Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Demian descarta obrigação de luta empolgante: "Essa pressão é ilusória"

Recommended Posts

Demian descarta obrigação de luta empolgante: "Essa pressão é ilusória"

Lutador, que vai atuar diante dos conterrâneos, sábado, no Ginásio do Ibirapuera, nega que tenha que dar espetáculo para apagar o duelo monótono contra Woodley, em julho

Por Marcelo Barone, Raphael Marinho e Zeca Azevedo

O ditado reza que a primeira impressão é a que fica. Entretanto, a última atuação de Demian Maia - derrota em luta modorrenta contra Tyron Woodley, pelo cinturão do peso-meio-médio - está viva na memória do torcedor brasileiro e do próprio atleta. O faixa-preta de jiu-jítsu, que retorna ao octógono neste sábado, contra Colby Covington, no UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, precisa da vitória para reconstruir seu caminho rumo ao topo da divisão, mas deixa uma coisa clara: não há pressão por uma performance de gala para apagar o desempenho no duelo pelo título, em julho, pelo UFC 214.

- De forma alguma. Se tem uma coisa que construí nesses anos de carreira foi uma base de fãs sólida, que me apoiarão ganhando ou perdendo. O fato de eu não ter conseguido impor meu jogo, não quer dizer que eu não tenha tentado ao máximo. Quem jogou defensivamente foi ele (Woodley). Tentei 23 entradas de queda, que é a minha forma de agressão. Acertei alguns socos, ele também, Fiz o que treinei, fui pra cima o tempo todo, ele teve o mérito de se defender. Eu joguei no ataque, ele na defesa.

Não posso ter essa mentalidade quando for lutar, seja em São Paulo ou qualquer lugar. Eu tenho que estar com a mentalidade tática de cumprir o que eu tenho que cumprir. Essa pressão é ilusória, você entra achando que tem que fazer um show... Por exemplo, na luta contra o Jake Shields, entrei com essa mentalidade, cheguei nas costas, perdi as costas e foi uma luta chocha, esquisita, não foi muito legal.

Em outra luta entrei com estratégia e paciência, foi contra o Condit. E foi excelente. A luta ser boa ou não para o público depende de um monte de coisa, de como você estará no dia, do jogo encaixar. Pode espernear, falar que vai fazer isso ou aquilo, mas não adianta. É muito mais racional do que irracional. Posso entrar querendo dar show e não dar certo. Posso entrar tranquilo e dar certo - declarou em entrevista exclusiva ao Combate.com, no hotel onde os lutadores do evento estão hospedados.

 

Se Woodley foi um adversário respeitoso e discreto, o mesmo não pode ser dito em relação a Covington, que prometeu aposentar o brasileiro no sábado. A receita para lidar com um falastrão, segundo Demian, é não levar para o lado pessoal.

- Eu acho que é se blindando, não se preocupando com o que ele está falando. Minha equipe não me traz o que ele fala, eu também não procuro. É claro que ouço porque as pessoas comentam, mas o meu estilo é não levar para o pessoal. Isso faz bem para o meu jogo e para mim como ser humano. Nunca entrei no esporte por que quero ganhar de uma pessoa por ter raiva dela ou querer matá-la. O que importa é como eu quero me sentir, que é lutar contra um adversário e pronto. Se entrar numa pilha dessa, estarei me descaracterizando como pessoa. Não é isso que gosto no esporte, essa rixa.

Após enfileirar sete adversários - foi preciso uma sequência impressionante para mostrar ao Ultimate que merecia a chance de disputar o cinturão - Demian garante que não encontrou dificuldades para se motivar ao voltar à estaca-zero.

- A minha motivação não é só isso (cinturão). Isso é importante, mas falei que há três anos, quando tive um problema no ombro, minha missão não era só ser campeão, um negócio pessoal, egoísta. Minha missão é divulgar o jiu-jítsu, uma missão bem mais legal e profunda do que apenas o título. Quando tive essa visão, mudou a minha mentalidade, com o crescimento dos meus filhos... Tenho prazer no que faço, gosto de treinar, de me manter competindo dentre os melhores. São fatores que me mantêm motivado. Lógico que o título é importante, mas não é o único fator.

Aos 39 anos - Demian faz aniversário no próximo mês - o veterano acredita que receberá uma nova chance de disputar o cinturão, mas sabe que a missão é árdua.

- Eu me vejo, com certeza (disputando o título). Eu tenho a certeza que posso disputar de novo. Se vai acontecer, depende de vários fatores, até sorte. O UFC também depende dessa parte, não é só merecimento, tem que estar no lugar certo, na hora certa. Agora não é o que estou preocupado. Tenho coisas interessantes, como os recordes de maior número de vitórias e de finalizações no UFC. Não é algo que me preocupe. A minha missão é diferente disso. Isso é o suficiente para mim.

O Combate transmite ao vivo todas as lutas do "UFC: Brunson x Machida" a partir das 21h (de Brasília). O Combate.com acompanha todo o evento em Tempo Real e exibe em vídeo os dois primeiros confrontos. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem a partir das 18h.

UFC São Paulo
28 de outubro, em São Paulo
CARD PRINCIPAL (a partir de 0h, horário de Brasília):
Peso médio: Derek Brunson x Lyoto Machida
Peso-meio-médio: Demian Maia x Colby Covington
Peso-galo: Pedro Munhoz x Rob Font
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Jim Miller
Peso-médio: Thiago Marreta x Jack Hermansson
Peso-galo: John Lineker x Marlon Vera
CARD PRELIMINAR (a partir de 21h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Niko Price
Peso-médio: Antônio Cara de Sapato x Jack Marshman
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Max Griffin
Peso-leve: Hacran Dias x Jared Gordon
Peso-mosca: Deiveson Alcântara x Jarred Brooks
Peso-pesado: Marcelo Golm x Christian Colombo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente é um atleta diferenciado. 

Às vezes acredito que os atletas brasileiros têm uma dificuldade maior imposta pela ausência do estudo formal.

Editado por smd

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postura de artista marcial,bem interessante o modo dele lidar com essa questão de trash talking... Acho que é um dos poucos que prefere não entrar na pilha.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem como não ser fã desse cara.

 

Pode lutar contra quem for que eu torço por ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disse nosso caro amigo ai em cima, esse Demian é diferenciado. Mente muito equilibrada e sensata, coisa que a maioria das pessoas e atletas n tem. Salve Jiu-Jitsu! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, compacto1000 disse:

Como disse nosso caro amigo ai em cima, esse Demian é diferenciado. Mente muito equilibrada e sensata, coisa que a maioria das pessoas e atletas n tem. Salve Jiu-Jitsu! 

Demian tirando seu jogo impecável de jj, ele evoluiu bastante nas quedas também, está mais agressivo, além de ter melhorado sua distância na trocação. Eu acho que ele fica um pouco frustrado quando não consegue quedar o adversário, como foi o caso do Woodley, mas eu acho que foi mais mérito do adversário em ficar correndo e escapulindo a todo momento pra não ser derrubado, e consequentemente finalizado. Isso ninguém quer!
Terá sempre minha torcida, grande Demian !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

demian se aposentar tem vaga garantida como comentárista, gabarito pra isso teórico tem já q é formado em jornalismo. .e entende mto de luta.. mas preferem contratar gente como o "grão mestre" artur mariano que nao sabe nem pronunciar o nome dos lutadores.... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fã assumido do Demian, o cara é impecável como disseram. E é isso mesmo, ele tem que fazer o jogo dele, e na luta pelo cinturão ele tentou o melhor que pôde, está correto no que falou. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diferenciado!

Na luta pelo cinturão o Tyron segurou na grade duas vezes, isso pode ter mudado o resultado da luta.

Maia nem ficou puto com isso, deixou pra lá, isso mostra que suas declarações, sobre o cinturão, são verdadeiras.

O legado desse cara vai ser maior do que de muuuuuitos campeões...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, smd disse:

Realmente é um atleta diferenciado. 

Às vezes acredito que os atletas brasileiros têm uma dificuldade maior imposta pela ausência do estudo formal.

Com certeza. Com toda a certeza. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou "pachecar" e botar uma grana em uma dupla Demian-Machida a 5.3 para 1.

Tenho minhas dúvidas especialmente quanto ao Lyoto por estar há muito tempo afastado, mas fora isso o karateka é mais lutador que o Brunson que é aquela coisa, um cara duro mas mediano em tudo. Só tem o wrestling e a juventude a seu favor.

Já quanto ao Demian, revi lutas do Covington, a principio eu estava achando que ele teria e poderia impor seu jogo, mas mudei de opinião. Tem também a juventude a seu lado mas tá muito fraco tecnicamente na trocacao pra quem ta falando o tanto que tem falado. Vou de Demian por submission, mata leão. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso