Eder Jofre55

Mancha do doping faz Gleison ‘Tibau’ abrir card do UFC pela primeira vez

Recommended Posts

Mancha do doping faz Gleison ‘Tibau’ abrir card do UFC pela primeira vez

Felipe Castello Branco

Flagrado em um exame antidoping em dezembro de 2015 e posteriormente condenado a dois anos de suspensão pela USADA (agência americana de controle de antidopagem), Gleison ‘Tibau’ está com o seu retorno ao octógono marcado para o UFC 220, evento que será realizado no próximo sábado (20) em Boston (EUA), quando enfrentará Islam Makhachev. Prestes a fazer a sua 27ª luta na companhia, o brasileiro foi escalado para abrir um card do Ultimate pela primeira vez na carreira. Contudo, diferentemente do que muitos poderiam pensar, essa situação não incomoda o lutador, que deixou claro ter consciência de que um caso de doping pode manchar a história de um atleta.

A última vez que Tibau subiu no octógono foi em novembro de 2015, quando finalizou Abel Trujillo antes de ver o resultado ser anulado após o teste antidoping. E, justamente pelo longo período afastado, o brasileiro sabe que os torcedores questionam de que forma ele irá se apresentar fisicamente. Situação essa que, na opinião do peso-leve (70 kg), justifica a escalação para a primeira luta do card preliminar.

“Eu nunca tinha feito a primeira luta da noite no UFC. Quando eu vi, achei até engraçado. Sou um dos caras que mais lutou no UFC, lutei contra campeão de divisão [Ferguson, interino], fiz grandes lutas dentro do UFC. Mas, para falar a verdade, achei engraçado. Primeira luta da noite [risos]. Isso não me incomodou, não. Até porque, passei dois anos fora e ninguém sabe como eu estou. Ninguém sabe se eu passei dois anos de farra, trabalhando em outra coisa ou sem treinar. Então, acho que a organização e os fãs querem saber como vai ser o meu retorno. Tenho certeza que se eu tiver uma boa performance e provar que estou bem, na próxima vez terei uma grande luta”, declarou, antes de apontar que um flagrante em um doping pode manchar a carreira de qualquer atleta.

“Acho que mancha sim, porque todos vão ver que você é atleta que teve problema com o doping – seja no UFC, nas Olimpíadas, etc. Mas isso também não quer dizer que o atleta só depende daquilo. No meu caso foi um erro que eu cometi. A equipe de nutrição falhou comigo mas quem pagou o erro fui eu. Mas cumpri o que tinha que fazer e agora vou passar tudo a limpo. Estou feliz de retomar a minha carreira porque foram dois longos anos”, afirmou.

Sem poder subir no octógono por um longo período, Tibau revelou que foi obrigado a enxugar gastos e buscar alternativas para poder atravessar o difícil momento financeiro. No entanto, por outro lado, o brasileiro frisou que não buscou outras formas de trabalho pois, para ter um bom retorno ao Ultimate, deveria seguir treinando sempre.

“Se o lutador não luta, ele não ganha dinheiro. Então, imagina a minha situação. Foram dois anos sem competir. Foi duro, bem duro. Tive que mudar muitas coisas, sair do meu conforto, enxugar gastos. Dormia e acordava sem expectativa de lutar e competir… E eu tive o bom senso de que não dava para fazer muita coisa. Se o meu objetivo era retornar ao UFC, eu tinha que seguir treinando. A evolução do esporte é muita rápida, temos muitos atletas novos e versáteis, cheios de vontade. Então, se eu fosse fazer qualquer outra atividade na minha vida, eu ia perder ritmo, ia perder técnica e não acompanharia toda a evolução. Tinha que me manter treinando sempre”, contou.

Prestes a encarar um atleta quase oito anos mais novo e que conta com apenas uma derrota na carreira, Tibau espera encontrar em Makhachev um estilo de jogo parecido com o de Khabib Nurmagomedov, que ele encarou em 2012. De acordo com o brasileiro, os russos treinam juntos e vêm da mesma escola no wrestling.

“Ele é um cara duro, será um retorno difícil, eu sei. Ele é jovem e vai fazer barulho na divisão. Ele tem uma boa escola no wrestling e treina com o Khabib, que é um cara que na minha opinião está sobrando na categoria. Se você for olhar as lutas do Khabib, acho que eu fui o único que consegui bloquear o jogo dele evitar suas quedas. E acho que o Islam virá com a mesma estratégia, trabalhando o wrestling e vindo para cima. Essa é a escola deles”, analisou.

Tibau iniciou sua carreira em 1999 e é, atualmente, um dos atletas mais experientes no Ultimate. Aos 34 anos de idade, o brasileiro coleciona no currículo um cartel com 33 vitórias e 12 derrotas. No octógono mais famoso do mundo, o atleta acumula 26 apresentações, marca superada entre os compatriotas apenas por Demian Maia, que coleciona 27 disputas no cage.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tibau é um operário do Ultimate, nunca foi de show, apenas volume de lutas. Merece ter uma aposentadoria pelo UFC ao encerrar a carreira. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Caleb disse:

" Passei dois anos fora e ninguém sabe como eu estou. Ninguém sabe se eu passei dois anos de farra, trabalhando em outra coisa ou sem treinar. Então, acho que a organização e os fãs querem saber como vai ser o meu retorno."

Na verdade a maioria dos fãs de MMA não sabem, e nem se interessam em saber. E o problema é o fato do Tibau ser aquele clássico funcionário que faz apenas o feijão-com-arroz, garantido assim permanência no emprego sem nunca passar perto da lista de possíveis promoções.

Suas lutas nunca o levam a lugar nenhum, e por esse motivo acompanhar sua carreira não é algo interessante. Provavelmente será um preenchedor de card, e escada até o final dela se se manter assim.

Mínimo maldade falar uma coisa dessa do Tibau.

O cara trm muitas lutas. É um operário do mma. Fez grandes lutas.

Bloqueou o Khabib, mesmo perdendo. Lutou contra os melhores da divisão e sempre esteve rankeado entre os melhores da divisão.

Um pouquinho mais de respeito com a trajetória do cara...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém tem foto dele pós doping? Vamos ver a qualidade do shape

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Caleb disse:

" Passei dois anos fora e ninguém sabe como eu estou. Ninguém sabe se eu passei dois anos de farra, trabalhando em outra coisa ou sem treinar. Então, acho que a organização e os fãs querem saber como vai ser o meu retorno."

Na verdade a maioria dos fãs de MMA não sabem, e nem se interessam em saber. E o problema é o fato do Tibau ser aquele clássico funcionário que faz apenas o feijão-com-arroz, garantido assim permanência no emprego sem nunca passar perto da lista de possíveis promoções.

Suas lutas nunca o levam a lugar nenhum, e por esse motivo acompanhar sua carreira não é algo interessante. Provavelmente será um preenchedor de card, e escada até o final dela se se manter assim.

O louco, o cara tem 43 lutas, na era atual do MMA é dificil ver gente chegando nessa quantidade de lutas estando nas organizações tops (poderia já ter chegado nas 50 se n fosse o doping).

De fato pra maioria dos fãs é só mais um, mas qdo encerrar a carreira vai ter mt história pra contar

Trocou porrada e perdeu para lutadores tops como Nick Diaz, Khabib, Ferguson, Melvin Guillard, Jim Miller, Michael Jonson

Pode se orgulhar de ter vencido um campeão de UFC, Rafael dos Anjos

E se n fizer merda deve se tornar o brasileiro com mais lutas registradas no UFC, o que não deixa de ser um feito para os livros históricos o transformando em algo a mais que a imensa maioria dos lutadores que sonha em fazer uma lutinha no UFC.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na vedade a galera hardcore que entende do assunto deve assisti-lo, até pq a luta vai ser gratuita no sportv, quem não vai assistir é o pessoal mais leigo ou que só olha pro imediatismo, esses ai só vão atras das 2 ultimas lutas.

Normal, que nem campeonato espanhol ou frances, o pessoal normal vai atrás apenas de jogos de Real, Barça e PSG, o hardcore apaixonado por futiba talvez queira assistir a um Atletico de Madrid x Espanyol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqueles cortes de peso eram foda. Tava usando algo com certeza. Borá ver esse retorno. Torcendo pelo brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado que os caras quanto mais tempo passa, mais cabelo perdem. wtf 

Tu só vê lutador careca agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, cisao disse:

Engraçado que os caras quanto mais tempo passa, mais cabelo perdem. wtf 

Tu só vê lutador careca agora.

Você é hair stylist por algum acaso?

Eheheheheheh.....

Foi só uma piada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tibau já era, de longe, o atleta de atuação mais chata dentro do UFC.
É extremamente irritante assistir a esse atleta lutar, inclusive umas das lutas mais deprimentes que eu vi na vida foi o confronto dele contra o Adriano Martins, no início da carreira do Manauara.

No mais, espero que sua urina nuclear tenha parado de brilhar e ele consiga seguir com sua carreira e pagar suas contas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toda a hora é isso. E depois é o GSP e o Conde mais o Cain que são trapaceiro.

Hoje em dia todos os lutores brasileiros são burros o suficientes para serem pegos. 

 

Se querem chamar outros de farsa olhem para suas academias primeiro. Tudo marombeiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora