Flavio Doria

O doping da pesagem

Recommended Posts

É uma sexta-feira, 18h00 no horário local. O lutador de MMA, Darren Till inicia seu corte de peso para a luta principal do UFC Liverpool (UFC Fight Night 130) que ocorrerá no domingo, mas a pesagem ocorre no sábado. Ele precisa perder exatos 5kgs. Toda sua equipe o assiste correr na esteira com roupas térmicas. Quase 1h depois, o vídeo corta para um Darren Till exausto em uma cama de ar pedindo para sua equipe tirar seu tênis. Till parte agora para uma sequência de 5 rounds de boxe para continuar com a perda de peso. Em seguida, e mais exausto, Till dorme por 20 minutos. A perda de peso, no entanto, não pode parar e é colocado sobre ele uma pilha de cobertores e toalhas. Mais um corte no vídeo. Agora vemos um Till já exausto e desitratado indo para uma seção de sauna com sua equipe. Na cena seguinte, 45 minutos depois, Till sai literalmente, rastejando da sala em direção à balança. A balança indica uma perda de 2,5kg, apenas 50% do objetivo. Till volta para a sauna e 10 minutos depois recebe um aviso médico para parar. O corte é interrompido. Às 5h da manhã, praticamente sem dormir, Till retoma com o corte de peso. Na esteira e com diversas camadas de roupas, Till para com a corrida. Ele alega uma cegueira temporária por conta da severa desitratação. Ele é carregado de volta para a cama de ar. Pouco depois sua equipe o leva para a sauna e a saúde de Till piora. Em respeito a Till, a equipe que o acompanha interrompe as filmagens.

Till não conseguiu bater o peso. Ele ficou 1,7kg acima do exigido. Ainda assim, a luta contra Sthepen Thompson ocorreu. Till venceu a luta em uma polêmica decisão dos arbitros (muitos viram uma vitória de Thompson, nós discordamos.

A perda de peso antes das lutas, para a pesagem é algo comum nos esportes de luta. Mas cada vez mais vemos atletas bem acima de suas categorias adotando uma estratégia agressiva e arriscada de um corte severo de peso para migrarem para categorias abaixo. Assim, podem ficar mais pesados que seus adversários e garantir o fator força como uma estratégia para vitória. Mesmo não batendo o peso, essa é uma tática vantajosa para os atletas. Eles sofrem uma penalização em suas premiações, mas garante uma ascenção no ranking de suas divisões, ficando mais perto de uma disputa de cinturão.

Neste começo do ano a mídia especializada chamou atenção para a grande quantidade de atletas penalizados pelo excesso de peso e saindo de suas lutas vitoriosos. Fizemos um levantamento com outros anos e os dados corroboram com a tese de que entrar com excesso de peso para as lutas de fato tem uma grande influencia sobre o resultado final. Sabendo disso os atletas tem cada vez intensificado essa estratégia, perdendo mais peso que o “normal” para uma luta e até sem se importar com punições em suas bolsas. Nitidamente fora de sua divisão natural, Yoel Romero é um exemplo. Recentemente, Romero ultrapassou o limite da divisão dos médios em duas disputas consecutivas do cinturão interino, perdendo assim o direito de disputar o cinturão. O lutador insiste em não subir para a divisão dos meio-pesados (até 93kg).

Apenas em 2018, em 9 (excluindo as lutas canceladas) ocasiões, atletas do UFC (organização escolhida para a pesquisa por conta do maior número de eventos e com registros mais precisos) não conseguiram ficar no peso de suas respectivas divisões. Em sete (ou 77%) dessas lutas o atleta que ultrapassou o peso acabou saindo vitorioso. Portanto, em apenas duas ocasiões apenas (28%) o atleta ficar no peso da categoria saiu vitorioso (Gillian Robertson que venceu Molly McCann no UFC Fight Night 130 e Robert Whittaker no UFC 225). Se estrapolarmos nossa amostra para os anos anteriores a tendência se repete. Em 2017, foram registradas no UFC, 21 lutas com atletas sobre-peso, das quais em 11 (52%) estes atletas saíram vitóriosos.  Em 2016, a tendência se repete. Das 20 lutas (ex-lutas canceladas) com questões envolvendo peso, 13 delas (65%) o atleta sobre-peso saiu vitorioso. Os dados são significativos e falam por sí só: ultrapassar o limite de peso de uma categoria, seja ela qual for, compensa. O atleta é punido financeiramente, mas garante uma ascendência nos rankings.

pesagens

Pior que representar uma espécie de “doping” para os atletas, o corte severo de pesos traz diversos riscos à saúde dos lutadores. Relembrando o fato ocorrido com Darren Till, poucos dias antes, Rafael dos Anjos em uma coletiva de imprensa também relembra o corte de peso brutal que teve que passar para defender seu cinturão contra Eddie Alvarez no UFC Fight Night 90 (ele perdeu para Alvarez por nocaute ainda no 1R). “Desmaiei três vezes e apaguei e voltei. Fiz isso provavelmente três vezes. Numa das vezes, fiquei fora (do ar) por três minutos. Quando caí de volta na banheira, quase bati a parte de trás da cabeça na pia. Poderia ter morrido. Essa foi uma luta que eu não deveria ter lutado, mas tudo acontece por um motivo. Fiz, perdi e aprendi muito com isso.”

Em sequência, no UFC Mexico, Rafael dos Anjos enfrentou (e perdeu) Tony Ferguson, também pela divisão dos leves. Depois de mais um corte severo de peso (e também motivado pelas duas derrotas consecutivas) ele decidiu subir de categoria. “Depois de ganhar peso, não consegui ficar de pé por 40 minutos a uma hora. Deitei no chão, no corredor do hotel, no meu quarto, na porta do meu quarto. O cara disse: “Ok, Rafa, é hora de ganhar peso”, e não conseguia me levantar. Simplesmente não pude andar. Mas fiz isso.” relembra o brasileiro.

Há dois anos, para proteger a saúde dos atletas o UFC mudou o horário da pessagem oficial das 16h para às 10h, assim os lutadores teriam mais tempo para se reidratarem e recuperarem o peso ideal. Assim os lutadores chegariam mais inteiros para a luta. No entanto, a medida gerou o efeito contrario. Com mais tempo para se recuperarem, a mudança de horário estimulou os lutadores a arriscarem com o corte severo de peso. Com a nova regra, o triplo de lutadores não conseguiu ficar no peso de suas respectivas categorias.

Por conta disso, o UFC voltou atrás. A pesagem oficial voltará a ser às 16h como era antes. No twitter a imensa maioria dos lutadores foi obviamente contra. Acreditamos que o UFC e outras organizações tem a obrigação de cada vez mais aumentar o rigor e dificultar ao máximo o corte de peso dos lutadores. A busca de um peso extra na luta é claramente (e os números não mentem) um dooping legal. E pior, a perda excessiva e brusca de peso para a pesagem traz riscos graves a saúde dos altetas.

Fonte: PosLuta.com

Editado por Flavio Doria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complicado. A pesagem é um evento à parte e obviamente o UFC lucra com isso. Do outro lado temos 99,90% dos lutadores que se matam aos poucos em busca de uma "vantagem" física sobre o oponente.

Para mim a melhor solução seria a pesagem no dia anterior e obrigatoriamente o lutador manter o peso, com alguma variação para cima, instantes antes da luta. 

 

Editado por OGROdrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assustador esse número.  Ainda acho q punição maior seja pra esse 'doping' de peso ou p doping por drogas é doer no bolso.  No primeiro caso tira 50% da bolsa mandando p adversário e no segundo caso perde 100% da bolsa em multa caso tenha sido pego depois.   O foda é q a corrupção deve vir de cima.  Duvido q Lesnar não tenha por exemplo avisado Dana q cairia no doping ou q Dana e cia não soubessem disso.   Grana rolará por fora p salvar o evento e dar lucro a companhia e o adversário q se exploda. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dependendo do nível de desgaste de adversário, não bater o peso pode implicar numa vantagem maior do que usar ergogênicos. Precisa ser levado mais a sério e as punições devem ser severas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mestre Arona, disse que nunca precisou fazer corte de peso.

Mantinha 93kg sempre. Se for reparar parece mesmo, pq ele tinha tamanho da estrutura para um 83kg atual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já falei em outro tópico, a pesagem real tem que ser APÓS  a luta, na hora de tirar a bandagem. Mantendo-se a pesagem promocional antes da luta, até mesmo pra ver se o atleta está no peso.

Isso acabaria com o corte de peso, os lutadores iriam lutar no seu peso real, com saúde, sem desgaste, com muito mais gás e força.

O UFC poderia criar novas categorias para diminuir as diferenças.

Se o atleta lutar em uma categoria abaixo do seu peso, e isso for confirmado na pesagem após a luta, aplica-se a punição por doping, "simples rs".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, 500ml disse:

Já falei em outro tópico, a pesagem real tem que ser APÓS  a luta, na hora de tirar a bandagem. Mantendo-se a pesagem promocional antes da luta, até mesmo pra ver se o atleta está no peso.

Isso acabaria com o corte de peso, os lutadores iriam lutar no seu peso real, com saúde, sem desgaste, com muito mais gás e força.

O UFC poderia criar novas categorias para diminuir as diferenças.

Se o atleta lutar em uma categoria abaixo do seu peso, e isso for confirmado na pesagem após a luta, aplica-se a punição por doping, "simples rs".

E os atletas que desmaiarem? E os atletas que forem pro hospital tomar soro? Quanto peso os atletas perdem durante uma luta de 1 round, de 2 e 3 rounds, de 4 e 5 rounds?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Último Imperador disse:

E os atletas que desmaiarem? E os atletas que forem pro hospital tomar soro? Quanto peso os atletas perdem durante uma luta de 1 round, de 2 e 3 rounds, de 4 e 5 rounds?

Seríssimo isso. As pesagens deveriam ser feitas no dia anterior e meia hora antes do evento, sem permissão de variação de peso expressiva. Punição de grande parte da bolsa e, em caso de reincidência, queda ou retirada do ranking.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Último Imperador disse:

E os atletas que desmaiarem? E os atletas que forem pro hospital tomar soro? Quanto peso os atletas perdem durante uma luta de 1 round, de 2 e 3 rounds, de 4 e 5 rounds?

Imperador não sei se entendi direito suas perguntas, mas vou tentar responder.

Em resumo.

Não entendi bem a primeira pergunta. 

Sobre o soro, como as lutas vão ser no peso real, não vai precisar de soro.

Quanto a última pergunta: isso não importa (perda de peso durante a luta), pois o atleta vai entrar para lutar no peso certo. Por isso tem a pesagem show um dia antes, para já verificar se o atleta esta no peso, entendeu?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, masterblaster disse:

Seríssimo isso. As pesagens deveriam ser feitas no dia anterior e meia hora antes do evento, sem permissão de variação de peso expressiva. Punição de grande parte da bolsa e, em caso de reincidência, queda ou retirada do ranking.

Também daria certo. 

Só luta no peso real e pronto.

Afinal os atletas já estão se adaptando a lutar sem bomba, agora é só fazer a mesma coisa com o peso, sem covardia, igualdade de condições, sem covardia.

O "esperto" que tentar lutar na vantagem deve ser punido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, 500ml disse:

Imperador não sei se entendi direito suas perguntas, mas vou tentar responder.

Em resumo.

Não entendi bem a primeira pergunta. 

Sobre o soro, como as lutas vão ser no peso real, não vai precisar de soro.

Quanto a última pergunta: isso não importa (perda de peso durante a luta), pois o atleta vai entrar para lutar no peso certo. Por isso tem a pesagem show um dia antes, para já verificar se o atleta esta no peso, entendeu?

 

500ml

Eu me refiro a lutadores que saem lesionados da luta e se dirigem ao hospital para tratamento imediato...e como o soro é quase universal enquanto se aguardo os exames.

Pesar depois da luta abre margem pra muita coisa. Minotauro quebrou o braço contra o Frank Mir e saiu direto para o Helicóptero particular do Dana, Anderson Silva saiu numa maca imobilizado (quase em estado de choque) após a luta contra o Wdman. Como é que obriga um cara assim a pesar depois da luta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, Último Imperador disse:

500ml

Eu me refiro a lutadores que saem lesionados da luta e se dirigem ao hospital para tratamento imediato...e como o soro é quase universal enquanto se aguardo os exames.

Pesar depois da luta abre margem pra muita coisa. Minotauro quebrou o braço contra o Frank Mir e saiu direto para o Helicóptero particular do Dana, Anderson Silva saiu numa maca imobilizado (quase em estado de choque) após a luta contra o Wdman. Como é que obriga um cara assim a pesar depois da luta?

Ah sim entendi.

Você acha que a idéia do master é boa?

Poderia ser feita uma pesagem na blits também, confere se tem vaselina no corpo, se a unha esta cortada, se esta de coquilha, protetor bucal e dentro do peso real.

Estou partindo do princípio que os lutadores preferem ter saúde ao invés se arriscar com bombas e sobrepeso. Mas não sei se é muita utopia da minha parte.

Com relação as bombas, muitos já pararam com esse ato covarde. Quanto a vantagem de peso, você acha possível essa "conscientização"?

25 minutos atrás, masterblaster disse:

Seríssimo isso. As pesagens deveriam ser feitas no dia anterior e meia hora antes do evento, sem permissão de variação de peso expressiva. Punição de grande parte da bolsa e, em caso de reincidência, queda ou retirada do ranking.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ô assunto complicado, velho. Quando  envolve holofote e vil metal no meio tem muita gente disposta a arriscar ao máximo sua integridade física. Acho que algo de realmente relevante só irá acontecer quando alguém de nome perder a vida no processo. Creio que alguém já deva ter morrido por conta disso mas sinceramente não tenho conhecimento...

A matéria é muito boa e foi bastante bem escrita. Valeu, Flávio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, 500ml disse:

Também daria certo. 

Só luta no peso real e pronto.

Afinal os atletas já estão se adaptando a lutar sem bomba, agora é só fazer a mesma coisa com o peso, sem covardia, igualdade de condições, sem covardia.

O "esperto" que tentar lutar na vantagem deve ser punido.

Pois é 500 ml.

Ja presenciei muito processo de desidratação e perda de peso radical. Posso dizer que o sofrimento é muito mais intenso do que o camp inteiro e a luta juntos.

Essa matéria é interessantíssima. O lutador sofre demais em prol de uma “trapaça” permitida, mas, se por um lado, acaba tendo uma vantagem indevida de peso e força, por outro, muitas vezes pega um atleta que não passou pelo sofrimento do corte e às vezes se apresenta até melhor.

Eu praticamente nunca cortei peso para lutar, quando o fiz foi por diferença muito pequena, e não posso dizer que alguma vez me senti em desvantagem. Se bem que na minha época praticamente não tinha cortes de peso tão significativos, a ponto de alguém lutar duas categorias abaixo de seu peso.

E as consequências a longo prazo desses cortes comprometem muito a saúde do atleta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, masterblaster disse:

Pois é 500 ml.

Ja presenciei muito processo de desidratação e perda de peso radical. Posso dizer que o sofrimento é muito mais intenso do que o camp inteiro e a luta juntos.

Essa matéria é interessantíssima. O lutador sofre demais em prol de uma “trapaça” permitida, mas, se por um lado, acaba tendo uma vantagem indevida de peso e força, por outro, muitas vezes pega um atleta que não passou pelo sofrimento do corte e às vezes se apresenta até melhor.

Eu praticamente nunca cortei peso para lutar, quando o fiz foi por diferença muito pequena, e não posso dizer que alguma vez me senti em desvantagem. Se bem que na minha época praticamente não tinha cortes de peso tão significativos, a ponto de alguém lutar duas categorias abaixo de seu peso.

E as consequências a longo prazo desses cortes comprometem muito a saúde do atleta.

Valeu por compartilhar a experiência Mestre, estou no munda da teoria e das idéias, muito melhor saber a opinião de quem conhece o processo na prática.

O próprio Cormier é um exemplo de atleta que tem sequelas por conta dos cortes de peso no wrestling.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora