Entre para seguir isso  
IAJ

Não recomendo a academia Nobre Arte

Recommended Posts

Olá, pessoal! Primeiramente quero deixar bem claro que meu objetivo não é difamar o lugar, apenas constatar o que aconteceu comigo. Se ao dizer a verdade eu estiver difamando, a culpa não é minha, se eles não quiserem que eu fale mal, então que eles se preocupem em não dar motivo. Meu objetivo é ajudar quem está procurando um bom centro de treinamento pra aprender boxe. Se toda academia de artes marciais tivesse uma avaliação dos usuários, ficaria bem mais fácil achar um bom lugar pra treinar.

LOCALIZAÇÃO:

A localização é muito boa. Fica em Ipanema, no morro do Cantagalo, dentro de um complexo do Criança Esperança, aonde também tem aula de capoeira, jiu jitsu, computadores com internet pra criançada e um bom espaço pra molecada se divertir. Não é necessário subir o morro a pé, tem um elevador que deixa dentro do Complexo e tem outro que deixa dentro da favela. Na primeira vez que eu fui eu peguei o que deixa na favela. Tem que andar uns 6 minutinhos, mas nada demais. Fui pedindo informação e consegui chegar tranquilamente lá. MAS CUIDADO, NÃO ESQUEÇA QUE O CANTAGALO É DOMINADO PELO TRÁFICO DE DROGAS, mesmo tendo UPP, então cuidado com as merdas que tu vai falar. E jamais atenda ou use celular dentro da favela.

EQUIPAMENTOS E O AMBIENTE

NÃO ESTOU JULGANDO A ACADEMIA POR ESSES QUESÍTOS, porque sei que é um projeto social que aparentemente não tem muito apoio, mas já que é pra fazer um review, vou falar sobre esse assunto também. Os equipamentos são decentes. Tem vários sacos, de vários tipos, uns espelhos pra fazer sombra, tem umas luvas lá da Pretorian, pesos de 1 quilo e 2 quilos, um ringue (não sei dizer se é bom ou ruim) e umas cordas MUITO horríveis.

As cordas tem um rolamento de cano PVC e a corda é de nylon ou sei lá que material era aquele. Eu não conseguia pular uma vez, mas o pessoal se virava bem. Com a minha corda de couro eu pulo por vários minutos seguidos.

A academia em si é bem espaçosa, mas eu achei o lugar um pouquinho abafado. Tem um banheiro pequeno pra dar umas mijadas, sem choveiro.

A AULA

Esse tópico é o motivo do título e o motivo de eu não continuar fazendo aula lá. Eu tive duas aulas com uma mulher (acho que é a única mulher que da aula), uma em grupo e outra particular. Vou começar falando da aula em grupo.

Já foi em alguma academia de musculação? Geralmente nas academias tem aula de boxe, ou boxe fitness, onde geralmente tem 7 mulheres pra cada homem. Se você já viu uma aula desse tal de boxe fitness, vocẽ sabe como é o boxe na Nobre Arte.

A aula foi PURO AERÓBICO! E mesmo essa aula de aeróbico foi de baixissima qualidade! Começamos pulando corda no cimento, o que fode os joelhos e a canela, depois pó de chinelo, depois correr parado levantando os joelhos, depois ela mandou a gente fazer flexões. Eu expliquei pra ela que já faço treino de força e não ia fazer, ela disse pra eu ficar a vontade. SEM SACANAGEM, DE MAIS OU MENOS UNS DEZ HOMENS QUE EU REPAREI, NÃO TINHA UM FAZENDO UMA FLEXÃO DECENTE! E eu não culpo os alunos, porque ela não explicou como é que faz, aliás, eu dúvido muito que ela saiba como se faz uma flexão.

Pra quem ficou curioso, eu vou explicar como se faz uma flexão. Posição inicial: O braço tem que passar um pouco da distância dos ombros, o ombro tem que estar pronado (eu acho que o nome em português é esse). Pronar os ombros é simplesmene jogar ele pra frente, que o contrário do que eu vi muita gente fazendo. A maioria estava retraindo os ombros, jogando os ombros pra trás. Preferencialmente o dedo indicador tem que estar reto (isso ajudar você não jogar os braços pro lado), a pélvis tem ser jogada pra frente, pra você não ficar com a bunda arrebitada. O posicionamento da pélvis é importante, porque se você fizer com a bunda arrebitada você não vai estar usando o seu abdômen e vai estar colocando muito estresse na lombar. Os pés juntos. E o corpo um pouquinho pra frente. Inspire na negativa e expire na positiva. Quando você descer, os seus braços não podem ser jogados pra o lado. Se a sua flexão for vista de cima, o seu corpo não pode formar um T, tem que ficar com a aparência de flecha. Pra exemplificar o que eu disse, aqui vai um vídeo:

Tudo o que eu falei acima não é pra flexão ficar bonitinha, mas pra você ativar os músculos corretamente e O MAIS IMPORTANTE, um flexão incorreta é prejudicial pra sua saúde! Principalmente pros ombros, cotovelo e lombar. Se você já fez flexões incorretamente por alguns meses/anos sabe do que eu tô falando.

O abdominal a mesma coisa, todo mundo fazendo errado (obviamente por outros motivos). Depois ela pediu pra correr parado levantando os joelhoes, depois pegar peso de quilo e montar a guarda (ela nem me explicou como eu faço isso) e ficar dando soco no vento. ELA NÃO ME EXPLICOU A FORMA CERTA DE DAR UM SOCO, NEM AO MENOS ME EXPLICOU COMO MONTAR A GUARDA!

E a aula foi mais ou menos isso.

A AULA PARTICULAR

Falei pra ela que não gostei da aula, que eu já fazia preparamento físico e meu objetivo era aprender o esporte, a técnica do boxe. A gente combinou uma aulas particulares paga, e a primeira aula era experimental. Fui fazer essa aula e é ruim do mesmo jeito, mesmo sendo particular e paga, a mulher parece não manjar do esporte.

Fiz quarenta minutos de aula. Pulei corda, peguei peso de dois quilos e fiquei dando soco no vento... NO FINAL DA AULA FIQUEI COM UMA PUTA DOR NO OMBRO, PORQUE PROVAVELMENTE ESTAVA FAZENDO COM A TÉCNICA ERRADA. Como que eu dou um soco, eu tenho que pronar meus ombros pra ter maior alcance, manter meu ombro neutro... e aí? Ela não me explicou nada disso. Só falou que o soco tem que sair reto e meio que rodar o tronco um pouco.

Aí aprendi um pouco de movimentação, como andar pra frente, pra trás e pros lados. A base do boxe é o seguinte: se você é destro, pé esquerdo na frente na vertical e pé direito atrás na horizontal, mais ou menos alinhado com o calcanhar (foi o que ela disse). Se você é canhoto é ao contrário. Eu sou destro. Pra movimentar pro lado eu perguntei: "Quando eu for pro lado direito, eu primeiro uso meu pé esquerdo ou direito?". Ela falou de forma insegura: "O esquerdo". Tá de sacanagem, né!? Se eu usar o esquerdo, minhas pernas vão ficar cruzadas, vou ficar sem um apoio firme e qualquer empurrão ou soco no peito eu caio no chão de bunda. Eu assisti lutas profissionais e ninguém faz isso.

Aprendi um pouco de esquiva, pulei corda por uns 10 minutos dividos durante a aula e foi isso. A gente nem conversou sobre preço e a gente nem vai, porque eu não vou hoje. Vou tentar achar o telefone de lá pra avisar.

Ela também falou que boxe ia me deixar forte, ia me dar massa magra, que não sei o quê... TÁ DE SACANAGEM, NÉ? Se o cara não se alimentar direito fica é um esqueleto, mas músculo não dá não. Não sei se foi ignorância ou má fé pra vender o produto. Minha intuição é que foi ignorância.

CLÁUDIO COELHO

Até ele me decepcionou. Não dúvido nada que ele manje de boxe, se não ele não seria um professor tão renomado, mas parece que do corpo humano ele não manja muito. Ele não me deu aula, mas numa conversa com ele eu perguntei: "Você tem alguma recomendação ou dica pra treino de pescoço?". Eu já treino pescoço, faço ponte de wrestling, mas eu tava esperando ótimos dicas, porque o cara tem muita experiencia, mas fui surpreendido: "ESQUECE ISSO DE TREINAR PESCOÇO. E boxe não deixa ninguém forte, vai te deixar durinho, torneado, mas se quiser ficar forte, aí é entrar numa academia, que eu recomendo muito. Mas não inventa não, esquece isso de treinar pescoço". Tentei argumentar que todos os grandes do boxe treinavam pescoço, que é ele que absorve o impacto do soco, fazendo nossa cabeça chacoalhar menos e tornando até o esporte mais seguro, diminuindo as chances de danos cerebrais. Em vão, ele falou: "Mas aqui você não vai brigar, aqui é esporte, já botei um monte pra fora que entrou porque queria brigar" e falou mais um monte de coisa, mas nada a ver com o que eu tinha falado.

PORRA, PUTA QUE PARIU, COMO UM CARA QUE TEM TANTA EXPERIÊNCIA, TREINA LUTADORES PROFISSIONAIS, FALA UMA BESTEIRA DESSA? Que decepção. Mas achei ele bem simpático e o que ele falou sobre entrar na academia porque boxe não dá músculo, foi um ponto pra ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu moro no Itanhangá, perto da Barra da Tijuca e da Freguesia. O próximo lugar que eu vou é na Delfim, que é muito bem falada. Espero não me decepcionar. Se tiverem outras recomendações eu agradeço.

Editado por IAJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou me preparando pra começar a fazer boxe desde o começo do ano. Parei de beber nos finais de semana, parei de fumar maconha e estou treinando força, resistência e aeróbico. Quero me tornar um atleta de alto nível. Se você é de comunidade carente é quer perder uns quilinhos, a Nobre Arte pode ser pra vocẽ, mas não é pra mim. E mesmo se você quiser perder uns quilinhos, aprenda a fazer os movimentos corretamente, porque lá eles não ensinam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que eu esqueci de falar: Eles não tem noção de progressão. Ali eles ficam fazendo flexão o ano inteiro, mas não progridem pra uma variação mais difícil. E depois de doze repetições o exercício se torna puramente resistência, ao invés de força. Eu sei que resistência é importante no boxe, mas ele deveriam introduzir essa conceito de progressão pros alunos.

Editado por IAJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a maioria das aulas de boxe é essa putaria aí que tu descreveu...se fosse aqui em Porto Alegre eu te indicava o Clube do Boxe. Lá sim se treina a sweet science.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valderazzi, disso eu já sabia, mas a Nobre Arte é tão recomendada aqui e em outros lugares. Acho que só porque o Cláudio Coelho é o dono de lá. E a academia também não abriu em 2015, tem anos de história. Pode ser que algum dia já foi bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ser escola especifica de boxe. Dos becos sombrios das ruas de Dublin ou coisas parecida. Academia de fitness nao vai ter esse objetivo. Ate porque, se voce parar pra pensar, voce seria o unico que ia querer realmente aprender boxe nessas academias, a maioria realmente iria pra perder peso e condicionamento fisico. Um exemplo disso foi numa academia de fintess contrataram um lutador pra dar aula, pessoal comecou a se machucar, a tomar porrada na cara etc, ai os proprios alunos, disseram, que queria lago mais pra brincar, pra condicionamento ehehhehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ser escola especifica de boxe. Dos becos sombrios das ruas de Dublin ou coisas parecida. Academia de fitness nao vai ter esse objetivo. Ate porque, se voce parar pra pensar, voce seria o unico que ia querer realmente aprender boxe nessas academias, a maioria realmente iria pra perder peso e condicionamento fisico. Um exemplo disso foi numa academia de fintess contrataram um lutador pra dar aula, pessoal comecou a se machucar, a tomar porrada na cara etc, ai os proprios alunos, disseram, que queria lago mais pra brincar, pra condicionamento ehehhehe.

Sim, estou ciente disso. Mas a Nobre Arte é específica de boxe, já formou vários lutadores de qualidade, até profissionais. O Cláudio Coelho dá aula de boxe adaptado pro MMA pra vários lutadores profissionais, se eu não me engano ele deu aula até pro Minotauro. Se você pesquisar no Google: "Portal Vale tudo Nobre Arte", tu vai ver vários recomendações da galera, falando muito bem do lugar.

Editado por IAJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, estou ciente disso. Mas a Nobre Arte é específica de boxe, já formou vários lutadores de qualidade, até profissionais. O Cláudio Coelho dá aula de boxe adaptado pro MMA pra vários lutadores profissionais, se eu não me engano ele deu aula até pro Minotauro. Se você pesquisar no Google: "Portal Vale tudo Nobre Arte", tu vai ver vários recomendações da galera, falando muito bem do lugar.

Rapaz eu concordo com varias cosias que tu falou, mas eu acho que se um cara bom fala, esquece isso de treinar o pescoco, provavelmente ele quer falar o que eu falei pra um amigo iniciante o na academia uma vez que reclamou que so tinha um aparelho de cross over. Eu falei, que porra eh essa de cross over cara, esquece isso, vai treinar supino reto. ehehhee. Sei la eh so uma teoria. Nao adianta nada treinar pescoco se tu nao sabe dar 1 jebe direto. E olha que demora uns bons anos pra saber dar um jebe direto de forma perfeita. Varios lutadores nao sabem. Mas é aquela coisa, tem que explicar direito tambem...

Editado por spiderk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A verdade é que no Brasil para se treinar boxe é extremamente difícil. Achar uma academia que realmente tenha um professor de BOXE(não um professor de qualquer outra coisa) é muito difícil mesmo, aqui na minha cidade tem apenas um lugar para se treinar, o professor é de MMA, mas ele manja bastante de boxe, já lutou profissionalmente. Sinceramente se eu fosse vc, treinaria MT/KB mesmo, que são de melhor nível e mais fáceis de achar no Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz eu concordo com varias cosias que tu falou, mas eu acho que se um cara bom fala, esquece isso de treinar o pescoco, provavelmente ele quer falar o que eu falei pra um amigo iniciante o na academia uma vez que reclamou que so tinha um aparelho de cross over. Eu falei, que porra eh essa de cross over cara, esquece isso, vai treinar supino reto. ehehhee. Sei la eh so uma teoria. Nao adianta nada treinar pescoco se tu nao sabe dar 1 jebe direto. E olha que demora uns bons anos pra saber dar um jebe direto de forma perfeita. Varios lutadores nao sabem. Mas é aquela coisa, tem que explicar direito tambem...

Exatamente, ele tinha que explicar direito. E não era falta de tempo, a gente trocou uma boa ideia. Eu não manjo nada de musculação, mas você como um bom amigo, deve ter falado: "Esquece isso de cross over, você não precisa disso agora, fica no básico. Até porque o cross over vai tirar teu gás pra fazer supino reto e teu treino principal não vai render tanto". Não sei nem o que eu falei, só dei um exemplo.

Ele devia ter feito o mesmo, ter explicado o porquê. De musculação eu não entendo, mas de calistênico (exercícios só com o peso do corpo) eu entendo bastante. NÃO existe motivo pra não treinar pescoço, mesmo você sendo uma pessoa comum... pra quem faz boxe então, é obrigatório. Todo lutador profissional treina. Tudo bem, eu não sou profissional, mas se eu vou fazer sparring (qual o nome em português? luvinha? Bater luva?), eu vou tomar soco na cara e ter um pescoço forte é essencial pra eu aguentar esses socos e me ferir menos, até mesmo mesmo aguentar mais socos sem ser derrubado. Veja o pesocoço do Mike Tyson, o maluco parece uma hiena. Acho que se eu tentar, eu não consigo estrangular o sujeito. Não só do Mike Tyson, mas de tantos outros.

Editado por IAJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A verdade é que no Brasil para se treinar boxe é extremamente difícil. Achar uma academia que realmente tenha um professor de BOXE(não um professor de qualquer outra coisa) é muito difícil mesmo, aqui na minha cidade tem apenas um lugar para se treinar, o professor é de MMA, mas ele manja bastante de boxe, já lutou profissionalmente. Sinceramente se eu fosse vc, treinaria MT/KB mesmo, que são de melhor nível e mais fáceis de achar no Brasil.

Poxa, cara, triste pra caralho ler isso. Eu tenho vontade de fazer MT ou KB sim, mas eu ACHO que o boxe do MT/KG não é suficiente. Antes eu queria ter um boxe bem afiado, de qualidade mesmo. Não sei onde você mora, mas não é possível que aqui na capital do RJ eu não vou encontrar um bom professor de boxe. Vou continuar na minha busca, mesmo que o caminho seja árduo e leve tempo ou custe um bom dinheiro. Obrigado pelo conselho!

Editado por IAJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de ligar pra Delfim e a média de preço lá é R$ 140,00 a R$ 240,00, mas a atendente disse que só indo pessoalmente mesmo pra passar o valor correto pro meu caso. Tá caro pra caralho ou essa é a média de uma boa academia mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de ligar pra Delfim e a média de preço lá é R$ 140,00 a R$ 240,00, mas a atendente disse que só indo pessoalmente mesmo pra passar o valor correto pro meu caso. Tá caro pra caralho ou essa é a média de uma boa academia mesmo?

Tá caro sim, se bem que eu pagava 190 para treinar 3x na semana. Geralmente por esse valor a academia tem uma estrutura foda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente, ele tinha que explicar direito. E não era falta de tempo, a gente trocou uma boa ideia. Eu não manjo nada de musculação, mas você como um bom amigo, deve ter falado: "Esquece isso de cross over, você não precisa disso agora, fica no básico. Até porque o cross over vai tirar teu gás pra fazer supino reto e teu treino principal não vai render tanto". Não sei nem o que eu falei, só dei um exemplo.

Ele devia ter feito o mesmo, ter explicado o porquê. De musculação eu não entendo, mas de calistênico (exercícios só com o peso do corpo) eu entendo bastante. NÃO existe motivo pra não treinar pescoço, mesmo você sendo uma pessoa comum... pra quem faz boxe então, é obrigatório. Todo lutador profissional treina. Tudo bem, eu não sou profissional, mas se eu vou fazer sparring (qual o nome em português? luvinha? Bater luva?), eu vou tomar soco na cara e ter um pescoço forte é essencial pra eu aguentar esses socos e me ferir menos, até mesmo mesmo aguentar mais socos sem ser derrubado. Veja o pesocoço do Mike Tyson, o maluco parece uma hiena. Acho que se eu tentar, eu não consigo estrangular o sujeito. Não só do Mike Tyson, mas de tantos outros.

Ah cara nao sei nao... O Yoda treinava daquele jeito louco dele e dava certo. Ele nao explicava tim tim por tim tim. Eita paciencia tambem. Imagina se o cara for explicar tudo que sabe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso