Lucas Timbó

Pedro Rizzo: "Aldo se lesionou, não pôde chutar, não pôde derrubar, não pôde lutar 100%."

Recommended Posts

22 minutos atrás, Arona85 disse:

Mesmo assim, acho o boxe do Aldo é melhor. Continuo achando que o Holoway se sobressai no volume absurdo de golpes. O cara não para

Mas técnica por técnica, pegada por pegada, sou mais o Aldo. 

Compartilho da sua opinião, inclusive da necessidade de jogar mais cadenciado e pontuar mais. Mas não sei se o Aldo tem tanta pegada assim nas mãos. E acho que é mais do que claro que o gás foi determinante, até o Holloway falou isso em entrevista, que no segundo round já viu que ele não estava se movendo como antes e que estava de boca aberta. É até então o Aldo não tinha sido avariado. Foi a partir daí que o havaiano cresceu na luta.

Vc não precisa morrer no gás pra prejudicar sua performance, não tem que estar igual zumbi. É bem claro que o gás sempre atrapalhou o Aldo no no final das lutas e isso vem piorando.  Qualquer um que já treinou sabe que a medida que vai ficando cansando de verdade o rendimento cai muito, velocidade, tempo de resposta, reação, reflexo, etc. 

Não estou falando que Aldo e Holloway 100% daria Aldo, mas é claro que o gás foi determinante na primeira luta. Mas gás faz parte da luta, se o Aldo não dosou erro foi dele.

Pra mim a maior vantagem do havaiano na trocação não é nem ser mais alto, é jogar mais o ombro pra frente. Isso faz os retos deles terem mais alcance. É isso, volume de golpe e gás mesmo, como comentei uma outra vez, ele me lembra nisso os Diaz.

É um jogo ruim. Aldo deveria cadenciar, movimentar muito, tendo e cabeça tb como ele já fez em outras lutas, pontuar, dar umas sequências explodindo colocando chute no final e sair, explorar o corpo, não ficar no contragolpes e nem querendo acabar a luta. Muito menos querer brigar e ir pra trocação franca como muitas vezes faz quando o adversário vai pra cima, tem que jogar 100% na tática ali. 

Vão ser um lutão, mas acho que, considerando que o gás do Aldo deve acabar e ele vá nessa onda de finalizar a luta, a tendência é o resultado se repetir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Alguém aí assistiu o Revista Combate dessa semana?

Pra quem não viu, o convidado foi o Pedro Rizzo, e em determinadas partes do programa, eles faziam conexão com Detroit e a repórter entrevistou alguns lutadores, dentre eles, o Holloway.

Então a Kyra Gracie fez a seguinte pergunta pro havaiano: "O Aldo estava machucado na primeira luta entre eles, pergunta se ele tá preparado pro Aldo 100%?"

Depois, um ouvinte mandou a seguinte pergunta pro Rizzo: "Na opinião do Pedro Rizzo, qual o erro do Aldo na primeira luta com o Holloway? Ou foi mérito do adversário?" Rizzo disse que Aldo havia se lesionado perto da luta, não pôde chutar, não pôde derrubar, não pôde lutar 100%. Então sobrou apenas o boxe, dessa forma entrou numa guerra sem a artilharia e só com um revólver. Depois disse que foi mérito do Holloway por estar super bem preparado e erro do Aldo por ter lutado machucado.

A questão é: Até quando vão colocar supostas lesões pra justificar a derrota de um lutador? Quem é competidor de qualquer modalidade de luta sabe que seu corpo nunca estará 100%, agora imagine um lutador de MMA que luta no maior evento do mundo, estando entre os melhores? É ÓBVIO que ninguém vai estar lá 100%. Garanto que o Holloway também estava com alguma lesão, alguma dor no corpo, e nem por isso saiu dizendo: 'ah, eu também estava lesionado." Então esse papo de que foi mérito do adversário, mas eu estava lesionado, é tipo o bate e depois assopra.

Outra questão a ser levantada é que na luta o Dedé mandou o Aldo chutar diversas vezes, daí então depois surgiu essa lesão que impediu o Aldo de ter chutado. Se o próprio treinador do cara sabia que ele tava lesionado, porque mandou ele chutar tantas vezes?

 

24232536_1587837634636229_85692226761197

O pior disso é que o Aldo já saiu de lutas, por motivo de contusão...e cara, se o maluco luta mma, e não pode chutar nem derrubar.....como faz? Essas desculpas são phoda.

Outra situação, se o cara não podia chutar, e nem derrubar, e a defesa de quedas? Em fim, tem que parar com esse lance de dar desculpas, todo mundo luta com alguma dor. Se foi nesse nível, séria desse jeito, lutar msm assim poderia agravar a lesão, correto? E os exames pré-luta? Quem liberou?

Editado por Rody Stark
ortografia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, junior-sjc disse:

O ponto não é envergadura.  Claro que ter braços mais compridos te dá mais alcance, mas a altura é determinante também, talvez até mais que o alcance dos braços.

Sendo mais alto, naturalmente vc tem pernas e  tronco mais longos. Isso no mma é crucial, por conta das várias técnicas possíveis.

Tronco mais longo te permite jogar fora do alcance do oponente. Inclinando-se para frente se chega antes sempre.

Pernas mais longas te permite uma defesa mais justa no grappling, guarda mais segura no chão e chutar sem ser contra-golpeado.

Vejo que o MMA a tendência será sempre campeões mais altos. Jones, Anderson, Mc Gregor, Ferguson, Max, etc, são caras altos e levaram vantagem contra os antigos campeões mais baixinhos.

Show!

 

13 horas atrás, Luiz Melo disse:


Quando o camarada fala que o atleta só perdeu por conta do gás, ele tem que estabelecer uma gradação de falta de gás pra tentar situar o lutador em algum nível. Quanto à lesão, acho que tem que  observar o comportamento do atleta sem lesão e comparar. Mas o  principal é avaliar  os problemas técnicos que ocasionaram a derrota. Não fazendo isso, cria-se um terreno fértil pro chavão- invocado sempre  escolhido perde. Ah! Perdeu pq ta velho. Já ta decadente... Não tava motivado.

O mais preocupante de tudo  é pensar que essas explicações são adotadas pelos maiores treinadores do Brasil e que esse discurso impera na comunidade da luta. A conclusão lógica desse raciocínio é que em condições normais o campeão nunca perde, não precisa fazer ajustes, não possui problemas e que somente alguém muito sortudo é capaz de derrotá-lo. Eu nem preciso dizer que essa é a forma mais eficiente de manchar uma bonita carreira.

Falando da luta: vc foi exatamente na ferida - concordo com tudo.  Nem de longe o gás do Aldo esteve num nível tão baixo a ponto de prejudicar completamente sua performance. Nós podemos citar dezenas de lutas em que o atleta estava verdadeiramente cansado e que bastava um empurrão pra  cair- que de maneira alguma foi o caso do brasileiro. Tudo que de errado aconteceu na suposta ausência de gás  já era recorrente na presença.

O Aldo oxigenado é igualmente plantado, tem uma evasão ruim- sempre acompanhada de muito soco, tem a guarda furada, move pouco a cabeça e sai avariado nas lutas e não chuta ha é pelo menos 6 lutas - o que já rechaça a atribuição da derrota à lesão. Vimos o Aldo de sempre- que não chuta e só recorre às mãos, que é plantado, que bate muito, mas que apanha em proporção semelhante.

Pra mim o que rolou foi a combinação de altura, volume de golpes, queixo e velocidade. O ímpeto e a agilidade do orelhudo são incomuns pra um cara do tamanho dele. Isso sem falar no bom boxe.

Show!

10 horas atrás, Luiz Melo disse:

Se perder de novo já sabe que vai pra conta da decadência ou da desmotivação, né ? Holloway é pior em tudo, nunca terá a história do brasileiro e só venceu pq o brasileiro não ta mais no auge. Aldo vence 8 de 10.

 

Sempre isso.

 

8 horas atrás, cabrió disse:

 

Cabrió, temos 100 nessa luta, quer aumentar? Não estou fazendo uma espécie de desafio. Mas estou mais confiante na vitória do Holloway. Se tiver afim, só falar valor, Abcs!!

7 horas atrás, Lucas Timbó disse:

O mais engraçado é que dos 3, Rhodes, Kyra e Luciano, o Luciano é o mais imparcial de longe. 

Com certeza! Luciano entre eles fica até "chato" pois as vezes dá umas cortadas em uns oba-oba da galera lá. 

Luciano e Carlão são os melhores ali. 

7 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Outra coisa que pesou contra o Luciano foi a babação em cima do Anderson e o desmerecimento em cima do Fedor

O problema do Luciano é exatamente esse, quando se trata de Anderson Silva kkkkk

 

1 hora atrás, Ralf Logan disse:

mas cara, ninguém aqui ta contestando a história do Aldo

ninguém ta dizendo que o Holloway será maior que ele um dia

Aldo ja está na história do MMA e provavelmente vai ser o maior pena por muito tempo,e um dos tops p4p

mas acho que numa luta entre eles o Holloway tem vantagem no jogo, só isso

MMA é momento vs momento, não é o legado que está em jogo a cada vez que o lutador sobe no 8

ex: amanda nunca será pro MMA feminino o que a Ronda foi, mesmo debulhando a trakinas no round 1

Exato. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, cisao disse:

Cabrió, temos 100 nessa luta, quer aumentar? Não estou fazendo uma espécie de desafio. Mas estou mais confiante na vitória do Holloway. Se tiver afim, só falar valor, Abcs!!

Tu não tá me desafiando, tu quer é me quebrar kkkkkk.

Vou passar o convite, tenho ciência que tô apostando no underdog e tô fazendo isso na fé. 

Eu queria era apostar nessas casas que estão pagando 3x1. Mas não entendo dessas paradas e fico receoso de deixar aberto meu cartão no modo internacional. Já ouvi que podemos pagar no boleto, mas não sei como seria o recebimento nesse caso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Cláudinho disse:

O aldo mesmo propriamente reconheceu o max foi melhor e superior, mais alguns querendo creditar a vitória do max a falta de gás do Aldo, discordo mesmo, tanto que o terceiro raund estava semi parelho, até o jab e direto entrar, o max impõe um ritmo alucinante que faz o outro parecer sem gás, por não conseguir acompanhar ele, mais o gás não foi definidor ali não, a técnica do Max aliado a precisão foi 

Eu acho que a tendência era o jogo melhorar ao Holloay independente do gás do Aldo ter reduzido ou não. Porque o jogo dele é esse: Ele cresce conforme a luta passa. 

Agora, eu também concordo que o gás foi um fator naquela luta. No meio do segundo round para o terceiro o Aldo já estava dando indícios claros de cansaço. 

Alia isso ao fato do Holloway crescer, temos um resultado. Acho que isso deve ser repetir nessa luta. Talvez, com o Aldo cansando menos mas com o Holloway maior. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Cláudinho disse:

Acho que desferir low kicks com cuidado, pra não ser surpreendido no Contra golpe, seja uma opção viável pro aldo, o max é muito arisco, tentar derrubar ele pode ser  uma boa estratégia também, apesar que eu acho que ele levanta rápido, a base dele é muito incostante e troca rápido o seu posicionamento na luta, se essa movimentação não for freada, será difícil anular o max 

O Holloway, quando é atacado, sempre anda pra trás, nunca pros lados. Se o Aldo chutar com o Holloway recuando, este não consegue defender o chute e não dá tempo para endurecer a perna. É como se a perna  tivesse sem apoio. Isso é básico no kickboxing: entrar com a mão, e quando o adversário recua, low kick na perna.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Cláudinho disse:

Acho que o max mesmo recuando não é suscetível à low kicks não, o controle de distância do Max é muito bom, ele oferece perigo, tanto na curta, na média, como na longa, com aquela intensidade de movimentacao do Max, acho difícil os low kicks entrarem de forma contundente, pra mim é 

Max 60% 

Aldo 40%

O Lamas chutou a perna do Holloway diversas vezes, e o Havaiano não defendeu um sequer. Ele não sabe defender low kicks

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 30/11/2017 at 3:33 PM, Luiz Melo disse:

Algo que notei é que normalmente caras de tronco mais curto e de pernas maiores tanto tem mais facilidade pra chutar quanto se equilibram mais facilmente o que acaba agregando bastante à defesa de quedas. E isso independe de altura. Acho que o Aldo tem uma relação muito boa do tamanho do tronco em relação a das pernas. Jones e Barbosa também - perceba a facilidade dos dois pra chutar e o equilíbrio natural. Já o Ferguson, apesar de alto, tem um tronco mais longilíneo : repare que ele não tem a perna tão solta e não demonstra tanta destreza chutando.

 Existe uma razão entre os dois e uma expressão que dá nome a isso: esqueci. Quem souber compartilhe aí com a gente

Exatamente, são fatores preponderantes no MMA.

A gente fala muito em envergadura, envergadura, envergadura, mas isso não dá a mínima vantagem se o cara não tiver outros atributos e não estiver treinado e adaptado ao seu próprio jogo.

Eu tenho 1,75m e luto JJ na 73kg com kimono. Tenho as pernas longas e o tronco curto. Não tenho muita força física pois sou um pouco alto e magro para a categoria dos 73kg, já que não luto profissionalmente, apenas em alguns abertos. Então a tendência é que eu enfrente caras mais baixos e mais fortes, com mais gordura.

Por conta disso, meu mestre sempre me mapeou um jogo de guarda. Frequentemente eu jogo na aranha pela facilidade de ter penas mais compridas, ou na guarda de gancho. Com isso eu me movimento melhor embaixo do que em cima. Em cima, não tenho força pra estourar guarda.

Então tudo isso tem que ser levado em consideração. O Jones é uma anomalia genética.Ele é alto, tem envergadura, pernas longas, força, punch, técnica; enfim, tem tudo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
46 minutos atrás, junior-sjc disse:

 Em cima, não tenho força pra estourar guarda.

Tu não precisa de força pra abrir guarda! Ainda mais de caras mais baixos como tu citou que sao teus adversarios de forma geral. Mas abre um topico la na secao de jiu jitsu que a gente fala sobre isso mais detalhadamente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava há um tempo para fazer isso, e estive revendo as últimas lutas do Holloway, desde a com o Cub Sawanson e vou compartilhar algumas impressões pessoais.

O havainao usa bem a mão da frente o tempo todo, independente de qual base ele esteja, sempte a esticando e jabeando para manter e achar a distância. Usa muitas sequências de golpes restos projetando bastante o ombro, algumas vezes dando passo o que aumenta ainda mais o seu alcance. Tem boa variação de golpes, e dá muitas sequências longas. Chute “pouco”, muitas vezes com a mão acompanhando depois. Impões bastante volume de golpe quando está à vontade.

Eu tinha a impressão dele ser um cara que só andava pra frente, mas ele se movimenta muito para os lados quando está longe do oponente, normalmente evitando a mão forte ou golpes fortes, bate e sai bastante, entra sempre muito frontal, raras vezes bate com passados para os lados, mas sempre dá passadas para trás para se defender e após sequências (o que pode ser bom para o Aldo colocar os chutes, como já disseram aqui), muitas vezes deixando um jab no caminho. Explora bem o corpo também, com mão e chute. Tem chutes giratórios bons.

Acho que uma das coisas que eu acho que mais podem melhorar a mão de um lutador que usa predominantemente os punhos é lutar nas duas bases, e o havaiano faz isso muito bem, eu fiquei um tempo achando que era canhoto, e depois ele vai e vence o Pettis na base de destro praticamente a luta toda, e luta contra o Aldo como destro também. Nas primeiras lutas ele tinha golpes como destro bem piores, contra o aldo já estava com sequências muito afiadas. Ele troca bastante a base, o que é um problema para o oponente, mas se ele vier de novo como destro, facilitaria bem o trabalho do Aldo para explorar a perna.

Acho que ele nem começa devagar, ele começa mais é procurando achar a distância, ver o tempo de resposta do adversário, achar o timing de entrada e saída, ele sempre tem a mão da frente muito ativa, e essa projeção que faz para a frente com elas na base dificulta bastante a vida do oponente de colocar golpes. Mas a vantagem é que seus braços finos não seguram muito na guarda.

Mostrou uma boa defesa de quedas em todas as lutas, não acho que seja o caminho para o Aldo.

O havaino tem bons contra golpes usando a mão da frente nas duas bases, principalmente o cruzado de direita quando ele está na bas se canhoto, mas tem uns jabs bons também na de destro, contra golpeando quando anda para trás.

Me pareceu que ele sentiu os chutes contra o Lamas, mas nessa luta ele estava majoritariamente de canhoto, o que dificultou o lamas chutar com a perna de trás, contra o aldo ele lutou de destro, facilita muito.

Na luta entre eles eu acho que o Aldo venceu os dois rounds, mas pouco depois do meio do segundo o Aldo já estava bem cansado e começou a tomar mãos quando o Holloway acha a distância, e no fim do segundo o aldo já aparenta estar muito cansado, e começa a responder mais devagar, depois daí começa a tomar mais mãos.

Avho que estão superestimando demais o fato do holloway ser mais alto, ainda mais que ele não chute muito e nem usa muito o joelho.

Eu acho que Aldo tem que lutar se movimentando bastante, movimentar muito a cabeça, encurtar na explosão e deixar chute no final, explorar o corpo, deixar ele vir por ser uma ideia, mas ficar sõ no contragolpe acho que vai ocorrer o que ocorrer, ele sucumbir para o volume de golpes quando o gás acabar e o havaino achar a distância (talvez essa tenha sido a estratégia que ele diz que não deu certo). Na minah iopinião ele não pode querer finalizar a luta, tem que ir pra minar a perna e o corpo, tem que jabear bastante, atrapalhar o holloway de achar a distância, contra o Lamas, quando ele chutava diminuia muito ímpeto do holloway, não pode ficar esperaando tando como faz, quando um jab entrar mandar mais um mãos e chute na perna. Varir cabeça e corpo, ir minando o havaino. Acho que a perna dele aguenta poucas lambadas. Vir preparado para lutar contra um destro e contra um canhoto. Explorar o corpo e mandar umas overhad, e ir batendo e saindo. Não ficar trocando como fez em certos momentos. Talvez colocar uma queda ali de encontro, mas acho que nem deveria se desgastar com isso.

Queria muito ver aquela sequência que o Aldo sempre mandava, de direita, esquerda no fígado e chute na perna.

Se o Aldo não cansar, acho que tem plenas capacidades de vencer a luta usando estratégia correta contra um cara maior, atrapalhando ele de achar a distância, minando perna e corpo, usando os chutes. Mas o havaino se manter a luta na longa e evitar isso, explorar o corpo do aldo para cansar ele e impor o volume de golpe, vence. Tem trocação e recursos para vencer a luta na trocação parelha também.

Estou dando favoritismo para o havaino porque não estou acreditando muito no gás do Aldo, e o menino Holloway tem um gás bom, e o faria pagar por isso. Aldo se tornou excessivamente contra golpeador, e essa postura não acho que vá o favorecer nessa luta. Mas se ele tomar mais a iniciativa, contidas, sem querer resolver a luta, minando a perna no final, acho que se alguns bons chutes entrarem, pode mudar bastante o rumo da luta.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, Valderazzi disse:

Tu não precisa de força pra abrir guarda! Ainda mais de caras mais baixos como tu citou que sao teus adversarios de forma geral. Mas abre um topico la na secao de jiu jitsu que a gente fala sobre isso mais detalhadamente. 

Seria bem interessante este tópico, @junior-sjc. Acho que seria bem interessante conversas mais específicas de grappling.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava assistindo o Combate e vi a repórter que está cobrindo o evento lá de Detroit dando algumas informações..

Falou que na primeira luta o Aldo estava "machucado" por isso não chutou e que nessa estaria 100%

Falou também que o brasileiro estava dominando a luta e o Holloway achou uma mão que definiu o combate e que o brasileiro tem tudo pra vencer nessa..

Um pouco até que vai, mas a parcialidade dos caras é escancarada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, D.Luc disse:

Tava assistindo o Combate e vi a repórter que está cobrindo o evento lá de Detroit dando algumas informações..

Falou que na primeira luta o Aldo estava "machucado" por isso não chutou e que nessa estaria 100%

Falou também que o brasileiro estava dominando a luta e o Holloway achou uma mão que definiu o combate e que o brasileiro tem tudo pra vencer nessa..

Um pouco até que vai, mas a parcialidade dos caras é escancarada.

Pois é, espero que não role outra nogueiragem besta e admitam de uma vez por todas que o Holloway foi superior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora