MV8

Edson Barboza analise/discussão sobre qualidade do striking dele

Recommended Posts

Então galera rolou um debate top sobre o striking do Barboza em outro tópico e eu falei com o @Daniel Mendoza pra criar este tópico com os quotes sobre o assunto assim todo mundo que tem interesse tem a oportunidade de participar e se ficasse no outro topico mtos não iam ver eu acho que este é um tópico com mto potencial!

Só a questão que o @NEGO DÁGUA falou comparanto o KB holandês e os ataques em X já merecia um topico mas vamos lá

Começou com este post

 

Em 07/04/2018 at 11:01 AM, Cláudinho disse:
Em 07/04/2018 at 7:36 AM, Trindade disse:

 

A luta contra Timbau não, acho qur vc quer se referir ao Tibau

Vi sim a luta, Khabib ainda cru, nem treinava na AKA, Tibau uma das melhores defesas de queda do UFC, e com, no minimo, 10kgs a mais dr vantagem, e mesmo assim foi dominado ma grade...luta foi feia, mas não tem dúvidas de que o russo venceu

Quanto "aos melhores strikers do mundo" me refiro ao MMA, ou então vc não acha o Edson Barbosa um dos melhores strikers que se tem no jogo?

 

Cara dar pra citar vários lutadores melhores que o Edson no striker em geral 

Dilashaw 

Thompson 

Condit 

E por aí vai 

O Edson tem um Muay Thay galáctico, mais nas outras áreas é mediano, com exceção na defesa de quedas, pelo boxe dele é esburacado de tanta falha, o Edson não soltou o jogo não,mérito do khabib né 

"Os melhores strikers do mundo "

Quem não conhece o mma e ver o cara falando assim, pensa que o khabib realmente saiu enfileirando um striker gabaritado atrás do outro, de um nível bom de striker mesmo, só o Edson, o RDA não estava na evolução de hoje nunca 

E outra coisa o Edson que vc tanto exalta o striker, estava perdendo em pé pro Dariush ,que é um grapling, até a joelhada entrar 

Sempre que o Edson pegou o time de frente da categoria, ele perdeu, vide Ferguson, khabib,Cerrone 

Pareçe que ele "trava" contra o top 5 

Dar pra colocar o Edson no hall de melhores strikers do mundo atualmente, dà  sim 

Mais do jeito que vc falou, quis passar uma imagem que o khabib atropelou strikers gabaritados atrás de strikers gabaritados, tanto que vc só citou o Edson nesse hall, é o único que cabe ai nessa sua frase hehehe 

Sobre a luta do Tibau, podia ter ido pra qualquer um, assista de novo, o Nurmagomedov quase desabou querendo chorar 

Vc deve se ater ao meu post 

Pra mim o dia que um striker de relativo nível, conseguir parar em pé, contra o Nurmagomedov pelo menos três rounds, vai expor uma fragilidade e vulnerabilidade que vcs nunca nem imaginaram 

Não interessa se o jhonson ou o barboza tem 200% de defesa defesa de quedas, o que interessa é que eles não pararam em pé contra o Nurmagomedov 

E sobre ser Timbau, Tibau 

Eu irei continuar a escrita desse  jeito mesmo,indiferente se te agradou ou não isso 

 

 

Depois continuou assim

 

23 horas atrás, MV8 disse:
23 horas atrás, Arona85 disse:

De jeito nenhum TJ e Condit são melhores strikers que o Edson. O maior problema do Edson é a absorção de golpes, o que faz com que ele fique muito acoado quando está sob pressão.. tecnicamente ele talvez só não seja melhor que o Thompson no striking. Na real são dois estilos bem diferentes:

Thompson usa mais o karatê , movimentação de lado, soltando chutes e pisões laterais..mal usa as mãos.

Edson tem um estilo mais kickboxer..tem um boxe regular e os melhores chutes do UFC.

MJ tem ótimo boxe..foi o único que conseguiu balançar o Khabib até hoje.

TJ pode ser considerado melhor striker que Barboza sim

Não mto melhor mas melhor

Se Edson não tem absorcao de golpes isso e um defeito dele e a msm coisa que ser striker nao ter punch  sao coisas que pode melhorar um pouco com treinamento mas no fim acaba sendo defeito no jogo

Ou msm coisa que ser striker e nao ter envergadura ter joelho zuado e nao poder chutar

pode nao ser um defeito que ele escolheu ter mas e um defeito que ele tem

 

Editado por MV8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, Arona85 disse:
Em 07/04/2018 at 11:01 AM, Cláudinho disse:

Cara dar pra citar vários lutadores melhores que o Edson no striker em geral 

Dilashaw 

Thompson 

Condit 

E por aí vai 

O Edson tem um Muay Thay galáctico, mais nas outras áreas é mediano, com exceção na defesa de quedas, pelo boxe dele é esburacado de tanta falha, o Edson não soltou o jogo não,mérito do khabib né 

"Os melhores strikers do mundo "

Quem não conhece o mma e ver o cara falando assim, pensa que o khabib realmente saiu enfileirando um striker gabaritado atrás do outro, de um nível bom de striker mesmo, só o Edson, o RDA não estava na evolução de hoje nunca 

E outra coisa o Edson que vc tanto exalta o striker, estava perdendo em pé pro Dariush ,que é um grapling, até a joelhada entrar 

Sempre que o Edson pegou o time de frente da categoria, ele perdeu, vide Ferguson, khabib,Cerrone 

Pareçe que ele "trava" contra o top 5 

Dar pra colocar o Edson no hall de melhores strikers do mundo atualmente, dà  sim 

Mais do jeito que vc falou, quis passar uma imagem que o khabib atropelou strikers gabaritados atrás de strikers gabaritados, tanto que vc só citou o Edson nesse hall, é o único que cabe ai nessa sua frase hehehe 

Sobre a luta do Tibau, podia ter ido pra qualquer um, assista de novo, o Nurmagomedov quase desabou querendo chorar 

Vc deve se ater ao meu post 

Pra mim o dia que um striker de relativo nível, conseguir parar em pé, contra o Nurmagomedov pelo menos três rounds, vai expor uma fragilidade e vulnerabilidade que vcs nunca nem imaginaram 

Não interessa se o jhonson ou o barboza tem 200% de defesa defesa de quedas, o que interessa é que eles não pararam em pé contra o Nurmagomedov 

E sobre ser Timbau, Tibau 

Eu irei continuar a escrita desse  jeito mesmo,indiferente se te agradou ou não isso 

 

 

De jeito nenhum TJ e Condit são melhores strikers que o Edson. O maior problema do Edson é a absorção de golpes, o que faz com que ele fique muito acoado quando está sob pressão.. tecnicamente ele talvez só não seja melhor que o Thompson no striking. Na real são dois estilos bem diferentes:

Thompson usa mais o karatê , movimentação de lado, soltando chutes e pisões laterais..mal usa as mãos.

Edson tem um estilo mais kickboxer..tem um boxe regular e os melhores chutes do UFC.

MJ tem ótimo boxe..foi o único que conseguiu balançar o Khabib até hoje.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:
23 horas atrás, Cláudinho disse:
23 horas atrás, Arona85 disse:

De jeito nenhum TJ e Condit são melhores strikers que o Edson. O maior problema do Edson é a absorção de golpes, o que faz com que ele fique muito acoado quando está sob pressão.. tecnicamente ele talvez só não seja melhor que o Thompson no striking. Na real são dois estilos bem diferentes:

Thompson usa mais o karatê , movimentação de lado, soltando chutes e pisões laterais..mal usa as mãos.

Edson tem um estilo mais kickboxer..tem um boxe regular e os melhores chutes do UFC.

MJ tem ótimo boxe..foi o único que conseguiu balançar o Khabib até hoje.

 

Entendo vc arona 

Mais acho que na versatilidade em termos gerais considero Condit naturalmente o do auge e o Dillashaw melhor que o Edson como striker 

O Edson tem falhas absurdas no boxe e praticamente nenhum poder de nocaute com as mãos 

O Condit quase mandou o Gsp à lona num contra golpe magnífico  (chute alto ) no auge o Condit era um bom striker mesmo, eu falo auge, porque esse cara decaiu de forma avassaladora ultimamente, pareçe não ter motivação pra continuar sei lá, só vive falando em aposentadoria 

O jhonson ter balançado o Khabib foi mais natural do que beber água, eu acho, dada a disparidade técnica de ambos no boxe,vc não acha  ?

O jogo de striker do Edson está praticamente de forma total e absoluta condicionada ao controle de distância, ele tem que manter a luta da média pra longa pra poder decepar as pernas do adversário, se ele perde esse controle de distância, teoricamente tende a se perder na luta  (vide varner, cerrone, etc )

Quando o mesmo tem o controle da distância de forma correta, aí o nível de striker do mesmo tende a aumentar de forma avassaladora na luta 

Já os que eu citei 

Dilashaw e Condit 

Trabalham bem de forma regular nas 3 distâncias  (longa, média e curta )

Já Edson precisa de forma quase desesperada da média pra longa, pra atuar de forma avassaladora  (vide Pettis e Melendez)

 

Perfeito tive uma discussão saudável com Valdez ele não me respondeu dizendo que TJ , Cruz , Anão da 57 e Thompson são melhores que o Aldo em pé.

Cara quem entende de luta sabe que craque em pé o Aldo e Edson são tipo Aldo melhor no boxe Edson muito melhor nos chutes , mais o mix ainda sou o Aldo escola holandesa foda 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, Arona85 disse:

Cara, o striking em si tem muitas variáveis, como queixo, poder natural de nocaute, explosão, velocidade, footwork...além da técnica, é claro. 

Como striker puramente falando, vejo o Edson com superioridade no quesito técnica + velocidade + explosão. Se o Edson tivesse o queixo do Ferguson, por exemplo, provavelmente seria campeão..mas o Edson sempre terá essa falha, mesmo não sendo culpa dele.

Enfim...esse debate de ser melhor striker é bem polêmico, pois cada um vê a luta em pé de um jeito.. alguns valorizam mais o cara saltitar no 8, mudar de base, soltar chutes mirabolantes... Eu vejo o Edson, assim como é/era o Aldo, fazendo um striking básico, mas extremamente bem feito: noção de distância, timing, footwork, giro de quadril muito bem feito, explosão, força.. e analisando esses aspectos, dou vantagem ao Edson.

Mas é questão de ponto de vista mesmo

 

22 horas atrás, Arona85 disse:

Cara, essa parada de quem é melhor em pé é extremamente polêmica. Eu e vc pensamos de maneira bem parecida nesse aspecto; outros, de forma bem diferente..

Como eu disse no outro post: Edson e Aldo fazem um striking básico extremamente técnico e bem feito. Aldo com as mãos melhores e o Edson com chutes melhores.

Como falei no outro post, não consigo mesmo ver TJ e Condit serem melhores striker que o Edson, que compete no muay Thai desde criança.

TJ e Domnick trocam muito bem, mas ainda não são fluidos como o Edson, talvez por eles serem do wrestling.

Na minha opinião, o Aldo foi o melhor grappler que virou striker que já vi. O TJ também foi outro que absorveu bem demais a luta em pé.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edson é talvez o melhor chutador do UFC, o modo como ele projeta o quadril e solta o chute é bem técnico, velocidade, potência e precisão absurdos. O problema é que o boxe não é tão bom quanto a parte dos chutes, embora ele tenha evoluído bastante nesse quesito desde que entrou no UFC. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, Cláudinho disse:
22 horas atrás, Arona85 disse:


 

22 horas atrás, Cláudinho disse:

Tmj 

Arona vc acha o queixo do Edson fragilizado  ?

Sei lá acho que não, o cara levou uma bomba do felder que inchou na hora e não apagou,contra o Ferguson foi uma pancadaria de ambos os lados, contra o jhonson e Melendez eu achei que ele levou alguns bons golpes também,sem contar o massacre do Nurmagomedov

Acho que o jab do cerrone passou uma falsa impressão de queixo fraco  (ruim ) dele, eu acho

Ou seja eu acho o poder de absorção a golpes dele bom 

Não é  um Hunt, Nelson ou hendo 

Mais está longe de ser um queixo fragilizado eu acho 

 

Não é bem o queixo, é mais questão de absorção aos golpes. Um soco do Edson no Khabib, o russo continuava indo pra cima como um zumbi, inabalável... Quando o Edson tomava um soco do Khabib, ele balançava muito e mudava a expressao, saca? 

É visível que ele sente muito os golpes, sem necessariamente ser nocauteado. Ferguson e Khabib recebem golpes limpos e sequer balançam, saca?

O poder de absorção principalmente do Ferguson é de outro mundo, o do khabib também, apesar que contra o jhonson eu achei que ele sentiu os golpes em pé e tratou rápido de derrubar logo 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, MV8 disse:
22 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Perfeito tive uma discussão saudável com Valdez ele não me respondeu dizendo que TJ , Cruz , Anão da 57 e Thompson são melhores que o Aldo em pé.

Cara quem entende de luta sabe que craque em pé o Aldo e Edson são tipo Aldo melhor no boxe Edson muito melhor nos chutes , mais o mix ainda sou o Aldo escola holandesa foda 

Vc lembrou bem agora

Tb acho o Aldo no auge melhor striker pra MMA que Edson

Lembrando que todos meus comentários são pra MMA

Numa luta de K1 talvez Edson vencia os atletas em questão

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse assunto e antigo: tecnico x pegador. Um belo exemplo qdo comparavam o anderson x wand na epoca do pride.

Edson e técnico, fluído e criativo. Porém tem é sem punch e nao absorve bem golpes. Soma isso ao fato de sentir qdo perde um round por exemplo. Logo ele se torna vitima de pegadores.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, MV8 disse:

Agora vamos a parte técnica faz tempo que vi luta do Barboza então vou comentar de memória

Que eu lembro mtas vezes ele chuta sem soltar totalmente o quadril e o jogo dele se baseia mto em finta jab ou jab direto e mandar o low kick ou mandar o chute de direita pra na sequência mandar o direto (quase um over na verdade) tb de direita

Ele depois deu uma melhorada nas combinações de mãos mas ainda é dependente desse jogo bem básico e bastante efetivo que somado com o controle de distância a explosão e força dele se torna extremamente eficiente

Barão no auge tb usava umas combinações assim apesar das do Edson ser melhor executado

De cabeça é o que eu lembro do jogo dele alguém quer acrescenta algo mais que eu esqueci?

 

21 horas atrás, MV8 disse:
21 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Me lembre um dia que estiver com tempo para escrever, preferencialmente de forma menos impositiva e mais cordial. Hahaha

Quanto a striking puro eu acho que nem precisa de muita justificativa, mas mesmo pensando na adaptação para o MMA, eu acho Edson executa os golpes de forma maestral, tem uma técnica melhor que os dois, mesmo na mão, apesar de não ter tanto sucesso usando elas, por falta de punch, mas tem ótimos contra golpes e sequências, melhorou bem. Pra mim a técnica o que tem maior peso para definir o melhor. A técnica ao contrário de atributos físicos do depende da dedicação do atleta. Quanto a outros elementos e atributos além da técnica acho que ele possui alguns que compensam os que os outros tem e ele não têm. Um dia com tempo posso explanar o pq o acho melhor.

TJ pode usa demais recursos que o Edson usa, mas se vale muito da ameaça do wrestling. Acho ele superestimado na trocação. E ainda acho que contrato Cody se ele não acerta do chute ou quedar ele não arruma nada em pé, como estava sendo já. O diferencial dele, ao meu ver, é troca de base, movimentava constante (no a necessariamente muito boa, mesmo caso do Edgar) e principalmente o chute na passadas e que esconde jogando a mão antes. Troca muito os níveis e a ameaça de queda inibe os oponentes, não acho o striking em si dele tão bom como muitos dizem.

Condit tecnicamente só usa umas sequelas de passadas que o Edison não usa, mas pelo que me lembro tudo que ele faz o Edson faz e faz muito melhor executado.

Acho uma discussão interessante de se ter, mas hoje não tenho o tempo que seria necessário Paraibuna boa discussão. Não devo bem acompanhar o evento hoje, infelizmente. Queria ver o zabit, o moicano e a rose x Joanna.

Edir: acabei espalhando um pouco pq eu não aguento, mas tem muito mais coisas e detalhes que podem ser ditos. No final dessa semana que entra estarei com mais tempo. Me lembre que retomo. Tenho que rever vídeos ao menos pq só de cabeça muita coisa passa. Mas é menos ou menos por aí.

 

cho que a gnt digitou ao msm tempo

Aqui tem um chute (só achei vídeo não achei Gif) que mostra o que falei ele não gira totalmente o quadril no chute baixo/medio.

primeiro chute gira segundo, quarto e quinto ele faz o que falei

De repente é adaptação dele pra volta logo pra base e não se expor a queda e já soltar o direto de direita e está combinação chute soco com a mesma mão pega bem quando é bem executada

Mas é o que eu falei

Abs


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, MV8 disse:

Esqueci de bota o vídeo

primeiro chute gira segundo, quarto e quinto ele faz o que falei

Edit:

Como eu disse de repente ja e adaptação pra volta logo pra base seja pra mandar o direto seja pra nao se expor a queda

Mas ele faz isso sim

E são madeirada no adversario então não é golpe pra marca distancia ou esconder outro golpe

O que de fato existe mto no jogo de mão 

 

20 horas atrás, MV8 disse:

Outra coisa eu não acho a potencia de mão dele ruim

O que eu acho é que é caracterísica dele só marca e finta com a mão (tlvz algo que ele ja desenvolveu pra compensar o boxe deficiente) pra mandar o chute.

Acho que ele tem velocidade e poder com as mãos o que falta é mais técnica e talvez confiança.

Acho isto por causa deste direto que falei e ele inclusive já atordou adversário com as mãos

Mas posso tá errado o O que vcs acham?

8 horas atrás, SuperBushido disse:

Concordo, na maioria das vezes o Edson parece que solta os golpes com potência e velocidade, mas para acertar meio que o void... Me soa falta de confiança, também, de meter a mão para cair. Acho que é mais confiança do que técnica, ele tem que aprender a descer a mão para nocautear, e não só acertar, que é o que geralmente faz. Pouca efetividade, ele meio que solta os golpes "sem ver" exatamente onde está acertando, na minha observação. Parece que não tem um destino ou intuito certos.

6 horas atrás, Arona85 disse:

Eu acho que o Edson tem, sim, potência nas mãos e boa técnica de boxe. O problema é a sua absorção de golpes, que não é boa se comparada com  a dos tops da categoria. Edson não se sente confortável na distância do boxe justamente por não absorver bem os golpes..e isso não vai mudar.

Hoje ele prefere ficar na distância dos chutes, onde ele brilha mais que qualquer peso leve, e ainda fica fora do raio dos golpes de mão.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, NOCAUTE! disse:

Esse assunto e antigo: tecnico x pegador. Um belo exemplo qdo comparavam o anderson x wand na epoca do pride.

Edson e técnico, fluído e criativo. Porém tem é sem punch e nao absorve bem golpes. Soma isso ao fato de sentir qdo perde um round por exemplo. Logo ele se torna vitima de pegadores.

 

 

Nem acho o Edson sem punch eu o acho que não sabe colocar a mão direito.

Edson não tem pegada se mão mais tem de pegada no chute.

Mais o acho excelente Striker vou ver suas lutas de kickboxing pra ver seus Striker em geral.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:
6 horas atrás, Arona85 disse:
19 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Edson tem mais tarimba muito jovem era melhor lutador de kickboxing do país, Aldo tinha tudo pra ser tão bom quanto, porém o auge passou aquele Aldo nunca mais 

Cara o Striker do TJ as vezes não vejo o centro de gravidade muito bom, o golpes de mão perdem a potência.

TJ tem um jogo admirável por exemplo eu faço no meu jogo é JAb e chute alto do mesmo lado ou direto mais chute de direita também, cara vc acha besteira mais essas coisas fazem diferença tremenda de surpreender .

A escola hj do Brasil mesmo mal feita é kickboxing holandês, esse frente a frente mais é meio em X soca de um lado e chuta com o outro , como Aldo , JAb, direto, gancho e low kick de direita.

TJ faz outro jogo..

O striking do TJ é bem mais voltado para o MMA..ele troca de base toda hora, solta esse chute alto junto com a mão da frente, sem falar no seu caminhar, que  é muito fluido e leve.

O problema de ficar se movimentando demais é que os golpes não saem tão potentes.

Se vc for ver o Connor, ele fica plantado, mas sempre com a noção de distância perfeita.. quando o oponente vem, ele só dá um passo pra trás e volta com a canhota.

São estilos diferentes de striking..Edson, TJ, Connor..aí fica na preferência de cada um.

Prefiro do Conor um estilo que tenho bem no meu jogo, TJ gosto dessas armas que surpreende, Edson é foda mais não gosto muito apesar de ser chutador excepcional.

Pq o Conor não desperdiça golpe só vai na boa, mão de trás entra furando com direto e upper .

Ele não saltitante mais veja os deslocamentos do Conor coisa absurda pra MMA.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Cláudinho disse:

Muito bom MV8  este debate sobre o striker em geral /Edson 

Valeu mano! TMJ!

 

9 minutos atrás, NOCAUTE! disse:

Esse assunto e antigo: tecnico x pegador. Um belo exemplo qdo comparavam o anderson x wand na epoca do pride.

Edson e técnico, fluído e criativo. Porém tem é sem punch e nao absorve bem golpes. Soma isso ao fato de sentir qdo perde um round por exemplo. Logo ele se torna vitima de pegadores.

 

 

Não mano eu esplanei no topico é pra debate o striking do Edson. Não vamos revelar o cadastro dele aqui até pq ele não comenta kkkk

13 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Edson é talvez o melhor chutador do UFC, o modo como ele projeta o quadril e solta o chute é bem técnico, velocidade, potência e precisão absurdos. O problema é que o boxe não é tão bom quanto a parte dos chutes, embora ele tenha evoluído bastante nesse quesito desde que entrou no UFC. 

Timbó eu analizei isto nem sempre ele projeta o quadril de forma a tira a maxima potencia do chute postei inclusive o video que alguns chutes mostra isto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora