Entre para seguir isso  
MV8

Regras Unificadas do MMA - Aprenda a julgar uma luta!

Recommended Posts

Pessoal vejo uma certa confusão na hora de julgar as lutas (quem ganhou rounds e coisas assim), então vou colocar aqui as regras unificadas do MMA para que possamos conhecer e debater.

Basicamente esses critérios foram criados pela comissão de Nova Jersey e depois foram adotados por todas as outras comissões:

Botei o sumário completo mas vou destacar os critérios de julgamento de rounds:

1. Definições

2. Peso Divisões

3. Ringue/Requisitos e Equipamento Para a Área de Luta

4. Bancos

5. Equipamento

6. Especificações para Bandagens das Mãos

7. Protetor Bucal

8. Equipamento Protetor

9. Luvas

10. Trajes

11. Aparência

12. Duração do Round

13. Interrupção Da Competição

14. Julgamento

1. Todas as lutas serão avaliadas e marcadas no placar por 3 juízes, que devem avaliar o combate de 3 lugares diferentes em volta da área de combate do ringue. O árbitro não pode ser um dos 3 juízes.

2. O sistema de 10 pontos por round deve ser adotado em todas as lutas. Sob este sistema de 10 pontos por round, 10 pontos devem ser dados ao vencedor do round e 9 ou menos ao perdedor, exceto no caso raro de um round empatado, em que se deve atribuir 10 pontos para cada lutador.

3. Os juízes devem avaliar as técnicas dos competidores das artes marciais mistas, como trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, agressividade e defesa.

4. As avaliações devem ser feitas na ordem nas quais as técnicas aparecem acima, dando mais peso no placar para ataques efetivos, agarramentos efetivos, controle da área de luta, agressividade e defesa.

5. Trocações efetivas serão julgadas pela determinação do número total de golpes legais aplicados por um lutador.

6. Agarramentos efetivos serão julgados levando-se em consideração o número de execuções bem sucedidas de quedas e reversões. Exemplos de fatores a serem considerados são a queda de uma posição em pé para a montada, passagem da posição de guarda para a posição de montada, ou lutadores que ficam embaixo, usando uma guarda efetiva agressiva.

7. O controle da área de luta será julgado pela determinação de quem está ditando o ritmo, local e posição da luta. Exemplos de fatores a serem considerados incluem impedir a tentativa de queda permanecendo em pé, aplicar ataques legais, derrubar um adversário e forçá-lo a lutar no chão, criando tentativas ameaçadoras de submissão, passar da posição de guarda para a montada, e criando oportunidades de ataque.

8. Agressividade efetiva significa lutar se movendo para frente e disparando golpes legais.

9. Defesa efetiva significa evitar ser atingido, derrubado ou revidado, enquanto se defende de ataques ofensivos.

10. Os seguintes critérios objetivos para pontuação serão utilizados pelos juízes quando marcarem um placar.

i) um round terá um score de 10-10 round quando ambos os lutadores parecerem estar lutando em pé de igualdade, e nenhum dos dois lutadores demonstrar domínio sobre o round.

ii) um round terá um score de 10-9 round quando um lutador ganhar por uma margem pequena, aplicando um número maior de golpes legais efetivos, agarramento e outras manobras;

iii) um round terá um score de 10-8 round quando um lutador dominar por golpe ou agarramento em um round.

iv) um round terá um score de 10-7 round quando um lutador dominar totalmente por golpe ou agarramento em um round.

11. Os juízes utilizarão uma escala móvel, e reconhecerão a duração do tempo em que os lutadores ficaram de pé ou no chão, da forma como veremos a seguir:

i) Se os lutadores de arte marcial mista passaram a maior parte do round na lona, então:

a. Agarramento efetivo é pesado primeiro; e

b. Golpe efetivo é pesado depois

ii) Se os lutadores de arte marcial mista passaram a maior parte do round de pé, então:

a. Golpe efetivo é pesado primeiro; e

b. Agarramento efetivo é pesado depois

iii) Se um round terminar com uma quantidade relativamente igual de luta em pé e na lona, o golpe efetivo e o agarramento terão o mesmo peso.

15. Faltas

16. Contusões Sofridas Por Golpes Legais E Faltas

17. Tipos de Resultados de Uma Luta

Fonte: http://www.ufc.com.br/discover/sport/rules-and-regulations

Obs: A ABC Boxing, em seu encontro anual de 2012, fez algumas recomendações acerca dos critérios de julgamento das lutas. Por exemplo, o Comitê de Julgamento da ABC Boxing passou a considerar que as ações ofensivas devem ser o único critério a ser julgado em lutas de MMA, ou seja, defesa não é mais um critério de julgamento.Outra recomendação que muda bastante os critérios de julgamento diz que a trocação (striking) e a luta agarrada (grappling) passam a ter o mesmo peso no julgamento.

E aí? O que acham? É justo? O que poderia ser mudado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca vi alguém fazer guarda agressiva por 3 rounds e sair vitorioso.

Liam McGeary vs. Emanuel Newton pelo titulo da LHW do Bellator.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A regra é clara? Nem tanto, por exemplo, recentemente Jacaré foi prejudicado por uma segurada na grade do Romero, mas ao invés do Árbitro tirar um ponto ele preferiu advertir o Romero, ora, cabe a interpretação do Árbitro, um dedo no olho, ou um chute no saco, que pode ser sem querer, mas ninguém se segura na grade sem querer, se existe a regra ela tem que ser aplicada, seria até perdoavel se o arbitro nao tivesse visto, mas ele viu e so advertiu, eu acredito q esse erro mudou o resultado da luta e influenciou na carreira do atleta. Outro fator que não ficou claro na regra é, se um atleta acerta 5 golpes claros no rosto do seu oponente e recebe apenas um q o leva Knockdown, quem venceu o round? oq é efetividade? Quantos lowkiks valem um direto no rosto? Isso ficou muito vago, uma queda por dobleleg, vale mais do que 10 jabs, enfim, a dúvida continua...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por mais clara q seja a regra e de interpretação livre sendo assim sempre haverá "polêmica"... assim sendo tem 4 maneiras do lutador resolver a parada mete a porrada, domina no chao, finaliza ou nocauteia.

agora se ficar no toma la da ca nao adianta reclamar

Editado por Fasak ''jj''

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas regras não são nem um pouco respeitadas, exemplo mais claro disso é no sistema de pontuação por round, segundo o que é imposto, um 10x8 seria algo considerado normal e corriqueiro, e o que acontece nos últimos tempos, são pouquíssimas pontuações de 10x8 em um round..Só um exemplo, é mais algo do critério pessoal de cada jurado mesmo..

Editado por D.Luc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas regras não são nem um pouco respeitadas, exemplo mais claro disso é no sistema de pontuação por round, segundo o que é imposto, um 10x8 seria algo considerado normal e corriqueiro, e o que acontece nos últimos tempos, são pouquíssimas pontuações de 10x8 em um round..Só um exemplo, é mais algo do critério pessoal de cada jurado mesmo..

Exato... eu canso de ver no round 1 o atleta ficar no lango-lango, bate 2 jabs no oponente e ganha por 10x9. Aí o maluco acha a distância no round 2, põe a luta pra baixo com menos de 1 minuto e parte pra várias finalizações, mas só porque o outro não sai sangrando, 10x9 também.

E isso acontece sempre... As vezes também o cara leva pra baixo e fica no lango-lango e toma um atraso maior em cima no R2 e tudo fica empatado também...

Enfim, a regra tem que ser revista, ou realmente tem que haver mais 10x8 nas lutas. 10x7 eu não lembro de ter visto na vida...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato... eu canso de ver no round 1 o atleta ficar no lango-lango, bate 2 jabs no oponente e ganha por 10x9. Aí o maluco acha a distância no round 2, põe a luta pra baixo com menos de 1 minuto e parte pra várias finalizações, mas só porque o outro não sai sangrando, 10x9 também.

E isso acontece sempre... As vezes também o cara leva pra baixo e fica no lango-lango e toma um atraso maior em cima no R2 e tudo fica empatado também...

Enfim, a regra tem que ser revista, ou realmente tem que haver mais 10x8 nas lutas. 10x7 eu não lembro de ter visto na vida...

Se eu não me engano teve 10x7 na luta do Edgar vs Maynard, a primeira eu acho.

Editado por D.Luc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, lembrando que eu compartilhei as regras, eu não disse que são boas (não sei se são) nem muito menos que os juízes seguem.

A verdade é que a maioria dos juízes são bem ruins, muitos são caras que julgaram boxe a vida toda e caíram de paraquedas no MMA...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, lembrando que eu compartilhei as regras, eu não disse que são boas (não sei se são) nem muito menos que os juízes seguem.

A verdade é que a maioria dos juízes são bem ruins, muitos são caras que julgaram boxe a vida toda e caíram de paraquedas no MMA...

Sim sim MV8, acho que nenhuma das críticas foi pra você... ;)

E ainda tem esse fator BOXE, os caras são fraquíssimos pra julgar chão... thumbdown

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o que o Oz' disse, principalmente a parte que compete a o que vale mais que o que... Um tentativa de finalização bem apertada ( vulgo, no pau) vale a mesma coisa que um knockdown? Qual o critério para pontuar numa hora dessas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas regras não são nem um pouco respeitadas, exemplo mais claro disso é no sistema de pontuação por round, segundo o que é imposto, um 10x8 seria algo considerado normal e corriqueiro, e o que acontece nos últimos tempos, são pouquíssimas pontuações de 10x8 em um round..Só um exemplo, é mais algo do critério pessoal de cada jurado mesmo..

Isso e o fato de nunca darem 10 a 10 tem uma razao extraoctagon: as apostas. Empate e 10 a 8 em rounds aumentam muito as chances da luta terminar empatada, o que quebra a banca e afasta apostadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso