Entre para seguir isso  
vfcgiglio

Parceiro de treinos pede que Lyoto "volte às origens"

Recommended Posts

No último sábado, Lyoto Machida foi nocauteado por Yoel Romero e sofreu sua segunda derrota consecutiva no UFC - ele vinha de revés para Luke Rockhold -, o que não acontecia desde 2010. Após o duelo, o ex-companheiro de treinos do brasileiro dos tempos de seleção brasileira de caratê, Jayme Sandall escreveu um texto em seu blog analisando o combate e dando sugestões para o futuro da carreira do colega. Confira o texto na íntegra:

"Não deu. Mais uma vez (a terceira em quatro lutas), Lyoto Machida saiu derrotado do octógono mais famoso do mundo. Desta vez, ele enfrentou um oponente extremamente perigoso, que em minha opinião tem tudo para disputar o cinturão em pouco tempo. O cubano foi melhor desde o início, e não deu muitas chances para o carateca. No primeiro round, os dois se estudaram, sem tentar nada muito contundente. No segundo, Romero foi melhor, partindo para cima e levando perigo com algumas sequências de socos. No terceiro round, depois de encaixar bons golpes que abalaram Lyoto, ele derrubou. No chão, o brasileiro não teve a menor chance: levou uma sequência de cotoveladas muito fortes, que o puseram a nocaute.

Antes da luta, Lyoto deu uma entrevista. Perguntado se não estava voltando a lutar rápido demais, ele respondeu que não, que queria exatamente apagar logo a impressão ruim que deixou na última luta. Na minha opinião, isso foi um erro. Para apagar a impressão ruim da última luta, acho que ele deveria ter repensado seus treinos, sua estratégia, e, principalmente, ter escolhido um adversário um pouco menos complicado. Sei que é ruim negar luta, mas ele poderia ter alegado que estava muito em cima, que ele precisava de mais tempo. Por mais que Dana ficasse irritado com isso, nada seria pior do que mais uma derrota, ainda mais da forma que aconteceu.

Agora, acredito que ele deveria fazer exatamente isso: pensar com calma em seus treinos, rever seus conceitos, olhar para trás. O fato é que Lyoto tem lutado de forma muito diferente do jeito que lutava alguns anos atrás. Desde a derrota para Jon Jones (luta em que ele teve um desempenho excelente), tive a impressão de que ele começou a mudar. Começou a se mostrar um Lyoto diferente, mais receoso de usar seu caratê. Pode ser que eu esteja errado, mas a impressão é que ele não está mais treinando da mesma forma que antes.

Vi uma reportagem grande com ele antes da luta contra Cris Weidman. Em Los Angeles, mostraram a rotina de treinos dele. Vi que ele treinava jiu-jitsu, wrestling, muay thai... mas nada de caratê. Sem perceber, ele passou a treinar o que chamo de "pacote de MMA": jiu-jitsu, wrestling e muay thai. Com isso, ele passou a ser só mais um, e deixou de lado o seu grande diferencial: o caratê. É claro que acho que ele deve treinar um pouco de tudo. Claro que o jiu-jitsu e o wrestling são essenciais, e claro que o muay thai tem muito a acrescentar ao seu jogo. Mas e os treinos de caratê?

Ronda Rousey tem mostrado ao mundo que o "pacote" é muito útil, mas que jamais deve-se esquecer ou perder suas origens. Tem mostrado que o judô (sua luta de origem) é, sim, muitíssimo eficaz no MMA. E esse é um dos grandes diferenciais dela - suas quedas que abalam as adversárias.

Torço para que ele volte às origens: acredite e ouça seu treinador, Chinzô Machida, e chame pessoas que já trabalharam com ele como Paulo Afonso, e o sensei Watanabe. Na minha opinião, esse é o caminho para retornar às vitórias tão impressionantes que fizeram com que o brasileiro se tornasse um dos maiores lutadores do mundo".

Clique aqui e confira o texto original no blog.

http://portaldovaletudo.com.br/br/novidades/item/2785-parceiro-de-treinos-de-lyoto-analisa-derrota-para-yoel-romero.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As origens?! Tem mais é que procurar uma academia de ponta. Pelo amor de Deus.. Esses Brasileiros não se baseiam em evolução?! Não veem que os que estão no top hoje procuraram evoluir e foram atrás dela?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom texto...

Eu acho que o Lyoto nessa reta final da carreira tem que voltar tudo... Voltar a LHW e a focar sim mais no seu jogo de origem.

Como karateca, sei que um dos grandes diferenciais dessa arte para muitas outras é o timing que todo karateca tem de entrar e sair da zona de golpe... Quebra de distância, antecipação... as vezes as pessoas acham que o karatê não é tão eficiente por uma luta não ter uma troca franca de golpes como o Muay Thai... mas o que sempre buscamos é o golpe perfeito, na técnica, potência e distância.

E esse era o grande diferencial do Lyoto... nunca mais o vi dando um ashi barai, sequencia de mai geri com gyaku zuki ou hiza geri... golpes que eram comuns nas primeiras lutas do Lyoto e o levaram a ser campeão.

Podem falar que o jogo ficou manjado... jogo ficou manjado quando ele parou com isso e virou um lutador comum. Perdeu sua essência.

Lyoto tem ainda un 2, talvez 3 anos pra lutar ainda... poderia repensar isso... voltar a origem, seria suficiente para bater de frente com esse monstros de hoje? Não sei... mas o que sei é que o sei jogo hoje não fará frente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom texto...

Eu acho que o Lyoto nessa reta final da carreira tem que voltar tudo... Voltar a LHW e a focar sim mais no seu jogo de origem.

Como karateca, sei que um dos grandes diferenciais dessa arte para muitas outras é o timing que todo karateca tem de entrar e sair da zona de golpe... Quebra de distância, antecipação... as vezes as pessoas acham que o karatê não é tão eficiente por uma luta não ter uma troca franca de golpes como o Muay Thai... mas o que sempre buscamos é o golpe perfeito, na técnica, potência e distância.

E esse era o grande diferencial do Lyoto... nunca mais o vi dando um ashi barai, sequencia de mai geri com gyaku zuki ou hiza geri... golpes que eram comuns nas primeiras lutas do Lyoto e o levaram a ser campeão.

Podem falar que o jogo ficou manjado... jogo ficou manjado quando ele parou com isso e virou um lutador comum. Perdeu sua essência.

Lyoto tem ainda un 2, talvez 3 anos pra lutar ainda... poderia repensar isso... voltar a origem, seria suficiente para bater de frente com esse monstros de hoje? Não sei... mas o que sei é que o sei jogo hoje não fará frente...

O ashi barai seguido de soco foi inaugurado por ele no MMA. Mas ele mesmo parou de usar. Até o Romero usou isso em outras lutas. A sequencia de dois socos e chute circular avançando também não foi mais vista. Chute frontal seguido de soco fez com que Rashad Evans fosse ao chão. O problema do Lyoto é que falta boxe na curta distância. O jogo do karate na curta é ruim. Ele sempre se mostra perdido quando acaba se aproximando demais. Antes pelo menos ele tentava ashi barai e quedas de sumo.

Editado por JJT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom texto...

Eu acho que o Lyoto nessa reta final da carreira tem que voltar tudo... Voltar a LHW e a focar sim mais no seu jogo de origem.

Como karateca, sei que um dos grandes diferenciais dessa arte para muitas outras é o timing que todo karateca tem de entrar e sair da zona de golpe... Quebra de distância, antecipação... as vezes as pessoas acham que o karatê não é tão eficiente por uma luta não ter uma troca franca de golpes como o Muay Thai... mas o que sempre buscamos é o golpe perfeito, na técnica, potência e distância.

E esse era o grande diferencial do Lyoto... nunca mais o vi dando um ashi barai, sequencia de mai geri com gyaku zuki ou hiza geri... golpes que eram comuns nas primeiras lutas do Lyoto e o levaram a ser campeão.

Podem falar que o jogo ficou manjado... jogo ficou manjado quando ele parou com isso e virou um lutador comum. Perdeu sua essência.

Lyoto tem ainda un 2, talvez 3 anos pra lutar ainda... poderia repensar isso... voltar a origem, seria suficiente para bater de frente com esse monstros de hoje? Não sei... mas o que sei é que o sei jogo hoje não fará frente...

Não tenho conhecimento de karate para avaliar se você está certo ou errado, mas pelo pouco que sei de MMA achei um excelente post! Parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo, nao vejo tanto assim o jogo decifrado mas antes um Lyoto que perdeu sua essencia.

acho que devia focar mais no karate e voltar pra 93 onde batia muito mais pesado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha humilde opinião, o texto pode se resumir da seguinte forma: um incentivo a lutar como antes, mas se esqueceu de mencionar como não perder com este estilo, já claramente depreciado na forma de uma luta ser pontuada (ex. contra o Rampage e o Davis).

O jeito que o Royce lutava no início o fez um campeão (mais que isso, uma lenda), mas o mesmo estilo, APÓS A EVOLUÇÃO do esporte, era insuficiente para manter ele ou qualquer um no nível mais alto.

Vanderlei e Shogun, com seus estilos, foram dominantes no pride, mas o mesmo jeito de lutar foi se tornando insuficiente, diante da evolução.

Tudo evolui, Lyoto buscou evoluir, fugindo de um estilo que não recebia a pontuação que o levou ao auge.

Dirão:"Mas tem que combinar esse estilo com momentos de agressividades, igual na luta contra o Thiago Silva, Rashad, Bader e etc"

Isso ele tem tentado ué, mas os oponentes evoluem e têm méritos tbm.

Editado por JoãoNunes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele entrou num limbo entre o caratê e o muai thai.

Nao tem a velocidade do caratê que tinha e nao tem o punch e queixo necessários pra um muai thai de ponta.

Os golpes do lyoto que nocauteam sao os de encontro. Nao sao os cruzados, por exemplo. Talvez esse cara tenha sua razão. Mas tb vejo um lyoto que nao evoluiu no chão. Parte defensiva no chao esta muito a desejar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha humilde opinião, o texto pode se resumir da seguinte forma: um incentivo a lutar como antes, mas se esqueceu de mencionar como não perder com este estilo, já claramente depreciado na forma de uma luta ser pontuada (ex. contra o Rampage e o Davis).

O jeito que o Royce lutava no início o fez um campeão (mais que isso, uma lenda), mas o mesmo estilo, APÓS A EVOLUÇÃO do esporte, era insuficiente para manter ele ou qualquer um no nível mais alto.

Vanderlei e Shogun, com seus estilos, foram dominantes no pride, mas o mesmo jeito de lutar foi se tornando insuficiente, diante da evolução.

Tudo evolui, Lyoto buscou evoluir, fugindo de um estilo que não recebia a pontuação que o levou ao auge.

Dirão:"Mas tem que combinar esse estilo com momentos de agressividades, igual na luta contra o Thiago Silva, Rashad, Bader e etc"

Isso ele tem tentado ué, mas os oponentes evoluem e têm méritos tbm.

Verdade. Talvez buscar passar mais tempo em academias de ponta.....coisa q ele nao fez muito. Mas na real acho q ele ja está ficando velho pra qualquer coisa. Eu se fosse ele buscaria lutas que trouxesse muito dinheiro e esquecia o cinturão de uma vez.

Deveria pressionar o UFC a fazer uma luta de PPV contra o Vítor no Brasil(levando % deste) e depois ambos se aposentarem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fã do Lyoto e não acho que mudou seu jogo ou deixou de lado o caratê... Acho que não tem mais o pique de antes, além de estar com o jogo manjado...

Infelizmente, essas derrotas mostram que ele não está no primeiro escalão dessa divisão.

Mas ainda tem algumas lutas pra fazer antes de se aposentar, tem lenha pra queimar e tirando esses que ele perdeu. Tem só lutão pra fazer!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ashi barai seguido de soco foi inaugurado por ele no MMA. Mas ele mesmo parou de usar. Até o Romero usou isso em outras lutas. A sequencia de dois socos e chute circular avançando também não foi mais vista. Chute frontal seguido de soco fez com que Rashad Evans fosse ao chão. O problema do Lyoto é que falta boxe na curta distância. O jogo do karate na curta é ruim. Ele sempre se mostra perdido quando acaba se aproximando demais. Antes pelo menos ele tentava ashi barai e quedas de sumo.

Na segunda luta contra o Shogun, o Dida focou nos treinos em cima disso daí que você falou, que o Lyoto não tem guarda de boxe. Tiveram alguns vídeos do Shogas falando a respeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na segunda luta contra o Shogun, o Dida focou nos treinos em cima disso daí que você falou, que o Lyoto não tem guarda de boxe. Tiveram alguns vídeos do Shogas falando a respeito.

Como ja postaram neste tópico, Lyoto não usa cruzados, ganchos, golpes que geralmente são os mais fortes com as mãos em curta distância. Além da guarda fechada de boxe na curta distância. Vítor Belfort, quando lutou com, salvo engano, Rich Franklin, estava treinando karatê e conseguiu mesclar perfeitamente o boxe na curta com karatê na longa. Ficou confortável na longa, entrou batendo em uma oportunidade e liquidou as fatura com golpes circulares na curta. Foi legal de ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele entrou num limbo entre o caratê e o muai thai.

Nao tem a velocidade do caratê que tinha e nao tem o punch e queixo necessários pra um muai thai de ponta.

Os golpes do lyoto que nocauteam sao os de encontro. Nao sao os cruzados, por exemplo. Talvez esse cara tenha sua razão. Mas tb vejo um lyoto que nao evoluiu no chão. Parte defensiva no chao esta muito a desejar.

Não creio que o problema do chao dele seja técnica, acho que o agravante eh a falta de força. Parecia uma criança lutando no chão contra o luke e o Romero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bela entrevista... a questão é que o Lyoto esta lutando sem confiança.

muito estranho isso e aliado ao sua falta de punch atual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já acho que os vários anos lutando em alto nível do Lyoto estão cobrando o seu preço. Seu corpo está pedindo para parar. Está bem claro a sua deterioração física. E só pra constar: isso é relativo. Antes que alguém venha citar José Aldo (campeão há anos) e mais alguns outros como exemplo. Uns aguentam por mais tempo, outros nem tanto. Enfim, acho que o problema é bem maior que uma mudança de estilo de luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso