Entre para seguir isso  
Anthoony

defesa pessoal x competiçao

Recommended Posts

existe mesmo essa diferença entre jiu jitsu para defesa pessoa e jiu jitsu para competições?

tipo entrei na em uma academia de jiu jitsu mais para aprender defesa pessoal mais tipo acho

q esta faltando posições q vc tem q defender de uma uma pessoa com uma faca ou pedaço de madeira

ou em situações q vc tem q se proteger no chão de um chute e um soco oq vcs acham?

 

Editado por Anthoony
melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Anthoony disse:

existe mesmo essa diferença entre jiu jitsu para defesa pessoa e jiu jitsu para competições?

tipo entrei na em uma academia de jiu jitsu mais para aprender defesa pessoal mais tipo acho

q esta faltando posições q vc tem q defender de uma uma pessoa com uma faca ou pedaço de madeira

ou em situações q vc tem q se proteger no chão de um chute e um soco oq vcs acham?

 

Ola. Segue dois videos  importante sobre o assunto. Nao concordo com tudo o que ele diz, mas com certeza  tem muitos méritos.

 

 

 

 

 

 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue a versão de Fabio Gurgel, para complementar a discussão.  O argumento de alguns alunos seus e' de que o JJ esportivo evoluiu mas a defesa pessoal estagnou.  Mas este argumento nao me convence. 

 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim claro que existe. E só entra em uma academia que ensine o método  de Jiu jitsu dos Gracies !

O você aprendera a defesa pessoal abaixo

 

Este é o Curriculum Helio Gracie de Defesa pessoal 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe uma diferença sim entre o JJ esportivo e o de defesa pessoal.

O Esportivo foca na competição, e não necessariamente em uma situação aonde irão socar vc. Acho que para lutar MMA, o certo é procurar um Jiu Jitsu de defesa pessoal mesmo, e não esse esportivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe a diferença sim, mas alguém acredita mesmo que a maioria dos bons competidores na arte (azul/roxa pra cima) não sabem se defender numa situação de defesa pessoal (levar o agressor para o chão e finalizá-lo)?

 

Não me venham falar de arma branca ou múltiplos agressores, isso não tem arte que prepare o lutador, no último caso poderíamos falar que existem artes mais adequadas, como o boxe.

Editado por Axe_Spartan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Axe_Spartan disse:

Existe a diferença sim, mas alguém acredita mesmo que a maioria dos bons competidores na arte (azul/roxa pra cima) não sabem se defender numa situação de defesa pessoal (levar o agressor para o chão e finalizá-lo)?

 

Não me venham falar de arma branca ou múltiplos agressores, isso não tem arte que prepare o lutador, no último caso poderíamos falar que existem artes mais adequadas, como o boxe.

Já li sobre uma situação, talvez tenha sido até aqui no pvt a mto tempo atrás, e pelo que me lembro, dizia que um roxa, acredito, ia fazer um teste para a marrom, e o professor resolveu fazer um teste diferente, aonde iria simular um estrangulamento, uma situação normal na rua, e ele teria que se virar.

O estrangulamento era o mais clássico e simples possível, consistia em simplesmente um cara, que estava na guarda do roxa, esticar as mãos, colocar ao redor do pescoço e esganar... e o roxa simplesmente não sabia o que fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, Axe_Spartan disse:

Existe a diferença sim, mas alguém acredita mesmo que a maioria dos bons competidores na arte (azul/roxa pra cima) não sabem se defender numa situação de defesa pessoal (levar o agressor para o chão e finalizá-lo)?

 

Não me venham falar de arma branca ou múltiplos agressores, isso não tem arte que prepare o lutador, no último caso poderíamos falar que existem artes mais adequadas, como o boxe.

Levar para o chão e finalizar OK. Mas o jogo por baixo se o oponente for mais forte e agressivo tenho séria duvidas, o paradigma da guarda do bjj esportivo e do de defesa pessoal é outro.

Mas concordo que o bjj esportivo te prepara para o confronto no mano a mano, apesar de considerar o Gracie Jiu Jitsu, wrestling e judo mais eficientes se for para treinar uma arte unica de grappling.

Para o criador do tópico, esse video é bem interessante e mostra a diferença de mentalidade entre as guardas, não achei legendado.

 

Obs. Sei que a galera não curte os irmão Rick e Renner por fazerem graduação a distância e em certa medida elevar ainda mais o aspecto comercial da arte em detrimento de sua funcionalidade marcial.

Mas eles entendem do riscado e são muito didáticos, tem muita coisa para aprender com eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 1/29/2019 at 12:51 PM, rivvithead disse:

Existe uma diferença sim entre o JJ esportivo e o de defesa pessoal.

O Esportivo foca na competição, e não necessariamente em uma situação aonde irão socar vc. Acho que para lutar MMA, o certo é procurar um Jiu Jitsu de defesa pessoal mesmo, e não esse esportivo.

Muda todo o jogo, na competição você quer criar espaços, na rua você precisa eliminar esses espaços, por mais que as técnicas sejam a mesma, a visão muda tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
48 minutos atrás, Garfield disse:

Muda todo o jogo, na competição você quer criar espaços, na rua você precisa eliminar esses espaços, por mais que as técnicas sejam a mesma, a visão muda tudo.

Exatamente, são coisas completamente diferentes, e hj não vejo nenhum artista marcial usando os conceitos de defesa pessoal. Acredito que todos treinam o JJ esportivo para lutar MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nunca ninguem me ensinou essas coisas. penso ate em pegar aulas de krav maga, afim de  aprender alguma coisa

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, rivvithead disse:

Já li sobre uma situação, talvez tenha sido até aqui no pvt a mto tempo atrás, e pelo que me lembro, dizia que um roxa, acredito, ia fazer um teste para a marrom, e o professor resolveu fazer um teste diferente, aonde iria simular um estrangulamento, uma situação normal na rua, e ele teria que se virar.

O estrangulamento era o mais clássico e simples possível, consistia em simplesmente um cara, que estava na guarda do roxa, esticar as mãos, colocar ao redor do pescoço e esganar... e o roxa simplesmente não sabia o que fazer.

Isso deve ser a exceção, não é possível que um roxa no máximo regular em competição não saiba o que fazer com um cara com o braço esticado tentando lhe enforcar.

E se o cara for mais pesado e agressivo, mas leigo na arte do grappling, ele vai estar todo aberto a ser raspado sem base no chão (isso se você cair por baixo ainda), um azul bom já faria isso creio eu, o problema mesmo é o GnP.

Mas no geral, acho que a maioria dos azuis/roxas conseguem se virar na maior parte das situações de confronto mano a mano, isso considerando que a maioria dos machões aí na rua são verdadeiros leigos (no máximo bombados).

Editado por Axe_Spartan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Axe_Spartan disse:

Isso deve ser a exceção, não é possível que um roxa no máximo regular em competição não saiba o que fazer com um cara com o braço esticado tentando lhe enforcar.

E se o cara for mais pesado e agressivo, mas leigo na arte do grappling, ele vai estar todo aberto a ser raspado sem base no chão (isso se você cair por baixo ainda), um azul bom já faria isso creio eu, o problema mesmo é o GnP.

Mas no geral, acho que a maioria dos azuis/roxas conseguem se virar na maior parte das situações de confronto mano a mano, isso considerando que a maioria dos machões aí na rua são verdadeiros leigos (no máximo bombados).

Então, rolou esse fato mas não lembro se foi dito aqui, mas com ctza foi num tópico de JJ esportivo x JJ de defesa pessoal.

O estranho é que se esse cara colocasse a mão dentro da lapela, ele saberia atacar o braço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
35 minutos atrás, rivvithead disse:

Exatamente, são coisas completamente diferentes, e hj não vejo nenhum artista marcial usando os conceitos de defesa pessoal. Acredito que todos treinam o JJ esportivo para lutar MMA.

Neimam Gracie e Fabrício Werdum, são os únicos que me vem a mente.

Mas a dinâmica de luta de rua é completamente diferente de uma luta de ringue, incluindo o MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Garfield disse:

Neimam Gracie e Fabrício Werdum, são os únicos que me vem a mente.

Mas a dinâmica de luta de rua é completamente diferente de uma luta de ringue, incluindo o MMA.

Demian Maia talvez.... Sim a dinâmica é bem diferente, mas acho que ainda assim o JJ de defesa pessoal para o MMA é o mais indicado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso