Entre para seguir isso  
josuel

Daniel Cormier analisa lutas de companheiros e comenta treinos com Buc

Recommended Posts

TatameRio de Janeiro 02/11/2015 16:10

Em entrevista à TATAME, o atual detentor do cinturão entre os meio-pesados falou sobre suas batalhas até o topo, seu próximo duelo pelo Ultimate, os treinos de Jiu-Jitsu com as feras Leandro Vieira e Marcus Buchecha, sua última luta contra Gustafsson, além da amizade co os parceiros de treino Luke Rockhold e Cain Velasquez, e muito mais.

O que você pode nos dizer de suas batalhas e como você chegou ao topo?

Você sabe, qualquer coisa que vale a pena ter, é dura. E se você quer alguma coisa o bastante, nada irá o deter. Nós sempre dizemos, se vale a pena, trabalhe duro. Eu entendo isso, e eu sempre entendi. Acho que isso tem de ser incluído na maneira como competi toda minha vida.

Agora que deixou tudo para trás, chegou ao topo e é campeão do UFC. Como se sente?

Muito bem! Quando você sonha com algo por muito tempo e isso de fato acontece, é muito bom. Continua sendo difícil de compreender que tudo deu certo da maneira que foi.

Sobre o duelo Werdum x Velasquez, o que deu errado? Onde considera que Cain errou?

Uma coisa foi a preparação. Nós deveríamos ter passado mais tempo na Cidade do México. Você pode casar isso com o fato de Fabrício ter lutado maravilhosamente. Fabricio lutou melhor do que qualquer um poderia prever. Werdum está lutando num nível que nunca lutou antes na vida, e você soma isso aos erros que fizemos como equipe em termos de chegar na Cidade do México em cima da hora, e terá o resultado que aconteceu.

O que você acha que ele precisa fazer para derrotar Fabrício na revanche?

Se Fabrício derrotar Cain de novo, você enfrentaria Werdum em superluta?

Simplesmente chegar à luta de forma mais inteligente. Você precisa ser esperto, pois o Fabrício é muito bom. Lutar como Cain sempre lutou. Ser esperto, só provocar quedas seguras, avançar rapidamente e de jeito algum jogar no grappling contra Fabrício.

Não, estou lutando no meio-pesado agora. Essa é minha categora. E eu tenho toda confiança que Cain fará seu trabalho e pegará o cinturão de volta.

Você planeja continuar na divisão meio-pesado? Quem é o próximo, Jon Jones?

Agora que Jon Jones está com todos os problemas ultrapassados, o UFC deve considerar esta luta pelo título. Ele tem sido muito bom por muito tempo. Então eu acho que meu próximo adversário será Jones. E sim, vou continuar como meio-pesado até o fim de minha carreira.

O que fez de errado quando perdeu para Jones e o que planeja melhorar para vencer?

Um fator foi eu ter sido muito emocional. Não segui o plano de jogo que o treinador propôs para mim. E acho que treinei excessivamente. O tempo todo que eu treinava para enfrentá-lo, achava que não seria suficiente. Agora eu sei como me preparar para uma luta de cinco rounds.

Qual foi sua maior lição na luta com o Alexander Gustafsson?

Eu aprendi muito sobre mim mesmo. Eu aprendi que mesmo que me causem muito dano em uma luta dura, eu posso superar. Eu acredito em mim, nunca perco esperança e fé. Não importa qual é o obstáculo, eu posso ultrapassar se eu continuar pressionando e fazendo o que meus treinadores me ensinaram e no que acreditamos como equipe e academia.

Todos sabem que seu Wrestling é um dos melhores, talvez o melhor no MMA, mas o que dizer do nível do seu Jiu-Jitsu?

É bom. Eu tenho um ótimo treinador. Leandro Vieira é o melhor treinador de Jiu-Jitsu que já tive. Ele faz tudo ser divertido. É uma pessoa sabe lidar comigo, e isso me dá vontade de colocar meu quimono e lutar. Eu amo Leandro como treinador, é uma pessoa que tem grande técnica e realmente melhorou o nível do meu Jiu-Jitsu.

400079_360x239.2258064516129.jpg?237401

Cormier acredita que Marcus Buchecha é o melhor do mundo no Jiu-Jitsu (Foto bjjee.com)

Você treina bastante com Buchecha. O que você aprendeu com ele?

Buchecha está em um nível completamente diferente de grappling. Nós não temos nem ideia disso. Ele é um cara fantástico e é, de longe, o melhor grappler que já peguei. Ele pode ensinar coisas que os caras menores conseguem fazer. Ele é ativo na guarda e ativo por cima. É um cara que acha a fraqueza do adversário em um round de cinco minutos. Ele é forte e resistente, e acho que ele é o melhor do mundo. O considero um grande grappler e um cara fantástico, um dos meus melhores amigos no mundo das lutas.

Você lutava como peso-pesado, e desceu de categoria. Muitos atletas têm dificuldade em bater o peso. O que você mudou na vida para se preparar para isso?

Eu comecei a me alimentar melhor. Tenho um ótimo nutricionista, que me prepara não só para bater o peso, mas também para as batalhas depois. Eu acho o cara fenomenal.

Pode nos dizer um pouco sobre seu programa de treinos?

É bem duro. Alguns dias são três sessões, outros dias são duas sessões. Normalmente, são 13 treinos na semana. Tenho muito volume de treino, pois cinco rounds são bem duros de aguentar. Eu treino muito, estou sempre na academia para melhorar, tenha uma luta ou não.

Você tem uma boa relação com Luke Rockhold. O que pode dizer dele e o que acha de sua disputa pelo título contra o campeão Chris Weidman?

Eu sou um cara de sorte. Eu tenho Rockhold e Velasquez, que não são só companheiros de treino, mas grandes irmãos. Dois caras que estão treinando para lutar por títulos. Luke é atualmente o único cara que pode bater Chris Weidman. Ele tem todas as ferramentas... É ótimo no Wrestling, tem um ótimo ataque e é fera no Jiu-Jitsu. Além disso, tem confiança, e é tão grande quanto Weidman. É uma luta muito dura, porque eu acho Weidman um dos melhores peso-por-peso do mundo, mas Luke tem a chance de vencer. Ele está preparado há muito tempo e essa luta não poderia vir em melhor hora. E Velasquez é outro, campeão do UFC, que se vencer Fabrício vai poder ser visto como um dos melhores de todos os tempos.

Você pode deixar uma mensagem para todos os lutadores que treinam duro tentando um dia chegar ao topo, como você fez?

Para todos que querem chegar ao topo, tenham comprometimento com seu ofício. Vão haver dias bons e ruins, apenas continue trabalhando pelo objetivo e acredite. Seja lutando, criando seus filhos, qualquer trabalho ou em sua vida, trabalhe o mais duro que puder e dê seu melhor. Mesmo se você não chegar lá, vai se sentir bem sabendo que deu seu melhor. Obrigado, TATAME, por todo o apoio. Sou realmente grato, e não posso esperar para encontrar os brasileiros ano que vem nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detalhe na observação do Cormier, jamais fazer grappling com o Werdum. Esse é o diferencial do Werdum pros outros na hora de enfrentar os lutadores de wrestler, todo mundo tem medo de quedar o Werdum e qdo da knock down no brazuca (reparem q toda luta o werdum é acertado e cai, geralmente no começo da luta) n parte pra cima em um gnp brutal. Werdum tem a guarda mais mortal do UFC, finalizou Overeem, Fedor, Minota e Cain estando por baixo, pra finalizar o Werdum vai ter q ser como aconteceu na luta contra o Cigano (um golpe certeiro em cima).

Cain continua tendo uma trocação muito boa, é rápido e tem o excelente preparo físico, mas essa questão de n poder maltratar por baixo pode deixar o Werdum mais uma vez leve pra trocar a vontade, inclusive chutando sem medo de ser quedado. Só tem q tomar cuidado com o punch do Cain q é forte e pode nocautear.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detalhe na observação do Cormier, jamais fazer grappling com o Werdum. Esse é o diferencial do Werdum pros outros na hora de enfrentar os lutadores de wrestler, todo mundo tem medo de quedar o Werdum e qdo da knock down no brazuca (reparem q toda luta o werdum é acertado e cai, geralmente no começo da luta) n parte pra cima em um gnp brutal. Werdum tem a guarda mais mortal do UFC, finalizou Overeem, Fedor, Minota e Cain estando por baixo, pra finalizar o Werdum vai ter q ser como aconteceu na luta contra o Cigano (um golpe certeiro em cima).

Cain continua tendo uma trocação muito boa, é rápido e tem o excelente preparo físico, mas essa questão de n poder maltratar por baixo pode deixar o Werdum mais uma vez leve pra trocar a vontade, inclusive chutando sem medo de ser quedado. Só tem q tomar cuidado com o punch do Cain q é forte e pode nocautear.

Outro ponto, alem da guarda agressiva, e que o Cavalo ta com um clinch de MT fortissimo, e essa e uma area Onde o Cain tava acostumado a levar vantagem quando nao conseguia quedar os adversarios.

Se o Werdum mantiver a trocacao afiada, acho que tem grandes chances de vencer novamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro ponto, alem da guarda agressiva, e que o Cavalo ta com um clinch de MT fortissimo, e essa e uma area Onde o Cain tava acostumado a levar vantagem quando nao conseguia quedar os adversarios.

Se o Werdum mantiver a trocacao afiada, acho que tem grandes chances de vencer novamente

Falou eu que eu ia dizer!o chinch ta fazendo toda diferença!diferente de cigando...werdum leva vantagem no clinch contra o cain!foi nesse momento que ele comeu boas joelhadas do werdum.

Torcendo mto pro cinturão se manter com o werdum...afinal essa revanche nao faz nenhum sentido...

Editado por Pride Event

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Werdum tem maior envergadura e sabe trabalhar bem essa vantagem. Cain não tem problemas com esse tipo de coisa, mas se juntar essa vantagem de envergadura, mas a qualidade de Muay Thay crescente do Werdum e ainda o fato de que o Werdum pode colocar pra baixo se o cara se aproximar de qualquer jeito... faz com que ele seja muito muito perigoso na categoria dos pesados.

Vejo ele levando a revanche. A não ser que o Cain venha com um plano muito criativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Werdum tem maior envergadura e sabe trabalhar bem essa vantagem. Cain não tem problemas com esse tipo de coisa, mas se juntar essa vantagem de envergadura, mas a qualidade de Muay Thay crescente do Werdum e ainda o fato de que o Werdum pode colocar pra baixo se o cara se aproximar de qualquer jeito... faz com que ele seja muito muito perigoso na categoria dos pesados.

Vejo ele levando a revanche. A não ser que o Cain venha com um plano muito criativo.

Esse é o problema ninguém muda seu jogo do dia pr noite o cavalo é uma prova disso passou

anos pr mudar seu jogo, e digo mais cain só leva essa como um amigo ai de cima disse

só se entrar uma porrada igual a do cigano fora isso não vejo como.

werdum já sentiu a patada do ticano,então ele vai mais confiante ainda pr cima do cain

digo e repito o jogo não casa pro cain..o cavalo de hj tá osso duro de mais ta com um

volume de jogo pesado e jogando em todas as areas do mma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema ninguém muda seu jogo do dia pr noite o cavalo é uma prova disso passou

anos pr mudar seu jogo, e digo mais cain só leva essa como um amigo ai de cima disse

só se entrar uma porrada igual a do cigano fora isso não vejo como.

werdum já sentiu a patada do ticano,então ele vai mais confiante ainda pr cima do cain

digo e repito o jogo não casa pro cain..o cavalo de hj tá osso duro de mais ta com um

volume de jogo pesado e jogando em todas as areas do mma.

Isso que me deixa preocupado, se analisar friamente a primeira luta, o Werdum tomou umas bombas limpas na cara do Chicano e ficou de boa, porém o chicano já tava com o gás na reserva qdo isso aconteceu, o próprio treinador deles falou q estava surpreso pq as patadas do chicano entraram mas o Werdum n sentia absolutamente nada (a n ser aquelas q tomou no início da luta onde chegou a tomar um knock down)e q por causa disso n mudaria em nada sua estratégia para uma segunda luta apostando que o punch do chicano voltará ao normal na revanche. Tenho receio sobre a luta fora da altitude, se essas mesmas patadas do chicano voltarem a entrar, o Werdum pode cair como caiu contra o Cigano (pra ter ideia o Werdum chega a tomar o mesmo soco q deixou o Cigano no modo zumbi na 2 luta e q nocauteou o Minotauro, um q o Cain da uma leve abaixada dps se levanta socando de baixo pra cima (mas q não é gancho) o mesmo golpe entrou no Werdum, entrou limpo, n acho q o Werdum tenha mais queixo e resistência q o Cigano, acho q a altitude fez os golpes do Cain perderem potencia mesmo). Continuo dando favoritismo pro Cain mas continuo torcendo e botando expectativas no Werdum já q o jogo casa pro brasuca, mas n pode vacilar na trocação.

Editado por Roizman

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso