhuma proposta oficial do UFC, até porque o lance do ataque ao ônibus pegou todo mundo de surpresa. Então é uma luta que já quase aconteceu duas vezes. E eu e ele, nas últimas cinco lutas, temos três vitórias e duas derrotas. Então temos coisas em comum.

Você desceria para o peso-leve para fazer essa luta contra o Conor McGregor?

Para uma luta do nível dessa? Sim. Eu não voltaria para o peso-leve para fazer uma luta por fazer, mas para uma superluta? Para uma luta que vai ter um retorno financeiro alto? Vai ser ótimo para minha carreira, valeria a pena o esforço sim. Mas é uma luta que eu teria que ter três a quatro meses de preparação para poder baixar, porque vai me dar bastante trabalho, então não consigo pegar para daqui a sete, oito semanas. Precisaria de mais tempo para descer.

McGregor também elogiou a performance do Donald Cerrone contra o Alexander Hernandez, e o Dana White já disse que tem interesse nessa luta…

Essa luta dele com o Donald Cerrone para mim não faz sentido. O Cerrone é duríssimo, mas nunca foi campeão, e eu já ganhei dele duas vezes. Acho que uma luta minha contra o Conor teria mais apelo. Ou até mesmo uma luta do Conor com o José Aldo. Mas eu acho que ele nunca vai dar a revanche para o Aldo. Pensando como ele, ele quer ser o melhor de todos os tempos. Mesmo se fosse no peso de cima, não acho que ele vai dar esse gostinho de novo para o Aldo. Ele só luta de novo se ele perder, igual ele fez com o Nate Diaz, mas se ele ganhar, ele não luta de novo.

Rafael dos Anjos gostaria de uma revanche contra Colby Covington, que o venceu por pontos no UFC 225 � Foto: Getty Images

O Dana White também anunciou recentemente que o Colby Covington não é mais o campeão interino da divisão e que, se ele quiser disputar o cinturão dos meio-médios, vai precisar voltar para a fila e vencer de novo. Como você vê a situação do Colby na categoria? É uma revanche que você gostaria de ter?

Com certeza. É um cara que eu sei que, num dia bom, sem estar lesionado, com a orelha em dia, acho que é uma luta que me interessaria também, para correr atrás desse prejuízo aí. Mas o Colby é maluco, não sei se ele quer lutar ainda. Não sei se ele acha que é o campeão e não precisa de mais nada… Não sei. Ele não é mais nada na verdade e fica desfilando com o cinturão... Mas é uma luta que eu pegaria mesmo.

Muita gente atribuiu suas derrotas para o Colby e para o Usman pelo fato de eles serem wrestlers, mais fortes e maiores que você. Como você analisou sua performance nessas lutas?

Com o Colby, eu estava com a orelha toda arrebentada e não consegui lutar bem, não foi meu dia. Sim, ele é wrestler e tal, mas eu não lutei bem. Contra o Usman, porém, eu estava bem. Fiz a movimentação de perna, não fiquei andando para trás, fiz o que tinha que fazer, mas ele foi melhor do que eu. Esse jogo de wrestler dá sim uma complicada porque é um jogo chato, os caras são maiores, mais fortes que eu, e vêm praquela luta de corpo a corpo, para botar na grade, e eles fazem isso bem. Claro que complica meu jogo. Eu luto melhor quando o cara vem para a trocação, como foi o caso da luta com o Robbie Lawler. Mas é uma coisa que eu tenho aprendido, que eu tenho tentado melhorar e eu acho que eu tenho melhorado sim. Na luta contra o Usman, por exemplo, eu trabalhei muito o meu jiu-jítsu, a minha guarda, consegui acertar umas mãos boas ali por baixo, defendi a maioria das quedas, mesmo com ele segurando minha luva por dentro algumas vezes. É um conjunto de coisas, mas eu tenho visto minha evolução e feito a lição de casa para continuar melhorando e corrigir essas falhas.

Quem leva essa luta entre o Tyron Woodley e o Kamaru Usman no UFC 235?

Difícil hein? Acho que o Woodley pode levar, porque ele é bem forte fisicamente e é mais experiente em lutas de cinco rounds. São estilos parecidos, mas o Woodley tem um bom boxe, acho que ele leva por decisão.

 

Por Evelyn Rodrigues — Las Vegas

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótima entrevista

não sei como seria Rafael x Til

 

mas ta certo ele em o UFC garantir que o cara bata o peso. Que casa de mãe joana é essa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, pipo disse:

ótima entrevista

não sei como seria Rafael x Til

 

mas ta certo ele em o UFC garantir que o cara bata o peso. Que casa de mãe joana é essa?

Till nocaute. Muito maior, melhor striker e defende bem quedas. Woodley que é gigantesco e wrestler de grosso calibre não derrubou, então Rafael, que é muito menor e muito menos wrestler não derrubaria e em pé Till é tecnicamente superior e tem muito mais poder de nocaute.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia não faz sentido algum Dos Anjos x Connor e nos leves hoje em dia Connor é bem favorito.

Connor nos leves, pelo menos nos 2 primeiros rounds só é zebra contra o russo.

Contra o Ponzinnibio no rasil seria lutão.

Editado por HULK SMASH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, pipo disse:

o Rafael tem que descer

Rapaz eu sempre torço por isso para que consiga descer, sou leigo no assunto e cada um sabe de suas limitações mas sei lá, pra mim tem caras maiores que o Rafa nos leves e conseguem se manter lá mesmo com dificuldades para bater o peso, talvez ele não queira penar muito pra perder peso oque é compreensível pois ele é quem sabe como se sente nisso, Ferguson, Khabib e até o próprio Connor são grandes para os leves, Lee mesmo é um ogro e já se enrolou pra perder peso. Quanto a uma possível luta entre Rafa e Till não vejo o brasileiro com muitas chances não, essa luta se desenrolaria em pé onde o Till é bem maior, tem um alcance enorme, muito técnico com muito punch, espero que role Rafa vs Santiago, luta dura pra ambos, não vejo favorito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já teve duas chances para isso e as duas deram errado, deve ser mto frustrante:

1ª foi devido a própria lesão

 

2ª segunda foi a papagaiada q o Conor aprontou no busão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quantas voltas rafael por cima, rafael deu dentro do mma, acredito que ele esta em uma nova fase administrando a carreira e com menos sede ao pote, vai fazer algumas lutas pra ganhar um dinheiro mais nao ta com tanta vontade de chegar no cinturao mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o Argentino gente boa deita o Rafael, infelizmente me parece que o melhor pro Rafael e descer de novo, como o caubói

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Rafael está querendo lutas que possa trazer uma boa aposentadoria no futuro. E ele está certo,foi campeão, enfileirou diversos atletas duro. E chega uma hora que tem que colocar alguns milhões no bolso e curtir a família. Tomara que o Rafa faça pelo menos uns $5.000.000,00 dólares nas próximas lutas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, malva disse:

O Rafael está querendo lutas que possa trazer uma boa aposentadoria no futuro. E ele está certo,foi campeão, enfileirou diversos atletas duro. E chega uma hora que tem que colocar alguns milhões no bolso e curtir a família. Tomara que o Rafa faça pelo menos uns $5.000.000,00 dólares nas próximas lutas.

acho impossível

quem ele lutaria pra faturar tanto? contra o Connor não vai sair. Quem seria 5 possíveis adversários pra ele faturar 1 milhão por luta?

 

nas luta contra o Cerrone ele faturou 300k

já ganhou alguns bonus de 50k

ele deve já viver bem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai ser uma boa luta, sem dúvida.  E se for no brasil.. é o velho Brasil x Argentina vindo ao MMA.... muito bom... Farei o possível para estar presente.  Vejo a luta bem equilibrada, mas apostaria na experiência do RDA...  Acho que ele venceria levando a luta ao chão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
33 minutos atrás, pipo disse:

acho impossível

quem ele lutaria pra faturar tanto? contra o Connor não vai sair. Quem seria 5 possíveis adversários pra ele faturar 1 milhão por luta?

 

nas luta contra o Cerrone ele faturou 300k

já ganhou alguns bonus de 50k

ele deve já viver bem

Com certeza ele já tem uma boa poupança. Merecida...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
58 minutos atrás, Peludo_SAS disse:

Com certeza ele já tem uma boa poupança. Merecida...

merecida mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso