Eder Jofre55

Roberto Tussa explica porque Jones é apenas faixa azul de JJ

Recommended Posts

Treinador explica porque Jon Jones é apenas faixa azul de jiu-jitsu

Por Diego Ribas

O sonho de todo treinador é ter em mãos um grande talento a ser construído ou até mesmo lapidado. Poucas vezes, porém, o destino te sorri como fez com o brasileiro Roberto Tussa. Dono de sua própria academia de jiu-jitsu na cidade de Albuquerque, ele foi convocado por Jon Jones, um dos maiores nomes da história do UFC,para afiar suas habilidades na arte suave. E mesmo com o status de gênio do ilustre pupilo, ele fez questão de exigir humildade no seu tatame.

E como resultado o que se vê é que o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) UFC recebeu a faixa azul apenas na semana passada, mesmo tendo no currículo vitórias por finalização sobre feras do calibre de Vitor Belfort e Lyoto Machida. O segredo, por sinal, é fazer com que o americano mergulhe e conheça a filosofia do jiu-jitsu. Prática que parece estar dando certo.

“Se fosse graduar pelo grappling do MMA, ele seria preta. Já mostrou isso. Mas no jiu-jitsu, como arte marcial, tem que ter tempo de kimono, conhecer as técnicas, nomes dos golpes e filosofia. Não é só ser faixa preta, é ter o estilo de vida da arte marcial. Ele pegando a azul e trabalhando desde baixo é um exemplo para os alunos. Todos sabem que precisa no mínimo, botar o kimono duas vezes por semana. Claro, para ele as faixas virão um pouco mais cedo porque ele é extraordinário”, narrou em conversa com a reportagem da Ag. Fight durante do treino aberto para o UFC 214 na última quinta-feira.

Apesar de treinar e acompanhar o americano por quase quatro anos, Tussa, que recentemente indicou sua esposa para cuidar da alimentação do atleta, faz parte apenas de seu segundo camp ao lado do ex-campeão. E, apesar de toda procura midiática que isso gerou em sua rotina, o brasileiro garante que ainda consegue aprender com Jon Jones.

“Ao treinar esse tipo de atleta, aprendo com ele. Ele tem força mental, muito confiante e sempre acredita nele. É um líder. Todos se motivam com ele, energia muito boa, atleta fenomenal, aprende tudo muito rápido. Um cara completo. É fácil trabalhar com atletas assim”, finalizou.

Aos 30 anos, Jon Jones disputará o cinturão dos meio-pesados neste sábado contra o eterno rival Daniel Cormier. Na primeira vez que duelaram, ainda em janeiro de 2015, ‘Bones’ levou a melhor por pontos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo exemplo do Tussa, que era um grande competidor e hoje é ótimo coach. Muitos já teriam dado a marrom ou preta pro Jones só pelo nome mesmo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o JJ  tivesse  na gracie university brazilian jiu jitsu pela internet e  já estaria no 3 grau e ainda ganhava patrocínio do site e uma material gratuito de defesa pessoal ...JJ e bobo..kk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve PVT

Tá certo o Mestre Tussa, essa atitude valoriza a graduação do Janjão e serve de exemplo pra todos.

Se finalizar DC hoje, merece a roxa!

Abraço

Editado por MMAniac

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jones é um monstro no mundo da luta.

É bom o DC estar bem preparado pq o monstro vem ainda mais destruidor.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O maior que eu vi, se perder hoje não muda nada e nem venham os entendidos falar que trocação é fraca ou que só quedou por que os adversários davam mole.

Esse é um verdadeiro Gênio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nascido para lutar, tipo físico inteligência de luta, estratégia queixo e até sorte ele tem tudo que um grande campeão precisa.

 Não podemos esquecer que o Cormier é um fora de série também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, danielxisto disse:

Ainda arrepia ver a guilhotina invertida no Lyoto.

Janja é espetacular no cage gostem do cara ou não.

Realmente ele se mostrou um cara muito completo, lutando com inteligência e também é muito forte mentalmente na luta (pelo menos até o momento). Agora não consigo admirá-lo como atleta, e digo com relação ao octagon, deixando de fora o lado pessoal, devido aos constantes golpes sujos utilizados pelo mesmo.....incontáveis dedos no olho....e não tem como alegar que foi acidente depois de tanta reincidência. Além disso, ele utiliza alguns golpes que, apesar de não ter regra proibindo, trazem risco de invalidar seus adversários. Torço para que ele aprenda a jogar limpo para melhor avaliar o desempenho dele jogando limpo.

Editado por SJR
erro de digitação. Faltou um "n" no "não".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora