Alex@valetudo

Receita: o bobo destronará o rei em Aldo x McGregor?

Recommended Posts

Por Fernando Capelli.

José Aldo coloca o cinturão linear dos penas do UFC em jogo contra o campeão interino Conor McGregor, na edição 194, em Las Vegas.

Com personalidade forte, o confronto estilístico promete ser o melhor da temporada em virtude de termos padrões de striking de quilates tão distintos dentro do octógono.

Técnicas, táticas, fatos e consequências que podem fazer a diferença em pé devidamente desconstruídos a seguir.

Pau na moleira!

Inflamável

A estrutura de golpes traumáticos de Aldo vem originalmente do muay thai clássico.

Nas primeiras atuações do manauara, os trejeitos típicos da modalidade tailandesa, como chutes sisudos, joelhadas com salto e socos que bagunçavam a postura de luta eram o senso comum.

Mas, com o passar do tempo, Aldo teve intercâmbios e camps com nomes como Alex Chadud (treinador brasileiro que morou mais de 20 anos na Holanda), Andy Souwer e outras feras dos Países Baixos.

Isso expandiu a mente do campeão para lapidar a agressividade natural com elementos do kickboxing holandês, um conceito cada vez mais frequente no MMA por enriquecer fatores dinâmicos e criar artimanhas técnicas.

http://sextoround.com.br/wp-content/uploads/2015/12/gif-aldo.gif

As principais modificações vieram com a incorporação de combinações mais trabalhadas de mãos e pés, além da variedade de setups (fintas ou formas de preparo), treinados à exaustão neste sistema europeu.

Na prática, isso consiste em buscar formas inteligentes de surpreender e burlar defesas, ocultando chutes a partir de socos e vice-versa, tirando proveito da mecânica de cada movimento.

Um exemplo simples é o combo “cruzado de esquerda/low kick de direita”, no qual o primeiro golpe é jogado para confundir o oponente e criar espaço para o segundo acertar em cheio.

Lá embaixo

http://sextoround.com.br/wp-content/uploads/2015/03/Jose_Aldo_vs._Mark_Hominick_5.gif

É fato que o desenho canhoto x destro deste combate redimensionará o uso dos low kicks – ou seja, as patadas devem visar muito mais a parte interna da coxa do que o fêmur.

Porém, seria uma heresia falarmos sobre o striking de Aldo sem detalhar esta habilidade que já demoliu pernas alheias diversas vezes e durante anos tem sido a arma de maior calibre do brasileiro.

Variações mais usadas:

http://sextoround.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Jose-Aldo-Drops-Chad-Mendes-UFC-179.gif

1 – Após jogar um direto de direita, entrar com um hook (gancho) de esquerda, executa o chute com a direita, que atinge o adversário na coxa durante a movimentação (recuo ou lateral).

2 – Fechar a distância com um ou duas ameaças de chute para assustar o oponente, driblar o bloqueio e acertar a patada no timing correto para desequilibrá-lo.

3 – Chutar diretamente como início de ataque, condicionando o adversário a se preocupar com isso para em seguida fintar e abrir a porta para golpes médios ou altos.

Com os punhos, Aldo também mostrou evolução significativa. O boxe ganhou regularidade com o uso consciente dos jabs e combinações de socos em níveis (altura) variados.

Se o cacoete de manter a cabeça parada demais em trocas de golpes extensas o deixava bastante suscetível a ser atingido, com o passar do tempo o campeão se tornou mais evasivo e consciente neste sentido.

Com isso, os contragolpes com cruzados de esquerda se mostram frequentes, muitas vezes colocados a partir de um pêndulo aliado ao passo semi-diagonal, que cria uma alavanca perna para trás/braço para frente para facilitar o golpe em pleno movimento.

Fluido:

http://sextoround.com.br/wp-content/uploads/2015/12/favo.gif

Canhoto de postura longilínea e chutes extravagantes, Conor McGregor tem dinâmica e precisão como carros-chefe.

Costuma dizer-se diferenciado por ter um QI de luta tão elevado que tira proveito das habilidades dos adversários.

Mas na verdade, boa parte do arsenal é elaborado para viabilizar o direto de esquerda.

Este é o fiel escudeiro de muitos canhotos que desde o começo são forçados a lidar – e se adaptar – com a bagunça de ângulos, passadas e entradas quando se deparam com destros.

http://sextoround.com.br/wp-content/uploads/2015/12/mcg-holloway.gif

O irlandês tira proveito constante do ‘mão com mão’ para controlar a distância e tatear contragolpes.

Uma das marcas registradas mais constantes é a de explorar o raio de ação de forma versátil e trabalhando ataques angulados em ambos os lados.

Quando quer explorar o flanco direito, geralmente ‘ganha’ o pé da frente (da postura de luta) – ou seja, posiciona-o por fora do pé da frente do oponente.

Em seguida, aplica um uppercut com a mão da frente da postura de luta (no caso, a direita), por baixo do braço da frente do adversário.

Assim, ele cria um fator-surpresa ideal para seguir com algum golpe de esquerda.

Para a esquerda, ou seja, de encontro ao lado mais forte do adversário (quando este é destro), espera algum golpe para se projetar levemente para trás.

Só para, em seguida, poder responder imediatamente com um direto de esquerda.

http://sextoround.com.br/wp-content/uploads/2015/01/4_medium.gif

Pouco ortodoxo:

http://sextoround.com.br/wp-content/uploads/2015/12/tumblr_n94kvgeud21tcfs15o1_400-1.gif

McGregor se move fluido e sem grandes preocupações com fatores como centro de gravidade baixo ou qualquer outra coisa para manter-se melhor ancorado no octógono, e com isso ficar mais preparado para quando a coisa descamba para o grappling.

Conforme se movimenta, constrói e reconstrói ângulos e passadas jogando rápidos chutes gancho, giratórios ou double-kicks (chutes com pedaladas). Muitos deles não são propriamente manobras contundentes, mas reforçam a imprevisibilidade até encontrar o momento de atacar com mais vigor.

Conclusão

Para auxiliar a produção este artigo, assisti novamente o combate entre José Aldo e Kenny Florian, o último canhoto que o campeão dos penas enfrentou na carreira.

Claro que McGregor trará características distintas e que exigirão táticas diferentes, mas a luta no UFC 136 serviu de base para entender melhor como são as reações do striking do campeão quando deparado com a posição ‘espelhada’ destro x canhoto.

Aldo teve certa dificuldade para encontrar os melhores ângulos, mas no final das contas criou bom volume usando o direto como ponto de partida para as sequências de golpes, fez o oponente recuar e colocou fortes low kicks na parte interna da coxa.

Atuação justa, mas distante de ser brilhante. Ao que tudo indica, porém, McGregor será uma parada (bem) mais dura.

Muito se falou que o irlandês teve atuação abaixo do esperado contra um Chad Mendes destreinado. Mas o estilo rolo compressor do norte-americano era propício a bagunçar o jogo cadenciado e de distância que o europeu costuma desenvolver.

Por todo nível exagerado de promoção, falatório e guerra de nervos em geral, Aldo x McGregor será batalha tática e campal acirrada até o osso.

Será que os valores no reino dos penas no UFC mudarão e o bobo destronará o rei?

Logo saberemos.

* Chegando o dia da verdade. Acima uma ótima análise do Capelli. Abs.

Editado por Alex@valetudo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei que o Capelli deixaria sua opinião como nos podcasts.

Mas esta valendo.

E pouco falou das ótimas outras lutas desse card. E muito menos que tem evento hoje é amanhã.

O que um Manolo que tem marketing na veia não é capaz. Que coisa.

Connor com toda sua arrogância e prepotência 'infelizmente' está trazendo muita grana e mais visibilidade pro mma (esporte não! Não acho que seja.). E numa categoria de certa forma bem pouco apreciada pelo público médio. Disso não se pode reclamar.

Num mundo de marketing perfeito o ideal seria ele ganhar. Mas que no fim a 'luta' vença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

análise muito boa. lembrou os artigos do jack slack, para a fightland.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exemplo que fica pra quem quer bater maosinha na hora errada:

tumblr_n94kvgeud21tcfs15o1_400-1.gif

Mano, achei ridicula a atitude do McGregor, inclusive fui praticamente um hater dele até um pouco depois da luta com o Poirier por causa desse chute rodado.

Só que é dificil cobrar algumas coisas de caras como esse... como já disse algumas vezes esse cara fora do octógono tem um carater duvidoso, mas lutando ele é foda... enquanto não fizer algo que eu julgue desonesto consigo não ser hater dele, mesmo com essas atitudes que me deixam puto na hora.

Editado por hchavesmma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano, achei ridicula a atitude do McGregor, inclusive fui praticamente um hater dele até um pouco depois da luta com o Poirier por causa desse chute rodado.

Só que é dificil cobrar algumas coisas de caras como esse... como já disse algumas vezes esse cara fora do octógono tem um carater duvidoso, mas lutando ele é foda... enquanto não fizer algo que eu julgue desonesto consigo não ser hater dele, mesmo com essas atitudes que me deixam puto na hora.

Vão me chamar de lover, mas acho que ele não queria tocar as luvas e sim medir distância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aldo vai vencer e o irlandês vai se colocar numa situação bem complicada.

Tudo que falou vai por água abaixo. Como dizem, a língua é o chicote do cú.

Ele não bate o Chad nem o Edgar se ambos tiverem um camp completo. Acho que ele vai subir pros leves se perder. E vai escurecer pra ele na categoria de cima. Vai perder a grande vantagem de tamanho e envergadura que tem na categoria dos penas. O punch não terá mais o mesmo efeito contra caras mais fortes e mais resistentes. Imagina Conor contra Nurmagomedov ou contra o Rafael? Ele seria jantado com farinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vão me chamar de lover, mas acho que ele não queria tocar as luvas e sim medir distância.

Que isso mano. É sério isso? Tô começando a achar que vc é do camp do McGregor kkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano, achei ridicula a atitude do McGregor, inclusive fui praticamente um hater dele até um pouco depois da luta com o Poirier por causa desse chute rodado.

Só que é dificil cobrar algumas coisas de caras como esse... como já disse algumas vezes esse cara fora do octógono tem um carater duvidoso, mas lutando ele é foda... enquanto não fizer algo que eu julgue desonesto consigo não ser hater dele, mesmo com essas atitudes que me deixam puto na hora.

Tem hora pra comprimentar justmente por isso. Conor é o REI, inovando e seguindo as regras do MMA como um verdadeiro atleta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vão me chamar de lover, mas acho que ele não queria tocar as luvas e sim medir distância.

Pior que achei isso também, ele não quis bater luva não, estava com a mão aberta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano, achei ridicula a atitude do McGregor, inclusive fui praticamente um hater dele até um pouco depois da luta com o Poirier por causa desse chute rodado.

Só que é dificil cobrar algumas coisas de caras como esse... como já disse algumas vezes esse cara fora do octógono tem um carater duvidoso, mas lutando ele é foda... enquanto não fizer algo que eu julgue desonesto consigo não ser hater dele, mesmo com essas atitudes que me deixam puto na hora.

Pior que eu também não consigo ser hater dele não, apesar que andou sendo vacilão e caindo em pilha de jornalista sensacionalista.

o cara luta muito !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites



No final o Conor cumprimenta o Aldo e o Aldo discretamente retribui e o Dana branco abismado não acreditando Editado por junior-ctba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pior que achei isso também, ele não quis bater luva não, estava com a mão aberta.

Mas a maioria dos lutadores se cumprimentam com a mão aberta, cara. Isso por si só não diz que ele queria aplicar o golpe. Ele avançou o braço no sentido de cumprimentar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aldo vai vencer e o irlandês vai se colocar numa situação bem complicada.

Tudo que falou vai por água abaixo. Como dizem, a língua é o chicote do cú.

Ele não bate o Chad nem o Edgar se ambos tiverem um camp completo. Acho que ele vai subir pros leves se perder. E vai escurecer pra ele na categoria de cima. Vai perder a grande vantagem de tamanho e envergadura que tem na categoria dos penas. O punch não terá mais o mesmo efeito contra caras mais fortes e mais resistentes. Imagina Conor contra Nurmagomedov ou contra o Rafael? Ele seria jantado com farinha.

Edgar defende muito soco com a cara. Pra mim seria nocauteado pelo McGregor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora