Entre para seguir isso  
Guga Noblat

Suplemento usado por Lyoto sequer aparece em lista de proibidos

Recommended Posts

Por Guga Noblat, O Globo

E não é que a tal substância 7-keto-DHEA encontrada em suplementos ingeridos por Lyoto Machida não aparece como proibida na lista que atletas brasileiros devem consultar quando têm dúvidas sobre o que estão tomando.

A lista indicada pela agência antidoping (USADA) contratada pelo UFC para testar seus atletas fica neste endereço www.consultealista.abcd.gov.br. Ali, não existe a opção de MMA como esporte, e mesmo que se faça uma busca com qualquer outra modalidade esportiva não aparece nenhum tipo de proibição para o 7-keto-DHEA.

A única mensagem que aparece ao pesquisar a substância que levou um dos maiores ídolos do MMA brasileiro a uma suspensão que, aos 38 anos, pode significar o fim de sua carreira é: “Nenhuma informação disponível, não há resultados para ‘DHEA’”. Lyoto alega que não sabia da proibição.

E mais, o tal 7-keto-DHEA é encontrado em qualquer farmácia nos Estados Unidos e vendido como cápsula vegetal para emagrecimento sem prescrição médica por não ser considerado um anabólico. Até a agência que controla o doping nas Olimpíadas, a WADA, admite que o 7-keto-DHEA não possui propriedades anabólicas e só o proíbe pela sua relação com o DHEA.

O DHEA é um hormônio sexual que sintetizado aumenta músculos apenas em tratamentos com velhinhos, e olhe lá, nem isso é certo ainda apontam estudos. O que se sabe é que não acrescenta massa muscular nem ganhos atléticos para jovens e adultos saudáveis. Já o metabólico derivado desse hormônio conhecido como 7-keto-DHEA é ainda menos eficiente se a intenção é bombar músculos. Seu único efeito prático é auxiliar no emagrecimento e prevenir doenças degenerativas. Não aumenta testosterona, que fique claro.

E mais, este blog teve acesso em primeira mão ao primeiro teste antidoping realizado em Lyoto Machida pelo laboratório de Los Angeles UCLA Olympic Analytical Laboratory. A urina de Lyoto foi coletada dia 8 de abril, analisada dia 11 e no dia 13 saiu o resultado negativo para qualquer substância proibida, e apenas observava que níveis de DHEA no atleta eram "atípicos".

Foi o próprio Lyoto que revelou no dia do exame o uso do suplemento 7-keto-DHEA. É um procedimento comum informar na hora do antidoping os suplementos e remédios que estão sendo tomados pelo atleta. Se ele não tivesse revelado isso, o laboratória nem teria feito testes atrás de DHEA, garante a equipe dele. Ao voltarem a checar a urina do carateca baiano mais duas vezes, ai sim acharam 15 vezes mais DHEA que o normal, o que corresponderia a alguém que faz uso de 7-keto-DHEA, segundo a USADA.

O estranho é que 7-keto-DHEA não tem o poder de elevar dessa maneira os índices de DHEA. Depois de mandar um questionário para a USADA, o jornalista Iain Kidd escreveu no site BlodyElbow que essa alegação de 15 vezes mais DHEA na urina de Lyoto pode ser ‘falsa’.

Por que Lyoto Machida foi suspenso por 18 meses pelo uso de uma substância que não melhora o desempenho, enquanto outros lutadores flagrados com anabolizantes só pegam 12 meses de punição? É uma das perguntas que não quer calar. Menos de 10% dos atletas do UFC flagrados no antidoping foram suspensos por mais de um ano, levantou meu colega Iain Kidd.

A punição máxima para uso de DHEA chega a dois anos de suspensão. Como Lyoto e sua equipe sabem que a USADA não gosta de ser peitada, eles aceitaram os 18 meses de gancho e evitaram o julgamento que poderia custar a Lyoto dois anos na geladeira. A USADA acusou Lyoto de negligência para justificar a suspensão dele.

Lyoto Machida agora deposita em uma petição online a esperança de voltar a lutar em breve. Ele acredita que por ter revelado o uso do suplemento proibido isso deveria lhe garantir uma pena mais branda. O carateca defende também na petição que era permitido usar 7-keto-DHEA no UFC anos atrás e por falta de informação não soube do banimento do suplemento pela USADA. As assinaturas que pedem a revisão da suspensão dele estão sendo coletadas neste site.

Este blog ouviu as lamentações de Lyoto que seguem abaixo:

- Redobrei meus cuidados com tudo que estou ingerindo. Mas repito: a lista completa com todos os suplementos proibidos, de uma maneira mais fácil de manusear, eu só recebi da USADA, por mensagem de texto, no dia seguinte a sentença. Os formatos anteriores não eram claros. Orientar e educar também deveriam ser funções de uma instituição que presa pelo avanço do esporte limpo e não apenas punir.

- Eu sempre colaborei com a USADA e esperava que o fato de ter declarado espontaneamente qual substância ingeri fosse levado em conta. Sempre fui honesto e transparente, algo que aprendi desde cedo com meu pai Yoshizo. O suplemento que utilizei, o 7-Keto, pode ser vendido em qualquer local, o que reforça o fato de ele não ser usado para melhoria de performance. Ele não precisa de prescrição e é vendido em qualquer balcão de loja de suplementação. De forma alguma imaginei que a substância pudesse ser proibida pela USADA.

Fonte - Blog MMA Por Dentro da Arena em O Globo - http://blogs.oglobo.globo.com/mma/post/suplemento-usado-por-lyoto-machida-sequer-aparece-em-lista-nacional-de-substancias-proibidas-blog-tem-acesso-antidoping-que-nada-encontrou-no-carateca-suspenso-por-18-meses.html

Editado por Guga Noblat

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fã do Lyoto , mas se foi injusta a pena vai lá e recorre , choradeira

Editado por natemestre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comparando a suspensão do Jones e do Lyoto, já da um parâmetro do quanto esses caras são sérios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comparando a suspensão do Jones e do Lyoto, já da um parâmetro do quanto esses caras são sérios.

Fico muito claro que o lyoto não quis dar grana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podia ter feito uma tradução do Bloody Elbow e dado o devido crédito a eles, mas é mais legal parecer que foi ele que pesquisou tudo isso né? :lol:

No mais, isso da novo rumo a situação. Em uma entrevista anterior, um membro da USADA garantiu que Lyoto recebeu a informação sobre como pesquisar quais substâncias são proibidas, e disse que o tal site globalDRO era completo. Parece que, se você marca Brasil lá no site, ele redireciona para esse site brasileiro que o Guga menciona, que obviamente está incompleto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo q o Guga escreveu estranho mesmo, mas tb é estranho o Lyoto n querer recorrer.

Pelo que o texto fala, se ele recorrer e perder, o gancho vai ser ainda maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podia ter feito uma tradução do Bloody Elbow e dado o devido crédito a eles, mas é mais legal parecer que foi ele que pesquisou tudo isso né? :lol:

No mais, isso da novo rumo a situação. Em uma entrevista anterior, um membro da USADA garantiu que Lyoto recebeu a informação sobre como pesquisar quais substâncias são proibidas, e disse que o tal site globalDRO era completo. Parece que, se você marca Brasil lá no site, ele redireciona para esse site brasileiro que o Guga menciona, que obviamente está incompleto.

Rapaz te falar que o Guga noblat é bem famoso por roubar traduções prontas. Não foi apenas uma vez que ele pegou uma tradução que um user do forum fez aqui, copiou sem mudar uma palavra e publicou como se ele estivesse traduzido.

A ética dele é bem confusa de compreender

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BLÁ , BLÁ,BLÁ by guga noBLÁ.

Exato...

Esse cara tem zero de credibilidade!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Garfield, traz aqui então esse plágio e prova o que vc ta falando senão é sua ética que vai parecer bem confusa. Sujeitinho mau caráter e difamador detected. Pega lá a tradução e paga esse mico pra mim.

Will S. F. cheio de mimimi, cheio de recalque. A matéria traz informações exclusivas do exame antidoping, traz declarações exclusivas do Lyoto, então pq aparece esse chorão dizendo que eu só deveria ter traduzido a matéria do Blody Elbow? mimimi, vira homem.

As parte que Iain Kidd apurou eu dei os devidos créditos, aliás eu estou em contato com ele pra trocar informação e ajudar nas reportagens, mas a matéria dele e a minhas são diferentes, só um chorão difamador pra fazer esse seu comentário infeliz.

spiderk e Wand Forever, valeu pela força de vcs. A USADA agora voltou atrás e disse que os índices de DHEA de Lyoto não aumentaram, como o Ian Kidd suspeitou depois de mandar um questionário pra USADA, era mesmo uma informação falsa.

Editado por Guga Noblat

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso