Entre para seguir isso  
dvd1975

Você conhece a “Síndrome do Senhor Miyagi”?

Recommended Posts

INKePIXEL.jpg
Nicola Oricchio esmiúça técnica de treinamento (Foto: Reproduçaõ / INKePIXEL)

Você conhece a “Síndrome do Senhor Miyagi”?

 0
BY NICOLA ORICCHIO ON 28 DE MARÇO DE 2018COLUNISTAS

Fisioterapeuta explica o que é a “Síndrome do Senhor Miyagi”, treinamento específico de alta intensidade

Por: Nicola Oricchio

“Síndrome do Senhor Miyagi” é o que chamamos, de maneira lúdica, a cultura de treinamentos de artes marciais no Brasil, onde o sofrimento leva ao ganho. Senhor Miyagi é um personagem de um dos filmes mais assistidos da história sobre Artes Marciais, Karatê Kid, na década de 80. Muito se fala em exaurir as forças e pouco se fala em especificidade de treino que, nada mais é que criar uma situação muito parecida com a do esporte praticado.

A ciência, cada vez mais difundida no esporte, mostra nos dias atuais que quanto mais específico for o treinamento, seja em esportes coletivos como futebol, por exemplo, seja em esportes individuais, como a luta, outro exemplo, maiores serão as capacidade de realizar aquela tarefa com mais precisão, rapidez e, sobretudo, qualidade.

Culturalmente o Brasil tem inúmeras histórias de grandes heróis que fazem questão de enaltecer o quão sofrido foram os períodos de treinos com muitas horas de duração, hoje, sabe-se, através de estudos, que o treino não deve ultrapassar longos períodos o próprio tempo gasto na competição.

Portanto, a importância de treinar com qualidade tem sido a grande busca dos atletas e treinadores com o objetivo de cumprirem suas metas, alcançar vitórias e desgastar o atleta apenas o suficiente. Trabalhar o lado psicológico deve fazer parte dos treinamentos, uma vez que, como disse o Senhor Miyagi: “somos nossos próprios adversários”.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso