Filipovic

Discussão de Wrestling para o MMA

Recommended Posts

8 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Hendo foi um que nunca conseguiu adaptar bem sua greco nível olímpico pro MMA. No Pride ele costumava usar bem até, mas foi deixando com o tempo

sempre comentei isso aqui. o Hendo atleta de nível olímpico, nunca conseguiu trabalhar bem seu jogo de quedas.. mas a mão resolvia kkkk

parecido também com o Hendricks, que tem uma ótima base de wrestling, mas não usava tanto..

caras como:

Phil Davis

Shields

Fitch

Bader

Sonnen

Sean Sherk

Barnett

Couture

Velasquez

Jeff Monson

Randleman

Mark Kerr

 

vem de qual escola? Muito difícil se manter em pé contra esses caras (excluiria talvez o Bader pq tem mãos pesadas).. alguns com jogo chato pra caralho de se ver, mas super eficiente. 

Era muito bonito de se ver também caras como o Coleman, Arona..

e essa discussão de Judô/Wrestling, não podemos esquecer o Karo Parysian. esse era um animal. O Ishi foi outro que parece que não soube migrar o judô pro MMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Mas não acha que descaracterizar a arte é exatamente limitar a arte? O judô raiz mesmo era bem 'violento'

E o Jacaré usava muito judô nas competições de bjj

Assistam Jacaré x Werdum no mundial de Jiu Jitsu.

 

O que o Jaca faz com o Werdum com quedas de judô é um absurdo. Tem uma logo no início que é uma das quedas mais lindas que já vi em torneios de JJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Garfield disse:

O bom do estilo greco que adicionar ataques nas pernas e defesa não é algo difícil. Até porque um wrestler desse nível já deve ter uma base.

Um cara da Greco com um boxe e controle de distância razoáveis é problema para qlqr um.

verdade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Valderazzi disse:

Mas aí mataria o diferencial do jiu jitsu que é a guarda.

Eu acharia mais produtivo, em primeirissimo lugar, a total EXTINÇÃO das vantagens. A involução do jiu jitsu enquanto arte marcial começou com a introdução dessa merda.

Outro ponto que poderia ser positivo seria 1 ponto negativo para quem puxar pra guarda, a exemplo do ADCC. Ia forçar quem puxou a raspar ou finalizar, em vez dessa putaria de vantagem que nao dá uma vitoria verdadeira a ninguém. 

Concordo q descaracterizaria um pouco.

Mas tendo uma visão mais voltada pro MMA, o q eu vejo é q os jiujiteiros estão se tornando cada vez mais irrelevante. Muitos wrestlers tem um nível baixo de jj mas um nível altíssimo de defesa de finalizações o q faz com lutadores de nível mundial de jj ñ achem nada contra esses caras na guarda e acabam perdendo o round. 

E por cima tem um problema q eu ñ vejo praticamente ninguém comentando: quando um lutador de jj consegue com muito sufoco levar a luta pro chão, eles ñ conseguem manter a luta lá pra desenvolver o jj. Quando a gente treina jj nós estamos dispostos a ficar no chão, ou tentando raspar, ou tentando puxar uma finalização, e isso raramente acontece no MMA, q na maioria das vezes qnd o cara cai o q ele quer é levantar o mais rápido possível, princialmente se ele souber q o forte do oponente é o jj.

Em relação as vantagens, eu ñ tenho uma opinião formada. Eu vejo muitos campeonatos nos EUA escolhendo o vencedor analisando a luta como um todo, como se fosse uma luta de MMA, mas com 1 round somente. Isso pra mim é extremamente subjetivo. Vc ñ acha q as vantagens poderiam ser uma forma de diminuir um pouco essa subjetividade? Sabe, ter critérios mais concretos para a avaliação do vencedor. Ou seria melhor deixar como empate mesmo? Enfim, ñ tenho uma opinião formada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, Filipovic disse:

caraca... em pouco tempo de tópico já aprendi um monte.  Que maneiro! 

eu tb.

não vamos deixar morrer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, de atleta de judô que já treinou wrestling, o judô  tem suas vantagens e desvantagens na migração para o MMA, se comparado ao Wrestling:

Judô: 
Vantagem: A postura mais ereta do judô evita a exposição a chutes/joelhadas/guilhotinas, os golpes do judô são mais difíceis de serem defendidos, mais variados(inesperados) e normalmente a queda já deixa a pessoa de guarda passada...

Desvantagens:Pouca movimentação , não treinar mais a defesa das "catadas" (Single/double legs), alguns golpes precisam ser dados de costas para o oponente(e caso você tente o golpe e não seja bem sucedido, o seu oponente já vai ter meio caminho andado para pegar suas costas) e o kimono. A questão do kimono não é uma desvantagem "permanente", mas posso dizer por experiência própria que leva um certo tempo para um judoca se adaptar a lutar sem kimono (mais do que alguém do jiu jitsu)

Uma outra "diferença", é a questão física... Os atletas de judô treinam mais a questão da velocidade do golpe e a técnica/momento certo... No Wrestling a questão da "força" pesa mais do que no judô, então acaba que os lutadores de Wrestling tem uma preparação física superior, podemos ver isso na questão do jogo de grade...

obs: Isso não quer dizer que os judocas não treinam parte física e nem que os wrestlers não treinem a parte técnica! A diferença está só no "foco".

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Garfield disse:

O bom do estilo greco que adicionar ataques nas pernas e defesa não é algo difícil. Até porque um wrestler desse nível já deve ter uma base.

Um cara da Greco com um boxe e controle de distância razoáveis é problema para qlqr um.

Um exemplo de cara que era da Greco e adicionou ótimos ataques às pernas foi o Sonnen, mas a defesa de quedas dele nunca foi boa no MMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, 100kilos disse:

As catadas de pernas eles mudaram a regra por causa dos caras da Europa Oriental, os caras estavam praticamente lutando wrestling e os que faziam o judo mais refinados estavam perdendo espaço. Agora o lutador tem entrar uma queda de judo e variar para a catada de perna, se errar é desclassificado iqual a Brasileira que eu esqueci o nome foi na Olimpiada.

Não é não. Isso foi mais uma desculpa da Federação Internacional e francesa, tipo quando lançaram a regra dos 5 segundos pra fazer Ne Waza, com a desculpa de 'limparem o judô'. Mas essa medida foi tomada muito por influência dos patrocinadores do que qualquer coisa, a luta de chão é mais complicado pro leigo assistir, e transcorrendo só com queda, não. 

E cara, se vê as competições de judô nos anos 90 tinha muita catada de perna principalmente em contragolpe. Podem achar mais feio, mas era mais marcial, mais raiz, mais judô mesmo. 

A coisa tomou uma proporção tão feia que teve uma época que tavam proibindo judocas de treinar jiu-jitsu na Europa, muito de influência da federação francesa mesmo 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Não é não. Isso foi mais uma desculpa da Federação Internacional e francesa, tipo quando lançaram a regra dos 5 segundos pra fazer Ne Waza, com a desculpa de 'limparem o judô'. Mas essa medida foi tomada muito por influência dos patrocinadores do que qualquer coisa, a luta de chão é mais complicado pro leigo assistir, e transcorrendo só com queda, não. 

E cara, se vê as competições de judô nos anos 90 tinha muita catada de perna principalmente em contragolpe. Podem achar mais feio, mas era mais marcial, mais raiz, mais judô mesmo. 

A coisa tomou uma proporção tão feia que teve uma época que tavam proibindo judocas de treinar jiu-jitsu na Europa, muito de influência da federação francesa mesmo 

No fundo eu entendo que foi para preservar o judo as catadas de pernas estavam tranformando em lutas de wrestling de kimono. O judo tem no wrestling e jiujitsu duas artes que podem ser muito utilizadas em campeonatos, já fui ver o Flavio canto lutar campeonatos e o cara usava jiujitsu o tempo todo nas lutas. Da para entender a federação Francesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra quem quiser ver quedas de greco no MMA, só ver a luta do Khabib contra o Abel Trujillo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, LeoBritoo19 disse:

Na minha opinião, de atleta de judô que já treinou wrestling, o judô  tem suas vantagens e desvantagens na migração para o MMA, se comparado ao Wrestling:

Judô: 
Vantagem: A postura mais ereta do judô evita a exposição a chutes/joelhadas/guilhotinas, os golpes do judô são mais difíceis de serem defendidos, mais variados(inesperados) e normalmente a queda já deixa a pessoa de guarda passada...

Desvantagens:Pouca movimentação , não treinar mais a defesa das "catadas" (Single/double legs), alguns golpes precisam ser dados de costas para o oponente(e caso você tente o golpe e não seja bem sucedido, o seu oponente já vai ter meio caminho andado para pegar suas costas) e o kimono. A questão do kimono não é uma desvantagem "permanente", mas posso dizer por experiência própria que leva um certo tempo para um judoca se adaptar a lutar sem kimono (mais do que alguém do jiu jitsu)

Uma outra "diferença", é a questão física... Os atletas de judô treinam mais a questão da velocidade do golpe e a técnica/momento certo... No Wrestling a questão da "força" pesa mais do que no judô, então acaba que os lutadores de Wrestling tem uma preparação física superior, podemos ver isso na questão do jogo de grade...

obs: Isso não quer dizer que os judocas não treinam parte física e nem que os wrestlers não treinem a parte técnica! A diferença está só no "foco".

 

Vou falar que a transição de lutar com quimono parar lutar o wrestling é difícil por isso é bom os caras treinarem bastante submission sem kimono, e tentando derrubar e usando as pegadas do wrestling não puxando para a quarda. No inicio dos anos 2000 fui disputar um brasilerio de wrestling seletiva para o panamericano  só com  o jiujitsu como base e 1 dia de treino de wrestling e foi foda durei 2 minutos, o campeão foi o Clayton Mangueira pelo menos perdi para o segundo colocado um gordão estilo Cornier. kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, mourninghall disse:

E por cima tem um problema q eu ñ vejo praticamente ninguém comentando: quando um lutador de jj consegue com muito sufoco levar a luta pro chão, eles ñ conseguem manter a luta lá pra desenvolver o jj. Quando a gente treina jj nós estamos dispostos a ficar no chão, ou tentando raspar, ou tentando puxar uma finalização, e isso raramente acontece no MMA, q na maioria das vezes qnd o cara cai o q ele quer é levantar o mais rápido possível, princialmente se ele souber q o forte do oponente é o jj.

Ponto muito interessante que você tocou que eu nunca tinha levado em consideração sobre o Jiu-Jitsu, a "vontade" do oponente em ficar de pé a todo custo não é treinado num ambiente focado apenas nesta arte marcial.

O interessante que essa é outra vantagem do folkstyle wrestling, lá o objetivo do wrestler que foi quedado é ficar de pé, ganhando 1 ponto de "escape", portanto eles acabam treinando bastante essa parte, e o objetivo do outro wrestler é tentar a todo custo mantê-lo no chão e ganhar 1 ponto ao final da luta por ter conseguido ficar 1 minuto ou mais no controle por cima (alguns poucos como o Snyder nem perdem tempo nisso, pois se garantem totalmente no jogo de quedas).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Axe_Spartan disse:

Ponto muito interessante que você tocou que eu nunca tinha levado em consideração sobre o Jiu-Jitsu, a "vontade" do oponente em ficar de pé a todo custo não é treinado num ambiente focado apenas nesta arte marcial.

O interessante que esrasa é outra vantagem do folkstyle wrestling, lá o objetivo do wrestler que foi quedado é ficar de pé, ganhando 1 ponto de "escape", portanto eles acabam treinando bastante essa parte, e o objetivo do outro wrestler é tentar a todo custo mantê-lo no chão e ganhar 1 ponto ao final da luta por ter conseguido ficar 1 minuto ou mais no controle por cima (alguns poucos como o Snyder nem perdem tempo nisso, pois se garantem totalmente no jogo de quedas).

Sem contar que a grade ajuda muito a levantada, os caras do wrestling tem uma força absurda nas pernas mesmo quando são derrubados é difícil manter os caras no chão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, pipo disse:

sempre comentei isso aqui. o Hendo atleta de nível olímpico, nunca conseguiu trabalhar bem seu jogo de quedas.. mas a mão resolvia kkkk

parecido também com o Hendricks, que tem uma ótima base de wrestling, mas não usava tanto..

caras como:

Phil Davis

Shields

Fitch

Bader

Sonnen

Sean Sherk

Barnett

Couture

Velasquez

Jeff Monson

Randleman

Mark Kerr

 

vem de qual escola? Muito difícil se manter em pé contra esses caras (excluiria talvez o Bader pq tem mãos pesadas).. alguns com jogo chato pra caralho de se ver, mas super eficiente. 

Era muito bonito de se ver também caras como o Coleman, Arona..

e essa discussão de Judô/Wrestling, não podemos esquecer o Karo Parysian. esse era um animal. O Ishi foi outro que parece que não soube migrar o judô pro MMA

Como todo bom wrestler americano, todos ali vieram do folkstyle americano (só não consegui confirmar sobre o Barnett), com alguns alcançando o ponto mais alto do esporte como Randleman, Kerr (venceu o Couture na final em 1992), Coleman e Davis e outros migrando muito bem para outros estilos, como Hendo, Couture e Sonnen na Greco, Coleman também teve sucesso no freestyle, Monson no jiu-jisu e Barnett no catch wrestling.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora