Entre para seguir isso  
Derly Minakov

Ginasta Hailey Cowan nocauteia com chute na cabeça no LFA 55

Recommended Posts

9 horas atrás, masterblaster disse:

Boa análise, conterrâneo. Realmente o chute sai mais ao kickboxing oriundo do karatê, em que e usado mais o peito do pé. 

No Brasil tivemos a evolução do kickboxing oriundo do “boxe tailandês” trazido pelo mestre Nelio Naja, bem como do estilo decorrente da assimilação de técnicas de tkd e karate mixados com boxe. Tivemos ainda a infusão de ambos os estilos. Meu finado mestre por exemplo, embora egresso do tkd e utilizando e ensinando aqueles chutes que não são tão ortodoxos no kickboxing (e por isso acabam funcionando tão bem), pregava sempre que utilizássemos a canela em vez do pé, e éramos submetidos a duros calejamentos para isso. Pessoalmente sempre preferi usar a canela, bate mais duro e tem menor risco de fratura do que o pé.

Entretanto, nem sempre o uso da canela ou do pé define o estilo como decorrente do holandês ou americano. Por exemplo, para chutar a cabeça do oponente quando este é mais alto ou não está curvado, nem todo mundo é um Cro Cop, que joga a canela lá em cima, daí vai o pé mesmo.

E ainda temos o que ficou conhecido lá fora como “Brazilian kickboxing”, que foi o estilo adaptado na Chute Boxe. Muito clinch e joelho. 

Hoje, com eventos como o WGP e brasileiros lutando no Glory, o kickboxing está mais uniformizado no Brasil, seguindo o estilo holandês. Apesar de, não raro, sermos brindados com um chute de cobertura a lá Andy Hug, relembrando a diversidade na origem.

Forte abraço, conterrâneo!

Meu velho seu mestre já naquela época já tinha essa visão sobre canela?

Pqp..

Cara converso com a galera antiga isso demorou aqui viu!!

Que visionário.

Você está certo hj estamos mais fidelizados ao kickboxing holandês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Agradeço as informações.

Esse "brazilian kickboxing" de clinch + joelhos, chutes na perna isolado e muitos cruzados é algo bem interessante.

Mas no fim o que mais marca é essa diversidade mesmo. Eu acho equivocado chamarmos de muay thai o kickboxing que praticamos. Mas não acho correto sair nacionalizando tudo também não.

Mas vejo muitos treinadores indo para a Tailândia para tentar trazerem essa legitimidade.

O Brasil tem um certo fetiche pelo thai, acho que pela história dele no vale tudo/mma. Foi testado e comprovado na prática real, né... Parece que acham que kickboxing é visto como menos "poderoso" que thai, o que talvez tenha algum sentido visto algumas opiniões do senso comum em meio da luta ?

Sim... mas não concordo muito com essa ideia do mt ser mais efetivo que o kickboxing. Tendo praticado os dois, formei opinião que, especialmente na transição para o MMA, o kickboxing é muito mais adaptável, seja pela postura mais perfilada, seja pela aplicação dos golpes retos, proporcionando mais eficácia e segurança, principalmente nas aproximações e evasões. Já as técnicas de joelho considero as do Muay Thai melhores. Acho que o que define alguma superioridade entre os estilos é mais o lutador que a luta em si. Já vi lutador de Muay Thai puro comendo jab direto ( já cheguei a aplicar com sucesso), e já vi kickboxer passando aperto para defender sequência de joelhada. Fica difícil defender qual é mais efetivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Henry Chinasky disse:

Hug era foda. Utilizando os chutes então... Cracaço! Um lutador brasileiro que ao meu ver ( e me perdoem se me equívoco muito) melhor utilizou essa arma foi o Glauber Feitosa do Kyokushin. Plástico e preciso. Um sniper com as pernas.

 

Não se equivocou não, Glaube fazia exatamente isso, inclusive chutava alto de bem perto, às vezes subia a perna quase na vertical, no meio do caminho fazia um voleio e mandava o peito do pé. Muito bonito de ver e bem efetivo também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Meu velho seu mestre já naquela época já tinha essa visão sobre canela?

Pqp..

Cara converso com a galera antiga isso demorou aqui viu!!

Que visionário.

Você está certo hj estamos mais fidelizados ao kickboxing holandês.

Fernando era muito sinistro, Nego. Eu entre as décadas de 80/90 começando os treinos com ele, ia chutar e ele corrigia com o sotaque todo carregado: “assim nom, assim nom! Chute de menina! Mete o canelom, porra! Usa o bastom que a perna tem, mete o canelom!” Tempos muito legais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/5/2018 at 9:05 PM, Daniel Mendoza disse:

Me pareceu um chute bem de kickboxing, né?

Existem estilos de kickboxing influenciados mais pelo thai que usam mais caneladas (japonês, holandês), mas o americano usa muito o pé nos chutes, acho que pela influência do karatê full contact...

O praticado no Brasil costuma usar mais qual? Pq apesar da calça, que é típico dos americanos, me parece que usam mais a canela...

É sempre bonito e louvável ver uma atleta com auto controle de parar de bater mesmo. Espírito esportivo, Auto Controle e Respeito.

Pena que isso é pouco valorizado em muitos estilos de luta, são usados mais de forma demagógica por muitos dos seus praticantes.

Parabéns para a atleta.

No karate esse chute dela é um jodan mawashi geri

Já esse que o Glaube Feitosa costuma dar com a perna da frente precisamente é o kizami mawashi geri

Editado por O Predestinado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, masterblaster disse:

Não se equivocou não, Glaube fazia exatamente isso, inclusive chutava alto de bem perto, às vezes subia a perna quase na vertical, no meio do caminho fazia um voleio e mandava o peito do pé. Muito bonito de ver e bem efetivo também.

Glaube era fera, no vídeo da pra ver ele chutando a cara do Semmy Schilt chega ser inacreditável. Pena que ele chegou quase no fim da época de ouro do K1 pelo que me lembro, sucedendo o mestre Francisco Filho, que era um algoz do gênio Hug (RIP) que usava muito o Axe Kick. Na luta de despedida dele contra o Cro Cop  o croata - que nunca utilizou muito esse chute - mandou uns em "homenagem" ao suíço. Andy Hug é uma lenda no Japão.

Editado por Bombtrack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bonito o chute, mas me pareceu que na hora da execução fosse pegar a canela mesmo, a oponente deu uma recuada acabou acertando o peito do pé...
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/7/2018 at 6:50 PM, Bombtrack disse:

Glaube era fera, no vídeo da pra ver ele chutando a cara do Semmy Schilt chega ser inacreditável. Pena que ele chegou quase no fim da época de ouro do K1 pelo que me lembro, sucedendo o mestre Francisco Filho, que era um algoz do gênio Hug (RIP) que usava muito o Axe Kick. Na luta de despedida dele contra o Cro Cop  o croata - que nunca utilizou muito esse chute - mandou uns em "homenagem" ao suíço. Andy Hug é uma lenda no Japão.

Exatamente isso, Bomb! Inclusive depois o Cro Cop repetiu esse chute no Pride lutando contra o Hunt, que absorveu todos os chutes do croata, inclusive o famigerado high kick de esquerda, e acabou vencendo a peleja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso