Entre para seguir isso  
MV8

Raphael Assunção critica postura de Marlon Moraes em promoção da luta: "Ele não era assim"

Recommended Posts

Raphael Assunção critica postura de Marlon Moraes em promoção da luta: "Ele não era assim"

Peso-galo pernambucano estranha provocações do friburguense, com quem já treinou, nas negociações para revanche, evento principal do UFC Fortaleza

Por Adriano Albuquerque — Fortaleza

encarada-assuncao-x-marlon-2.jpg

Raphael Assunção é uma pessoa reservada. O peso-galo pernambucano sempre foi um tanto avesso às câmeras e redes sociais, e costuma deixar seus punhos e pés falarem por ele dentro do octógono. Ele mesmo admite que isso pode ter lhe custado algumas oportunidades de disputar o cinturão do UFC, mas se mantém fiel aos seus princípios.

Organicamente, sem forçar nada, Assunção enfim fará seu primeiro evento principal em oito anos no Ultimate no próximo sábado, quando enfrenta Marlon Moraes pelo UFC Fortaleza. Seu oponente, no entanto, fez parecer como se fosse sua presença no confronto que garantiu a posição de destaque no card, em post nas redes sociais. Isso não caiu bem com o lutador pernambucano, terceiro colocado no ranking peso-galo da organização, à frente do seu adversário.

- Hoje em dia ele vem postando umas coisas em inglês, fico meio assim, sem entender. Tem rumores que é o manager dele que posta, que prepara as mensagens, envia para ele e ele finaliza... São rumores, eu não convivo com o cara. (...) Ele escreveu em inglês para eu agradecer que seria main event... Eu falei, "De nada, cara", qual é a minha resposta? Eu nem respondi, mas, na minha mente, não faz muita diferença se seria um main event ou co-main event - diz Assunção, em entrevista exclusiva ao Combate.com.

Os dois lutadores são velhos conhecidos, antes mesmo de se enfrentarem no UFC Rio 8 em 2017. Marlon havia sido sparring de Assunção num camp há cerca de seis anos, quando o pernambucano foi para a Flórida se preparar para uma luta pelo Ultimate. Por isso, o nº 3 do ranking não entendeu quando o ex-companheiro o provocou nas redes, dizendo que estava fugindo de uma revanche, ou compatilhando postagens de seu manager expondo detalhes da negociação.

- Não achei que ele teve uma postura como deveria, mas eu falei, ele tem a forma dele de pensar, ele tem a forma dele de vender a luta, cada um tem sua forma própria de fazer a venda da luta, de fazer o trash talk. Fiquei meio sem entender, porque eu conheço ele antes de tudo isso, e ele não era um cara assim - afirma.

Raphael Assunção falou ainda sobre a negociação para a realização da revanche, sua posição para disputar o cinturão e o apoio da torcida nordestina em Fortaleza. Confira a entrevista na íntegra:

7332880.jpg

Raphael Assunção critica postura de Marlon Moraes em promoção: "Ele não era assim"

COMBATE.COM: Explique como se desenrolou a negociação para a revanche. Houve boatos que você queria mais dinheiro, o manager do Marlon disse que pagaria a diferença na oferta do UFC para que você aceitasse, como foi isso?

RAPHAEL ASSUNÇÃO: Houve, antes da negociação da própria luta, houve um boato da bolsa, de quanto cada um ganhava, isso é coisa pessoal, cada um tem a sua bolsa, mas eu achei que não era legal o jeito que eles estavam casando a luta. Eu tinha ganho já do Marlon e (falei), não vou lutar por este valor. É uma opção minha. Eu sou o vencedor, não vou lutar por este valor. Aí parece que ele (Ali Abdelaziz, manager de Marlon) ofereceu que daria a diferença do próprio bolso, eu até vou cobrar ele, que ele está me devendo uma parte aí, que ele falou que botava em contrato. Quero ver se ele vai pôr ainda. Para mim, o dinheiro não é tudo, mas como eu sabia que não ia pegar a luta pelo cinturão, eu queria uma coisa que ia me satisfazer também, da minha própria forma. Eu disse, "OK, vamos renegociar esses números aí" e foi o que foi feito. A gente renegociou os números. A parte de manager, não precisei de ninguém, de manager de Marlon, não precisei de ninguém. O próprio UFC entrou em contato comigo e finalizou a luta.

Raphael Assunção venceu Rob Font em sua última luta e pediu por disputa de cinturão na ocasião — Foto: Christian Petersen/Getty Images Raphael Assunção venceu Rob Font em sua última luta e pediu por disputa de cinturão na ocasião — Foto: Christian Petersen/Getty Images

Você havia dito após sua última luta que só aceitava lutar pelo cinturão. O que te convenceu a mudar de ideia?

Cara, o patrão falou, O patrão quis essa luta. O Marlon está vindo numa sequência legal, apesar de eu ter vencido ele, umas lutas bem emocionantes, e eu não sou bobo, eu sei como as lutas - foram lutas legais, foram lutas emocionantes. E, afinal, foi o que o patrão quis. O patrão quis a luta, que apesar da minha vitória sobre ele, essa luta teria que acontecer, e foi casada aí. Estamos aqui na promoção da luta e é isso aí, vambora, vamo que vamo.

Você concorda que precisava desta luta para separar melhor, entre vocês dois, quem é o próximo desafiante nº1?

Cara, nem eu concordo, nem ninguém da minha equipe concorda, nem minha família, ninguém concorda. Mas igual eu te falei: o Dana falou que essa luta ia acontecer, e que essa luta credenciaria o próximo desafiante, aí eu tive uma empolgação a mais, entendeu? Falei, "Beleza", e é uma revanche, eles têm feito, eu tenho percebido que o UFC tem feito revanches. Aconteceu de ser comigo, que eles querem essa revanche para realmente definir o número 1 dos desafiantes. E foi uma empolgação a mais. Está bom então, vamos renegociar e fizeram algumas das coisas que a gente pediu no contrato, contrato novo, e aconteceu.

Como é sua relação com o Marlon Moraes? Você gosta dele? Tem algum problema com ele?

Não, cara, é bem neutro. Hoje em dia ele vem postando umas coisas em inglês, fico meio assim, sem entender. Tem rumores que é o manager dele que posta, que prepara as mensagens, envia para ele e ele finaliza... São rumores, eu não convivo com o cara. Mas é meio que neutro. Eu consigo controlar bem essa emoções da luta, do oponente e tal. Não me considero um cara frio, mas bem controlado, minhas emoções, não faz diferença. É igual, acho que ele tinha comentado também um negócio do main event, ele escreveu em inglês, "obrigado", para eu agradecer que seria main event... Eu falei, "De nada, cara", qual é a minha resposta? Eu nem respondi, mas, na minha mente, não faz muita diferença se seria um main event ou co-main event. Eu já perdi oportunidades de estar num main event em lutas, eu seria o main event com o Urijah (Faber) alguns anos atrás, tive um machucado, eu ia desafiar o (TJ) Dillashaw e ele machucou, então eu tive oportunidades, infelizmente não aconteceram, e aconteceu esta agora. Mas pra mim, não faz muita diferença não. Sobre o Marlon, é bem neutro. Eu o conheço pessoalmente. A gente já fez um camp juntos, mas é bem neutro, não tenho emoções nem boas nem ruins.

Quando vocês treinaram juntos?

2013, 2012... Foi um dos camps que eu saí de Atlanta, fui pra Flórida, ele fazia parte de uma equipe na Flórida, a gente treinou e tal... Foi coisas de um mês, não foi também uma amizade que criou, não foi nada desse nível, mas eu sou um cara que consigo perceber as coisas. E eu sou um cara bem fluente, que meu jeito de ser é bem original, quando eu vejo que uma pessoa está meio que forçando a barra ali, eu meio que percebo já, "Ih, o cara tá meio forçando ali uma forma de vender." É com ele mesmo.

Independente do seu merecimento de disputar o cinturão, você acha que ele merece disputar o cinturão?

Cara, eu acho que ele merecia atrás de mim. Igual é agora, neste exato momento. Ele merece com um passo atrás de mim. O ranking fala isso, e a minha vitória sobre ele fala isso.

Raphael Assunção venceu Vaughan Lee no primeiro UFC em Fortaleza, em 2013 — Foto: Getty Images Raphael Assunção venceu Vaughan Lee no primeiro UFC em Fortaleza, em 2013 — Foto: Getty Images

A primeira luta entre vocês foi no Rio de Janeiro, casa dele. Agora é em Fortaleza, mais perto de Recife. Você sente que vai estar em casa aqui?

É na minha agora, é perto da minha (risos). Sim, sim. Sinto que vou estar em casa aqui e a energia de quando lutei aqui em Fortaleza, tive boas emoções, tive bons resultados, boas lembranças.

Foi aquela vitória sobre o Vaughan Lee, né? Onde ela está colocada entre suas vitórias no UFC?

Foi legal, o Vaughan Lee é um cara menor, né. Eu sabia que eu tinha uma vantagem bem acima no chão. Ele até me cortou, era um cara que é bem arisco ali em pé, mas foi tudo como planejado naquela luta. Só tive um corte. Tenho essa lembrança. Foi uma experiência bem legal. Foi um momento na minha vida que foi inesquecível. Como todas, né, mas Fortaleza foi um momento bem especial.

Você pretende usar essa identificação com o Nordeste na promoção da luta?

Sim, sim, com certeza. Assim, vou fazer igual te falei, bem original, quero ser bem orgânico na forma que eu vendo a luta. Eu não pretendo mudar e tudo, mas queria essa energia mais do Nordeste, o pessoal deve estar descendo de Recife, vão ter caravanas da família, vai ter um pessoal me apoiando aí de Recife e vamos usar essa energia, com certeza.

https://sportv.globo.com/google/amp/site/combate/noticia/raphael-assuncao-critica-postura-de-marlon-moraes-em-promocao-da-luta-ele-nao-era-assim.ghtml

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Raphael Assunção tá sempre tranquilo e é um cara que não é valorizado por isso. Entre escolher se vender mais pra somar mais grana e conseguir melhores lutas ou ser quem ele é, pro bem e pro mal, ele ficou com a segunda opção. Acredito que essa luta pode sim ir pra qualquer lado, embora veja um leve favoritismo pro Marlon pelo momento. Vamo ver se ele consegue impor a violência pra cima do Rapha.

Editado por pvalladao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não só pelo estilo de luta, mas tb pela postura do Raphael, ele já perdeu muito na chance de ter mais espaço no UFC

 

lá tem vaga que grita mais alto. Infelizmente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Assunção é um cara muito duro, mas confesso que não me empolga. Acho ele pouco agressivo e um tanto burocrático.

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, pipo disse:

não só pelo estilo de luta, mas tb pela postura do Raphael, ele já perdeu muito na chance de ter mais espaço no UFC

 

lá tem vaga que grita mais alto. Infelizmente

Ou quem ofende mais,Ralf. Infelizmente.  Mas, é como jogam o jogo lá. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada um fala o que quer, não adianta querer controlar 

Realmente algumas situações podem causar desapontamento, mas fazer o quê?

O negocio é dentro do 8.

E acho que essa o Marlon leva... mas não é tão favorito assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso