Entre para seguir isso  
Lucão,

Aldo diz que pode lutar no card de Toronto e cogita super luta no peso-leve

Recommended Posts

Aldo diz que pode lutar no card de Toronto e cogita super luta no peso-leve

Ex-campeão tem Brian Ortega como alvo, mas não descarta subir de categoria caso apareça a oportunidade

 
 

Por Ana Hissa e Raphael Marinho, Rio de Janeiro

10/08/2018 08h00  Atualizado há 1 hora

 

José Aldo deixou claro desde antes de seu confronto contra Jeremy Stephens, dia 28 de julho, que gostaria de cumprir as lutas restantes de seu contrato com o Ultimate o mais rápido possível. Com o nocaute no americano no primeiro assalto, o brasileiro pretende fazer seu próximo compromisso - dos três restantes - o mais rápido possível e disse ter ouvido de Dana White que o plano é que ele seja escalado no UFC 231, 8 de dezembro, em Toronto (CAN).

- A gente já está pedindo, quero lutar até o fim do ano mais uma vez. Ano que vem faço mais duas e vamos ver o que vai acontecer. O Dana falou que eu talvez lute 8 de dezembro, no Canadá. Até bom porque lá é só 15% das taxas e isso ajuda bastante - afirmou, em entrevista ao Combate.com.

 
image.jpeg.9f3c456e81800a613832afdd447576f3.jpeg

José Aldo não descarta a possibilidade de lutar no peso-leve em um futuro próximo (Foto: Raphael Marinho)

José Aldo não descarta a possibilidade de lutar no peso-leve em um futuro próximo (Foto: Raphael Marinho)

A mira de José Aldo está apontada para Brian Ortega, número 1 do ranking no peso-pena (até 66kg), uma posição acima da sua. Entretanto, caso não seja possível, já que o americano é o desafiante natural ao cinturão linear caso Max Holloway retorne ao MMA sem a necessidade de criação de um cinturão interino, o atleta da Nova União não descarta duelos contra Renato Moicano, quarto da categoria, ou uma super luta entre os leves.

Confira a entrevista completa por tópicos:

CHORO PÓS-LUTA

- Foi um acúmulo de emoção. A gente vinha passando por uma fase que não era muito boa, vinha de duas derrotas, tinha pressão de vencer, mas não por mim, mais pelos amigos, pela família e pela minha filha, que tinha peso fundamental. Eu queria que ela visse, porque quando ganhei do Frankie Edgar ela era muito pequena, não tinha muita noção, hoje em dia ela tem, fala com os amigos, então acho que foi muito mais pressão por eles do que por mim mesmo.

 

TIROU PESO DAS COSTAS?

- Um peso não, mil pesos. Peso qualquer um carrega. O peso estava grande, a pressão também, não só nossa, mas dos fãs, da mídia, muita gente falando para eu me aposentar, que eu não era mais o mesmo, então pude mostrar que a gente ainda está na ativa e tem muita coisa ainda para fazer.

ESTRATÉGIA CONTRA STEPHENS

- O plano era ficar bem longe dele, fugir um pouco das mãos, porque ele tem mão pesada. E tentar dar uns botes na perna, colocar a luta no solo, assim desgastar os braços dele para, quando voltasse em pé, a gente ficar mais a vontade. Principal meta era tentar me controlar um pouco e não partir para a troca franca porque assim dava chance para ele também, a luta ficava 50-50. Logo no começo fiz a estratégia bem, dando chutes, fintas, até que ele me encurralou na grade e só tive que ir para cima o tempo todo

 
image.jpeg.26f18974ba4620a8a397152805fff4b3.jpeg

José Aldo nocauteou Jeremy Stephens no primeiro round no UFC Calgary (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images)

José Aldo nocauteou Jeremy Stephens no primeiro round no UFC Calgary (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images)

PRESSÃO DE STEPHENS ANTES DE NOCAUTEAR

- Acho que fui passar por baixo do braço dele, bati na grade. Ali ele abriu uma sequência e na minha cabeça ninguém explode mais do que 20 segundos. Estava esperando, bem na hora que fui tentar olhar, ele me acertou um bom upper. Ali senti o golpe, pegou no queixo, mas pensei: "Ah, agora não tem como, agora vou partir pra cima, me abrir mais". Fui para cima e falei: "Agora um dos dois vai cair". A estratégia fugiu totalmente, foi mais no coração, mas consegui conectar bons golpes e pude acabar a luta.

 

REAÇÃO PARA O NOCAUTE

- Aquele momento era o certo porque ele teve a explosão dele, precisava dar um giro para recuperar o fôlego e não deixei ele respirar. Sabia que ele estava ofegante pelo olhar e pela respiração dele.

TROCAÇÃO FRANCA CONTRA STEPHENS

- Foi coração de lutador. Quando o lutador é pressionado, se ele tiver um meio para escapar, vai partir para a troca franca. Não foi fugir da estratégia, foi o fato de o meu coração falar isso. Até antes todo mundo conversou comigo sobre isso, se ele chegasse mais, como eu ia reagir. Não tem como, minha reação é essa, toda vez que alguém tenta me encurralar eu vou para cima. E é sorte um pouco, loteria, porque qualquer um dos dois podia tomar um golpe.

CHUTES NAS PERNAS

- Chutei bastante, as pernas funcionaram bastante. minha esquerdinha está mais ativa, dei um frontalzinho, um "passa pé", acho que dei uns três ou quatro chutes se não me engano, mas uma coisa é o atleta vir te pressionando e você chutar, você se abre muito. Eu tinha que obrigá-lo a andar para trás e assim eu combinar e chutar, mas acho que tive bons chutes e foi bem do jeito que eu imaginava a luta.

TREINO DO GOLPE NA LINHA DE CINTURA

- Geralmente é aquilo que a gente faz no treino. A gente treina bastante. Eu, por exemplo, treino a posição mil vezes até memorizar, repito exaustivamente. Ali foi mérito do Dedé, ele pediu linha de cintura, ele fazia isso na academia, toda vez que alguém me abafava na academia, ele pedia para bater na barriga. Ele pediu, eu lembrei e pude conectar um bom golpe.

COMEMORAÇÃO DA VITÓRIA NO OCTÓGONO

- Foi o combo completo. A gente saiu do octógono, pulou, invadiu, foi uma emoção muito grande, nós sabíamos que era uma pressão muito grande, mas foi tranquilo, UFC não teve problema nenhum com isso.

 
 
image.jpeg.598ce68c3962ff3313cc6e28f34a575d.jpeg

Comemoração de José Aldo foi inspirada em jogo de vídeo game (Foto: Jeff Bottari/Getty Images)

Comemoração de José Aldo foi inspirada em jogo de vídeo game (Foto: Jeff Bottari/Getty Images)

INSPIRAÇÃO NOS GAMES

- Sou viciado nos jogos, desde criança tenho vício de video game e pude fazer pelo fato de que sempre estou jogando. Tentei imitar. Tinha outra coisa pra fazer, mas na hora veio essa. Vou guardar para as próximas com certeza.

LUTA QUE MAIS SE EMOCIONOU?

- Acho que não. Tem dois pesos diferentes. O título é uma alegria, você realiza um sonho. Você sempre sonha e almeja chegar no título. Quando consegue, você fica emocionado por todo o caminho até aquele dia. Esse peso pode ser maior porque é um desafio a mais, tanto da minha pessoa, como de todo mundo da academia. A academia está de volta no cenário e para mim é a melhor. Esse peso é bem diferente e melhor.

VITÓRIA POR NOCAUTE APÓS CINCO ANOS

- P***... Coisa linda né? Meu Deus do céu. Estava esperando por isso faz tempo, a gente vinha fazendo lutas bastante difíceis pelo fato de que quando você é o campeão, você vira um alvo, é bem estudado, mas fiz tudo aquilo que eu queria.

PRESENTE PARA A FILHA JOANA, DE SEIS ANOS

- Logo depois da luta a gente fez um vídeo com ela, ela pulando e gritando que o papai ganhou. Felicidade muito grande, queria dar de presente para ela porque no outro dia era aniversário dela e a gente pôde vencer e dar esse presente especial.

 

CINTURÃO INTERINO

 

Primeiro temos que esperar o que vai acontecer com o Holloway, ter certeza se ele vai lutar ou não. Temos que saber dele como vai ser. Aí sim não tem como fugir se vai ter interino ou linear. Tudo passa pela situação do Holloway, se está bem e vai lutar no futuro. Se não (lutar) é mais justo criar um interino ou até o linear. Na categoria não sei o próximo passo, isso é com o Dedé, estamos estudando nomes e até mesmo lutar em outra categoria.

 

POSSÍVEL DUELO COM RENATO MOICANO

- Quero lutar com os melhores. Se ele for o próximo, não vejo problema nenhum. Ele vai procurar defender o dele, eu o meu, não vejo problema nenhum. Pode colocar um e até dois no mesmo dia que a gente enfrenta

MOICANO X SWANSON

- Foi boa a luta, o Swanson vem decaindo, vem de derrotas então não me surpreendeu não. Resultado mais justo era esse mesmo.

ORTEGA NA MIRA

- Ortega hoje em dia é o principal, furou a fila vencendo o Edgar e, se o Ortega aceita o interino, seria Ortega x Stephens, mas Ortega não aceitou, eu pude vencê-lo, então pode ter certeza de que a próxima luta pelo título, sem o Holloway, sou eu e Ortega.

SUPER LUTA NOS LEVES

- A gente não sabe a situação do Holloway ainda, estamos esperando para saber se o Holloway vai lutar ou não. Mas ele não lutando ou lutando, vamos sim buscar uma luta no peso de cima o mais rápido possível. Acho que pode acontecer.

ALVOS NA DIVISÃO DE CIMA

- Todo mundo. Até peso-pesado quero enfrentar. Queria o Brock Lesnar, mas o Cormier já desafiou ele. Vamos ver (risos).

RELAÇÃO COM KHABIB NURMAGOMEDOV E JOANNA JEDRZEJCZYK

- O Khabib já tinha, não uma relação mais próxima, mas pelos fãs russos, fui na Rússia, recebi carinho muito grande e sabia do carinho dele e do povo russo. Já esperava por isso. Joanna já vinha falando há muito tempo pela internet sobre título, pelo fato de eu e ela termos duas revanches pelo título e perdemos. Trocamos bastante ideia sobre isso, pude falar com ela pessoalmente, é uma pessoa fantástica. Ela tem o teatro que faz na luta, mas é muito mais para crescer a luta do que qualquer outra coisa. É uma grande campeã. O Khabib não sei qual foi, não sei porque o povo russo me adora muito. Quando venci, ele foi lá falar comigo, me cumprimentar, e vi quão grande ele é.

 
 
image.jpeg.c88e88d7fcf6b07155eabb69bfb6cb2b.jpeg

José Aldo posou para foto com Joanna Jedrzejczyk depois de sua vitória (Foto: Evelyn Rodrigues)

José Aldo posou para foto com Joanna Jedrzejczyk depois de sua vitória (Foto: Evelyn Rodrigues)

TORCIDA PARA KHABIB CONTRA MCGREGOR

- Khabib, não pelo fato de ter nada contra o Conor, porque foi a melhor luta que já fiz financeiramente, me deu bastante dinheiro. Mas Khabib pela pessoa que ele é, pelo carinho que tenho pelos russos, então torço para o Khabib. Independentemente de ser contra o Conor. Não sendo contra brasileiro, sempre torço para o Khabib.

PREVISÃO DE KHABIB X MCGREGOR

- Khabib vai jogar agarrado, não tem como. Não é que eu ache não, é que não tem outra coisa. Ele é um wrestler que agarra o tempo todo, pode ser o melhor ou pior da trocação que ele sempre vai se manter agarrado o tempo todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que já tem um post com o mesmo contexto, mas esta ai a entrevista completa. Achei bem bacana o posicionamento do Aldo quanto ao final da sua carreira, que feche com chave de ouro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Aldo não deveria subir, principalmente por ter problemas contra lutadores mais altos..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, pipo disse:

o Aldo não deveria subir, principalmente por ter problemas contra lutadores mais altos..

Aldo tem sofrido com gás, pra lutar na categoria de cima, teria de fazer um trabalho de ganho de massa magra, o que certamente o deixaria mais lento e mais cansado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"- Foi coração de lutador. Quando o lutador é pressionado, se ele tiver um meio para escapar, vai partir para a troca franca. Não foi fugir da estratégia, foi o fato de o meu coração falar isso. Até antes todo mundo conversou comigo sobre isso, se ele chegasse mais, como eu ia reagir. Não tem como, minha reação é essa, toda vez que alguém tenta me encurralar eu vou para cima. E é sorte um pouco, loteria, porque qualquer um dos dois podia tomar um golpe."

 

Não aprendeu porra nenhuma da última luta contra Holloway.  Já falei desde aquela época q talvez o maior problema do Aldo é o mental e nem me refiro ao resultado de Conor e choro etc., me refiro a ele pegar pilha no meio da luta e ir p briga.   Stephens só tinha uma chance de levar a peleia e era nessa troca franca.   Realmente acho q p cinturão o Aldo já era. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, DANILOSCALDELAI disse:

Aldo tem sofrido com gás, pra lutar na categoria de cima, teria de fazer um trabalho de ganho de massa magra, o que certamente o deixaria mais lento e mais cansado.

não sei.. pode ser que não tendo que perder tanto peso, o desgaste seja bem menor.. isso influencia no gás 

 

pra mim o problema mesmo é a estatura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os lutadores qdo perdem o cinturão ficam mais leves e saudáveis querendo lutar mais vezes kkk bem diferente de qdo estão com o cinturão amarrado, parece q baixa um encosto nas costas, travam a categoria, ninguem luta, sempre machucados (Jon Jones era a excessão nesse quesito).

Se for fazer uma lutinha em cima tinha q ser com o Pettis, uma luta que prometia na de baixo mas que infelizmente n aconteceu, os 2 vem de vitorias, são ex campeões tentando se reencontrar, essa luta traz visibilidade e money pra ambos e o Pettis não é mt maior q o Aldo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa parada de sair pra troca franca, contra caras grandes termina mal. 

Editado por Shaun

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

4 minutos atrás, OGROdrigo disse:

Podia lutar contra a Joanna. Não imaginei que ela fosse do tamanho dele.

e o Cruz do tamanho do Comier?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, pipo disse:

 

e o Cruz do tamanho do Comier?

"Tamanho" quis dizer estrutura física mesmo, não altura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Lucão, disse:

Sei que já tem um post com o mesmo contexto, mas esta ai a entrevista completa. Achei bem bacana o posicionamento do Aldo quanto ao final da sua carreira, que feche com chave de ouro.

Seu tópico está bem mais completo e com informações adicionais ,típico exemplo de que mesmo se tratando do mesmo tema não existe uma "cópia" do que já foi postado anteriormente !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É impressionante como lutador brasileiro tem essa coisa de querer partir pra porrada quando leva sufoco. Aldo tem wrestling de ótimo nível e um bjj bom, pq diabos não tenta investir nisso quando toma atraso em pé?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso