Eder Jofre55

Machida rompe o silêncio após doping e critica USADA

Recommended Posts

Lyoto Machida rompe o silêncio após doping e critica USADA por suspensão

Por Erik Engelhart

Lyoto Machida não chegou a ser flagrado em um exame antidoping pois, dias antes de sua luta, informou aos agentes da USADA que havia feito uso de uma substância proibida. Retirado do card no início do ano, o atleta afirmou que não sabia que o suplemento 7-Keto era considerado ilegal pela entidade e, passados meses de análise, acabou suspenso das competições por 18 meses. Punição considerada injusta pelo carateca, que se manifestou nesta sexta-feira (18).

Através de suas páginas em redes sociais, o atleta rompeu o silêncio sobre o tema, garantiu que não fez uso do produto para ter aumento de performance e criticou a agência antidopagem americana que, de acordo com o seu relato, não garantiu todas as informações necessárias para que os competidores pudessem se previnir e evitar substâncias proibidas.

Veja o comunicado de Lyoto Machida:

“Recebi a sentença da USADA de cabeça erguida, mesmo que não concordando com ela.

Reitero que nunca tive problema algum em toda a minha carreira e sempre colaborei com a USADA. Eu esperava que o fato de ter declarado espontaneamente qual substância ingeri fosse levado em conta. Sempre fui uma pessoa honesta, transparente, algo que aprendi desde cedo com meu pai Yoshizo.

O suplemento que utilizei, o 7-Keto, pode ser vendido em qualquer local, o que reforça o fato de ele não ser usado para melhoria de performance. Ele não precisa de prescrição e é vendido em qualquer balcão de loja de suplementação. Como eu disse antes, usei para diminuir o estresse, pois vinha de duas derrotas e estava há um tempo sem lutar.

De forma alguma imaginei que a substância pudesse ser proibida pela USADA. As orientações repassadas aos atletas foram insuficientes. A lista completa com todos os suplementos proibidos, de uma maneira mais fácil de manusear, eu só recebi da USADA, por mensagem de texto, esta semana no dia seguinte a sentença. Os formatos anteriores não eram claros. Orientar e educar também deveriam ser funções de uma instituição que preza pelo avanço do esporte limpo e não apenas punir.

Lamento que a USADA não tenha enxergado minha honestidade, que sempre foi minha prioridade. Acredito que se tivesse sido julgado pela Comissão Atlética eu teria sido ouvido e haveria um resultado diferente.

Vivo agora, mais do que nunca, um ensinamento do meu pai resumido na sentença japonesa NASEBA NARU, que significa algo como “onde há vontade, há um caminho”. Sempre que meu pai enfrentava uma situação difícil e perguntava ao meu avô sobre como enfrentá-la, a resposta era sempre a mesma: basta acreditar, trabalhar duro e não desistir frente aos obstáculos.

Por isso, toda minha atenção está voltada para a nova academia Machida Karate que abri em Lomita, na Califórnia (EUA) junto ao meu irmão, Chinzo. Possuo formação em Educação Física, sou um artista marcial e vem sendo um prazer passar em frente os princípios que aprendi e valorizo. Estou dando aulas e quero transmitir para as crianças e adolescentes que vão treinar na academia não apenas a técnica, mas os valores morais que carrego comigo desde pequeno, e a honestidade e a ética profissional são alguns deles. Nossa filosofia no Machida Karate é sempre estar com a verdade e respeito acima de tudo.

Então, permaneço treinando, pois o treino é a minha vida e em momento algum interrompo meu preparo.

Agradeço aos meus fãs pelo apoio e reforço meu desejo de retornar ao octógono”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LAMENTÁVEL essa punição completamente desproporcional (diante do contexto) contra o Lyoto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foda...

Pior que ele tá certo!

Só eu que achei a mensagem com um tom de despedida / aposentadoria :chuva:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o Romero vai lutar pelo cinturão... chega a ser engraçado.

Editado por FredLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o Romero vai lutar pelo cinturão... chega a ser engraçado.

Com 6 meses de punição e aquele shape de comedor de batata doce.

Se for deste jeito que o Lyoto falou (sinceramente acredito pelo que conheci de seu pessoal lá em Belém quando os visitei) realmente é muito triste.

E acho muito difícil que retorne vislumbrando um ts. Mas que volte e possa fazer algumas lutas de despedida.

Editado por danielxisto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foda...

Pior que ele tá certo!

Só eu que achei a mensagem com um tom de despedida / aposentadoria :chuva:

Eu só acho que se tudo o que ele disse é verdade, não seria difícil de provar com um bom advogado.

Ta com jeito de quem achou que não precisava investir na defesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A males que vem para o bem, talvez focar na academia e deixar o 8 seja o melhor a ser feito, sou fã do Lyoto, mas está evidente que já está declinando na carreira, não gostaria de ver um Lyoto meia sola dentro do 8.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre serei fã do Machida. Vencendo ou perdendo está sempre humilde e de pé diante das situações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah,mas início do ano q vem ele ja pode luta mesmo,não?quando lutou a última vez?deve estar chegando os 18 meses...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre serei fã do Machida. Vencendo ou perdendo está sempre humilde e de pé diante das situações.

É o lutador que mais torço e fico triste com essa situação na carreira.

Vacilou e tem que pagar. O problema é que a incoerência da Usada é proporcional às promessas do D White

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é difícil não gostar do lyoto,sempre foi humilde,nunca fez trash talking,respeitou todos os adversários...Sei não,acredito nele nessa e a USADA sacaneou sim,6 meses pro romero e o triplo pro lyoto???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah,mas início do ano q vem ele ja pode luta mesmo,não?quando lutou a última vez?deve estar chegando os 18 meses...

Parece que só Outubro.

Chama o advogado do Fluminense!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora