dvd1975

Quarenta e cinco anos após a morte, a influência de Bruce Lee ainda é sentida no moderno MMA.

Recommended Posts

Quarenta e cinco anos após a morte, a influência de Bruce Lee ainda é sentida no moderno MMA

 
 

GettyImages_607417416.0.jpg A influência de Bruce Lee ainda é sentida no MMA.  Corbis via Getty Images

Imagine isso, por um momento: estamos no meio de um grande evento do UFC, digamos, o UFC 200 , ou um show no Madison Square Garden, ou talvez seja o International Fight Week.

À medida que o cartão grande se aproxima do evento principal, a câmera faz uma transição entre as lutas para algumas das celebridades sentadas nas seções VIP no ringue. Ah, ei, tem o Mike Tyson. Tem o Dwayne "The Rock" Johnson. Há qualquer campeão do UFC está defendendo seu campeonato no próximo pay-per-view.

Então há um rugido da multidão enquanto a câmera se fixa em um sorridente Bruce Lee, com cabelos grisalhos, mas de outra forma parecendo que ele ainda poderia gritar com pessoas com a metade da sua idade se eles lhe dessem uma chance, para testemunhar a última edição. da empresa de bilhões de dólares, sua popularidade na tela grande ajudou a gerar.

GettyImages_607431272.jpg Kareem Abdul-Jabbar (à esquerda) e Bruce Lee no set de “Game of Death”.  Corbis via Getty Images

De acordo com alguns que o estudaram de perto, tal cena não seria uma idéia estranha.

"Eu não acho que Bruce seria um fã hardcore de artes marciais mistas, ou alguém que foi a todos os shows", observou o autor de artes marciais Matthew Polly . "Eu acho que ele teria sido o tipo de pessoa que apareceu de vez em quando, e nós teríamos gostado do reconhecimento por suas contribuições e pelo trabalho de sua vida, e ele definitivamente teria gostado do espetáculo".

Claro, se Lee teria sido um fã da versão moderna das artes marciais mistas, permanecerá para sempre pura conjectura, porque Lee morreu prematuramente aos 32 anos de idade em Hong Kong em 20 de julho de 1973, apenas uma semana antes da morte. O lançamento de seu clássico filme "Enter the Dragon" fez dele um superstar mundial e inaugurou a mania de artes marciais na América do Norte, que eventualmente se manifestou no esporte de MMA.

Mas enquanto o homem que revolucionou milhares de anos de ensinamentos de artes marciais em um período de tempo tão curto teve sua vida terminada pouco antes de o mundo apreciar seu gênio, a influência de Lee permanece claramente sentida hoje na cultura em geral e o esporte de artes marciais mistas em específico.

Polly - cujo livro recentemente lançado “Bruce Lee: A life”, publicado no mês passado por Simon e Schuster, pode ser o melhor volume já escrito sobre a lenda - acredita que a natureza transcendente da popularidade de Lee e a intemporalidade de seus ensinamentos se combinam para manter ele na vanguarda do movimento que ele criou.

"Ele significa muitas coisas para muitas pessoas em diferentes culturas", disse Polly. “Na Ásia, ele era o herói inquestionável, a estrela do show, o homem asiático que foi para Hollywood e se tornou um superstar no mundo dos brancos. Aqui nos Estados Unidos, ele é um ícone atemporal. Assim como Marilyn Monroe é o arquétipo do sexo, Bruce é o arquétipo do fracassado azarão que chuta o traseiro. Esse é um ideal que nunca sai de moda, o tipo que cada nova geração descobre e identifica e cria as suas próprias ”.

"Como Marilyn Monroe é o arquétipo para o sexo, Bruce é o arquétipo do azarão que chuta o traseiro."

Esse arquétipo mais fraco está longe de ser o único traço americano que Lee passou a incorporar. A história de Lee também foi de reinvenção, de perseverança, de disposição para continuar a trabalhar em direção aos seus sonhos, mesmo quando todos estão dizendo para você desistir.

Polly, que passou seis meses em Hong Kong, a família Lee, trabalhando em um livro de oito anos, detalha o caminho do ícone, desde papéis de filmes infantis até o campeão de cha-cha, até seu nariz inegável por encontrar problemas em brigas.

Lee, que nasceu em São Francisco em 1940, quando seu pai estava nos Estados Unidos para uma residência com uma trupe de atores e voltou para Hong Kong quando era criança, foi mandado de volta para os Estados Unidos quando adolescente por sua família na tentativa de obter sua cabeça logo depois de ser expulso de uma escola de prestígio sobre seu comportamento.

A futura estrela de artes marciais eventualmente começou a construir seu nome para cima e para baixo na Costa Oeste, de Seattle à área da baía até Los Angeles, como um cabeça-quente que não tinha paciência para aqueles que aderiam demais aos ensinamentos tradicionais. Ao desenvolver seu próprio estilo, que ele chamou de Jeet Kune Do, Lee procurou focar apenas os estudantes de elite, que tiveram problemas.

"Você vê isso de novo e de novo", disse Polly. "Bruce começa uma escola, só quer que os alunos mais sérios e disciplinados se juntem a ele, e então ele inevitavelmente tem dificuldade em pagar o aluguel."

 

GettyImages_517263982.jpgArquivo Bettmann

Ele dobrou depois de chegar em Los Angeles, onde começou a sonhar em torná-lo um estranho em um gênero liderado por homens brancos como Steve McQueen, James Coburn e Charles Bronson.

Enquanto também demonstrava tal intensa disciplina e devoção ao seu ofício, ele também jogou o cartão “falso até você fazer isso”, conhecido por muitos tentando fazer isso em Hollywood, comprando uma casa na qual ele não podia arcar. Hollywood Hills e um Porsche em um momento seu único papel de nota foi como um ajudante na série de televisão de curta duração, mas bem lembrado "The Green Hornet".

"É um paradoxo que alguém que era conhecido por ser tão frugal e humilde também quisesse projetar uma imagem tão grande", disse Polly. “Apesar de toda a rígida disciplina que ele demonstrou nas artes marciais e em seu treinamento, ele queria torná-lo tão mal quanto qualquer um em Hollywood.”


Embora seja fácil invocar a noção de um Bruce Lee dos dias de hoje como um convidado de honra nas principais cartas do UFC, também não é muito difícil ver as coisas do outro lado.

Lee odiava o conceito de muitas regras no combate. Seu mais famoso conflito da vida real ocorreu em 1964 em um armazém em Oakland com um concorrente rival chamado Wong Jack Man.

A disputa, que começou quando Lee fez comentários sobre o estabelecimento de artes marciais em San Francisco que foram considerados desrespeitosos, se transformou em uma briga de desafios no dojo de Lee, na qual o lado do Homem tentou negociar regras como não dar tiros na cara ou na virilha limitações que Lee rejeitou. O homem, perdendo a luta, atingiu o pescoço de Lee com um par oculto de espetos, e Lee respondeu com um abandono imprudente, batendo o homem até que os manipuladores de Man cancelaram a luta.

Tal competição - menos os picos, é claro - se encaixa com o espírito dos primeiros dias do UFC. A popularidade póstuma de Lee provocou uma loucura das artes marciais na América do Norte, com dojos de loja de dez centavos surgindo em shoppings e shoppings no centro de costa a costa.

Cada McDojo tinha seu próprio líder, que dizia que seu caminho era o único caminho verdadeiro. Mas, com freqüência, esses senseis não estavam em lugar algum quando surgiam verdadeiros desafiantes. Isso ajudou a alimentar o interminável “qual estilo de luta é superior?” Debate que levou à formação do UFC.

“Há aspectos [do MMA] que ele não gostaria de ter.” -Polly

Embora os primeiros dias do UFC tivessem poucas regras, ele evoluiu para o esporte que vemos hoje, com limites de tempo, várias dúzias de faltas, classes de peso e supervisão de comissão esportiva.

Será que Lee, que desdenhou abertamente o sistema de combate a pontos usado no taekwondo competitivo e em outras competições de artes marciais, adaptou-se aos tempos? Ou ele teria virado as costas para o UFC, como o clã Gracie fez por algum tempo depois que a primeira tentativa de colocar regras reais no combate surgiu?

"Há aspectos que ele não teria gostado", diz Polly. “As pessoas de 20 e poucos anos que acham que os professores são velhos demais e se tornam mais relevantes têm o hábito de se transformar em pessoas mais velhas que acreditam que as crianças de hoje são desrespeitosas com as tradições, então Bruce não seria o primeiro se ele seguiu esse caminho.

No final do dia, o MMA tornou-se a manifestação mais próxima da filosofia de Lee como um esporte com estrutura e um conjunto de regras detalhado é sempre provável de produzir no mundo real.

E dentro dos limites dessas estruturas, Lee teria encontrado muito do que gostava, acreditava Polly.

"Você pode ver lutadores hoje que Lee teria admirado muito", disse Polly. “Ele adoraria o espírito japonês 'bushido' de Georges St-Pierre e o respeito pelas artes marciais, adaptando-o a um estilo de MMA eficaz. E até hoje, muitos anos depois, você ainda vê lutadores como Anthony Pettis, que estão adaptando o que aprenderam das gerações anteriores, pegando o que funciona, perdendo o que não, e se adaptando a partir daí. ”

Polly usou o famoso “Showtime Kick” de Pettis de Benson Henderson , no qual ele se afastou da jaula e chutou Henderson na cabeça nos momentos finais de sua luta pelo título do WEC em 2010, como um exemplo de algo que teria trazido um grande sucesso. sorria para o rosto de Lee.

“Ser capaz de fazer algo parecido com aquele chute em uma situação real de combate era o tipo de coisa que Bruce imaginava com o Jeet Kune Do”, disse Polly.

"Os puristas das artes marciais às vezes esquecem que Bruce era um showman", acrescentou o autor. “Ele tinha um desejo insaciável de ser o centro das atenções, de ser uma estrela de bilheteria, para ser exibido. Bruce pode não ter todas as regras, mas ele adoraria o grande espetáculo que o UFC se tornou. ”

Há aqueles que questionaram o quão próximos os elos entre Lee e as artes marciais mistas realmente são, e é um ceticismo compreensível, dado que Lee morreu duas décadas antes do surgimento do UFC.

Mas você não precisa cavar muito fundo para encontrar evidências do interesse de Lee em misturar os estilos de luta. A famosa luta de Lee com Sammo Hung em “Enter the Dragon” mostra Lee usando jiu-jitsu para terminar com um armlock, um antagonista que se parece com um protótipo de lutador de MMA, com ambos vestindo calções e até mesmo luvas que lembram vagamente as modernas luvas de MMA.

Em 1972, Way of the Dragon, a aposta é aumentada ainda mais. Lee se envolveu em uma cena de luta com o colega lenda Chuck Norris que, Polly observa em seu livro, é em parte modelado após o nocaute de Muhammad Ali na terceira rodada de Cleveland Williams em uma defesa de título peso-pesado no Houston Astrodome em 1968.

 

GettyImages_607431516.jpg Lee enfrenta Chuck Norris em "Way of the Dragon".  Corbis via Getty Images

"Os anciões das artes marciais na Ásia desaprovaram o boxe", disse Polly. "Oh, é essa coisa ocidental que não tem valor." Eles eram desdenhosos de qualquer coisa que fosse considerada de fora. Mas Lee, além de admirar Ali como um showman, também viu o valor do footwork envolvido no boxe. Ele estudou Ali obsessivamente e incorporou em seu sistema.

O legado de Lee claramente acredita na conexão linear do trabalho de Bruce com o produto atual, já que eles concordaram em permitir que a aparência de Lee seja transformada em um personagem especial destravável no EA Sports UFC 3 de 2014 .

Shannon Lee, filha de Bruce Lee e irmã do falecido astro de ação Brandon Lee, é o rosto público da propriedade de seu pai. E embora ela acredite que existem diferenças claras entre o estilo de seu pai e o que é o esporte do MMA, ela também acredita que o sucesso do esporte ajudou a validar suas filosofias em um grande palco.

"Eu não vejo o Jeet Kune Do como sendo a mesma coisa que o MMA", disse Lee durante uma aparição em 2012 no The MMA Hour . “Mas eu acho que quando você começa a falar sobre a noção filosófica do meu pai de que para ser um lutador completo, você tem que ser capaz de defender um ataque em qualquer situação que você se encontre, ele estava muito ligado a precisar ter um arsenal preciso e bem-arredondado quando se trata de luta real. Claro, o UFC é um esporte, não é uma luta de rua, mas é o mais próximo que você pode chegar em um ambiente controlado a uma luta sem limites, e eu acho que as filosofias do meu pai sobre a necessidade de ser um lutador bem equilibrado foram comprovados no esporte. ”

E contanto que o esporte continue a evoluir - contanto que os Gracie continuem a dar lugar aos Fedors e aos Liddells e Coutures e a Silvas e GSPs e Pettises e Jon Joneses e aos Max Holloways, Brian Ortegas, e talvez até mesmo a Israel Adesanyas, então Shannon Lee acredita que o legado de seu pai continuará ligado ao esporte.

“De certa forma, o UFC e a ascensão do MMA ajudaram a solidificar o legado e a posição de meu pai no mundo das artes marciais”, disse ela. “Isso tem sido muito importante. Sempre há discussão, e tenho certeza que muitas pessoas não querem ter a discussão sobre Bruce Lee e MMA, e tudo bem, mas as artes marciais eram realmente a vida do meu pai. É realmente o que ele dedicou a sua vida e o que ele sentiu que aprendeu mais em termos dele como ser humano, foi através da sua busca de artes marciais. Eu definitivamente acho que é maravilhoso o UFC ter subido tanto assim que estamos falando de artes marciais como esporte, estamos assistindo na TV. Tem sido ótimo para o legado de Bruce Lee também. ”

Editado por dvd1975

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O texto é extenso e estou na metade,  mas algo que teria sido incrível desta lenda das artes marciais que com somente  32 anos de idade revolucionou as artes marciais e a pergunta que fica imagine o legado se estivesse presente nos dias atuais e como o texto diz sua influência no MMA assim como o autor mencionou imagine um Bruce Lee na primeira fila de um evento de artes marciais mistas,  

Mencionou que sua postura na vida era semelhante a retratada nos filmes e o filme que conta sua história tbm é muito fiel a essa característica do seu comportamento.

Moderação.....segundona fica a critério de vcs.

Editado por dvd1975

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, dvd1975 disse:

O texto é extenso e estou na metade,  mas algo que teria sido incrível desta lenda das artes marciais que com somente  32 anos de idade revolucionou as artes marciais e a pergunta que fica imagine o legado se estivesse presente nos dias atuais e como o texto diz sua influência no MMA assim como o autor mencionou imagine um Bruce Lee na primeira fila de um evento de artes marciais mistas,  

Mencionou que sua postura na vida era semelhante a retratada nos filmes e o filme que conta sua história tbm é muito fiel a essa característica do seu comportamento.

Moderação.....segundona fica a critério de vcs.

Pra mim não tem nada de segundona dvd1975 ,excelente matéria ,não consegui ler tudo ainda (efeito Eisenbahn Strong ,rsrs) acho que rende um bom debate ,valeu por ter postado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bem da verdade é que o Bruce Lee é o precussor do MMA. O Jeet Kune Do, em essência, é um estilo "livre" de luta, que utiliza o que melhor convém em cada situação. Tinha um documentário dele antigo que ele explanava sobre isso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Eder Jofre55 disse:

Pra mim não tem nada de segundona dvd1975 ,excelente matéria ,não consegui ler tudo ainda (efeito Eisenbahn Strong ,rsrs) acho que rende um bom debate ,valeu por ter postado!

Vlw, ainda estou na metade do texto é muito interessante então tem que ser apreciado lentamente para que se possa entender um pouco mais sobre esta lenda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, SuperBushido disse:

A bem da verdade é que o Bruce Lee é o precussor do MMA. O Jeet Kune Do, em essência, é um estilo "livre" de luta, que utiliza o que melhor convém em cada situação. Tinha um documentário dele antigo que ele explanava sobre isso. 

E tbm o wing Chu que valoriza os golpes com punhos e chamada tbm de boxe chinês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lenda máxima das artes marciais e ícone pop do século XX. Não dá pra não vincular o nome de Lee com as artes marciais mistas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um asiático ser tão reconhecido em hollywood quanto a um ator hollywoodiano só ele mesmo, é um feito e tanto.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de fundar o Jeet Kune Do, os estilos do luta praticados por Bruce Lee foram:

Ele treinou praticamente tudo que estava disponível na época nos Estados Unidos... Só não treinou bjj pq ainda não tinha nos Estados unidos... Ele foi um grande estudioso,pena que morreu muito cedo... Mas vemos caras que buscaram caminhos parecidos como seu amigo Dan Inosanto... E o grande DK Yoo um coreano que tem uma habilidade incrível tendo treinado umas 15 artes marciais,ele é explosivo e rápido demais,lembrando o talento de Bruce Lee... E é um cara que aparenta ser bem novo ainda,tem muito o que ensinar e praticar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O texto é bastante confuso, parece que a tradução perdeu algumas conexões. Mas é muito bom, creio que ele seria um apreciador de MMA nos temos de hoje, mas principalmente do vale tudo, justamente por ser o esporte que mais se aproxima de um combate real. 

E se tivesse vivo até hoje, talvez o vale tudo ou o MMA fossem diferentes do que conhecemos, já que sua influência teria sido bem maior. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruce Lee jamais competiu, nunca fez uma luta, era só um ator. O jet kune do dele nunca achou nada no ufc, visto que alguns representantes tentaram a sorte lá . Ele era mais filósofo do que lutador e não concordo com o Dana que fala que o Bruce Lee é pai do mma. Mas tem o respeito por ser um dos primeiros a pensar diferente e por isso teve esse reconhecimento mundial. Mas numa luta real de mma, ele seria derrotado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim foi um pesquisador não um lutador , lutadores lutam pra mim..

Carlson, Hélio, Zulu, Euclides , Waldemar nessa época rodavam o mundo atrás de desafios, apesar de todos que treinavam com Bruce Lee falarem que era um gênio.

Reza a lenda que Ali quando ele morreu disse venceu o único homem capaz de me vencer!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A família Gracie luta Jiujitsu e vale-tudo a 100 anos e querem dizer que o mma moderno veio do Bruce Lee. fala sério.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruce Lee faz falta nos filmes, mma é outra história.

Precursor do mma é o vale tudo, talvez o pankration. Essa história de bruce lee é bem recente e veio junto com a popularização do esporte.

Pra quem queria popularização do mma, deve estar se remoendo com isso e o telecatch que parece estar virando.

Editado por Goosebumps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, afterforever disse:

Antes de fundar o Jeet Kune Do, os estilos do luta praticados por Bruce Lee foram:

Ele treinou praticamente tudo que estava disponível na época nos Estados Unidos... Só não treinou bjj pq ainda não tinha nos Estados unidos... Ele foi um grande estudioso,pena que morreu muito cedo... Mas vemos caras que buscaram caminhos parecidos como seu amigo Dan Inosanto... E o grande DK Yoo um coreano que tem uma habilidade incrível tendo treinado umas 15 artes marciais,ele é explosivo e rápido demais,lembrando o talento de Bruce Lee... E é um cara que aparenta ser bem novo ainda,tem muito o que ensinar e praticar...

O texto é bem superficial neste assunto mas rolou 1 ou 2 desafio entre academia na época buscando provar qual arte era mais eficaz o que faltou mesmo foi a exposição quanto a isso.

Foi mal after...resposta era há outro forista o seu complemento foi perfeito .

 

Editado por dvd1975

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora