Entre para seguir isso  
rcf_fight

Preparação para o BJJ

Recommended Posts

Boa noite galera,

Tentando contribuir um pouco mais em qualidade para o fórum, venho postar aqui também o resumo de uma série que publiquei no meu perfil no instagram. Lá eu destrinchei um pouco mais sobre cada uma das principais capacidades de um lutador numa preparação para competições.

Este infográfico resume um ciclo preparatório completo de um atleta de BJJ.

Considerando o tempo ideal mínimo para uma boa preparação o intervalo de 3 a 6 meses, podemos dividir este tempo total em 3 fases, cada uma com focos e objetivos particulares, considerando as 4 principais características que dominam este esporte, aspectos técnicos, força/potência, resistência e aspectos mentais.

Notem que começamos o trabalho de resistência (endurance) e o de força/potência buscando um nível maior de resistência muscular e cardiorrespiratória, afim de acumular o maior lastro possível, para que nas próximas fases, o atleta possa ter uma boa capacidade de suportar os estímulos mais intensos e repetitivos e se recuperar melhor também.

No aspecto técnico, técnicas e posições isoladas são bem-vindas na primeira fase do programa, chamada de preparatório geral ou apenas base, evoluindo para combinações e muitos rolas.

Uma boa preparação deve levar em conta bons momentos de transição entre cada bloco, sem abandonar totalmente o trabalho realizado anteriormente.

Valeu e bom treino a todos!

20180430_145909_0001.png

Editado por rcf_fight

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante! Grande contribuição. Eu sempre tive uma grande curiosidade quanto a discussão das melhores formas se preparação se um atleta de lutas. Prós e contras, etc.

Obrigado por compartilhar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso