Entre para seguir isso  
MMA2015

Entrevista com o grande Zé Mário Sperry

Recommended Posts

Olá amigos, site MMA DEBATE bateu um papo com a lenda do BJJ, um dos fundadores da BTT, ex-lutador de MMA, Zé Mário Sperry. Ele tocou em temas da época de ouro da equipe Carlson, da rivalidade entre BTT vs Chute boxe, seus grandes momentos no mundo da luta, os maiores que ele viu e muito, mais.

* Link direto da matéria: http://goo.gl/FKoRQT

* Curta nossa página no facebook: https://goo.gl/DZuMmj

* Se inscreva em nossa canal do Youtube e curta outras entrevistas: https://goo.gl/8yJDSt

Zé Mario, um prazer falar com você, nós do site MMA DEBATE , nos sentimos honramos em falar com você.

1- Mestre conte um pouco como você entrou para o mundo das artes marciais, qual idade e quem foi o seu primeiro mestre?

ZM – Comecei no judô com 5 anos de idade… Na adolescência, fui para o Carlson Gracie.

2- Como você entrou na equipe do Carlson e quem eram as feras que te inspiravam na ocasião?

ZM- Um amigo de infância me levou para treinar lá… Peixotinho, Rosado, Cassio cardoso, eram grandes nomes que eu aprendi muito.

3- Como eram os treinos na Carlson, é verdade que ele dividia os treinos em duas divisões um dos cascas-grossa e outra dos menos cascas-grossa? rs

ZM- Sim… Era uma grande honra ser chamado para treinar junto aos mais graduados…

4- Você participou de um time lendário que contava com nomes como Libório, Bustamante, Marcos Conan, Bebeo, Wallid, Belfort , hoje em dia vários desses nomes são lendas como lutadores, outros como donos de evento, donos de equipe, qual a importância do Carlson para o MMA atual? Conte alguma história que demonstre o temperamento do Carlson, algo engraçado ou inusitado sobre o mestre, dizem que apesar de durão, tinha um grande coração, conte algo que você lembra do grande mestre.

ZM- Acredito que Carlson tenha sido o primeiro Gracie, que realmente abriu o JJ para pessoas fora da família… Por influência dele,começamos a treinar MMA, desde cedo. Sim, ele era muito casca grossa, mas tinha um coração enorme e estava sempre pronto para ajudar a todos… Ele adorava música francesa: quando viajávamos, acabávamos sabendo os nomes dos cantores, pois ele fazia questão de cantar e indicar o nome dos artistas!!!

5- Zé Mario você foi tricampeão mundial de bjj, e disputava na época em que o bjj era jogado muito pra frente, pessoal da sua época tinha um jogo muito ofensivo, conte pra gente quais eram os seus oponentes mais duros?

ZM- Tive o privilégio de enfrentar grandes nomes, grandes lutadores… No JJ, sem dúvida Roleta me surpreendeu, com seu JJ inovador.

6- Mestre conte um pouco como foi a ruptura entre vocês ( libório, bustamante, você) para terem a idéia de criar a BTT, e hoje em dia mais de 15 anos depois do ocorrido, qual seu pensamento sobre o fato, dizem que o mestre Carlson estava indo direto pra Chicago e ele na verdade expulsou o Bustamante e o Libório da equipe, foi isso que forçou vocês criarem a BTT? E como foi para vocês ouvirem as declarações do mestre que sempre foi muito emotivo e acabou chamando vocês de creontes e traidores e vocês jamais falaram mal do mestre, hoje em dia qual análise você faz daquela época e como foi doloroso pra você ouvir aquelas críticas abertas que o Carlson fazia a vocês?

ZM- Foi uma pena, acredito que Carlson foi influenciado por outros lutadores, que de certa forma, acharam uma maneira de nos separar… Na realidade, todos nós (eu, Murilo, Libório e Bebeo) fomos expulsos. Depois, ele expulsou quem ia treinar com a gente… Ele foi morar nos USA e acabamos por discordar das % cobradas… Nós queríamos ele do nosso lado!!!

7- Você ainda mantêm uma grande forma física mesmo perto dos 50, qual segredo para manter-se no shape?

ZM- Comer bem, dormir bem e procurar sempre estar ativo… Depois dos 48 anos, também aprendi a treinar com moderação: treinar com qualidade e respeitando o descanso… Essa foi a parte mais difícil, pois sempre gostei de treinar forte.

8- Você que viveu o auge dos mundiais de bjj, o que você acha desse caminho amarrado que o BJJ atual vem vivendo, lutas amarradas, berimbolo, qual sua visão sobre isso? Você mudaria alguma regra no bjj atual?

ZM- Sou fã do JJ atual… O JJ evoluiu muito. Tenho aprendido muita coisa. Quem não gosta de berimbolo, que aprenda a defender… Tudo que funciona no JJ, eu procuro aprender… Se não aprendo a fazer, tento aprender a evitar!!!

9- Você viveu muita emoção como lutador, como coach, mas se colocarmos a sua maiore emoção qual foi? Certa vez li que você disse que foi ver aquela luta do Minotauro vs o Sapp, correto?

ZM- Sem dúvida: eu fechei a luta, treinei o Minota e estava em seu corner… Lindo momento para nosso esporte!!!

10- Há exatos 20 anos atrás você fazia sua estréia no MMA, vencendo José Balduíno, conte como foi sua ideia de migrar do BJJ para o MMA?

ZM- Por incrível que pareça, eu cheguei na academia e o Carlson me perguntou se eu gostaria de fazer uma luta de MMA em dois meses: eu aceitei na hora!!!

11- Você tem um ótima cartel no MMA, 13-4 , vencendo nomes como Igor Vovchanchin, Yokoi dentre outros, conte um pouco das lutas que mais marcaram sua trajetória e o porque elas marcaram?

ZM- A luta que mais gosto foi contra o Ninja, mesmo tendo perdido: por causa da rivalidade entre as academias e por como a luta se desenrolou… Tomei um knockdown nos primeiros 10 segundos e lutei mais 19’ e 50”, no automático… Foi bom para perceber, que para me matar, não é tão fácil… Aprendi uma grande lição: não desmerecer seu oponente!!!

12- Não tem como falar de você e não lembra daquela luta contra o Murilo Ninja pelo Pride 20 em 2002, aquele dia você parecia que mesmo tendo um jiu-jitsu para finalizar o Ninja, você queria sair na mão mesmo, conte como foi aquele dia e parece que o Minotauro ficou muito emocionado com sua derrota e ali a rivalidade entre BTT e Chute boxe chegava no ápice.

ZM – Exato!!! Com o knock down, eu fiquei sem forças, perdi a pressão nas pegadas e, na queda, rompi meus ligamentos e não conseguia ficar em pé… Uma semana depois, operei o joelho!!! Em fim, quase matei o Minotauro do coração!!!

13- Falando nisso, como era a rivalidade, sabemos que começou quando o Minotouro foi treinar um oponente do Assuério Silva e isso revoltou o pessoal da CB, é verdade que depois dessa ocasião vocês nem seque se cumprimentavam ou pegavam o mesmo elevador? E hoje em dia você acha que faz falta ao MMA uma rivalidade assim entre duas grandes escolas , como era essa rivalidade entre Chute Boxe e BTT?

ZM- Tudo verdade e muito mais!!! Naquela época este tipo de rivalidade foi muito importante para que pudéssemos nos superar nos trenamentos. A evolução foi enorme, em ambos os times … Hoje, vejo muitas rivalidades, que não são verdadeiras: muito lutadores, querem mesmo é só se promover…

14- Zé Mario de todos que você viu em ação lutando, quais os 5 maiores da história do jiu-jitsu pra você?

ZM- Libório, Roberto Cyborg, Roger Gracie, Nino e Roleta…

15- Quais os 4 maiores da história do Jiu-Jitsu desde os primórdios, em termos de legado?

ZM – Como lendas: A família Gracie: Carlos, Hélio, Carlson… Como competidor, pelos resultados e eficiência: Roger!!!

16- Quais os 5 maiores da história do MMA?

ZM- Fedor, Minotauro, Aldo, JJ e Anderson Silva.

17- Zé Mario você estava na Blackzilians, você continua na equipe? Quais seus planos para 2016?

ZM- Não… Acabei de me mudar para Miami, onde pretendo abrir minha academia…

Professor, foi uma honra falar com você.

ZM – O prazer foi todo meu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal a entrevista, não sabia que ele tinha vencido o Igor, vou procurar ver essa luta depois.

Olá amigo, obrigado pelo elogio com relação a entrevista, e sim, eles lutaram acho que no PRIDE 17, e o Zé finalizou o duríssimo Igor!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal a entrevista. Gostei da frase "não gosta, aprenda a defender", serve também pra MMA, tem um pessoal que reclama de certas táticas, mas vive caindo nelas, e nunca aprende a anular, ou defender...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima entrevista!!! Perguntas diretas e retas Como tem que ser,a lista do Zé Mário dos melhores do MMA fica muito próxima a da galera aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima entrevista!!! Perguntas diretas e retas Como tem que ser,a lista do Zé Mário dos melhores do MMA fica muito próxima a da galera aqui.

Valeu amigo, o site MMA DEBATE agradece o elogio, depois se inscreva em nosso canal do youtube, tem um monte de entrevista com lendas do MMA que você vai curtir. Abração!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zé Mário é uma lenda viva do mundo das lutas.

Viveu a melhor época do Jiu-Jitsu, época romântica, e foi um grande nome do esporte, assim como pioneiro no ADCC... Fez boas lutas também no MMA.

Lembro-me das batalhas no Vale Tudo contra o Igor Zinoviev, Murilo Ninja e Igor Vovchanchin; no ADCC, venceu as primeiras edições (peso e absoluto), e venceu Enson Inoue e Roberto Traven; no Jiu-Jitsu, fez história contra o Royler Gracie...

Realmente, uma lenda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zé Mário é uma lenda viva do mundo das lutas.

Viveu a melhor época do Jiu-Jitsu, época romântica, e foi um grande nome do esporte, assim como pioneiro no ADCC... Fez boas lutas também no MMA.

Lembro-me das batalhas no Vale Tudo contra o Igor Zinoviev, Murilo Ninja e Igor Vovchanchin; no ADCC, venceu as primeiras edições (peso e absoluto), e venceu Enson Inoue e Roberto Traven; no Jiu-Jitsu, fez história contra o Royler Gracie...

Realmente, uma lenda!

Meu Mestre. Ficou da azul à preta sem tomar ponto em competição. Inacreditável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zé Mario tinha um jiu-jitsu fenomenal. Venceu o Roleta 2x na final do absoluto de 98. Hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande lutador e formador de lutadores. Entrevistas assim me fazem lembrar de quando eu via os primeiros videos de BJJ na net. Bons tempos.

Quanto ao JJ atual mais amarrado deu um tapa na galera das antigas que fala demais. O esporte evoluiu, esta amarrado sim. Mas eu dou mais valor ao Kron que busca sempre a luta do que muito campeao da faixa preta que ganha por passagem de guarda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunte para os lutadores, sua lista dos 5 maiores do MMA de todos os tempos.

Fedor encabeça a lista em 70% ou 80% delas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunte para os lutadores, sua lista dos 5 maiores do MMA de todos os tempos.

Fedor encabeça a lista em 70% ou 80% delas.

Ate mais!

Pq sera?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso