Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Rockhold x Romero expõe drama da divisão dos médios do UFC

Recommended Posts

Rockhold x Romero expõe drama da divisão dos médios do UFC; entenda

Florian Sädler

Neste sábado (10), Luke Rockhold e Yoel Romero voltam ao octógono para uma disputa que vale o cinturão interino dos pesos-médios (84 kg) na luta principal do UFC 221 – evento que acontecerá em Perth (Austrália). Contudo, o retrospecto das últimas atuações dos lutadores na maior organização de MMA do mundo torna esse casamento questionável. Especialmente quando se trata de um título em jogo.

A última vez que Romero foi visto em ação foi julho passado, justamente em uma disputa de cinturão interino contra o atual campeão da categoria. O cubano foi derrotado por decisão unânime dos juízes laterais e viu Robert Whittaker receber o título das mãos de Dana White. Cerca de seis meses depois, o atleta já é escalado para um novo combate de igual importância para a divisão. A situação ficou ainda pior nessa sexta, quando Romero não bateu o peso da sua categoria e não poderá sequer ser declarado campeão interino, caso vença.

Apesar de Rockhold já ter ocupado o posto mais alto da divisão, ele acabou nocauteado por Michael Bisping no primeiro round em sua única tentativa de defesa e deu adeus ao cinturão. Sem voltar ao octógono por 15 meses, o ex-campeão dos médios finalizou David Branch e foi escalado para ser o novo desafiante ao título – originalmente contra Whittaker pelo título linear.

Em meio a confusão que se encontra a divisão, a breve participação de Georges St-Pierre também merece destaque. O canadense voltou ao UFC depois de quase quatro anos afastado e finalizou Bisping no confronto que valia o cinturão linear. No entanto, ‘GSP’ nunca teve a intenção de se manter ativo com 84 kg e flertava com a hipótese de retornar para o seu peso de origem, a categoria dos meio-médios (77 kg).

De um lado o carateca queria descer de peso e do outro Dana White o pressionava para unificar os médios, sem sucesso. Menos de um mês depois da sua conquista, St-Pierre vagou o cinturão linear por motivos de saúde, o que automaticamente promoveu Whittaker sem que uma unificação fosse realizada. No entanto, o australiano não pôde realizar nenhuma defesa. Devido a uma grave infecção, o atual campeão precisou se retirar do card para o qual estava originalmente escalado para realizar o tratamento – e não deu uma previsão de quando poderia voltar.

E mesmo com essa confusa dança das cadeiras, outro fato não pode ser esquecido: jovens lutadores não conseguem predominar nessa divisão majoritariamente composta por veteranos. A média de idade dos médios se torna evidente ao se analisar que os maiores nomes da categoria – com exceção do campeão – beiram os 40 anos, ao mesmo tempo que poucos responsáveis por uma renovação surgem periodicamente. Além disso, a maioria dessas lendas do esporte, que encabeçam o ranking oficial, também evitam se encontrar no octógono e priorizam pela escolha de adversários.

Desta forma, o duelo que será protagonizado por Rockhold e Romero na Austrália será determinante para ditar o futuro da categoria. Afinal, o vencedor deverá encarar Whittaker na sequência para ditar quais serão os próximos passos que a divisão deverá seguir, e a postura adotada pelo dono do título influencia a divisão mais do que se imagina. Que venham novos tempos para os médios!

O evento está previsto para começar às 21h30 (horário de Brasília) deste sábado. O combate pelo cinturão interino deve ser realizado por volta de 3h da madrugada de domingo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso