Entre para seguir isso  
Gles

Jiu-jitsu é a pior base para MMA atualmente?

Recommended Posts

Wrestlers podem aprender um antijogo contra jiujiteiros, travando no chão, ground n pound, aprendendo a defesa de chaves e estrangulamentos, etc. Geralmente quem fica por cima no MMA leva vantagem, tanto nos pontos quanto nos golpes. 

Lutadores com base no boxe ou muay thai podem desenvolver um jogo de defender quedas(que é muito mais fácil do que aprender a trocar) e se levantar rapidamente usando a grade. Obviamente isso pode não ser o suficiente contra caras como o Khabib, por exemplo, mas provavelmente vai servir contra os caras do jiu-jitsu.

Mas e os lutadores da arte brasileira/japonesa? Qual tipo de antijogo podem desenvolver contra wrestlers? Defender quedas não parece tão útil assim para quem tem seu estilo de luta focado no solo. Puxar para guarda, levando socos e cotoveladas enquanto o adversário pontua por estar por cima? 

 

Qual a opinião de vocês?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o MMA cada vez mais caminha para ser uma disputa entre strikers e wrestlers. Os primeiros focarão na sua arte de origem somada a treinos de sprawl, clinch defensivo, se defender no chão e levantar o mais rápido possível. Já os segundos, vão aprender o básico de boxe para se movimentar melhor e encurtar a distância, complementando seu jogo de quedas.

Editado por Gles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Acho que hoje o jiu jitsu esportivo, de kimono, se distancia demais do MMA, então é natural que a dificuldade na transição seja muito difícil. 

Mas também, tirando o wrestling, poucos campeões de qualquer modalidade hoje migram pro MMA.

Acho que o interesse pra lutar MMA diminuiu bastante também para os strikers e jiu jiteiros.... os melhores strikers do mundo não vão pro MMA, os melhores do jiu jitsu também não... hoje os wrestlers de alto nível são os que mais migram pro MMA.

 É o que me parece.... considerando o "big 4" do MMA (wrestling, muay thai (ou kickboxing), boxe e BJJ).

Editado por VictorBoxeBJJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo tópico na verdade MMA é feito pra stricker é um.jogo vistoso aonde um leigo gosta de ver e isso vende.

Wrestling é uma grande arma.

Jiu jitsu hj pra mim é a arma mais fácil de ser bloqueada no MMA.

Vejo faixas brancas lutando contra grandes lutadores de chão no MMA , massacrarem.

Não no chão, sim na luta.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/18/2018 at 9:43 AM, VictorBoxeBJJ disse:

 

Acho que hoje o jiu jitsu esportivo, de kimono, se distancia demais do MMA, então é natural que a dificuldade na transição seja muito difícil. 

Mas também, tirando o wrestling, poucos campeões de qualquer modalidade hoje migram pro MMA.

Acho que o interesse pra lutar MMA diminuiu bastante também para os strikers e jiu jiteiros.... os melhores strikers do mundo não vão pro MMA, os melhores do jiu jitsu também não... hoje os wrestlers de alto nível são os que mais migram pro MMA.

 É o que me parece.... considerando o "big 4" do MMA (wrestling, muay thai (ou kickboxing), boxe e BJJ).

Acho que um número até razoável de caras do muay thai/kickboxing migram pro MMA. Boxeadores são mais raros, o esporte deles paga melhor.

É como você disse, o fato do esporte se adaptar melhor ao MMA influencia muito, e acho que é inegável que nenhum outro é tão eficiente quanto o wrestling para esse objetivo. Levam vantagem contras os outros dois tipos de lutadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Belo tópico na verdade MMA é feito pra stricker é um.jogo vistoso aonde um leigo gosta de ver e isso vende.

Wrestling é uma grande arma.

Jiu jitsu hj pra mim é a arma mais fácil de ser bloqueada no MMA.

Vejo faixas brancas lutando contra grandes lutadores de chão no MMA , massacrarem.

Não no chão, sim na luta.

 

Concordo.

A maioria dos strikers têm uma boa defesa de queda e os wrestlers sabem se defender no chão e travar a luta por cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Gles disse:

Acho que um número até razoável de caras do muay thai/kickboxing migram pro MMA.

De altíssimo nível ? No UFC não tem nenhum.

edit: Tem o Adesanya agora (que é kickboxing.... muay thai mesmo nenhum).. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito realmente, que o Jiu Jitsu esportivo é sim uma base fraca para o MMA. Mas o Jiu Jitsu de defesa pessoal, que é o preparado e moldado para enfrentar situações que vc terá numa situação de briga de rua, e tbm numa luta de MMA, esse sim é uma ótima base.

Digo isso baseado no que observo, uma saida de montada atualmente no MMA é vc explodir de qlqr forma, e vejo muitos caras do JJ atualmente explodindo de qlqr forma tbm, sem técnica nenhuma... no Jiu Jitsu vc tem movimentos que facilitam uma saída de montada... Vejo a guarda do Jiu Jitsu muito fraca na maioira dos caras do MMA, é dificil ter um guardeiro de respeito no atualmente, ngm evita levar soco, parece que sofrem do "mal do minotauro" nesse quesito...Quando fazem guarda de costas viradas para o chão, é para trazer o oponente para bem perto, fechar o cadeado e trancar o jogo, não tem mais um guardeiro que deixa o jogo solto e raspa o adversário ou tenta finalizar capitalizando no erro de um soco desferido de qlqr maneira, por exemplo... 

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutos atrás, rivvithead disse:

Acredito realmente, que o Jiu Jitsu esportivo é sim uma base fraca para o MMA. Mas o Jiu Jitsu de defesa pessoal, que é o preparado e moldado para enfrentar situações que vc terá numa situação de briga de rua, e tbm numa luta de MMA, esse sim é uma ótima base.

Digo isso baseado no que observo, uma saida de montada atualmente no MMA é vc explodir de qlqr forma, e vejo muitos caras do JJ atualmente explodindo de qlqr forma tbm, sem técnica nenhuma... no Jiu Jitsu vc tem movimentos que facilitam uma saída de montada... Vejo a guarda do Jiu Jitsu muito fraca na maioira dos caras do MMA, é dificil ter um guardeiro de respeito no atualmente, ngm evita levar soco, parece que sofrem do "mal do minotauro" nesse quesito...Quando fazem guarda de costas viradas para o chão, é para trazer o oponente para bem perto, fechar o cadeado e trancar o jogo, não tem mais um guardeiro que deixa o jogo solto e raspa o adversário ou tenta finalizar capitalizando no erro de um soco desferido de qlqr maneira, por exemplo... 

O Fábio Gurgel fez um vídeo falando que isso aí é mito, pra ele o jiu-jitsu atual é muito superior.

Antigamente ninguém sabia o que era jiu-jitsu, enquanto os praticantes desta arte estavam preparados para enfrentar os outros estilos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Gles disse:

O Fábio Gurgel fez um vídeo falando que isso aí é mito, pra ele o jiu-jitsu atual é muito superior.

Antigamente ninguém sabia o que era jiu-jitsu, enquanto os praticantes desta arte estavam preparados para enfrentar os outros estilos.

sei não cara, na moral mesmo... quantos treinos de taparia vc acha que tem nesses treinos de jiu jitsu esportivo?

 

Aquele golpe que o Jon Jones aplicou no Glover,  e machucou o ombro dele, veio do Jiu Jitsu de defesa pessoal...foi decisivo para aquela luta (apesar de que o jones tem muitas outras ferramentas para vencer Glover, mas a luta rolou da forma que rolou e esse golpe foi importante)...quantos golpes daquele, o pessoal do JJ Esportivo treina? quantos treinos no jj esportivo tem, voltados para defesa de socos e golpes do estilo? nenhum! eles nem se preocupam em esconder a cara para se defender... fica dificil falar que o jj esportivo é superior para o MMA, pq simplesmente eles se preparam para lutar  apenas contra outros caras do Jiu Jitsu, em competições de jiu jitsu, sob regras de jiu jitsu as quais não valem soco nem nada... Mesmo vindo de uma lenda absoluta que é o FAbio Gurgel, eu discordo dessa afirmação dele, acho que o Jiu Jitsu esportivo tem nenhum, ou qse nenhum, enfoque para o MMA, ou para evitar golpes que não os do próprio Jiu Jitsu... como falar então que este é superior para o MMA, se o mesmo não te prepara para uma luta de MMA? o antigo te preparava até para briga na rua...

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, rivvithead disse:

sei não cara, na moral mesmo... quantos treinos de taparia vc acha que tem nesses treinos de jiu jitsu esportivo?

 

Aquele golpe que o Jon Jones aplicou no Glover,  e machucou o ombro dele, veio do Jiu Jitsu de defesa pessoal...foi decisivo para aquela luta (apesar de que o jones tem muitas outras ferramentas para vencer Glover, mas a luta rolou da forma que rolou e esse golpe foi importante)...quantos golpes daquele, o pessoal do JJ Esportivo treina? quantos treinos no jj esportivo tem, voltados para defesa de socos e golpes do estilo? nenhum!

Pensando dessa forma nenhuma arte serve pro MMA. No wrestling treinam defesa de golpes? No boxe treinam defesa de quedas e de chutes baixos?

Todas precisam de adaptação, mas é como o amigo falou ali em cima, os outros possuem mais armas para neutralizar o jiu-jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Gles disse:

Pensando dessa forma nenhuma arte serve pro MMA. No wrestling treinam defesa de golpes? No boxe treinam defesa de quedas e de chutes baixos?

Todas precisam de adaptação, mas é como o amigo falou ali em cima, os outros possuem mais armas para neutralizar o jiu-jitsu.

Concordaria com essa afirmação se o JJ esportivo tivesse o mesmo enfoque que o JJ da defesa pessoal, e o mesmo NÃO tem, pois antigamente os treinos de Jiu Jitsu tinham treinos de defesa de golpes sim. Se isso não existe mais, é uma perda que o estilo sofreu.

Mas sim, nenhuma arte em sua forma pura serveria para o MMA atual,  isso é evidente...por isso que se mesclam elas.... por isso se chama MMA.

O fato de um boxer ter uma boa defesa de quedas, ou o fato de um wrestler ter uma boa trocação,  ou um kickboxer ter uma gama de vitórias por finalização tbm, não é por conta de suas lutas primárias, e sim o treino de outras artes.

As armas de outros lutadores  vieram após os mesmos treinarem Jiu Jitsu, querendo ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu concordo, é que o Jiu Jitsu apresentado pelo Rolls, deveria ser superior ao apresentado pelo Carlson e mais antigos, pela mistura a  outras lutas de grappling como sambo e wrestling, mas mantendo um enfoque do jiu jitsu de defesa pessoal/vale tudo que era característica da família.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O grande defeito do jiu jitsu esportivo moderno é que ele não pensa no que há de mais importante em uma luta. Golpes traumáticos !

Golpes traumáticos é simplesmente a essência de uma luta. Tanto é que em inglês (na grande maioria das vezes) não se fala "fight" pra se mencionar uma luta de jiu jitsu, e sim "match" (que significa partida)

O jiu jitsu GRACIE, do Hélio e cia, esse sim é uma base forte e a melhor pro MMA, e não é só questão de treinar defesa pessoal, se defender em pé, ou de gravatas, facas...

É que as técnicas que eles treinavam e que o Hélio e cia passava... eram pensando em evitar socos e chutes, e acertar socos e chutes. Isso faz uma diferente gigante. Não perdiam tempo com guarda aranha, X, Z e sei lá o que...

 

 

 

Editado por VictorBoxeBJJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complicado pensando bem lá na infância 2000 e 2001 eu nem sabia que era jiu jitsu direito , e achava que um lutador de karatê, boxe , Thai o venceria fácil numa briga de rua , muita gente acha isso até hj.

Aí vinha surpresa nas lutas os caras pisavam , davam baianada e caia no chão e aí virava criança.

Eu mesmo só em 2006 passei respeitar o jiu jitsu eu tinha 17 anos, achava o jiu jitsu inútil como defesa pessoal ,hj acho o contrário.

Em sumo o jiu jitsu era desconhecido e elemento surpresa, fazia vencer as lutas.

Vou e volto , Gurgel mais forte e pesado, melhor de jiu jitsu não fez um terço que o Royce mais fraco, mil vezes pior de jiu jitsu mas provou que foi foda , pq em 96 a galera do jiu jitsu só tomou pau em quanto ele fez uma guerra de 1 hora em 2000 com Sakuraba.. Hélio sorrindo orgulhoso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso