Lucas Timbó

Paulo Borrachinha: top 5, futuro campeão ou hype desnecessário?

Recommended Posts

19260600_1563656690387657_31332329279958

 

Borrachinha é bom? Sim, é. Mas pode estar indo pelo caminho errado, e isso se deve em parte ao pessoal do Combate. 

Hendricks é um ex-campeão do UFC, há 4 anos era um top dos meio-médios, vencendo caras como Fitch, Kampmann, Condit, Brown e Lawler, tinha um baita wrestling e muito poder de nocaute. Top indiscutível. Mas há cerca de 1 ano e meio (coincidentemente com o cerco da USADA) o cara caiu de rendimento de forma assustadora. Perdeu velocidade, punch, tempo de quedas, shape ficou zoado, etc, inclusive tendo dificuldades pra bater 77kg, teve que subir de divisão, um cara que já era pequeno pra WW, virou um anão na MW, além de estar em decadência técnica. 

O americano havia sido nocauteado facilmente pelo Tim Boetsch, sua última vitória foi contra o Lombard numa luta fraca. Ou seja, vencer o Hendricks atualmente, por mais que tenha sido uma bela apresentação por nocaute, não vai ser parâmetro pra nada.

Quem assistiu o UFC ontem e vem acompanhando os programas no Combate, sabe que o hype em cima do Borrachinha vem só aumentando. Ok, o cara luta pra frente, é nocauteador, bate pesado, é boa pinta, tá invicto e a safra nova do Brasil não é das melhores, mas deveriam dosar mais toda essa ênfase que tão dando em cima dele e aguardar ele enfrentar um lutador minimamente mais gabaritado. Garreth McLellan? Bamgbose? Hendricks em decadência e anão da categoria? Não. Se parar pra analisar, o Marreta é um cara que já enfrentou pedreiras na categoria e venceu lutadores melhores, como o Theodorou. Inclusive, se rolasse Marreta x Borrachinha, iria de Marreta. 

Não se esqueçam de Erick Silva, que pelas performances no Brasil e por ter batido alguns lutadores fracos no UFC passou a ser chamado de Fenômeno Capixaba, quando enfrentou lutadores mais gabaritados, vimos o que aconteceu, e em qual posição ele está hoje. Sem falar no Thominhas Almeida, que é sim talentoso e bom lutador, mas vinha sendo cotado como novo campeão batendo em Birchak e Picket decadente, mas quando foi jogado aos tubarões não se apresentou da mesma forma. 

Enfim, que joguem logo um top 10 pro Borrachinha, só aí saberemos o que esperar dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Paulo Borrachinha: top 5, futuro campeão ou hype desnecessário?"

Hype necessário já que o evento precisa de novidades, mas com esse medo que ele demonstra de levar um soco, não irá se criar.

Parece ser o tipo do atleta que quando é atingido, automaticamente desconstrói muita coisa dentro do seu jogo.

O Gastelum poderia recebê-lo numa luta de verdade!

Editado por Último Imperador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá invicto mesmo após entrar no UFC, é um cara a ser batido... está em crescendo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho precipitado este questionamento. Precisaremos de mais umas lutas pra respondê-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Borrachinha é um grande prospect, de muito talento. 

Não acho hype desnecessário não, até porque lutadores são o tipo de atleta que mais variam com relação a performance. As vezes não dá nem tempo de analisar um prospect e este já tem uma queda de rendimento acentuada e repentina, derrubando por terra qualquer análise prévia do lutador.

Da pra enumerar uma porção de lutadores que apareceram como prospects mas bunca se tornaram uma realidade. Talvez o caso recente mais famoso seja o Uriah Hall e Erick Silva. 

Então realmente não gosto do termo "hype desnecessário". MMA é momento, e o momento Do Borrachinha é uma realidade. Chegou quebrando a banca e chamou o temido Brunson de bunda mole. Deixa o cara tirar a onda dele. 

Se ele conseguir essa luta e vencer, entra no top 7 do ranking com uma cartada só. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Top 5? Não sei até pq o ranking nada vale

Futuro campeão? Não sabemos nem daki a 5 min p frente imagina se saberemos isso, porém idade e porte físico ele tem de sobra

Hype desnecessário? Acho q não vide um irlandês que teve a carreira montada milimetricamente e hj e chamado de melhor do mundo e blá-blá-blá.

agora deixa o cara apoiar o candidato q ele quiser, buscar o espaço dele dentro do evento  inegável é que ele está indo bem derrubando na porrada quem colocaram na frente dele e não corre de luta 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Borrachinha nem está no ranking ainda né? Qualquer top 15 pra ele tá bom pra subir um pouco... Ir com calma,aí naturalmente ele pode pegar os caras do top 10 se for vencendo... Ele quer pegar o Brunson pra cortar caminho subindo mais rapidamente mas acredito que possa ir com mais calma pegando uns dois caras entre top 15 e 11... Vencendo ele estaria com 5 consecutivas aí pede top 10 pra cima... É novo e tem muito o que evoluir... Daqui um ano pelo menos ele pegaria caras bem rankeados,não precisa se jogar aos leões ainda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Luiz Pareto disse:

Acho precipitado este questionamento. Precisaremos de mais umas lutas pra respondê-lo.

Ele precisa treinar muito, evoluir rápido e pegar lutas que façam sentido. Nada de tentar dar passo maior que as pernas, pois é novo e tem potencial sim, só precisa de um bom head coach pra não cair na onda de 'fenômeno'. Erick Silva que o diga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Namizilla disse:

Deem a ele o David Branch, ai veremos de que ele é feito.

BRANCH como ele com farinha é melhor ir de brunson mesmo e ainda acredito em um duelo equilibrado é claro contando que não vá para o solo pq ali é algo desconhecido em seu jogo pelo menos para mim. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Borrachinha é bom lutador, agressivo mas tem que ir com calma, apresentou algumas brechas inclusive em seu carro chefe que é o jogo em pé, Hendricks é um meio médio lutando nos médios, não consegue se manter nos meio médios por ser desleixado já está dando trabalho até pra bater 84kg e acertou umas no brasileiro pois o mesmo caía pra trocação deixando sempre exposto para os golpes de encontro ou contra golpe que se fosse um cara com um pouco mais de punch poderia dar problema, Hendricks bate pesado na categoria de origem na de cima não chega a fazer tanto estrago como fazia antes, são cara maiores mais fortes e com maior poder de absorção, Borrachinha tomando umas bombas de caras como Branch, Brunson, Romero, próprio Marreta pode dar problema pra ele, mas é um bom lutador, acho que deveriam dar mais um mediano da categoria pra ele antes de jogar contra os top 5 ou 10 por exemplo, que deem um top 15, Brad Tavares ou Jotko, vencendo pode partir para algum top 10, Branch, Brunson, Hall, Bisping ou Weidman.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho meio lento. todos golpes sao carregados com 110% de força bruta. nao tem finta. quando pegar um cara tecnico o negocio vai feder pro usadinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até então, hype desnecessário. 

O Canal Combate dá vergonha alheia. Faz um des-trabalho nesse sentido. Quem esse cara pegou, gente? O melhor nome é o Hendrix lutando de 84kg em decadência. Pelo amor. O diferencial dele para outros lutadores é sua força bruta. Isso somente faz campeão? Como já falaram, ele solta 110% de força em todo golpe. Todos aqui sabemos um jogo para vencer: Queda, grande, esgrima, fazer ele cansar. 

 

Eu ouvi a narração dessa luta em BR (Logo depois mudei, havia me esquecido), é ridículo a forma como o Rhodes narra. Já falei aqui várias vezes de como esse cara torce ao invés de torcer. Pior ainda é falarem do Borrachinha (que não tem tanta culpa da parada) como se já fosse uma realidade liquidando o top 10 inteiro da categoria. Maluco não pegou um top 15 ainda.

Ao meu ver, o único motivo para fazer o hype que estão fazendo nesse cara é, de fato, ter aquele velho esteriotipo "engana fã médio": Brasileiro, invicto, vem ganhando de uma galera (foda-se de quem), ta em sequencia, vamos promover até onde não dar mais. 

Thominhas, Erick Silva e até o Warley antes de sua derrota foram os mais recentes. Vejo a mesma história para o Borrachinha (não que eu esteja torcendo para isso). O problema disso é que de tanto você falar uma realidade para uma pessoa onde ela ainda não está inserida, ela acaba acreditando nisso. De tanto ouvir: Você agora tá no topo, vai pegar o cinturão, tdo mundo fala de você, você é o melhor.. o cara acaba acreditando nisso .E não é isso ainda. Nem de longe. 

Editado por cisao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora