VITORFLAPB

Herb Dean critica Mario Yamasaki

Recommended Posts

As decisões dos árbitros de MMA, especialmente os que atuam no UFC, muitas vezes são vistas com críticas por parte dos fãs, dos empresários e treinadores e até dos próprios atletas. Mas é raro ler um árbitro comentando publicamente a decisão de outro. Tido como o principal árbitro a atuar no UFC, ao lado de John McCarthy, o americano Herb Dean criticou no podcast "It's Time", do announcer Bruce Buffer, a decisão do brasileiro Mario Yamasaki de interromper a luta entre Vitor Belfort e Dan Henderson, realizada no último sábado, dando a vitória por nocaute ao brasileiro. Para ele, a proximidade do brasileiro em relação aos dois lutadores pode ter atrapalhado seu julgamento.

- É difícil dizer se eu teria lidado de forma diferente com a situação. A grande diferença era quão perto Mario estava ao interromper a luta naquele momento. Dan já havia caído e levado alguns golpes. Mario estava tão perto que estava quase tocando-o. Se ele estivesse um passo atrás, o que poderia facilmente ter acontecido, ou tivesse dado um passo em outra direção, ele teria ganho um segundo, que seria o necessário para ver que Dan Henderson ainda estava vivo na luta.

Dean, que também estava em São Paulo e arbitrou outras lutas no evento, acredita que se Yamasaki tivesse esperando um pouco mais para interromper a luta, ele veria Dan Henderson empurrando Vitor Belfort com as pernas e mostrando-se ativo no octógono. O que não aconteceria se um soco do brasileiro tivesse acertado o alvo ao invés de passar raspando ao rosto do americano.

- Não posso dizer que o resultado teria ou não sido diferente. Acho que, em um outro dia qualquer, Mario poderia ter tomado uma decisão diferente. Acho que ele decidiu parar a luta ao tocar Dan Henderson. Ele percebeu que Dan estava chutando, mas em seguida viu sua cabeça ficar mole. Em seguida Mario viu outro soco de Vitor vindo. Esse é o ponto. Você vê algo do qual o lutador precisa se proteger. O soco não acertou Dan, e lhe deu um segundo a mais para se recuperar na luta. Acho que isso foi crucial.

Admitindo-se que nenhum árbitro gosta de ouvir perguntas insistentes sobre suas decisões, Dean ressaltou que o MMA é um esporte muito duro para os atletas, e as decisões dos árbitros, que podem mudar o rumo de uma carreira, devem ser tomadas para preservar os atletas.

- Esse esporte é muito duro. Nós sabemos que em uma noite qualquer, um lutador vai sofrer mais lesões d que a maioria das pessoas em toda a vida. Um soco bem dado levará alguém a ficar inconsciente e nocauteado. Os lutadores podem ter suas juntas destroçadas. É um esporte violento, sem dúvida. Por outro lado, nós temos nas mãos todas as esperanças e sonhos que esses caras lutam para realizar. É com essa responsabilidade que tomamos nossas decisões. Quando vemos que o atleta não consegue mais competir, que não tem mais nada a dar na luta, é a hora de interromper o combate e fazer nosso trabalho. Mas é muito difícil perceber todas essas coisas, porque não é possível saber o que o lutador está sentindo.

http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2015/11/herb-dean-critica-decisao-de-mario-yamasaki-henderson-estava-na-luta.html#esporte-mma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rosenthal era o melhor de todos no UFC!

era o melhor disparado que ja trabalhou no ufc...sempre dava a chance pro atleta se recuperar...tinha uma capaciadade acima de todos os arbitros juntos que trabalham hj...

herb é meio bosta que nem o mario...é o sujo falando do mal lavado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, falar que o cara esta um passo mais próximo que deveria, ou que deveria ter dado um passo para o lado me lembra muito a desculpa que o AS usou quando apagou com o cruzado do Weidman. Cara, fazer esse tipo de avaliação de um colega de trabalho já é muito complicado mesmo que tivesse errado feio. Nesse caso, fosse eu o árbitro deixaria rolar mais um pouco, mas não se pode falar em erro. Hendo apagou, pronto, não é o caso de crucificar o Mario nessa interrupção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A parada dele na luta do Chad x Mcgregor foi perfeita né.

A do Fedor vs o proprio Hendo tambem foi prematura. Esse Herb Dean é um sem nocao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

era o melhor disparado que ja trabalhou no ufc...sempre dava a chance pro atleta se recuperar...tinha uma capaciadade acima de todos os arbitros juntos que trabalham hj...

herb é meio bosta que nem o mario...é o sujo falando do mal lavado.

Pior é o cara ficar analisando o colega de trabalho...sendo que já fez lambança....espera virar comentarista...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A do Fedor vs o proprio Hendo tambem foi prematura. Esse Herb Dean é um sem nocao.

Prematura? O padeiro caiu de cara no chão,braços pra baixo e bundinha pra cima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EU considero o Herb o melhor árbitro, fácil! E não sou tão fã às vezes do estilo do Yamasaki.. Mas daí a ficar falando do colega acho complicado. O que se ganha com isso?? Será que ele almeja arbitrar um Belfort x Henderson 4? é isso? rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
<br />Prematura? O padeiro caiu de cara no chão,braços pra baixo e bundinha pra cima<br />
<br /><br /><br />

sim, foi humilhante. Mas o Hendo também caiu estabacado e no chão tomou outra que os bracinhos amoleceram na hora e cabeça pendeu, ou seja apagagou mas depois voltou

igual ao Fedor. Então, se a parada do Hendo foi errada a do Fedor também foi. Isso que quis dizer.

Ps. Eu achei as duas corretas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na hora pensei que havia sido errado, no replay vi que foi correto. Isso é complicado, ericamente errado, mas se perguntaram tem que dar algum tipo de resposta, Poderia ter sido mais polido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<br /><br /><br />

sim, foi humilhante. Mas o Hendo também caiu estabacado e no chão tomou outra que os bracinhos amoleceram na hora e cabeça pendeu, ou seja apagagou mas depois voltou

igual ao Fedor. Então, se a parada do Hendo foi errada a do Fedor também foi. Isso que quis dizer.

Ps. Eu achei as duas corretas.

os dois apagaram e voltaram...ou seja estavam ainda na luta..eu deixava levar mais uma ou duas e a duvida some na hora.

Pode falar com qualquer atleta,todos preferem deixar mais pouco...imagina o cara treina,corta peso,investe dinheiro e a luta para com o lutador tentando sobreviver...pooooodre

obs:hendo deu varias na nuca do fedor no chao...nao deu em nada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora