Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Inocentado de flagra no doping, ‘Cigano’ pede que USADA mude conduta

Recommended Posts

Inocentado de flagra no doping, ‘Cigano’ pede que USADA mude conduta

Erik Engelhart

Junior ‘Cigano’ foi flagrado em um exame antidoping no segundo semestre do ano passado. Desde então, o atleta foi afastado das competições até que o julgamento da USADA (agência antidoping americana) comprovou, em abril, que o peso-pesado ingeriu um suplemento contaminado. Aliviado com o resultado, o brasileiro não se esquivou de criticar a forma como a entidade aborda os casos.

De acordo com o ex-campeão do UFC, o fato de estar em julgamento deveria garantir ao atleta que ele fosse considerado inocente até que provas o condenassem de fato. No entanto, o modelo de afastamento preventivo impede que os lutadores flagrados em um teste antidoping compitam, tratando-os, desta forma, como culpados antes mesmo que o caso seja encerrado.

“Por causa disso, eles me tiraram de uma luta e pararam a minha carreira. Isso é totalmente o contrário da lei. Sou inocente até provarem que sou culpado. Nesse caso é o contrário: sou culpado até que eu prove que sou inocente. Foi horrível passar por essa situação. Fiquei com o meu filho, dando atenção a ele. Acho que foi isso que me manteve equilibrado durante esse processo. Foram tempos difíceis. Se não fosse isso, teria enlouquecido”, narrou Cigano durante conversa com o programa ‘MMA Hour’.

“Quero ver um esporte limpo, sei que essas drogas são um problema grande para todos atletas. Queremos saber quem são os verdadeiros campeões, não queremos mais ver campeões falsos. Se a USADA for a empresa que vai ajudar a limpar o esporte, ótimo. Ajudei a USADA durante o processo, mas eu não contratei a USADA, foi o UFC. Não assinei nada. […] Sei que eles querem ajudar o esporte, mas eles precisam de uma maneira melhor para abordar as situações. Somos atletas. Espero que o sistema melhore”, pediu.

Inocentado, Cigano, assim como Rogério ‘Minotouro’ e Marcos ‘Pezão’, ingeriram, de acordo com a investigação da USADA, produtos de uma mesma farmácia de manipulação brasileira que contaminou diversos suplementos ao longos dos meses de análise da entidade.

“Não poderei falar qual foi o suplemento, mas usava um suplemento de uma farmácia de manipulação no Brasil. Trabalhei com eles desde 2014 e nunca tive problemas. […] Fiquei aliviado porque eles acharam. Não teria porque eu mesmo contaminar os meus suplementos, nem sei como fazer isso. Foi encontrado uma quantidade muito baixa, tão baixa que não daria para mascarar nada. Fiquei feliz que conseguimos resolver isso e eu posso seguir em frente”, analisou.

Aos 34 anos, Cigano acumula cartel com 18 vitórias e cinco derrotas. Sem lutar desde maio de 2017, o peso-pesado encara Blagoy Ivanov em julho, em duelo que marca seu retorno ao octógono após o escândalo do doping.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com a ideia dele... do jeito que tá... até sabotagem é coisa facil de fazer.  A quantidade não importa. Se apareceu é doping. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 A Usada  chegou somente para separar quem sabe se dopar de quem não sabe. A grande maioria dos atletas de alto nível se dopa ou já se dopou. Bem complexa essa questão de doping. Jones vira vilão por ter sido pego e vemos, Weidman, Romero, Jacaré, Rockhold lutando nos médios com carcaça e força de meio pesado. GSP com aquela barriga de alien, palumboísmo claro e evidente , gás de 5 rounds e atleticismo sem igual nunca foi pego. Por isso q deveriam haver critérios claros,honestos e transparentes para essa questão. OU deixar moçada se matar. O q n da é para  crucificar uns , enquanto outros seguem cheios de veneno e impunes.

Editado por Renato Boxe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
32 minutos atrás, Renato Boxe disse:

 A Usada  chegou somente para separar quem sabe se dopar de quem não sabe. A grande maioria dos atletas de alto nível se dopa ou já se dopou. Bem complexa essa questão de doping. Jones vira vilão por ter sido pego e vemos, Weidman, Romero, Jacaré, Rockhold lutando nos médios com carcaça e força de meio pesado. GSP com aquela barriga de alien, palumboísmo claro e evidente , gás de 5 rounds e atleticismo sem igual nunca foi pego. Por isso q deveriam haver critérios claros,honestos e transparentes para essa questão. OU deixar moçada se matar. O q n da é para  crucificar uns , enquanto outros seguem cheios de veneno e impunes.

perfeito renato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complicado.

Porque confirmado a ingestão de substâncias proibidas a luta teria que ser anulada. E aí, quem pagou ingresso? O evento sabendo de uma possível infração seguir com a luta? O oponente poderia se sentir lesado e processar a organização como Hunt fez. O caso do Cigano é diferente porque ele provou que não houve dolo, mas houve culpa, ele que contratou a farmácia.

Editado por Henrique1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagine o prejuizo q ele tomou, tava com luta com Ngannou marcada em fim de camp... deve ter ficado rm situacao mt dificil....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Cláudinho disse:

O cigano foi execrado de maneira geral, sei lá, mais pra mim isso aí caberia um processo fudido

Exato, mancharam com a imagem do lutador, fora o tempo de inatividade e prejuízo!

Agora só um pedido de desculpa não resolve!  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Acho que cabe  processar a farmácia, a USADA e até o UFC. E as farmácias, a agência e a organizacao que melhorem seus processos e critérios. Mas eu duvido que ele faça isso quanto aos dois últimos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O UFC deixa se dopar quem eles querem. Uns escapam da perseguição, mas, quem é pego toma geladeira e é prejudicado financeiramente. USADA: ótima ferramenta de baixar as Bolsas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Avisem o Cigano que aí pra fora não é que nem no Brasil onde uma infinidade de recursos impede a aplicação da pena. Jogador brasileiro pega 10 jogos de canxa, aí pede um efeito suspensivo e tá apto pra jogar. Suspensão preventiva faz parte do esporte.

Cigano tem que processar é a farmácia de manipulação que ele não diz o nome porque deve patrociná-lo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cigano, eles PROVARAM que você lutou dopado.

Você se defendeu e PROVOU que não foi intencional.

Cabe a você processar a empresa que contaminou seu suplemento. Ela que te fodeu. Ela que tem de ternum controle de qualidade melhor devido a sua responsabilidade. Olha a merda que deu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Renato Boxe disse:

 A Usada  chegou somente para separar quem sabe se dopar de quem não sabe. A grande maioria dos atletas de alto nível se dopa ou já se dopou. Bem complexa essa questão de doping. Jones vira vilão por ter sido pego e vemos, Weidman, Romero, Jacaré, Rockhold lutando nos médios com carcaça e força de meio pesado. GSP com aquela barriga de alien, palumboísmo claro e evidente , gás de 5 rounds e atleticismo sem igual nunca foi pego. Por isso q deveriam haver critérios claros,honestos e transparentes para essa questão. OU deixar moçada se matar. O q n da é para  crucificar uns , enquanto outros seguem cheios de veneno e impunes.

Concordo com você Renato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso